Encantar o cliente ou cobrar barato?

O que vale mais: Encantar o cliente ou cobrar barato na prestação de serviços?

Encantar O Cliente Ou Cobrar Barato

Em 2021 não aceitarei mais fornecedor meia-boca. Eu quero encantamento!

Hoje me deparei com essa foto de um ex cliente nosso que fazia bastante ajuste de Terno e ajustes em camisas sociais até alguns anos atrás e confesso que fiquei bem curioso com essa charge. Curioso a ponto de quase chamá-lo para perguntar, com toda humildade, qual seria o encantamento que o agradaria.

Até alguns anos atrás esse cliente vinha até nosso Atelier de Costuras em Sp da Avenida Cupecê, e tão logo abrimos outro Ateliê de costuras na Vila Olímpia eu entrei em contato com ele informando a mudança, e perguntando com todo jeito o por quê dele nunca mais ter vindo fazer os Consertos e Reformas de roupas conosco, já que se trata de uma pessoa super bem sucedida e que se veste muitíssimo bem.

Perguntei à ele se havíamos deixado a desejar em algum ajuste de roupas, ou se nosso atendimento de repente não foi mais cordial, para que pudéssemos melhorar. E ele respondeu:

” Ah, vocês ficaram muito estrelas e não vale mais a pena para mim”.

Fiquei curioso e perguntei o que seria ” ser estrela”, e ele me respondeu que nossos preços haviam aumentado consideravelmente e ele não achou mais viável.  Aí novamente perguntei se era somente por questão de preço ou se a qualidade dos nossos serviços de costuras haviam caído e ou nosso atendimento não era mais o mesmo.  Ele enfaticamente disse que nossos ajustes de roupas eram perfeitos, mas por conta do preço ele havia optado em não ser mais nosso cliente.

Ajustes em Ternos, Paletós e Blazers

Desconto especial para clientes fiéis.

Pedí desculpas para ele na época, dei algumas justificativas e falei que agora como estávamos muito mais próximos dele no Atelier de Costuras da Vila Olímpia, caso ele voltasse a ser nosso cliente, daríamos um desconto de 10% na próxima visita. Ele agradeceu e falou que viria em breve( e nunca mais voltou).

Encantar o cliente… como ? Encantar o cliente ou cobrar barato?

Quando escolhemos alguma empresa prestadora de serviços não nos damos conta do ” universo” de fornecedores que há por trás dessa empresa para que ela consiga entregar os serviços que contratamos.  Pode ser um Pet shop onde existam manutenções de secadores de cachorros que pararam de funcionar, mecânico de automóvel para socorrer os automóveis que deram problema e o pet shop está com dificuldades de vir buscar nossos bichinhos que tanto amamos, e vários outros fatores. Fora os funcionários com problemas diversos e doenças, acarretando faltas, atrasos e por aí vai.

Como encantar o cliente cobrando barato?

Esse Post está sendo escrito no início de 2021 em plena pandemia, onde falta matéria prima no mercado, onde os preços estão subindo absurdamente, onde funcionários estão com parentes de Covid e afastados, as pessoas sem a mínima paciência… Como manter o encantamento do cliente sem mexer no orçamento? Encantar o cliente ou cobrar barato?

Aqui na Ellegancy Costuras estamos nos desdobrando em mil para conseguirmos cumprir com as entregas de roupas ajustadas com os clientes, estamos com problemas com fornecedores cujos materiais estão deixando a desejar( sem trocarmos por marcas inferiores), aumento de eletricidade e mesmo assim temos mantido o Índice de Satisfação dos Clientes lá em cima através das Avaliações no Google Meu Negócio- Clique aqui e veja.

Google Meu Negócio Avaliações

Como encantar o cliente em 2021?

Você que está lendo esse Post por gentileza deixe sua opinião pois pode ter certeza que ela será lida, avaliada e implementada até onde pudermos. Inclusive esse ícone do Whats app que está em sua tela é do Proprietário Sérgio, portanto se quiser me chamar será um prazer conversar contigo.

