Aprenda a dizer não para seu cliente

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Diga não quando necessário ou será cobrado(a) por não cumprir o prometido !!!

Esta semana me deparei com uma situação que não gosto muito de lidar… o ERRO. Geralmente nos empenhamos muito aqui na ELLEGANCY COSTURAS para oferecer um trabalho 100% satisfatório para o nosso cliente e quando isso não ocorre nos cobramos muito. Aprenda a dizer não para seu cliente

Então… eu sei que não é saudável ser perfeccionista e sei também que erros acontecem, afinal somos humanos, mas somos assim… nos cobramos.

Conversando com a equipe cheguei a uma conclusão. Todas as vezes que erramos e causamos uma insatisfação ao nosso cliente (em sua maioria) foi pelo fato de não dizermos NÃO.

Em alguns casos foram pequenas exceções. Aquelas SÓ DESSA VEZ, sabe? Então essas pequenas exceções  causaram FRUSTRAÇÕES para ambas as partes.

Exemplos a serem evitados:

  • Fazer ajustes em peças com outra de referência, afinal o cliente estava sem tempo de provar. Não dá certo, pois cada modelagem é unica (mesmo que seja da mesma marca) e como o cliente havia uma estrutura especifica de corpo, ao fazer um determinado ajuste causou defeito em outro lugar. Nesse caso se o cliente tivesse provado as roupas isso seria detectado na marcação e talvez a peça não teria sido feita.
  • Ajustar peças que já haviam sido reparadas sem sucesso e garantir ao cliente (antes mesmo de abrir a peça) que a mesma ficaria boa. Quando se faz um ajuste em uma peça que já foi consertada de forma errada a chance do conserto dar errado é de 90%. Mas o erro não foi garantir um bom resultado e sim, não avaliarmos que a peça poderia reagir de forma NEGATIVA ao novo ajuste causando defeito em outro lugar.
  • Reformar e modificar peças em grande quantidade , de alta costura,  no prazo de 48 horas sem provas. Sabe aquela cliente que sempre te chama pra ontem e que você não gostaria de deixar na mão. Então… não deu certo. As modificações dela eram detalhadas e precisavam de provas e tempo para garantir um bom resultado. Ou seja você matou sua equipe de trabalhar , sem falar da pressão e sufoco para cumprir o prazo e o resultado NÃO FOI BOM. Pelo contrário você se estressou, estressou a equipe e estressou a cliente que não gostou do resultado que estava na cara que DARIA ERRADO.

Mas tudo isso aconteceu por que não DISSEMOS NÃO. A conclusão então é: Melhor ficar vermelha por alguns segundos do que amarela por muito tempo…Aprenda a dizer não para seu cliente !

Refletindo sobre isso encontrei este post na internet que diz tudo.

Então senhores clientes por respeito a vocês e ao nosso trabalho e equipe, a partir de hoje a Ellegancy Costuras diz NÃO para o seu bem.
não

Impor limites ajuda você a ter foco no seu propósito e a manter a qualidade dos seus serviços

Uma das tarefas mais difíceis para mim, que sempre fui do tipo bonzinho, foi aprender a dizer não para os meus clientes. Acredite quando digo: esse é um processo necessário e que ditará o sucesso ou fracasso dos seus negócios.

Posso afirmar que aprendi a dizer não sem culpa. Classifico as negativas em três diferentes situações:

De um dia para o outro

Esta cena se repetiu várias vezes: “Pode devolver esse documento amanhã, Clico?”. Olhava para minha mesa e via a pilha de coisas que tinha para fazer. Seria mais uma noite varada. Meu coração dizia não, mas eu respondia: “sim, claro”.  Complicado, né?

Para sair dessa toada, tive que mudar minha forma de pensar: dar uma resposta negativa não é ser um prestador de serviços ruim, mas totalmente o contrário. Um bom fornecedor está ciente de sua capacidade de entregar um material de qualidade atendendo, sempre que possível, às necessidades e urgências de quem o contrata. Da mesma forma que é importante não atrasar um prazo acordado, é essencial que seu cliente saiba que seu trabalho é sério e baseado em metodologias que precisam ser seguidas para que ele mesmo fique satisfeito no final.

Valor muito baixo

No começo de uma empresa é normal ter um preço baixo em busca de novos trabalhos. Dar um desconto aqui e ali compensam pela experiência e credibilidade adquiridas. Mas chega um momento em que não é mais viável trabalhar por valores abaixo do razoável. Isso é ruim para você, que desvaloriza seu trabalho; para o cliente, que perde a noção de quanto custam as coisas e acaba por não saber o real valor que se tem; e para o mercado como um todo, já que quem cobra valores corretos acaba sendo prejudicado pelos que fazem leilão.

Se o valor ofertado pelo seu cliente não for o mínimo que você considera pelo seu tempo e seu conhecimento, negue. E explique o motivo: seja sincero, sem ser ríspido. Ele vai te respeitar depois.

