A costura artesanal nos ajustes de roupas

A costura artesanal nos ajustes de roupas

 

A costura artesanal nos ajustes de roupas

 

Hoje em dia o ramo de consertos e reformas de roupas se popularizou e tornou-se em muitos lugares franquias. Entretanto há quem ainda execute a costura artesanal nos ajustes de roupas.

 

Antigamente costurar era uma arte onde as “ artesãs” costureiras se utilizavam dos melhores tecidos para confeccionar roupas aos clientes, que geralmente eram as madames e seus respectivos maridos.

Com o passar dos anos e o crescimento populacional não era mais possível atender à grande demanda de pedidos de roupas e muitas pessoas viram nisso um Mercado excelente: Confeccionar roupas em larga escala.

 

Quantidade e Qualidade

A partir do momento em que existe a necessidade de fazer muita produção, seja lá o que for, a qualidade não é mais a mesma, os cuidados não são mais o mesmo.

Portanto a diferença de preço entre uma roupa fabricada em larga escala e uma roupa sob medida é astronômica, pois a roupa sob medida é feita Única e Exclusivamente para aquela pessoa.

Sendo assim, serão necessárias visitas para decidir modelo, tecido, estilo. Após a confecção serão necessárias provas até a roupa ficar praticamente perfeita no corpo da pessoa.

 

Costureiras caprichosas nos Ajustes de roupas

costureiras caprichosas nos ajustes de roupas

Aplicando bordado em vestido de festa aqui no Ateliê de costuras

 

Contudo, no ramo de ajustes de roupas existem pouquíssimos lugares que executam o trabalho de costuras de forma artesanal.

Todavia, é muito comum fazer uma barra de calça jeans , assim como é normal fazer um ajuste de cós em calça social.

Entretanto, ter em mãos uma  peça mais delicada como  por exemplo uma gravata para afinar  ,  um Paletó para cerzir   ,  um biquíni para diminuir tamanho e os bordados em pedrarias requerem a costura artesanal.

 

O que é Costura Artesanal

 

Costuras e Reformas em Geral - A costura artesanal nos ajustes de roupas

 

Costura artesanal é aquela costura onde têm de ser feita manualmente, ponto a ponto, pedraria por pedraria.

Afinar gravata por exemplo, é necessária uma técnica especializada em abrir a gravata com todo cuidado,  medi-la , cortar com todo cuidado, refazer a entretela, depois fazer ponto a ponto.

 

Para as mulheres que têm ou já quiseram ter um vestido bordado com pedrarias e rendas sabe que o valor é bem alto, principalmente se o bordado for bem preenchido no vestido.

Dessa forma, não é à toa que 90% dos vestidos de festas da China não vem bordado com pedrarias, e alguns que vêm com bordados muitas vezes foram pedrarias de qualidade não muito boa e ainda foram coladas.

 

customização em vestido de festa e pedraria

 

O verdadeiro bordado é aquele feito à mão, selecionado junto à cliente, executado ali com o máximo de precisão para ficar uniforme no vestido, e não colocado de qualquer jeito, sem critério, sem medição.

 

Na hora de Ajustar vestido de noiva na barra por exemplo, cuja barra tenha rendas e pedrarias, faz-se necessário retirar manualmente renda por renda, pedraria por pedraria e depois recolocá-las.

 

E por tratar-se de uma prestação de serviços, a costura manual costuma não ser muito valorizada no Brasil. Dessa forma, muitas costureiras infelizmente deixaram de exercer esse lindo ofício para trabalharem em outras funções.

Dessa maneira, quem valoriza a costura artesanal sabe que o preço não pode ser barato pois são costureiras habilidosas, gerenciadas por uma pessoa que fará a ponte entre cliente e costura.

Tudo o que é artesanal leva tempo, requer técnica, paciência e muito amor.  Por isso o artesanato enche os olhos de quem o vê, inspira sonhos, desejos.

 

Cerzido invisível em Paletós e calças sociais.

Costuras e Reformas em Geral - A costura artesanal nos ajustes de roupas

 

É muito comum para os homens rasgar o bolso da calça com uma chave , ou aos fumantes queimar o Paletó com cigarro e aí olhar aquela linda peça de roupa e pensar que a perdeu.

 

Porém, no Ateliê de Costuras da Ellegancy Costuras existe o trabalho de Cerzido Invisível , onde a cerzideira reconstrói trama por trama do tecido manualmente até sumir o rasgo e ficar praticamente imperceptível.

Contudo,  ofício de cerzir ternos é raríssimo e a Tatiana dona do Ateliê de Costuras da vila Olímpia nos mostrou que tem clientes que enviam Paletós para cerzir  , enviam calças sociais para fechar os rasgos.

Quanto custa para cerzir um Paletó ?

O preço não é barato, admite a Tatiana. Pois segundo ela  tudo é feito manualmente, com a utilização de lente de aumento e outras várias técnicas que evidentemente ela não quis nos contar.

Ela nos disse que a procura por Ajustes de roupas em Sp sempre aumenta.

Portanto se o Terno ou o Paletó for muito barato não valerá a pena procurar por esse serviço.  Mas se a pessoa usa Ternos Caros vale muito esse serviço.

Tanto vale que a pena que a Tatiana nos mostrou com todo entusiasmo as Avaliações dos clientes do Ateliê no Google Meu Negócio e na Fan Page do Facebook.

 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de hoje sobre a Costura Artesanal.

 

Em breve teremos outros Posts sempre buscando o melhor para vocês.

 

Veja mais do nosso trabalho nos links abaixo :

Fazer cerzido em casaco de lã

Ajustar Sobretudo, ajustar Trench Coat

 

 

Página de fãs (facebook):

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Instagram:

https://www.instagram.com/ellegancycosturas/?hl=pt-br

Canal no YouTube:

https://www.youtube.com/user/ellegancy2014

Pinterest: 

https://br.pinterest.com/ecosturas/

 

 

 

 

Tema do Post :Costureiras caprichosas nos Ajustes de roupas

Deixe seu comentário