Tipos de tecido para roupa

Aprenda a conhecer os vários tipos de tecido

Existe no mercado uma variedade imensa de tipos de tecido usados na fabricação das mais diversas peças de roupas e outros artigos.

Como em nosso Atelier de Costuras Ellegancy realizamos ajustes em vestido de festa, conserto em terno, reforma em roupa de couro nobre, entre outras peças, nos diversos tipos de tecido e com isso resolvemos escrever a respeito.

O fato é que conhecer as principais características de cada tecido é de extrema importância para realizar a escolha correta.

Conhecer os variados tipos de tecido é importante no momento em que for adquirir uma peça de roupa, pois se ater a qualidade é essencial e fundamental para você obter por um bom período de tempo um vestuário de qualidade.

Alguns tipos de tecido e suas características 

A RENDA

Renda

As rendas acabaram surgindo no fim da Idade Média, sobretudo na Alemanha, na França, na Itália e na Inglaterra. E foi através das famílias portuguesas colonizadoras que no século XVIII chegaram ao Brasil.

Existem dois principais tipos de rendas, a primeira é denominada de agulha que é confeccionada dando-se laçadas com o fio, em pontos complexos ou mesmo simples, o que acaba resultando em uma padronização dos desenhos.

A segunda é denominada de bilros que são formadas pelo cruzamento entremeado dos fios executados sobre o pique que é exatamente um cartão onde encontra o decalque de cada desenho e em um suporte de madeira, além do auxílio de almofadas e de alfinetes para que as rendeiras executem com precisão a fabricação de renda por renda.

As rendas mais comuns são as de poliéster e de algodão, que são bordadas sobre telas, tules e ainda podem ser rebordadas com pedrarias deixando o vestuário extremamente sofisticado e glamoroso.

Portanto, as rendas podem ser aplicadas em diversificados tecidos, principalmente para os looks destinados as festas como os seguintes: em vestidos de noivas, em vestidos de formandas, etc, além de outras peças como saias, blusas, entre outras.

A SEDA

Seda

É uma fibra natural de origem do casulo do bicho-da-seda. É um tecido que possui um excelente caimento e costuma ser utilizado em peças de roupas mais soltinhas e que não fica muito justa ao corpo.

A seda é de preferência brilhante e de toque absurdamente sedoso, é naturalmente considerado um tecido nobre muito utilizado na moda festa em geral.

Uma dica super importante para quem possui uma peça de seda é que a exposição em excesso a luz solar pode provocar o desbotamento do tecido, então todo o cuidado é pouco para a preservação total da sua roupa.

O ALGODÃO

Algodão

Segundo a história o país que ficou mundialmente conhecido pelo cultivo do algodão foi o Egito pelo solo absurdamente favorável e pelo clima. O algodão egípcio plantado às margens do Rio Nilo é bem macio e muito mais forte.

Atualmente existem quatro tipos de algodão usados na indústria têxtil que são os seguintes: o asiático, o egípcio, o sea-island e o upland, além disso, é simplesmente a fibra mais utilizada em todo o mundo.

O caimento de uma peça de algodão depende diretamente da quantidade de fios que a mesma possui quanto mais fios melhor é o seu acabamento e durabilidade.

Possui alta capacidade de absorção e de tingimento, sem contar que pode ser lavado e passado tranquilamente.

Além disso, possui menor probabilidade em provocar reações alérgicas, e excelente capacidade de absorção, em confecção de roupas absorvem melhor o suor, proporcionando conforto.

O CREPE

Crepe

O nome “crepe” provém do francês e quer dizer “crespo” é um tecido com um toque mais granulado e mais seco, além de ser composto por fios altamente torcidos de seda ou de lã e apresenta uma variedade imensa de espessuras, alguns são mais finos, médios e pesados.

Por ser maleável e possuir um bom caimento, é indicado para confecção de saias, vestidos de festa e de peças mais soltas.

A LÃ

Lã

A lã é uma fibra natural derivada do pelo dos carneiros e das ovelhas. É um tecido com um bom isolamento térmico, ou seja, a mesma mantém a temperatura corporal, também não amassa e é bastante confortável.

Era muito usada na Idade Antiga pelos povos nômades como agasalho, porém, a Mesopotâmia que é atualmente o Iraque foi à pioneira na domesticação destes animais e por conta disso s suas lãs acabaram se tornando tão famosas na história.