E lembre-se… quanto menor o preço mais volume de trabalho você terá e sua equipe trabalhará no gargalo com margem de erros maiores, e quando os erros acontecerem se você não tiver ética de assumí-los e corrigí-los seu cliente lhe chamará de desleal. Portanto quando a margem de lucro é baixíssima falta aquela ” gordura” para ser honesto no caso de erros. Como cliente vejo muita empresa pegar nisso.

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“Me faz um favorzinho?”

Não. Não faço.

É muito comum que peçam para incluir atividades aqui e ali no seu escopo (planejamento) de trabalho. “Um pequeno favor vai”, que acaba tirando seu foco de atividades já programadas, acumulando seu trabalho e atrasando outros prazos (já planejados). Não prometa algo que sabe que não irá cumprir.

É claro que toda regra tem sua exceção. Não há nada demais em fazer “favores”, dar descontos e correr com prazos. Só é preciso haver equilíbrio e bom senso.

 Às vezes queremos agradar demais os outros e desagradamos a nós mesmos. Aprender a dizer “não” pode ser libertador.

Talvez, isso não seja uma tarefa fácil, principalmente quando acreditamos que o “não” é algo extremamente negativo. Porém, só fazer o que os outros querem pode te deixar em um estado de profunda tristeza. Isso consequentemente irá te ocasionar futuras doenças no corpo/na alma e PROBLEMAS.

Será que realmente vale a pena pagar um preço tão alto?

Saiba dizer “não” sem culpa. Ser gentil não é dizer sim para tudo e para todos.

Te comparam somente pelo preço?

Atualizando esse Post após 3 anos – Importante

Uns 3 casos semelhantes aconteceram nesses últimos dias onde essas 3 pessoas ligaram perguntando se estávamos trabalhando normalmente( sendo que em todas as nossas redes sociais postávamos diariamente que sim desde o começo da pandemia com horário super reduzido), pois elas ajustaram uma roupa conosco em janeiro, fevereiro e a roupa não ficou na medida certa…. Oi ?

Sei que é chato nos expôr assim mas somos seres humanos e somos clientes de outras empresas… Deixamos evidente que o prazo para a pessoa dizer se uma roupa ficou certinha ou não é de até 20 dias da data de entrada. Depois disso não refazemos os ajustes sem cobrar.

Em plena pandemia a grande maioria das pessoas está engordando e todos os dias, TODOS OS DIAS por exemplo atendemos motociclistas que querem aumentar o tamanho da jaqueta de couro, aumentar as medidas do macacão de couro. Então como é que vamos refazer ajustes de roupas de janeiro e fevereiro onde a pessoa alega que está apertada mas ela ” achou” que não estávamos trabalhando e por isso não nos avisou na época?

99% dos clientes nos encontram no Google e nas mídias sociais, e ninguém ficou sem internet durante a pandemia. E a quarentena começou no final de março portanto os clientes que atendemos em janeiro e fevereiro dizer agora em agosto que a roupa não ficou boa????  De verdade, não dá né ?

ATENÇÃO! Fica a dica!

Gentileza é uma amabilidade, uma forma de atenção, cuidado e consideração com o próximo.

Entretanto, não confunda ser bom com ser bobo. Não permita que uma pessoa te manipule direta ou indiretamente em benefício próprio. Infelizmente, existem pessoas que só olham em torno do próprio  umbigo, e acham que são o centro do mundo. Na maioria das vezes são egoístas, e só pensam no que é bom para elas, e no tempo delas. Geralmente não dizem muito sim, mas não suportam ouvir um não. E caso você diga sim e não cumpra com o combinado, se prepare para a RECLAMAÇÃO DE INSATISFAÇÃO e talvez até a não recomendação do seu trabalho ou pior a recomendação NEGATIVA.

Às vezes é difícil negar alguma coisa para alguém, mas se dizer sim te sufoca ou e te cause mal estar. Liberte-se! Seja sempre fiel a você, suas prioridades e escolhas.

 Quando o seu negócio começa a crescer, é normal que o número de trabalhos aumente, fazendo com que sua agenda fique completamente preenchida. Quando isso acontece, fique atento, pois o seu tempo para conseguir realizar as tarefas diminui, e a qualidade pode ficar completamente de lado se começar a concentrar apenas em produzir. Aí a palavra “não” terá que começar a entrar no seu dicionário. Por vezes queremos fazer tudo, mas a verdade é que o nosso dia não tem mais do que 24 horas e aí pouco você poderá fazer.

Por mais organizado que seja, existem coisas que você deve dizer que não pode fazer ou pedir para ficar para outra hora ou data. Muitos profissionais querem agradar a toda à gente, realizando tudo o que lhes pedem. “Eu não sei o caminho para o sucesso, mas o caminho para insucesso é tentar agradar a todos”. É uma das frases que costumo pensar quando tenho que recusar trabalhos.

Portanto, toda a vez que tiver que dizer não a um cliente seu não fique com remorsos, pois neste caso estará dando um passo em frente no seu negócio.

Costuras e Reformas em Geral - Aprenda a dizer não para seu cliente

Quando deverei dizer não?

