(11) 5677-2429

A História da Alfaiataria Inglesa e Alfaiataria na Europa

Um pouco sobre a história da alfaiataria inglesa e onde fazer ajustes em roupas de alfaiataria.

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

A HISTÓRIA DA ALFAIATARIA EUROPÉIA E INGLESA

Ontem entregamos alguns Ajustes em Ternos Bower Roebick de um cliente nosso, e como os ternos eram maravilhosos nós pesquisamos  a respeito da Marca e descobrimos que é de um Alfaiate super conceituado na Inglaterra.  Daí resolvemos fazer essa postagem sobre o Nascimento da Alfaiataria.

( Terno ajustado na Ellegancy Costuras)

bower-roebick-ajuste-de-terno-ellegancy-costuras-5380811
bower-roebuck-catalogo-5864380

bower-roebuck-simbolo-5128692
bower-roebuck-ternos-7165635

A arte e o conhecimento da alfaiataria, que é o ato de escolher o melhor tecido e cortá-lo, desenvolveu-se de uma forma lenta e gradual na Euroupa no século XII

Durante a Idade Média, a roupa de um modo geral era praticamente uma forma de somente cobrir o corpo das estações, principalmente no frio intenso.

No período da Renascença veio a necessidade de valorizar a silhueta em sua forma humana. Então os Europeus começaram a abandonar as roupas largas e sem corte do período Medieval, dando espaço para roupas muito mais bem elaboradas e acinturadas, com corte muito mais moderno afim de destacar os contornos do corpo em suas devidas partes. Daí nasceu a Alfaiataria.

Nesse momento, o tecido era a característica principal que distinguia a vestimenta da pessoa, e não era raro a pessoa produzir roupas para sí mesmo em sua confecção. Porém, os alfaiates começaram a ganhar espaço dos tecelões e caíram na graça da sociedade que exigia roupas cada vez mais elaboradas e de qualidade ímpar.

A Alfaiataria cresceu à mesma proporção que as cidades foram evoluindo, e novos ricos já não queriam se vestir com o trabalho dos tecelões, e sim com alfaiates que começavam a se destacar. Primeiramente foi a Itália a ter os melhores alfaiates, depois a Espanha e a França se tornaram centros da Moda pois tinham poder, riqueza e influência na Europa. Na idade média de Miguel Ângelo a Itália atingiu o seu grande ápice da moda, E a França atingiu seu imenso patamar no reinado de Luís XIV quando os jovens milionários iam à Paris para renovarem seus guarda roupas.

A meio do século XVII os homens desistiram de usar o “doublet” (casaco assertoada e apertado), o “Hose” (peça de vestuário usada com o doublet e que consistia numa meia-calça que chegava até á cintura) e a “cloak” (capa), tendo começado a usar casaco , colete e “breeches” (calças que terminavam normalmente acima do joelho), as 3 peças de vestuário que podemos começar a identificar com a forma de vestir actual.

Ajustar Terno em São paulo- Clique aqui 

Do outro lado do canal da Mancha, os Ingleses não só tinham abandonado o “doublet” e a “hose”, como ultrapassaram rápidamente a fase da roupa ricamente bordada “decretada” pela corte Francesa. Note-se que tinham conseguido sobreviver uma guerra civil amarga, mas democratizante (l642 – 1649), a qual entre outras coisas tinha posto em questão os veludos e brocados, as sedas e os cetins, as cabeleiras empoadas, entre outras ostentações do código de vestuário da aristocracia Francesa. Dois séculos mais tarde, Oscar Wilde, diria que os Puritanos e os cavaleiros que lutaram essa guerra, estavam mais interessados nos seus hábitos, que nas suas convicções morais.

Reforma em casaco barbour e ajuste em casaco burberry em nosso Ateliê de costuras

trocar gola de tecido por gola de couro pelica
APERTAR E AJUSTAR ROUPA MASCULINA E FEMININA
ajuste de punho casaco burberry sp


Os Ingleses afastaram-se do seu altamente decorativo e delicado estilo cortesão e assumiram formas mais práticas. O vestuário dos fidalgos rurais e os da nova classe mercantil que nascia durante o século XVIII, tornou-se progressivamente menos belo e requintado, tornando-se mais sombrio e sóbrio.

Nas primeiras décadas do século XIX a sobriedade (pelo menos no vestir) começou a permear inclusive os circulos mais intimos da corte, de tal forma que Rei, Raínha e princesas se vestiam de forma identica á dos seus súbditos. Em meados do século XIX, chapéus altos, chapéus de chuva e “frock coats” (casacos a 3/4) estavam largamente em uso, todos em negro brilhante.Os Alfaiates Ingleses, particularmente os Londrinos, dominavam a Moda.

Em primeiro lugar, porque os ingleses tinham evoluído para uma forma de vestir masculina, que era uma mistura subtil de fidalguia rural, com um toque de roupa desportiva e um toque de burguesia comerciante, produto da tremenda vaga da Revolução Industrial. Depois, o tipo de roupa usada em meios aristocráticos não tinha sido desenhado a pensar em funcionalidade, antes com preocupações de decoração, tecidos e cores.
Quando o afastamento da ornamentação e ostentação começou a ocorrer, este tornou-se no primeiro critério na roupa para Homem. Hoje damos como dado adquirido o conforto no vestuário, mas a ideia do “encaixar” na roupa masculina é um conceito relativamente recente.

terno de alfaiataria do noivo todo ajustado

Reforma de Paletó- Sp

https://elcosturas.com.br/ajuste-seu-terno/

Note-se que é uma ideia que exige grande habilidade para ser posta em prática. O Alfaiate ingles foi treinado para usar tecido á base de lã, e após anos de experiencia e prática, desenvolveu técnicas para “moldar” a roupa ao corpo sem ter que duplicar exactamente as formas verdadeiras do utilizador. Em resumo, o alfaiate podia agora desenvolver uma nova forma de estética no vestuário; podia imitar o corpo humano e ao mesmo tempo que o “melhorava” e idealizava ! Já nao era uma questão de usar jardas e mais jardas de brocado de seda.

Os Homens tornaram-se gentis-homens (gentleman), em si mesmo um conceito do recente século XIX, e perderam a disposição para comportamentos chamativos em favor de discrição, simplicidade e perfeição de corte. Houve tremendas inovações nos ultimos cem anos em termos de moda e da arte da Alfaiataria; As máquinas de costura fazem o trabalho de costurar, produzindo costuras direitas melhor do que se fossem feitas á mão. Novas tecnologias no fabrico de tecidos, produziram tecidos mais confortáveis, permitindo a adaptação da moda a estilos de vida mais despreocupados.
Contudo a alfaiataria é, e provávelmente continuará a ser, uma arte.

O Alfaiate ainda crê em criar roupa de forma personalizada, como sempre o fez. Desde a invenção do pronto-a-vestir , em meados do século XX, das roupas feitas em série, que o desaparecimento do alfaiate tem sido predito. Contudo, os artesãos têm conseguido sobreviver e mesmo prosperar, demonstrando a obvia existência de algo único e pessoal nas nossas vidas, nesta época do insípido e da produção em massa. Os alfaiates podem ser considerados os representantes do produto único e de qualidade. Essa é no fundo a marca da sua tradição.

fonte: G. Bruce Boyer

Ternos de alfaiataria exige muito cuidado em seu ajuste, pois é uma peça de alta complexidade.

Clique e saiba mais +

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Veja mais posts

Ajustes em cima da hora

Ajustes em cima da hora de roupas em Sp Muitos clientes nos procuram desesperados para realizarmos ajustes em cima da hora seja por conta de