6 vantagens de possuir roupas de couro

6 vantagens de possuir roupas de couro e ficar na Moda.

6 Vantagens De Possuir Roupas De Couro

Quem nunca desejou ter entre as suas peças da moda preferidas uma bonita roupa de couro, não é mesmo? Além de ser uma opção atemporal, há diversas outras vantagens de se adquirir um produto com essa composição. 

As peças de couro não estão restritas apenas à vestimenta. Há quem utilize mochila, carteira, bolsa, chaveiro, nécessaire, mala, etc., fabricadas com o material. As possibilidades são várias, e são sempre de alta qualidade. 

Mas as roupas de couro possuem um destaque e um charme especial. Quem já utilizou uma dessas peças sabe que elas são confortáveis e estilosas, além de serem admiradas por muitas pessoas. 

No entanto, para adquirir uma peça de couro legítimo é necessário desembolsar um valor considerável, uma vez que a matéria-prima utilizada na fabricação das roupas possui alto custo de compra. 

Além disso, não se esqueça que é sempre necessário ajustar roupas de couro para que as mesmas fiquem sob medida em seu corpo, atribuindo ainda mais elegância para você.

Há muitos motivos que justificam esse investimento, e por isso ter uma peça de roupa de couro no seu armário certamente foi uma decisão tomada com conhecimento de causa. 

Se você já tem diferentes peças, ou se ainda não tem, mas sempre desejou comprar a sua, conhecer as vantagens desses produtos pode ser o passo que faltava para enfim adquirir a sua roupa. 

Então, siga na leitura deste artigo sobre 6 vantagens de possuir roupas de couro e conheça mais sobre as diferenças entre o couro legítimo e o sintético, assim como os motivos pelos quais vale a pena investir em uma peça o quanto antes. 

Couro legítimo x couro sintético

Couro Legítimo ou couro sintético qual o melhor
Couro Legítimo ou couro sintético qual o melhor

Quem procura por serviços de soldagem sabe que há diferenças práticas em uma solda aço inox, podendo ela ser do tipo TIG ou MIG. Quando se fala em couro, também é preciso entender que há a versão legítima e a sintética. 

No Brasil, a lei 4888/65, chamada de Lei do Couro, determina que o couro sintético não pode ser vendido como legítimo, de maneira que a composição do material deve estar descrita, para que o consumidor tenha a ciência do que está adquirindo. 

Em termos práticos, as diferenças principais entre as duas opções podem ser vistas em alguns aspectos, que são:

  • A origem;
  • O preço;
  • A resistência;
  • A etiqueta.

O couro legítimo é produto da pele de animais, de modo que a sua criação é natural, diferentemente do sintético, que é fabricado com produtos químicos como o poliuretano, o poliéster e o policloreto vinílico. 

Atualmente, já existe até mesmo o chamado couro ecológico, que é produzido a partir de seringueiras e, por isso, também não pode ser considerado como um produto legítimo ( e não dura nem 1 ano e nos dias frios mais de 10 pessoas nos contatam querendo restaurar couro sintético e NÃO FAZEMOS RESTAURAÇÃO DE JAQUETA SINTÉTICA).

Outro ponto que ilustra bem a diferença entre as duas composições do material é o preço da peça de roupa. 

No caso do couro legitimo, o valor costuma ser elevado. Mas isso é justificável: a peça possui uma durabilidade e uma resistência que são invejáveis, o que faz com que o item permaneça com a aparência perfeita por anos e anos, ao passo que uma jaqueta sintética não chega a durar nem 1 ano em 80% dos casos. O couro que mais se assemelha ao sintético é a pelica , cuja nobreza é sem igual. 

Jaqueta de couro legítimo descasca ?

Peças de couro sintético costumam ser mais baratas, mas em contrapartida também vão durar muiiiiiiiiiiiiiito menos. Justamente por isso, alguns fabricantes costumam confeccionar roupas misturando os dois tipos de couro, tornando o custo acessível e aumentando a qualidade. 

Em termos de resistência, se a peça de couro legítimo receber os cuidados indicados, ela pode ter a sua vida útil ilimitada, fazendo com que uma mesma roupa se mantenha em excelentes condições por vários anos. 

No couro sintético, esse prazo pode variar bastante, mas costuma ter a resistência bem menor do que se comparada ao couro legítimo. Sendo muito sincero, se chegar a 2 anos sem começar a descascar o tecido da jaqueta sintética já é muita coisa.

Por fim, vale mencionar que na etiqueta de uma peça de couro natural deve vir escrito “100% couro”, enquanto na sintética deve estar descrita a sua real composição. Portanto não se engane com conversa de vendedores que empurram a peça como couro legítimo.  Falando o Português claro, uma jaqueta de couro de procedência não sai por menos do que mil reais numa loja de shopping. 

Couro legítimo ou couro sintético

Características do couro legítimo

Tal como um porta fraldas amiguinhas, o couro legítimo possui características que permitem a identificação facilitada do produto, para que o comprador tenha a certeza de estar adquirindo a peça que ele precisa. 

Sendo assim, é comum que existam poros ou caroços de tamanhos pequenos na roupa de couro. Por ter origem animal, esses detalhes podem estar presentes em diferentes peças, sendo os arranhões e as rugas também uma característica do material. 

