Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

Sugestões de tecidos para que você possa escolher o ideal para o seu vestido de festa.

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.
Como diariamente atendemos a essas lindas que chegam até nosso Atelier de costuras para fazermos os Ajustes em Vestidos de festas,  resolvemos fazer esse Post aqui para tentarmos ajudar vocês na escolha.

Sabemos que existem vestimentas para cada ocasião, porém em eventos e em festas mais formais é necessário um look mais apropriado, mas além do modelo das peças, o tecido também conta neste quesito. E se você tem dúvidas sobre tecidos para os vestidos de festa, então confira o nosso artigo.

E tudo certo se você não entende nada de costura, porém se porventura você desejar se inspirar em um look de alguma celebridade ou até mesmo deseja ir a um estilista para fazer um vestido de festa, é necessário conhecer ao menos o básico sobre os tipos de tecidos para vestidos de festa, pois a escolha do tecido certo faz toda a diferença tanto no caimento da peça quanto no modelo.

Então vamos conferir alguns tipos de tecidos para vestidos de festa?

TECIDO DENOMINADO DE TAFETÁ: e para as mulheres que procuram tecidos mais estruturados pode acrescentar em sua lista de opções de tecidos para vestidos de festa, simplesmente o tafetá.

E esse tecido é um pouco mais grossinho e chega até lembrar o cetim, porém não possui o mesmo caimento, e por conta desse detalhe acaba sendo uma opção de tecido para vestidos de festa tomara que caia, pois fica extremamente estruturado e com o caimento reto.

E o tafetá é muitíssimo utilizado não só nos vestidos de festas para as convidadas como para as formandas e para as madrinhas, além de tudo é também um excepcional tecido para o vestido de noiva, simplesmente maravilhoso.

Alguns tipos de Tecidos para Vestidos de Festa

Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

Costureira ajuste vestido de festa

TECIDO DENOMINADO DE TULE: e outra opção de tecido para vestidos de festa é o tule, que é um velho conhecido, porém sem sombra de dúvida continua sempre em evidência. E esse tipo de tecido é semelhante a uma colmeia e o detalhe da trama é simplesmente mais aberta deixando a vestimenta totalmente transparente e nesse caso é ideal para ser usada como sobreposição, fica simplesmente divino.

E esse tecido possui alguns tipos de variações que são as seguintes:

O TULE DE POLIÉSTER OU O TULE DE POLIAMIDA: cuja trama de origem industrial é extremamente conhecida e bastante utilizada para dar volume às saias rodadas e as vestimentas em geral;

O TULE DE SEDA: e essa versão do tule mantém o estilo completamente vazado do tecido, porém nesse tipo de tecido a sua característica é não possuir volume, deixando o vestido de festa com muita leveza e com mais fluidez;

O TULE FRANCÊS: é o único modelo de tule que possui muitíssimo brilho e a trama é bem aberta.

Colocar brilho em vestido de festa

Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa - tule

TECIDO DENOMINADO DE VELUDO: e o veludo é uma das alternativas clássicas de tecidos para os vestidos de festa, e é super conhecido por seu visual um pouco mais pesado e com uma textura extremamente macia lembrando pequenos pelinhos.

E consequentemente por possuir uma cobertura mais pesada é um tecido bem característico e absurdamente ideal para os vestidos destinados para os dias de temperaturas mais amenas e para eventos que demandem mais formalidade, pois são super elegantes e sofisticados.

E assim sendo esse tipo de tecido pesado acaba refletindo no caimento que fica reto e excelente em vestimentas longas, em vestimentas lisas, etc, porém nada impede que se confeccione e use vestido curto e de manga longa, tudo dependerá do seu estilo e do seu bom gosto.

Ajustar vestido de festa em São Paulo- Clique aqui 

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

TECIDO DENOMINADO DE VOAL OU DE VOIL: e para quem está procurando por alternativas com uma sutil transparência, pode incluir tranquilamente o voal na lista de tecidos para vestidos de festa.

E esse tipo de tecido é tremendamente leve e super indicado para sobreposições por conta da característica de sua transparência, e efeito leve que o tecido permite ficar lindo em vestidos estampados quanto em vestidos lisos, inclusive com estampas florais, caindo bem para os modelos destinados para os dias de temperaturas mais elevadas.

E além de ser muitíssimo indicado para as estações quentes, o vestido confeccionado com voal ainda é um super coringa quando o assunto são festas tanto diurnas quanto noturnas, bastando apenas saber combinar os detalhes do vestido para casa tipo de ocasião com os acessórios, e, além disso, pode ser uma incrível opção de vestido com bordado, simplesmente sensacional.

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

TECIDO DENOMINADO DE BROCADO: e se porventura a sua procura é por um tecido que seja visualmente nobre, invista sem medo de ser feliz no brocado. É um tecido que já vem com bordados normalmente com os fios metálicos, o que acaba adicionando um charme a mais para a vestimenta dispensando qualquer outro detalhe no vestido de festa.

E entre as opções que já foram mencionadas com tecidos para vestidos de festa, o brocado é uma das alternativas com mais peso, e isso acaba dando um super caimento à vestimenta ficando levemente estruturada, porém sem ganhar muito volume apenas um UP a mais.

