Diferenças entre couro sintético e couro legítimo

“Courosidades!”
Venha acompanhar uma série de curiosidade sobre esse material tão versátil que é o couro!

Hoje no mercado encontramos diversos tipos de peças em couro, mas você sabe identificar se o que você está comprando é realmente couro? E até mesmo qual tipo? Hoje aqui no blog da Ellegancy Costuras, começa a nova série de postagens sobre couros e afins. Como saber diferenciar, quais tipos  encontramos no mercado, como cuidar e muito mais, bora conferir as Diferenças entre couro sintético e couro legítimo ? 

Você sabe diferenciar couro legitimo do couro sintético?

 

Diferenças entre couro sintético e couro legítimo

 Como estamos no inverno as peças em couro tomam conta das vitrines e passarelas, afinal o legítimo ou sua imitação é algo atemporal no mundo da moda, ele é versátil, chique, clássico e ao mesmo tempo moderno e consegue atingir todos os estilos e idade.  

Na hora das compras muitas pessoas não sabem as diferenças entre couro sintético e couro legítimo ,e não tem certeza se estão realmente comprando um produto legitimo, e isso é muito importante na hora de garantir o cuidado com a sua peça. lembrando que o termo ” couro sintético e couro ecológico” é errado, pois sintético e ecológico é um tecido.

Portanto antes de mais nada vamos conhecer um pouco mais sobre o couro legitimo e como diferencia-lo  

Primeiramente o que podemos dizer é que o couro legitimo é exclusivamente obtido por meio da pele de algum animal, dentre eles temos diversos tipos como o de suínos, ovinos, repteis, anfíbios e peixes.  

O mais utilizado devido seu fácil acesso e abundancia no mercado com um valor mais acessível, é o couro bovino.  

Antes de couro do animal se tonar um material utilizável, durável e resistente ele passa por processos químicos contra apodrecimento e ataque de microrganismos. 

a diferença entre couro sintético e couro legítimo
Costuras e Reformas em Geral - Diferenças entre couro sintético e couro legítimo

 

Esse processo se chama curtimento, onde ele aumenta a estabilidade hidrotérmica das peles, aumentando sua elasticidade, resistência a ruptura e rasgos.  

Só após o curtimento que a pele passa a ser chamado de couro 

É importante ressaltar que há diversos tipos de curtimento, o mesmo recebe sua classificação de couros de acordo com seu curtimento/recurtimento  , sendo que no couro ecológico ou couro sintético esse processo é inexistente. 

CURIOSIDADE:  As peles de animais pequenos como (peixe, coelho, rã, cobra e etc) mesmo depois do curtimento são chamadas de pele ao em vez de couro!  

 ” Consertar jaqueta de couro descascando”.

Quando você ler ou ouvir essa frase esteja certo(a) de que a probabilidade da jaqueta ser de material sintético é de 99% pois o couro não descasca e quando vamos ajustar jaqueta de couro raramente o couro está desgastado, mas nunca a jaqueta de couro está esfarelando ou descascando.  Couro é algo muito nobre

ACOMPANHE NOSSO BLOG!  ONDE VAMOS EXPLICAR UM POUCO MAIS SOBRE CADA TIPO DE COURO E SEUS CUIDADOS NAS PRÓXIMAS MATÉRIAS 

 Mas antes de saber sobre cada tipo, é importante saber diferenciar o couro legitimo dos couros sintéticos 

Afinal, ambos têm valores, durabilidade e cuidados bem diferentes! 

Costuras e Reformas em Geral - Diferenças entre couro sintético e couro legítimo

 

Diferenças entre couro sintético e couro legítimo

O couro legitimo é um material fácil de ser identificado, afinal tem características bem marcantes, como sua impermeabilidade, elasticidade e até mesmo seu cheiro, que dura muito mais do que uma peça sintética.  

Outra coisa que facilita bastante diferenciar  do sintético é analisar bem suas texturas! 

Afinal um se trata de um material feito à base de compostos químicos, como o Poliuretano “PU”, Polivinílico “PVC” que lembram superfícies de vinil e Polipropileno 

 Já o outro de pele de animais, onde há registros históricos, como cicatrizes, pelos, arranhões, riscos, “defeitos” gravados. O que o torna mais especial. 

Outro meio de identificar é olhar a etiqueta de fabricação do produto, lá estará especificando o seu verdadeiro material.  

 Agora ficou mais fácil identificar o que é realmente couro e o que não é, não é mesmo?  

DICA EXTRA Sobre Couro!  

Tem uma peça de couro legitimo na sua casa que precisa de cuidados especiais como pintura , hidratação, limpeza, tratamento com ozônio, em
camurça, chamois, bolsas como Gucci, Prada, hermésBalenciaga, entre outros. 

Então corra para Ellegancy Costuras!  

CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS NOSSOS SERVIÇOS EM COURO 

E não se esqueçam de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de mais curiosidades sobre o couro!  

É possível trocar o couro descascando por outro couro ?
  Consertar jaqueta de couro em Sp.
Reformar jaqueta de couro em São paulo

O nossos ateliers Ellegancy Costuras conta com profissionais altamente especializados (as) e capacitados (as) que executam um trabalho específico e criterioso de ajuste em TODOS OS TIPOS DE ROUPAS DE COURO como os seguintes: reforma em roupa de couro, restauração em roupa de couro, revitalização em roupa de couro, troca do forro do couro (no caso das jaquetas), tratamento na roupa de couro, entre outros.

A Ellegancy realiza ajuste em sua saia de couro, ajuste no seu vestido de couro, ajuste no seu shorts de couro, ajuste na sua jaqueta de couro, ajustes na sua calça de couro, e muito mais, além de fazer customizações, reparos em todas as peças citadas e em outras, é só entrar em contato conosco e executaremos esse trabalho com muita precisão e dedicação.

Pode ter a mais absoluta certeza que assim que trouxer a sua peça ou as suas peças um profissional ficará destinado a realizar o melhor trabalho em sua roupa e certamente se surpreenderá de forma positiva, pois seu vestuário ficará com um caimento preciso em seu corpo, então não pense duas vezes e em um de nossos ateliers trazendo junto às roupas que faremos sempre o melhor por você e por sua peça, conte conosco.

Deixe seu comentário