(11) 5677-2429

Cuidados com roupas de grife: 10 dicas úteis!

Existem vários cuidados com roupas de grife que permitem uma maior durabilidade da peça em seu closet.

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Existem vários cuidados com roupas de grife que permitem uma maior durabilidade da peça em seu closet. Sabemos por meio da etiqueta da roupa a melhor forma de lavar, secar e até se a peça pode ser passada a ferro. Mas você sabia que existem outros cuidados que são essenciais? É sobre eles que falaremos neste artigo. 

cuidados-com-roupas-de-grife-ellegncy-costuras-300x300-1599598

10 cuidados com roupas de grife

Os cuidados com roupas de grife vão além da leitura das etiquetas, como já dissemos. A Ellegancy Costuras é um atelier de costuras especializado em roupas de grife. Ao longo do tempo que trabalhamos com essas peças, aprendemos muitas coisas sobre como cuidar adequadamente de roupas de grife. Por isso, queremos dividir esse conhecimento com você. Lembre-se : Na hora de ajustar roupas de grife venha nos visitar. 

1. Evite as bolinhas no tecido

Ao lavar as roupas na máquina de lavar ou lava e seca, é comum que as peças fiquem com aquelas terríveis bolinhas. Você pode evitar isso virando as peças do avesso, lavando no ciclo delicado, usando sabão líquido com enzimas e limpando a peça sem esfregar. 

10-cuidados-com-roupas-de-grife-300x300-9415645

2. Evite o desbotamento na lavagem

Sempre que for lavar roupas, separe as peças claras das escuras para evitar manchas. No caso do desbotamento é importante ter cuidado com a temperatura, usar sabão líquido e virar as peças do avesso.

A costureira estragou a minha roupa

Veja também: Como cuidar de bolsa de grife

3. Lave peças delicadas na mão

Mesmo aqueles saquinhos próprios para lavagem de roupas na máquina podem danificar peças delicadas. Por isso, o mais recomendado é lavar na mão, com uso dos produtos certos e sem esfregar de maneira excessiva. 

4. Retire manchas o quanto antes

Se você derramar algo que manche o tecido é importante remover rapidamente a sujeira para que a peça não fique manchada. Veja algumas dicas de remoção.

  • Café: esfregue gelo até sair toda a mancha e lave a peça
  • Vinho: coloque sal na mancha e aguarde 5 minutos, depois remova o sal e lave a roupa
  • Gordura: coloque amido de milho na mancha e deixe agir a noite toda, lave no dia seguinte
  • Chocolate: remova o excesso e leve a roupa para o freezer, depois de frio, basta remover o restante do chocolate
  • Shoyu: coloque nabo rapidamente em cima da mancha e esfregue delicadamente até remover completamente

5. Evite temperaturas altas

Secar as roupas na secadora parece uma boa opção, mas saiba que o ar quente da secadora pode danificar suas roupas. Por isso, prefira sempre o varal. 

6. Evite a luz direta do sol

Deixar as roupas secando diretamente no sol pode levar ao desbotamento precoce da peça. Por isso, dê preferência para secar as roupas na sombra em um local aberto e arejado. 

Veja também: Como cuidar da sua peça de couro

7. Guarde as roupas após secar

Algumas pessoas não são tão pacientes e acabam guardando a roupa sem que ela tenha secado completamente. Saiba que isso é um grande erro e pode gerar mofo e mau cheiro nas suas roupas.

8. Limpe armários, gavetas e cabideiros

Antes de guardar suas roupas, limpe os armários, gavetas e cabideiros para garantir que nada irá sujar ou manchar suas roupas. Essa prática permite, inclusive, uma melhor organização e higiene das suas roupas. 

9. Pendure ou dobre de acordo com a peça

Roupas com grande elasticidade nunca devem ser penduradas, pois podem acabar esticando dessa forma. Por isso, prefira guardá-las dobradas em gavetas ou nichos nos armários. Já roupas pesadas são ótimas para serem penduradas, pois não esticam. Cuidados com roupas de grife: 10 dicas úteis!

