(11) 5677-2429

Couriosidades: O couro bouvino

Informações detalhadas sobre o couro e onde ajustar roupas de couro em São Paulo. Ellegancy Costuras Atelier.

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Mais uma da série: Courosidades

Couriosidades: O couro bouvino -Se você ainda não viu nossa matéria anterior onde falamos a diferença entre couro legitimo e couro sintético clique aqui  e confira tudinho! 

O couro bovino e o couro de canguru em macacão de motociclista

 Couriosidades: O couro bouvino – Cortume e fabricação.

Bom depois de saber diferenciar, é hora de saber um pouco mais sobre cada tipo de couro! 

Quando pensamos em couro, já imaginamos peças bonitas, sofisticadas, resistentes, que nunca saem de moda!  

Extremamente versáteis utilizado tanto para peças de roupas como moveis, acessórios e decorações.  

O couro realmente é tudo isso, mas o que muita gente não sabe é que existe diversos tipos de couro, e nem sempre é fácil de identificar.  

Há diversos tipos de couro, tudo depende do seu animal de origem, podendo ser bovino, suíno, de cabra, jacaré, cobra, rã entre outros… 

Durante nossa série vamos te ensinar um pouco mais sobre cada tipo de couro, hoje especificadamente vamos falar sobre o couro bovino (Vacum), suas qualidades e como ajudar na sua identificação. 

 ajustes em saia de couro pelica

Couriosidades: O couro bouvino

O couro bovino como já falamos na matéria passada é o mais utilizado, devido sua saturação no mercado e pelo seu valor mais acessível.  

Se trata de um couro mais robusto e grosseiro, diferente da pelica e da camurça (calma que também vamos falar sobre elas nos próximos posts) 

 Como seu nome já diz é o couro extraído dos bois, e é utilizado em uma vasta gama de confecções e artigos, de vestuários até moveis e estofados de carros.  

O couro bovino também é divido em duas partes a flor e a raspa: 

Flor: camada externa do couro, lado do pêlo, que apresenta as características da pele, como os poros. 

Raspacamada interna, lado do carnal, subjacente a flor, sendo originada na operação da Divisão no curtume, onde o couro bruto divide-se em dois: flor raspa 

O couro bovino no seu processo de acabamento pode ter diversas cores e estampas, até mesmo imitando a pele de outros animais, como cobra, jacaré que são bem comuns de serem estampadas no couro bovino

Quando o couro recebe coloração ela acontece no último processo de curtimento, onde a pele recebe tintas, estampas ou corantes. Podendo ser realizada com produtos à base de água ou solventes.

 Lembrando que por ser um produto natural, a palavra “couro” está protegida pela Lei 4.888/1965, que proíbe o seu emprego para denominar produtos industrializados que não sejam de origem animal; destacadas pelas seguintes providencias a título de proteção ao consumidor.

 Hoje aprendemos um pouco mais sobre o couro bovino, visite nosso blog para acompanhar essa série sobre tipos de couros e muito mais  .

Ateliê de tratamento em couro Sp 

Restaurar casaco de couro sintético descascando
Restaurar casaco de couro sintético descascando

Tem uma peça de couro legitimo na sua casa que precisa de cuidados especiais como pintura , hidratação, limpeza, tratamento com ozônio, em
camurça, chamois, bolsas como Gucci, Prada, hermés, Balenciaga, entre outros.  

Couriosidades: O couro bouvino – Lembrando aos motociclistas que 90% do couro usado na fabricação de jaquetas e macacões de motociclistas é feito com o couro bovino. Saiba mais clicando aqui 

O couro bovino é um material natural, durável e flexível obtido a partir da pele de bovinos, como vacas e touros. O processo de transformação dessa pele em couro é chamado de curtimento e é essencial para criar um produto resistente ao apodrecimento e à deterioração, adequado para a confecção de vestuários e outros itens. Inicialmente, a pele é limpa e preparada, removendo-se pelos, carne e outros tecidos.

Em seguida, ela passa pelo processo de curtimento, que pode ser realizado através de métodos vegetais, utilizando taninos de plantas, ou métodos químicos, como o uso de sais de cromo. Esse processo altera a estrutura proteica da pele, tornando-a mais resistente e maleável. Após o curtimento, o couro é umedecido, esticado e secado. Finalmente, ele é acabado, podendo ser tingido, polido, ou tratado com diversas técnicas para atingir a textura e a aparência desejadas para a confecção de vestuários e acessórios.

Está querendo ajustar roupas de couro legítimo ? Então corra para Ellegancy Costuras!   

CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS NOSSOS SERVIÇOS EM COURO  

É uma honra ter você aqui em nosso site e esperamos que tenha gostado do conteúdo do mesmo.

Veja por gentileza as Avaliações dos nossos clientes através do Google Meu negócio.

Clique e saiba mais +

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Veja mais posts