Quais as vantagens de reciclar peças jeans ?

Reciclar peças jeans- Conheça essa tendência.

Quais As Vantagens De Reciclar Peças Em Jeans

As peças jeans são verdadeiros coringas para os nossos looks. Podemos usá-las em diversas ocasiões, desde eventos mais despojados, até mesmo para trabalhos em escritórios. Além disso, elas combinam com os mais variados estilos. E claro, como aqui na Ellegancy Costuras fazemos Customização em jeans , o bom e velho jeans está presente todos os dias por aqui. 

É comum vermos, por exemplo, calças jeans combinadas com jaquetas em aula de dança sertanejo, já que são peças típicas de um estilo mais rural. Ao mesmo tempo, as calças rasgadas com correntes são aliadas da tendência rock n’ roll. Também é muito comum vermos trabalhos em jeans no Instagram e demais redes sociais. 

Customizar Calça Jeans Vila Nova Conceição

O jeans também cai bem em homens e mulheres de todas as idades. Sendo assim, independentemente do seu estilo, característica ou gosto, ter uma roupa jeans é algo que sempre cai bem. Entretanto, vale sempre lembrar o quão importante é você fazer ajuste de calça jeans na costureira de sua confiança. 

Além do mais, vale dizer o quanto o jeans é um tecido muito mais durável e resistente. Por esse motivo, as peças tendem a durar muito mais e, se você souber como conservar o artigo da maneira certa, pode ter a roupa por muitos anos. Sem falar na possibilidade de customizar roupas jeans como jaquetas, calças, shorts.

7 ideias para customizar roupas e arrasar

No entanto, não há como fugir das tendências da moda que se diversificam ano após ano. Então, o que fazer com aquela sua calça ou jaqueta jeans que está guardada no armário e não combina com o estilo contemporâneo? A resposta é simples: reciclagem! Ou se preferir, upcycling em roupa jeans. 

Sim, o jeans pode ser reaproveitado de várias formas, sendo customizado para compor uma peça da moda, ou até mesmo muitos outros produtos diferenciados e que podem ser usados no seu look.

Restaura Jeans Em Rasgos Entre Pernas Na Ellegancy Costuras

No artigo de hoje, saiba mais sobre qual a vantagem de reciclar peças em jeans e conheça algumas dicas de customização do tecido. Acompanhe a leitura!

Entenda por qual motivo reciclar peças jeans?

Há várias justificativas para reciclar suas peças em jeans. Vamos começar pela primeira: a economia. Sim, quando você reaproveita suas roupas, gasta muito menos e, com isso, o seu bolso agradece. Todavia, além de economia, podemos falar também em EXCLUSIVIDADE pois à medida que você for até um Ateliê de Costuras especializado em customização você poderá ter várias idéias de como modificar roupas jeans. 

Como dito anteriormente, o jeans é um tecido extremamente durável. Isso significa que você pode comprar uma calça e ela vai resistir por muitos anos – dessa forma, você não precisa gastar dinheiro comprando novas peças sempre que a moda mudar.

Jaqueta Jeans Customizada Com Chamois Todo O Processo Nas Fotos

Nessa foto por exemplo, a jaqueta jeans era comum, sem detalhes e a cliente nos visitou querendo idéias e ao mostrarmos os couros que temos ela se apaixonou pelo couro Chamois na cor vermelho/cereja e pediu para colocarmos um detalhe do couro nos punhos e na gola. A jaqueta ficou fantástica.

Atenção: Não se lava couro em máquina de lavar. Portanto para que a costureira faça a customização da peça é necessário antes avisar a cliente sobre a necessidade de lavar essa peça numa lavanderia especializada em couro.

Além disso, há muitas outras vantagens de reciclar peças em jeans, incluindo:

  • Ajuda no consumo sustentável;
  • Desenha uma peça totalmente personalizada;
  • Contribui com a preservação do meio ambiente;
  • É uma maneira criativa de compor o seu estilo.

A reciclagem é, inclusive, uma tendência nos dias de hoje. Muitas empresas adotam a técnica do upcycling, que é quando se reaproveita peças de jeans antigas para produzir novas roupas, diminuindo o impacto ambiental e contribuindo com a sustentabilidade.

Upcycling em vestido de festa

Além disso, é uma excelente maneira de criar coleções com peças de maior valor agregado, sem causar danos à natureza. Fora que é uma ótima ação promocional, por isso, já é comum o upcycling em projeto de loja de roupa.

Em um mundo cada vez mais preocupado com o desenvolvimento sustentável, reciclar peças em jeans não é só uma maneira de economizar dinheiro, mas também é algo que está na moda.

5 dicas para preservar suas peças jeans

Mas antes de começar a reciclar, é preciso adotar algumas práticas que ajudam na preservação do tecido, fazendo com que a sua peça de roupa dure muito mais.

Por esse motivo, separamos algumas dicas que podem te ajudar na manutenção da sua calça, jaqueta, saia ou qualquer outra peça. Confira!

1 – Use mais de uma vez

Diferentemente dos outros tecidos, o jeans permite que você use a mesma peça de roupa várias vezes, sem necessidade de lavagem.

Desse modo, se você colocou uma calça para ir até o trabalho por exemplo em uma  sala comercial compartilhada em um dia de trabalho, essa mesma peça pode ser usada em mais dias da semana.

A recomendação é que a peça seja lavada, no máximo, duas vezes por mês. Ou seja, dá para usar a mesma calça por até uns 3 ou 4 dias , dependendo do clima e da sua transpiração.

2 – Não misture peças jeans na lavagem com as demais roupas.