Primeiramente temos esse Blog com Dicas de Moda onde há todo um trabalho de SEO( otimização de site) para que os mecanismos de buscas do google nos mostre para muitas pessoas interessadas em Consertos e Reformas de roupas em Sp , mas também com dicas diversas sobre Moda.  Além disso, investimos em publicidade paga no Google Ads para ficarmos nas primeiras posições nas buscas do Google. E isso custa dinheiro e investimento de tempo, consequentemente não há como cobrarmos um ajuste de roupas como uma costureira que trabalha em casa.

Avaliações de Costureira em São Paulo

Ajustes No Macacão De Couro Rj Feedback Super Positivo

Temos as melhores avaliações de clientes falando sobre os Ajustes de roupas que fazemos. Clientes ” encantados”, maravilhados e isso ajuda muito a atrair mais e mais pessoas interessadas em ajustar roupas.  Muitas dessas pessoas nos dizem que ficaram super entusiasmadas após ler os depoimentos dos clientes como Ajuste de vestido de noiva, Reforma de Terno, Conserto de jaqueta de couro e vários outros serviços. Só não temos o ” encantamento financeiro”. 

Atendimento instantâneo via Whats App.

Conforme dito acima, eu( Sérgio) quem respondo o whats app e é quase que instantâneo eu responder de imediato a solicitação de cada pessoa interessada em nossos serviços.  Respondo com toda educação, com todos os esclarecimentos mas 90% ou mais das pessoas não se tornam clientes.

Mas calma lá?  Se temos a maior quantidade de avaliações positivas dos clientes, elogios em cima de elogios, uma ótima pontuação no Google nos mecanismos de buscas, um atendimento imediato no Whats app.  Então o que está nos faltando para termos ” filas de clientes”?????

ADIVINHA?????????????????
Preço Baixoooooooo…. 

Isso mesmo… falar sobre encantamento é lindo, mas o que ” encanta” a maioria esmagadora das pessoas é Preço Baixo, mesmo que depois caiam em ciladas como diariamente vemos aqui.  Inclusive já fiz um Post falando sobre clientes mal educados que são atendidos prontamente no Whats app fora de horário, com toda educação e carinho, e ao ouvirem o preço sequer agradecem. Veja o Post aí embaixo por gentileza.

Atendendo pessoas mal educadas no varejo

A busca diária pela melhoria na qualidade dos serviços .

Não há um único dia ao longo desses 12 anos de Ellegancy Costuras que não busquemos melhorias para nossos clientes. Muitas dessas melhorias talvez eles nem percebam, mas nós fazemos. São roupas entregues em dias às custas de muitas horas extras quando alguma costureira se afasta por doença ou problemas particulares. Raramente quando não conseguimos entregar alguma roupa nós avisamos antes o cliente para que ele não chegue até aqui e fique sem suas roupas.

São fornecedores dos melhores que possuímos, estudos sobre Moda, sobre costura, sobre melhorias no atendimento.  O atendimento presencial é super elogiado pelos clientes( caso você não tenha sido tão bem atendido por favor me chame no Whats app para relatar o ocorrido), e por aí vai.

Então fiquei super curioso sobre o encantamento e não posso ser arrogante e soberbo a ponto de dizer que em nada podemos melhorar, pois isso seria decretar a falência dos Ateliês de Costuras. Entretanto, posso dizer que o que mais encanta a maior parte das pessoas é ouvir as palavras ” preço baixo”, desconto, oferta etc.

Todos nós, consumidores, somos livres para ir e vir em qualquer estabelecimento que quisermos e esse é o nosso Poder. Já para a Empresa, o pior cenário é exatamente do cliente que fica insatisfeito e nada fala… E nunca volta !!! Por isso sempre buscamos saber mais sobre o que ocorreu para que possamos melhorar, mas nosso Mercado específico trata-se de roupas cada vez mais mau feitas em Países Asiáticos, onde os clientes pagam barato e acham que tem que haver um ajuste de roupas com preço baixo, sendo que a grande maioria das vezes temos de melhorar todo o acabamento interno das roupas que foram super mal feitas na fabricação em larga escala.