O cheiro de uma jaqueta de couro, por exemplo, também é bastante específico. Mesmo que a tecnologia já permita conceder ao sintético um aroma bem parecido, é possível identificar o couro natural pelo seu odor. 

Vale ressaltar que as bordas de uma peça de couro possuem fibras, o que faz com que elas sejam irregulares. Devido a isso, são também elásticas, enquanto o sintético é rígido.

Comprar couro LEGÍTIMO ou sintético (“couro” fake, vegano, ou courino)

Há quem já tenha feito o teste do isqueiro no couro legítimo, uma vez que o material natural não sofre com queimaduras e manchas ao ser exposto ao fogo. 

Por fim, quem achava que o couro legítimo era impermeável estava enganado. A água pode ser absorvida pelo material, o que faz com que algumas peças ou estofados precisem passar por um tratamento de impermeabilização. 

Nesse sentido, assim como para obter um licenciamento Ibama é necessário atender a diferentes requisitos, conhecer essas características do couro legítimo pode ser o meio mais simples de identificar se a peça é realmente aquela que você deseja adquirir. 

Roupas de couro: quais as vantagens de tê-las?

Qual O Preço Pra Reformar Jaqueta De Couro

As roupas de couro sempre foram peças apreciadas por muitas pessoas, dada a sua elegância e rusticidade características.

Mas esses são apenas alguns dos seus benefícios. Há muitos outros que fazem com que elas se tornem peças desejadas, conforme veremos a seguir. 

1. O couro é durável

Ao comprar uma peça de couro é possível esperar dela uma longa durabilidade. Não à toa, em termos de custo-benefício, ela pode ser a melhor opção para presentear quem esteja promovendo uma festa em um buffet para aniversário de 50 anos.

Além disso, se você preza por um guarda-roupa enxuto e evita acumular uma grande quantidade de roupas, a dica é adquirir peças bonitas, que certamente vão combinar com vários outros acessórios que você já possui. 

2. O couro não absorve outros odores

Quem tem o costume de deixar peças de roupas guardadas por muito tempo sabe que elas podem ficar com cheiros característicos, o que exige uma lavagem mais intensa antes de voltar a utilizá-las. 

O couro, principalmente depois de passar por processos de impermeabilização, possui uma boa resistência e não costuma absorver o cheiro de “guardado”, mantendo sempre o seu odor particular. 

Couro No Look Feminino

3. O couro é fácil de limpar

Dada a sua composição, o couro legítimo é uma das peças mais simples de limpar, e não precisa ser colocado na máquina de lavar constantemente. 

O uso de um pano úmido pode ser o suficiente para remover qualquer sujeira da peça, o que torna a sua manutenção bastante prática. 

Além disso, é fundamental evitar passar produtos químicos para higienização que não sejam indicados para o couro, prevenindo danos na roupa. 

4. O couro é maleável e firme ao mesmo tempo

Quando se diz que a roupa de couro é uma peça resistente, isso não significa que ela seja dura ou desconfortável. Muito pelo contrário. A sua firmeza garante que ela seja duradoura e que passe por diferentes impactos sem sofrer prejuízos. 

Não à toa, uma peça de couro dificilmente recebe outros tipos de tecidos na sua estruturação, justamente porque o material é firme e se mantém confortável ao ser utilizado na confecção de uma roupa. 

Essa característica também faz com que ele seja utilizado na produção de bolsas, malas e mochilas, aumentando a durabilidade do produto e fornecendo um item de qualidade que pode ser usado por longos anos. 

5. O couro permite a transpiração

Mesmo que o couro legítimo seja denso para quem o vê, as suas fibras naturais permitem que quem está usando a peça de roupa transpire normalmente, evitando que o material esquente muito. 

Por isso, se você tinha dúvidas sobre comprar uma peça por medo de passar calor, saiba que essa informação não passa de um mito. 

6. O couro é bonito e sofisticado

Quem já viu um sofá de couro ou bancos do mesmo material dentro de um veículo sabe o quanto o couro atribui um ar requintado a qualquer ambiente e a um carro, e por isso costuma ser visto como um item sofisticado. 

Além disso, ele pode ser o responsável por deixar um determinado modelo de roupa muito mais bonito, tanto pela sua aparência quanto pelo seu caimento. 

Nesse sentido, quem tem uma peça de couro consegue construir um visual elegante facilmente, o que faz com que qualquer pessoa conquiste a admiração e queira adquirir a sua própria peça.

Dica 7 ( Bônus). Ajustar roupas de couro.

Conserto de Roupas de Couro – Ellegancy Costuras

Após muitos anos de uso é comum precisar refazer o punho da jaqueta de couro, refazer a gola da jaqueta de couro. Ou então, dar uma repaginada na peça de couro  conforme muitos Personal Stylist costuma dizer : ” Upcycling em peças de couro “.

Essas são apenas algumas das principais vantagens de ter uma ou várias peças de couro no seu guarda-roupa, de maneira que seja possível desfrutar da durabilidade e da resistência delas por longos anos. 

Sendo assim, se você tinha dúvidas sobre comprar ou não aquela jaqueta ou saia que conquistou a sua atenção, não deixe de fazer o seu pedido o quanto antes, e tenha a certeza de usar uma peça atemporal, que nunca sai de moda. 

Esse Post sobre 6 vantagens de possuir roupas de couro foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário