Como cuidar de Ternos e Blazers

Cuidando dos ternos e dos blazers

Como cuidar de Ternos e Blazers -Nesse artigo procuraremos dar algumas dicas para manter praticamente “novos” por muito tempo tanto os seus blazers quanto os seus ternos.

Costuras e Reformas em Geral - Como cuidar  de Ternos e Blazers

E os ternos de alta qualidade e procedência são feitos com tecidos de fibras naturais como, por exemplo, lã e outros, na verdade o ideal mesmo é que devem ser lavados em lavanderia de sua confiança (a Ellegancy Costuras também presta esse serviço) em intervalos mínimos de aproximadamente sessenta dias. E de preferência mande lavar o paletó e a calça juntos, para que o desgaste tanto do tecido quanto da cor seja o mesmo nas duas vestimentas, e o mesmo procedimento com o blazer.

Se for possível não vista o mesmo terno por dois dias seguidos, pois esse procedimento acaba evitando o acúmulo de sujeiras, de transpiração, de pó, e muito mais. E depois do uso, antes de guardá-lo no armário ou guarda-roupa, pendure-o em um lugar bem ventilado para que as fibras de lã voltem à sua forma original.

Costuras e Reformas em Geral - Como cuidar  de Ternos e Blazers

AJUSTES DE TERNOS COSTUMES, PALETÓS, BLAZERS, 

Outra dica fundamental é que caso guarde no armário um terno úmido, pela transpiração ou porque pegou uma garoa, o mesmo sem sombra de dúvida pode mofar, então proceda da seguinte forma: remova o pó e as sujeiras que aderem às fibras com uma escova especial para roupas; evite guardá-lo em um local apertado, pois é primordial que o ar circule; pendure o seu terno ou o seu blazer em cabides apropriados; pendure o paletó num cabide firme de madeira, com suporte para os ombros, sem abotoar; pendure a calça pela barra em um cabide com presilhas, para não criar uma marca no meio das pernas, não se esquecendo de esvaziar os bolsos da sua calça, etc.

Evite todas as formas usar em sua casa os cabides de metal que vem da lavanderia, pois são práticos somente para o transporte até a sua casa, após isso são descartáveis, pelo simples fato que acabam danificando a sua vestimenta se usá-los direto, e uma vez danificado não retornam mais ao original, só se trazer até o nosso atelier Ellegancy Costuras para que possamos avaliar o caso e dependendo do que aconteceu recuperar totalmente a peça.

Costuras e Reformas em Geral - Como cuidar  de Ternos e Blazers

Como cuidar de Ternos e Blazers

E exceto em casos de manchas grandes ou do uso muitíssimo prolongado, você deve evitar lavá-lo a seco com muita frequência, pois os produtos químicos da lavagem a seco tiram o viço dos ternos de lã causando descoloração, então todo o cuidado é pouco. Se porventura você manda fazer seus ternos sob medida, encomende sempre de preferência dois pares de calças por terno, pelo fato da calça ser muito usada e desgastar mais rápido do que o paletó ou mesmo se dá com o blazer, lembrando sempre de lavar as duas calças juntamente com o paletó, para que o desgaste seja o mesmo nas três peças, fica essa ótima dica para você não esquecer.

Se por ventura você fez uma reeducação alimentar ou perdeu peso de outra forma e agora os seus blazers e os seus ternos estão super folgados sem nenhum caimento, traga para a Ellegancy que faremos os ajustes em Ternos necessários em suas peças e as mesmas ficaram completamente impecáveis em seu corpo, conte conosco que temos experiência de uma década nos ajustes e nas reformas de vestimentas de alta costura.

Costuras e Reformas em Geral - Como cuidar  de Ternos e Blazers
REFORÇANDO AS INFORMAÇÕES QUE FORAM ESCRITAS

Tanto os ternos quantos os blazers são uns dos itens mais caros do guarda-roupa masculino, e é justamente por conta disso e por apreciar demais essas vestimentas que você provavelmente deseja que o seu dure o máximo de tempo possível.

