Dicas para usar roupas com vinco

Se você ainda tinha dúvidas se usar ou não roupas com vinco esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

Por que utilizar roupas com vinco?

dicas-para-usar-roupas-com-vinco-300x200-8917813

Quem trabalha com moda sabe o quanto é importante o vinco das peças, já que essa simples dobra pode fazer toda a diferença no estilo e nos detalhes do artigo. Principalmente os homens elegantes que costumam usar roupas sociais e fazer ajustes de Terno

O ato de vincar surgiu justamente nas lavanderias, que tinham o costume de dobrar as roupas sociais para transportá-las até a residência dos clientes. . Com o passar do tempo, isso acabou se tornando rotina principalmente em  peças masculinas.

O costume do vincar se estendeu para as peças sociais femininas e calças esportivas (inclusive, para as calças jeans!). Por esse motivo, é comum vermos várias roupas com a descrição “corte e vinco”, que indicam a presença de uma dobra específica.

Mas sabemos que a moda vive mudando de tempos em tempos. Então, se formos pensar nos dias de hoje: por que utilizar roupas com vinco? Essa dobra ainda é uma tendência?

O artigo de hoje pretende responder essas perguntas, mostrando que o vinco pode ser um grande aliado da moda, principalmente quando estamos falando de peças mais formais.

Acompanhe a leitura e conheça mais sobre esse estilo!

Como cuidar de peças com vinco?

O vinco é muito mais usado em peças sociais, como calças, ternos e blazers. Por exemplo, é comum que promotores para eventos se vistam com elegância e, por esse motivo, o corte e vinco são recorrentes nos uniformes.

Mas, nas peças mais esportivas e despojadas, o vinco acabou sendo deixado de lado. Hoje em dia, é difícil nos deparamos com calças jeans com esse tipo de dobra (há algumas, mas o comum é que elas não tenham nenhum vinco).

Isso porque é bastante difícil lavar e passar peças com vinco. Com a correria da vida moderna e falta de tempo para os afazeres domésticos, muitas pessoas preferem as roupas mais práticas e simples de conservar. Entretanto, quem tem o hábito de levar as roupas para lavar em lavanderia profissional e conhece o vinco, dificilmente abandona o hábito de usar roupas com vinco. 

Porém, como dissemos, tudo isso depende muito da peça e do estilo que a pessoa deseja usar. É provável que uma empresa de segurança bancária, por exemplo, exija que seus funcionários usem calças mais formais afim de melhorar ainda mais o visual dos colaboradores, trazendo uma identidade muito mais séria, elegante e profissional para a Empresa como um todo. 

A grande questão é manter essa dobra de forma perfeita. Por essa razão, recomenda-se que as peças sociais com vinco sejam sempre lavadas e passadas em lavanderias, para não correr o risco de perder a dobra e comprometer toda a peça de roupa.

Caso você queira manter o vinco em casa, a recomendação é ter um bom ferro e muita paciência. Acertar a temperatura correta também é outro desafio, já que o aquecimento da prancha irá influenciar muito na manutenção da dobra.

Reformar Terno e Paletó em Sp Clique aqui

ajustes no punho do paletó

Tenha cuidado com o vapor. Com ele, o tecido fica mais maleável e as fibras do tecido recebem melhor o calor, fazendo com que o ferro deslize mais facilmente, principalmente na parte dos vincos, deixando-os bem marcados.

Porém, o excesso de vapor pode fazer com que a sua peça esquente demais e possa queimar. Encontre o ponto ideal para não comprometer o vestuário. E aqui vai uma dica muito importante para você que gosta de usar camisa de linho :

Quando for comprar camisa de linho compre-a ligeiramente maior em seu corpo e antes de fazer ajuste em camisa de linho lave-a primeiramente e depois de secar passe-a. Você verá que o linho sempre encolhe. Portanto nunca compre camisa de linho que esteja certinha em suas medidas pois as chances de você perder a camisa após a primeira lavagem é muito grande.

Quais são as peças com vinco?

Agora que já sabemos como o vinco é algo importante para as composições de vestuário formal, não dá para dispensar uma boa lavagem e dobra na hora de escolher a sua calça de trabalho ideal, não é mesmo?

Inclusive, dá para encontrar lavanderias especializadas com entregas rápidas para facilitar sua vida e otimizar o seu tempo.  Assim, você nunca fica na mão quando o assunto é manter e conservar suas peças. O mesmo não ocorre quando você precisar fazer ajustes em camisas sociais pois será necessária sua visita até um Atelier de Costuras especializado em Ajustes para tirar suas medidas e entender o seu estilo. 

Mas além de optar por uma calça ou saia com vinco, há outras peças de roupas que podem ser vincadas e fazer parte do seu guarda-roupas formal. A seguir, conheça alguns desses itens.

1 –  Camisa branca clássica

A camisa branca já é um clássico entre as vestimentas formais e pode receber um vinco para dar um ar ainda mais elegante.

Se você trabalha em um espaço de coworking, aparecer com essa peça é uma maneira de causar boa impressão e, ao mesmo tempo, garantir uma formalidade moderna. O mesmo ocorre para instituições bancárias conforme já relatamos, escritórios de advocacia e trabalhos mais formais. 

A camisa branca foi incluída no armário feminino por Coco Chanel (antes disso, era uma peça masculina e que não fazia parte dos looks das mulheres). Mas, desde então, ela ganhou várias releituras, sendo um artigo indispensável para quem Ama se Vestir bem, com roupas de qualidade. 

O vinco na camisa branca clássica dá um tom mais requintado, mas isso não quer dizer que a peça não possa ser combinada com vestimentas mais modernas, como uma calça jeans.

2 – Bermudas

Engana-se quem pensa que só as calças sociais são dobradas em vinco. As bermudas também ganham novos contornos mais sociais e, atualmente, aparecem como peças despojadas e chiques, que podem ser usadas em festas, boates e clubes.

Inclusive, há uniformes que incluem a presença de bermudas. Por exemplo, se uma oficina especializada honda lançar um modelo de carro em uma festa mais informal, essa peça de roupa com vinco cai muito bem nos promotores. O mesmo ocorre em praias onde Policiais fazem a vigilância com Bermudas Jeans ou Sarja afim de passarem menos calor no verão. 

A bermuda tem modelagens específicas, com caimento diferente das pernas, a fim de garantir o alinhamento perfeito ao vestir. Então nem sempre é possível transformar calça jeans em bermuda mantendo o vinco, mas isso você pode ver no Ateliê de Costuras quanto custa o ajuste de roupas e se é possível manter o vinco. 

reduzir-tamanho-de-camisa-social-1292076

3 – Camisas masculinas

As camisas masculinas podem ter vincos, mas não de modo exagerado como nas calças sociais. Aliás, esse é um erro bem comum.

Quando passadas a ferro, as camisas masculinas não devem apresentar vincos nas costas ou na parte frontal. A exceção são algumas partes da manga, que podem ser vincadas levemente, a fim de facilitar quando forem guardadas.

Caso o modelo da camisa dispense os vincos totalmente, é importante ter cuidado na hora de guardar a peça. Nesse caso, prefira armazená-la em uma sacola de tecido personalizada, justamente para não amassar.                                                       

Rasgou a calça social? Clique aqui que resolveremos

4 – Calças sociais

Essa é uma peça conhecida por ter vinco. Há quem prefira não ter dobras de jeito nenhum, mas elas ajudam a dar um bom caimento ao vestir, além de facilitar o armazenamento do vestuário.

As calças sociais costumam ser bem marcadas já quando novas. No entanto, com o decorrer do uso, o vinco vai se perdendo, sendo preciso fazer uma passagem a ferro específica para manter a dobra.

Vale dizer que somente as calças sociais formais têm vinco. Aquela calça jeans que você usa durante o buffet de churrasco dispensa totalmente a dobra no tecido.

Dá para tirar o vinco das roupas ?

Agora que conhecemos as peças de roupas que têm vinco, chegou a hora de decidir se o seu look realmente precisa desse tipo de dobra.

Como percebemos, nem todos os artigos usam vincos. Daí a importância de retirar essa marca, quando necessário. 

Por exemplo, encontrar um vinco em uma roupa de malha, como camisas de futebol ou roupas esportivas é um grande erro. É preciso ter atenção a esses detalhes.

Imagine elaborar um grande painel de publicidade com roupas esportivas e perceber o vinco? Isso pode ser um grande erro que certamente atrapalhará na estratégia de vendas . 

No entanto, há maneiras bem simples de retirar o vinco. Veja como:

  • Seque as roupas na opção “delicada”;
  • Deixe uma toalha molhada no vinco por até 10 minutos;
  • Não passe a roupa com ferro muito quente;
  • Coloque uma toalha em cima da roupa para passar;
  • Passe a roupa com movimentos curtos e rápidos.

Para as peças mais delicadas, uma dica é passá-las somente com o vapor. 

Você pode fazer isso de forma simples: sabe quando vai tomar um banho bem quentinho? Então, pendure a sua peça em um cabide e deixe no banheiro. Voilá! Livre de vincos.

Outra dica é misturar um pouco de amaciante com água em um borrifador, e jogar um pouco da solução na roupa, antes de passá-la. Isso ajuda a amaciar o tecido e desfazer as dobras de vinco.

Além disso, a mistura da água com amaciante é uma ótima maneira de deixar suas peças com um cheiro bem agradável durante muito mais tempo.

Conclusão

Mas, então: o vinco realmente deve ser usado?

A resposta depende. Afinal de contas, é preciso considerar a modelagem da peça, bem como o estilo, a ocasião (eventos formais e informais), entre outros aspectos.

Sendo assim, você vai precisar avaliar antes se o vinco é de fato uma boa opção. Na dúvida, se a sua peça já veio com vinco de fábrica, opte por usar com a dobra.

O vinco é uma dobra muito comum nas peças sociais e que pode fazer toda a diferença em um visual elegante. Sendo assim, mesmo que muitas calças e camisas não acompanhem esse estilo, ele ainda se mantém nos itens mais formais.

O segredo é saber como conservar bem os vincos e, é claro, manter a elegância.

Com as Dicas para usar roupas com vinco de hoje , você com certeza irá passar uma excelente impressão no seu trabalho ou evento formal se começar a usar roupas com vinco. . Então, pode preparar o guarda-roupas e o ferro!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Paletós e Ternos- Onde ajustar ?

Conheça nosso Instagram

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts

Levar minhas roupas na costureira

Levar minhas roupas na costureira

Levar minhas roupas na costureira para ajustar tamanho isso acontece com muitas pessoas que desejam que as suas peças fiquem impecáveis em seu corpo…