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.
Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.
Seda para vestido de festa

A seda pura é um clássico elegantíssimo dos tecidos para os vestidos de festa, e esse tecido que é de origem totalmente natural tem caimento leve e também é super macio, além de possuir um brilho característico natural e sútil. Esse tecido fica extremamente belo nas propostas de vestidos de seda tanto em eventos no período do dia quanto em eventos no período da noite.

E a gama de variedade das sedas é gigantesca, e é possível encontrar desde opções com cores lisas, com cores estampadas, entre outras, permitindo com isso fazer belíssimas composições com os vestidos de festa.

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.
Consertos de roupas de festas – clique aqui 
Vestido de festa de cetim 

: e o cetim é mais uma das escolhas dos tecidos para vestidos de festa, e um exemplar substituto da seda natural, porém esse tipo de tecido não tem o mesmo caimento que a seda, porém também possui uma caída mais escorregadia, com um brilho sutil e mais leve.

E mesmo não sendo um tecido tão elegante como a seda, é sim um bonito tecido para a mulher que deseja um vestido curto ou um vestido longo. E esse tipo de tecido é super perfeito para modelos de vestidos mais simples ou até mesmo com drapeados, a vantagem desse tecido é que além de ser extremamente versátil e belo ainda possui um valor um tanto que em conta se comparado com outros.

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

TECIDO DENOMINADO DE RENDA: outra escolha bem clássica entre os tecidos para vestidos de festa é sem sombra de dúvida a renda, pois é um tecido absurdamente delicado valorizando sobremaneira qualquer modelo de vestido, e pode ser uma excelente opção desde vestido de renda curto como vestido longo para festas no período diurno quanto período noturno.

É um tecido super coringa para criar modelos elegantes para: as formandas, para as madrinhas e até mesmo para o vestido de noiva, ficam simplesmente incríveis.

E além da infinidade de cores que a renda pode proporcionar o tecido ainda apresenta uma variedade gigantesca de tipos de renda como as seguintes: a renda francesa, a renda guipir e a renda renascença, e isso é fundamental para quem deseja achar modelos de tecidos rendados com diferentes estilos de renda para que se enquadre perfeitamente em seu perfil.

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

TECIDO DENOMINADO DE CHIFFON: e o tecido chamado de chiffon é uma das belíssimas opções de tecidos para os vestidos de festa, e que não é raro de encontrar em muitos modelos sedo usados por famosas e por anônimas.

E esse tipo de tecido é conhecido por também possuir certa transparência, o que em caso de vestido ou mesmo de saia é necessário que seja utilizado com o forro por baixo. E mesmo possuindo essa transparência, não é um tecido que chega a ser muito leve, porém acaba deixando a vestimenta com fluidez.

Assim sendo o tecido não é completamente liso possuindo uma pequena textura que pode ser sentida perfeitamente ao toque das mãos, e com isso o chifon costuma ser mais utilizado em modelos com saias levemente rodadas, em detalhes com plissados e com drapeados.

E não confunda o chiffon com voal, pois apesar de terem como semelhança a transparência são tecidos diferentes por conta de o chiffon ser mais pesado, então se atenha a esse detalhe.

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

TECIDO DENOMINADO DE ORGANZA: esse é outro tipo de tecido que possui uma leve transparência, e assim sendo a organza é uma das opções de tecidos para os vestidos de festa.

E além dessa transparência que é um charme todo especial do tecido, a organza ainda apresenta um leve brilho cintilante valorizando ainda mais o tecido, tornando assim o mesmo super propício para uma festa durante a noite, pois a luz refletida valoriza extremamente o vestido de festa.

E esse tecido apesar de leve é um pouco armado não sendo indicado de forma alguma para a mulher que procura por modelos com mais leveza e com mais fluidez.

Costuras e Reformas em Geral - Tipos de Tecidos de Vestidos de Festa.

E nesse momento que você acabou de conhecer algumas características e também alguns dos tecidos existentes (só alguns, pois existem infindáveis tecidos no mercado) para os vestidos de festa já pode escolher sem receio os tecidos que mais agradaram.

Sobretudo , os tipos indicados para cada tipo de vestimenta e para cada tipo de modelo, não perca tempo e faça a sua escolha, e se porventura desejar ajustar o seu vestido de festa ou mesmo customizar a Ellegancy Costuras está a sua inteira disposição.

A Ellegancy Costuras não confecciona vestidos de festas nem roupas , mas trabalha frequentemente com esses e com infinitos outros tipos de tecidos nobres como, por exemplo: couro original. chamois, suede, camurça, nobuck, pelica, etc.

Caso você necessite fazer consertos de roupa (ou outro tipo de ajuste, reparo, conserto, etc) que tenha a presença desses tecidos que mencionamos nesse parágrafo, pode nos trazer a sua roupa que certamente teremos a disposição uma cor ideal de tecido nobre para aquilo que você tem em mente em realizar

Customização em vestido de festa – Clique aqui 

customização em vestido de festa e pedraria
Veja mais sobre reforma de vestidos de festas clicando aqui 
luxo bordar vestido de festa

Deixe seu comentário