A LIMPEZA DOS SEUS TERNOS E BLAZERS

E o ideal é levar o seu terno para que seja feita uma lavagem a seco, porém a maior dúvida que as pessoas possuem é saber quando levar o terno para a lavanderia, podemos também dar a dica que você poderá se guiar, por exemplo, pelo odor dele, quando sentir que passou do ponto leve-o imediatamente para lavar, e se algumas manchas aparecerem por conta de alguns acidentes de percurso, use água e uma toalha macia para limpar o local isso ajudará a sujeira não impregnar de vez e dar tempo para logo que puder levar para a limpeza especializada.

Costuras e Reformas em Geral - Como cuidar  de Ternos e Blazers
AS SUGESTÕES DE CONSERVAÇÃO DOS SEUS TERNOS E DOS SEUS BLAZERS

Como mencionamos logo no começo do artigo evite usar a peça por dias seguidos, pois a vestimenta precisa de um tempo para como podemos dizer “pegar ar”. Reforçando que já foi escrito tanto a sujeira quanto o suor fará com que o tecido se desgaste de forma muito mais rápida e o cheiro ficará desagradável com maior facilidade, então evite totalmente.

E depois de usado, deixe-o pendurado fora do armário, pois dessa maneira, você garante que uma corrente de ar circule sobre a vestimenta fazendo com que o mau cheiro saia com maior facilidade, durando mais até a próxima lavagem que será efetuada.

Costuras e Reformas em Geral - Como cuidar  de Ternos e Blazers

Uma dica excelente e caseira é pendurar o terno no banheiro, pois enquanto você toma um reparador banho quente, o vapor da água auxilia a tirar o mau cheiro e a desamassar o terno, somente tenha a mais absoluta certeza de não colocar muito perto do chuveiro o terno.

E com uma escova de cerdas fina própria para ternos, escove o terno suavemente de forma que não danifique o seu tecido, por meio desse acessório você poderá tirar algumas manchas e a sujeira superficial da sua peça.

Outra dica imprescindível é não usar o ferro em hipótese alguma para passar tanto em seu terno quanto em seu blazer, use de preferência uma passadeira de roupas a vapor ou um vaporizador.

Costuras e Reformas em Geral - Como cuidar  de Ternos e Blazers

E quando for guardar, limpe-o e envolva-o em uma capa de TNT (é perfeita para a tarefa de prolongar a vida útil das suas roupas e ainda ajuda na organização, pois é confeccionada em TNT, material permeável, a capa permite que o ar circule evitando mau cheiro). Assim sendo utilize tecidos que permitam que se passe ar para dentro, como TNT, entre outros. Caso contrário à vestimenta poderá vir a mofar com maior facilidade.

Caso for viajar compre uma mala própria para levar seu terno, pois se porventura precisar levá-lo em uma mala comum, você pode virar o terno do avesso, unir os ombros e enrolá-lo, porém fique atento para que as lapelas estejam todas bem alinhadas para que o seu look chegue intacto ao seu destino.

Costuras e Reformas em Geral - Como cuidar  de Ternos e Blazers

Enfim, blazers e ternos são caros, feitos com tecidos delicados e mais finos, por conta disso jamais e em hipótese alguma devem ser colocados dentro de uma máquina de lavar, pois se isso vier acontecer, será um desastre total para a sua vestimenta. Então anote todas as dicas que foram dadas, pois sem sombra de dúvida dessa forma você vai manter o seu terno bonito, cheiroso e super bem cuidado por um longo período de tempo, e precisando ajustá-lo conte com os serviços da Ellegancy Costuras clicando aqui 

Desejamos imensamente que tenha apreciado a matéria que fizemos com muito carinho e dedicação conte conosco, se possível nos deixe sugestões de outros temas que certamente faremos de tudo para responder a sua solicitação com todo o prazer do mundo, desde já agradecemos de coração, até breve e forte abraço!!!

Deixe seu comentário