Não existe um momento exato em que você deva começar a dizer não aos seus clientes. Terá que ser sempre uma avaliação pessoal sua. Contudo, existem algumas pistas que podem ajudar, a saber, quando terá que rejeitar trabalhos:

  • A qualidade do que faz começa claramente a cair
  • Passa horas a mais a trabalhar, deixando pouco tempo para si e para a sua família.
  • A sua resposta a todos os trabalhos que lhe pedem é sempre “sim”, sem sequer pensar nas consequências.
  • Começa a atrasar-se na entrega de muitos projetos
  • Os clientes reclamam que a sua qualidade está a cair drasticamente
  • O trabalho é tanto que nem sabe qual deles é prioritário

Se começar a ver estas características no seu dia-a-dia fique um tempo sem aceitar novos trabalhos. Dê um prazo maior para seus clientes. Se os pontos acima têm muito a ver com seu cotidiano, significa que você entrou no estado automático e que faz tudo sem pensar no que está  fazendo. Tenha calma, você não é um robô e precisa de tempo para executar as coisas.

1. Não responda na hora

Dizer não ao seu cliente não deve ser uma resposta que esteja na ponta da língua. Antes de rejeitar qualquer trabalho, faça uma análise às suas tarefas e veja se é realmente impossível de realizar esse trabalho. Dizer que não antes do tempo pode significar perder um trabalho que talvez até conseguisse fazer. Portanto, seja prudente e analise aquilo que tem para fazer e só no fim dê uma resposta.

2. Dê opções ao seu cliente

É óbvio que perder um cliente é sempre uma tarefa dolorosa. É um trabalho e como consequência é menos dinheiro que entra no seu bolso. Contudo dê opções ao seu cliente, antes de lhe dizer um sonoro NÃO. Procure outras opções para realizar esse trabalho. Ao fazer isto, estará mostrando ao seu cliente que é uma pessoa muito requisitada, o que o leva a pensar que as pessoas procuram o seu trabalho por ter muito qualidade. Por outro lado, estará a mostrar que respeita a qualidade e que procura sempre o melhor serviço.

3. Recomende outros parceiros

Se realmente a sua agenda está muito ocupada, diga ao seu cliente para procurar outros parceiros que você confie. Isto demonstra que você não é egoísta e que respeita quem trabalha com você. Tenha sempre uma lista de colegas de trabalho que você confie. Envie o seu cliente para lá e avise o outro fornecedor que o fez. Com isso, estará a ganhar a simpatia dos seus colegas de profissão e eles podem fazer o mesmo consigo quando tiverem trabalho a mais.

Mulheres Motociclistas Em São Paulo

Alta demanda de ajustes em macacão de motociclista e reforma de jaqueta de couro

Entre os meses de abril a agosto entra o frio em São paulo e a demanda por reforma de jaqueta de couro em Sp aumenta muito, e aí acumula também com os ajustes de macacão de motociclista e o prazo para a entrega pode chegar a 15 dias corridos tranquilamente. Daí alguns motociclistas pedem com toda educação e carinho para tentarmos diminuir o prazo e as vezes eles são tão persuasivos que acabamos dizendo que faremos o possível.

Entretanto, quando não conseguimos e pedimos mil desculpas, as reações algumas vezes são escabrosas, não lembrando em nada aquela pessoa persuasiva e carinhosa de outrora.  E infelizmente isso acontece com frequência e sabe por quê ?  Porquê não fomos fiéis ao dizermos NÃO CONSEGUIREMOS. Aprenda a dizer não para seu cliente.

 4. Procure-o quando puder

Se rejeitou um trabalho e o seu cliente não entrou em contato com você dentro de algum tempo, entre em contato com ele. Faça uma ligação e pergunte se ele conseguiu resolver o problema. Se ele já tiver realizado o trabalho com outro profissional, agradeça e se coloque a disposição em outro momento. Mostre-se interessado.

5. Não perca o contato

Você disse que não e ele realizou um trabalho com outro profissional? Não tem problema. O mais importante será você manter uma relação com essa pessoa e de tempos a tempos pergunte se necessita de algum serviço, se está satisfeito com o que foi feito, etc. Manter o contato é determinante para garantir trabalhos futuros.

pintar macacão de motociclista

E você, já aprendeu a dizer não?

Costureira na Vila Olímpia – RUA SANTA JUSTINA N°75 

Conseguir dizer não é por vezes a melhor forma de trabalhar com melhor qualidade. Nem sempre podemos responder afirmativamente a tudo o que nos pedem, seja no nosso trabalho ou na nossa vida particular. Dizer não significa que você tem prioridades e respeito. A quantidade nunca deverá ser uma meta, mas sim uma consequência do trabalho que você faz. Portanto, diga não quando o tiver que fazer. Menos é mais.

Fonte :  http://www.guiaempreendedor.com/aprenda-dizer-nao-para-seu-cliente/ com alguns pitacos nossos( Ellegancy Costuras).

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