10. Deixe as roupas arejadas

dica-extra-de-cuidados-com-roupas-de-grife-conserto-de-roupas-profissional-300x300-7054243

Se você é daquelas que tem armários cheios que não cabem mais roupas, saiba que isso pode prejudicar suas peças de grife. Lotar o armário pode causar danos na sua peça, principalmente porque elas não ficarão arejadas como deveriam. Então a dica nesse caso é se desfazer de algumas peças, doar ou vender. 

 

Por quê roupas de grife em alta costura requerem cuidados especiais na hora de lavar, passar, armazenar. O que faz uma roupa ser considerada de grife ou ser considerada em alta costura ?

Roupas de grife em alta costura geralmente requerem cuidados especiais na hora de lavar, passar e armazenar porque são feitas com materiais de alta qualidade e técnicas de costura complexas e delicadas, que podem ser danificadas se tratadas de forma inadequada.

Alguns materiais utilizados em roupas de grife em alta costura, como seda, chiffon, organza e renda, por exemplo, são muito sensíveis a temperaturas elevadas, produtos químicos agressivos e atrito excessivo. Além disso, muitas dessas peças possuem detalhes em pedrarias, bordados e outros enfeites que podem ser danificados ou deslocados com facilidade.

Uma roupa é considerada de grife quando é produzida por uma marca de renome e prestígio, geralmente associada a um estilo de vida sofisticado e elegante. Essas roupas são frequentemente criadas por designers renomados e produzidas com materiais de alta qualidade, acabamentos impecáveis e detalhes diferenciados, que as distinguem das peças produzidas em massa.

Já a alta costura é um ramo da moda que se dedica à criação de peças exclusivas e personalizadas, feitas sob medida para cada cliente. Essas peças são produzidas manualmente por costureiros altamente habilidosos, utilizando técnicas de costura tradicionais e materiais luxuosos. As roupas de alta costura são consideradas verdadeiras obras de arte da moda e são exibidas em desfiles exclusivos em Paris, onde são avaliadas e aprovadas pela Chambre Syndicale de la Haute Couture, uma entidade que regulamenta a prática da alta costura na França.

 

 

Veja também: Como cuidar de ternos e blazers

Dica extra de cuidados com roupas de grife: Conserto de roupas profissional

Não poderíamos deixar de lembrar que para manter a qualidade das suas peças por muito mais tempo é importante contar com serviços profissionais. Aqui na Ellegancy Costuras fazemos conserto de roupas de grife, assim como customização, ajustes, lavagem de couro, restauração de jaquetas, entre outros. Conheça nossos serviços e nos acompanhe em nosso canal no YouTube

E não se esqueça, se gostou de todas essas dicas de cuidados com roupas de grife deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais. 

Costureira perto de mim :

Ao comprar roupas de grife, é importante considerar o tamanho, o corte e o material da peça, para garantir que seja confortável e se ajuste corretamente ao seu corpo. Além disso, verifique se a peça é autêntica, especialmente ao comprar em lojas de segunda mão ou online.

Na hora de lavar roupas de grife, é importante seguir as instruções de cuidado na etiqueta da roupa. Isso inclui informações sobre a temperatura da água, se a peça pode ser secada ao ar livre ou se precisa ser passada a ferro, entre outras coisas. Algumas peças de grife podem requerer lavagem à mão ou limpeza a seco.

Para cuidar de roupas de grife a longo prazo, armazene-as em um lugar fresco e seco, longe de fontes de calor e luz direta. Dobre-as corretamente e use cabides para evitar rugas. Evite usar produtos químicos agressivos ou ferramentas de limpeza que possam danificar o tecido ou a cor da peça. Quando viajar, coloque as peças em sacos apropriados para evitar amassados ou outros danos.

Clique e saiba mais +

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Veja mais posts

Atelier que conserta roupas em sp
Atelier que conserta roupas em Sp

Quem muitas vezes está à procura de um Atelier que conserta roupas, não é verdade? E não é qualquer conserto é algo executado com alta qualidade.