Aliás, fica a dica quando você for comprar roupas de qualidade.  Veja o avesso das roupas se está razoavelmente bem feita ou se está com linhas soltadas e tortas, pois se estiver mal acabada você terá problemas em breve.

depoimento-ellegancy-costuras

Então é isso aí, esse Post foi apenas um desabafo de quem diariamente tenta fazer o melhor mas vê que mais de 90% das pessoas sequer nos dão uma oportunidade de se tornarem clientes.  Faltou encantamento no site? Faltou nos encontrar no Google? Faltou ser respondida(o) quase que imediatamente? Não… Então o que faltou?  Faltou ouvir o ” Preço baixo”.

Isso me faz lembrar de uma música antiga do Charlie Brown onde supostamente o cantor narrava o fato de uma moça bem sucedida ter se interessado por ele, mesmo ele sendo de um nível inferior financeiramente à ela. A música dizia algo mais ou menos assim:

” Eu falo tudo que ela gosta de escutar

Deve ser por isso que ela vem me procurar”.

No caso, acho que fazemos o contrário, mais ou menos assim.

” Não falo tudo que eles gostam de escutar( preço baixo)

Deve ser por isso que a maioria não vem nos procurar”.

O que seus clientes falam da sua empresa?

Nossa alegria é vermos a SATISFAÇÃO de quem optou pela Qualidade ao invés do Preço Baixo, relatado através dos Depoimentos no Google Meu Negócio- Clique aqui e veja.

Podemos colocar aqui também 7 dicas de como encantar o cliente conforme o site Agendor.

7 dicas de como encantar o cliente:
  1. Saiba tudo sobre seu cliente.
  2. Mostre para ele que você o conhece muito bem.
  3. Faça seu cliente se sentir à vontade.
  4. Prove ao seu cliente que ele pode confiar em você
  5. Inicialmente, atenda às suas necessidades.
  6. Depois, surpreenda-o: supere suas expectativas.
  7. Não deixe essa experiência terminar.

Portanto não estou aqui escrevendo que não é importante encantar o cliente. Muito pelo contrário. Tanto que nossas avaliações são excelentes para quem de fato se torna cliente. Todavia, muitas vezes o que as pessoas querem é preço baixo como parece ser o caso desse cliente que por conta de preço não fez mais serviços conosco.

Para finalizar, Aqui vai um texto interessantíssimo da Internet falando a respeito de Indicação boca a boca, um excelente atendimento mas a recusa do cliente pelo fato do Dono não dar o preço exato de uma prestação de serviços por Whats app.

Péssimo profissional !!!

Que absurdo, quem esse dono da Oficina Mecânica acha que é ?
Me indicaram um excelente mecânico, e mesmo havendo sido indicado eu ví as referências super positivas da Oficina no Google, conferí se tinha alguma reclamação no Reclame aqui e nada constava.
Enviei whats app fora do horário comercial  informando sobre um barulhinho estranho no carro, mandei a foto de onde eu acho que está vindo o barulho.
Passei o modelo do carro, o ano de fabricação.
Fiz até o barulho do carro com a boca e sabe o que o dono da oficina me falou?
Falou gentilmente que seria necessário eu ir até a oficina para fazer um Diagnóstico do problema do carro, pois pelo whats app ele não conseguiria me dizer o que é.
De tanto eu insistir em saber o ” preço” ele me disse que de acordo com o barulho da boca que eu estava imitando parecia ser problema X, e se fosse realmente esse problema poderia custar de tanto a tanto.
Onde já se viu um Profissional não passar o preço de um Conserto de carro por Whats app. Que absurdo.
Tudo bem que pessoas de confiança o indicaram dizendo que a Oficina dele é ótima.
Ok, confesso que ele mesmo me atendeu em menos de 5 minutos no Whats app e foi super educado, prestativo.
Mas se negar a me passar o preço do conserto por Whats app? Isso é uma tremenda falta de respeito.
Quem ele pensa que é para fazer isso comigo?
Pois agora só de bronca eu vou até outra oficina que achei na Internet, com avaliações bem abaixo das dele, sem referência de amigos e conhecidos.
Pelo menos essa outra Oficina já detectou o problema pelas fotos que eu enviei e pelos sons que eu fiz imitando o barulho.
Essa oficina disse tudo o que eu queria ouvir. Preço baixo, garantiu que vai dar ” um jeito ” no carro, que é só levar lá e deixar ” com eles”.
Escolha sábia essa minha, não?
E aí, o que você achou dessa história? Pois é…

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