Com isso, não demorou muito para que esse tecido acabasse se tornando a principal fibra da Europa, conquistando as cortes e consequentemente os nobres.

No vestuário, a lã é utilizada a mais de doze mil anos, sendo que a primeira fábrica foi criada pelos romanos na cidade de Winchester na Inglaterra em 50 dC.

Portanto, a lã é um tecido com bom isolamento térmico, pois não aquece muito sob o sol, mantendo a temperatura naturalmente do corpo mais baixa em comparação com tecidos sintéticos, por exemplo.

Muito utilizada na confecção de casacos de inverno, em blusas mais finas, de meia-estação, além de saias e de vestidos de lã.

O LUREX

Lurex

O lurex acabou ganhando destaque na década de nos 80, época em que o brilho estava em alta como acontece atualmente na moda, e esse tecido acabou se popularizando em nosso país com a novela Dancin’ Days que foi exibida pela Rede Globo.

É um tecido com fio metalizado ou com uma aplicação de glitter nas tonalidades: dourada, bronze ou prateada possui um bom caimento, além de ser super versátil e confortável.

Além disso, possui bastante elasticidade e flexibilidade que se adapta ao movimento do corpo. É muito utilizado em casacos, em vestidos, em blusas e até mesmo em cortinas e também em mantas.

A MALHA

Malha

A malha está entre os tecidos mais antigos do mundo e de acordo com pesquisas é bem complicado definir com total precisão quanto surgiu, porém, o que se sabe é que foram encontrados calções de malha utilizados em escavações no Egito em 1.000 a.C..

Contudo, toda a produção de tecidos de malha era manual até o século XVI, e isso só mudou com a invenção de uma máquina de tricotar criada por um pastor que desejava ajudar a esposa na fabricação dos tecidos e seu nome era Willian Lee.

Composta com fios entrelaçados, onde cada laçada que se forma passa por dentro da laçada formada anteriormente, sem que haja um ponto fixo de ligação entre as mesmas.

Essa característica diferencia a estrutura da malha dos tecidos planos, que se entrelaçam num ângulo de 90° executando assim uma amarração bem mais rígida.

É um tecido bem maleável que naturalmente estica bastante e não amassa, sendo usado em roupa íntima, na moda praia, em pijama, em uniforme, em agasalho, e muito mais.

O VELUDO

Veludo

O veludo é um tecido extremamente antigo, cuja origem de acordo com pesquisas se deu nos séculos X e XV e existem registros de que foi criado na Índia, porém, durante um longo período de tempo a sua fabricação aconteceu exclusivamente na Itália.

O tecido que apresentar tanto aspecto aveludado quanto pelos curtos pode ser considerado um veludo, e é geralmente aplicado sobre uma trama de algodão diretamente.

Existem vários tipos de veludos como os seguintes; alemão, cotelê, liso, etc. Com isso, é um tecido com excelente caimento para inúmeras pelas, além de ser um pouco pesado e bem quentinho.

O CHIFFON

Chiffon

Sobre a origem do chiffon pouco se sabe até o exato momento, porém existem registros desde o ano de 1700 de ter sido usado na Europa como sinônimo pelos abastados de poder, de riqueza e de status.

Existe o chiffon toque de seda e o chiffon sintético feito de 100% poliéster cuja característica é ser um pouco mais seco, porém, ambos são levemente transparentes.

Portanto, é um tecido fino, leve, etc, tendo um determinado peso em sua composição proporcionando um caimento bom, mas não chega a dar volume nas peças.

Esses foram alguns tipos de tecido, mas na verdade existe uma vasta variedade no mercado destinado a confecção de infinitas peças.

Costureira em Alphaville

Para quem não nos conhece somos do Ateliê de Costuras Ellegancy especializado em ajustes, em consertos, em reformas, em customizações, e muito mais, de itens de alta qualidade como roupas e acessórios.

A gama de serviços que disponibilizamos para todos os públicos é vasta e podem ser observados em nosso Blog, em nosso canal no YouTube, em nosso Instagram, entre outros, qualquer dúvida entre em contato através dos telefones que estão à disposição em nosso site.

Em suma, estamos aguardando a sua visita para deixarmos a sua peça de roupa impecável em seu corpo, certamente um ou mais trabalhos que executamos em nossos Ateliês Ellegancy se encaixará totalmente com as suas necessidades, forte abraço e até breve.

Deixe seu comentário