O jeans pode soltar um pouco de tinta durante a lavagem, principalmente na primeira. Por esse motivo, não é recomendado colocar a peça para lavar com outras roupas.

Sendo assim, separe os artigos e tente lavá-los com itens de mesma tonalidade.

Pronto: Calça jeans rasgada entre pernas restaurada

3 – Use água fria para lavar

Essa é uma dica muito útil para quem usa alguma peça em jeans diariamente, como uniformes de empresas de entregas por exemplo. No caso de motoqueiros que trabalham com entrega o bom e velho jeans sempre aguenta o trabalho puxado, e no decorrer dos anos é só procurar por uma costureira que restaura jeans para fazer o conserto.

A dica é lavar as peças em água fria, pois a temperatura mais baixa evita o desbotamento do tecido, conservando-o por muito mais tempo.

Além disso, é importante lavar as peças do avesso e utilizar sabão neutro. Isso reduz o aparecimento de manchas durante a lavagem.

Restaura jeans

4 – Lave a peça com sal e vinagre

Lavar o seu tecido com sal de cozinha é uma recomendação muito antiga, mas que até hoje tem efeito na coloração. 

O sódio evita o desprendimento da tonalidade, sendo possível manter a cor do seu jeans por muito mais tempo.

A receita é simples: acrescente duas colheres de sopa de sal para cada 4 litros de água. Deixe de molho por uma hora e, depois, enxágue o jeans com água fria.

O vinagre também atua na manutenção das cores. Basta adicionar uma xícara de chá de vinagre durante a lavagem na máquina e pronto! Além de conservar a peça, você também elimina os microrganismos causadores do mau cheiro.

5 – Não use secadoras em roupas jeans.

Para manter a durabilidade do seu jeans, é recomendável não colocá-lo na secadora. Isso porque o tecido sofre com o atrito e, com isso, desgasta-se mais rápido (fora que você acaba gastando muito dinheiro com essas máquinas!).

Na hora de passar, opte por um ferro de passar industrial de fácil regulagem de temperatura e vapor. O ideal é passar o jeans em uma temperatura não muito elevada, pois existe o risco de queimar o tecido.

Como adotar o estilo do jeans reciclado?

Mesmo com todos os cuidados acima, uma hora ou outra a sua peça sofrerá com a ação do tempo. É aí que entra a parte da reciclagem, em que você pode aproveitar o tecido para confeccionar peças totalmente novas e diferenciadas.

Uma das grandes vantagens do denim (jeans) é que ele combina com diferentes tipos de tecidos. Sendo assim, é possível fazer peças híbridas, uma tendência de moda que ganha as passarelas, ruas e feiras de moda. Outra grande vantagem também é que você pode fazer a barra de calça jeans na costureira com facilidade

Quanto custa pra fazer uma barra de calça jeans em Sp ?

 

A dica aqui é muito simples: basta misturar alguns pedaços de tecidos e estampas. Não existe combinação impossível, o segredo é optar por um mix de texturas que façam sentido para você e o seu estilo.

Assim, você pode inovar em um look para uma festa de buffet para aniversário de 30 anos, por exemplo, em uma combinação do jeans com estampas color print. Vale abusar da criatividade para ter resultados incríveis!

Outra tendência é o tie dye. Esse estilo consiste em pintar as peças de roupas com diversas cores, criando estampas coloridas e customizadas.

Conheça o Tie Dye e apaixone-se

Esse tipo de personalização de roupas foi muito característico da cultura hippie, em meados dos anos de 1960 e 1970, voltando com tudo para a moda contemporânea.

Inclusive, dá para pegar aquele jeans velho que você usou na aula de dirigir carros e transpirou bastante, e compor uma peça renovada, com novas tonalidades. O jeans permite uma infinita possibilidade de criação.

Como usar calça jeans destroyed feminina

Os bordados também voltaram com tudo, ainda mais se a intenção é reaproveitar peças no jeans. Hoje em dia, até mesmo as roupas rasgadas acidentalmente podem ser costuradas com um tecido bordado, para dar um toque personalizado à peça.

Além de aliar a reciclagem do jeans, tem-se uma peça de muito bom gosto, que pode ser usada até mesmo em ocasiões mais formais, como no trabalho de qualificação de instalação operação e performance. E também não podemos nos esquecer que até nos trabalhos mais formais, como por exemplo escritórios de advocacia e bancos, o Jeans geralmente é liberado às sextas feiras no chamado ” Casual Day”.

Outra grande tendência de moda com o jeans reciclado, que dá um toque retrô, conceitual e futurista é a aplicação de enfeites. Esse estilo era muito comum nos anos de 1980, na era das boates, sendo caracterizado pela extravagância nos brilhos.

Para quem gosta da pegada sustentável, dá para agregar ao jeans reciclado alguns paetês biodegradáveis. 

Também vale investir bastante na criatividade, para formular peças incríveis, com um design diferenciado e que seja “a sua cara”.

As famosas “pedrinhas de strass”, por exemplo, podem ser aplicadas em desenhos, criando formas totalmente novas no seu jeans. É uma forma de combinar a streetwear com o luxo!

Trocar forro de jaqueta jeans ou jaqueta de couro

Conclusão

Você tem aquela calça ou jaqueta jeans pegando poeira no seu guarda-roupa? Então, está na hora de lavá-la e customizá-la para que ela volte a brilhar no seu corpo!

Com as dicas de hoje, você pode reciclar e reaproveitar suas peças em jeans, tendo artigos totalmente novos e personalizados, que vão imprimir muito estilo no seu look.

Mas não deixe de conservar as suas peças da melhor maneira possível. Dessa forma, você terá tecidos praticamente novos para se inspirar e soltar a imaginação!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário