O significado do Bar-Mitzvá, que marca a Maturidade do jovem Judeu

cerimînia do bar-mitzvá ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

Tudo sobre a Cerimônia do bar-mitzvá do judaísmo.

 

O bar-mitzvá (que significa filho do mandamento ou da lei em hebraico) é a transição certamente mais importante e especial na vida de um judeu, e essa cerimônia mais do que especial acontece quando a menina completa doze anos de vida e o menino aos treze anos de idade. “A pessoa passa a ser livre e responsável por seus atos. A partir desse momento, não pode mais atribuir suas escolhas aos pais”, explica o rabino Ruben Sternschein, da CIP (Congregação Israelita Paulista) e professor-convidado da Faculdade de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo). O rabino diz ainda que o jovem define seu caminho de acordo com seus valores e comprometimentos. “Essa lei da religião ajuda o jovem a assumir sua maturidade social e cultural, como cidadão e judeu”, afirma.

 

Com a idade de dez anos para as meninas e com a idade de onze anos para os meninos, os jovens são iniciados em um curso preparatório para aprenderem sobre aspectos do bar-mitzvá, e é por meio dessa preparação e desse aprendizado que todo um período é dedicado e direcionado para essa cerimônia, pois é o próprio jovem adolescente que terá a responsabilidade de dirigir todo o ritual que é feito (uma parte na língua hebraica), demonstrando por meio da explanação toda uma simbologia relacionada e voltada à religião.

 

E outra etapa do curso importante e bastante educativa se refere às aulas de diferentes assuntos e conteúdos relacionados aos seguintes temas: responsabilidade social e justiça, sustentabilidade, lealdade, ecologia, amizade, direitos humanos e muito mais. Além de também ter aulas especificamente direcionadas ao judaísmo com as quais se procura fazer com que os jovens reflitam e interpretem as leis de acordo com o seu modo de pensar. “Tentamos aproveitar a idade desses rapazes para torná-los seres humanos melhores”, afirma o rabino.

 

E essa cerimônia tão importante chamada de bat-mitzvá para os meninos que existe a cerca de dois mil anos e a cerimônia direcionada para as meninas chamada de bat-mitzá (que significa “filha da lei” ou “filha do mandamento”) que existe em torno de cerca de setenta anos. Como existem várias correntes no judaísmo na maioria delas na época as mulheres eram liberadas dos estudos religiosos e isso pode ser o indicador do fato do ritual para as meninas ser bem mais recente na história da religião judaica, e por conta disso o bat-mitzvá para as meninas está em fase de construção se baseando e se assemelhando totalmente ao bar-mitzvá dos meninos, só dependendo da corrente do judaísmo que desejam seguir e se aprimorar.

 

bat mitzva

 

 

A cerimônia do bat-mitzvá possui simbolismos fortíssimos, e um deles é a leitura pública da Torá que é composta ao todo por cinco livros que são: o livro Pentateuco ou Gêneses, o livro de Êxodo, o Livro de Levítico, o livro de Números e o livro de Deuteronômio, que compõem o livro sagrado do judaísmo. E durante a cerimônia é o garoto que lê o trecho da Torá e de forma simbólica esse gesto representa que a partir daquele exato momento o livro sagrado é dele que passa a ser o responsável pelo mesmo, além de poder interpretá-lo devidamente. “Tentamos aproveitar a idade desses rapazes para torná-los seres humanos melhores”, afirma o rabino.

 

bat-mitzva-menina-tora_1

 

Para o bar-mitzvá outro símbolo de suma e extrema importância é o tefilin, que são caixinhas pretas que são colocadas mais precisamente no braço, na altura do coração e também no alto da cabeça. E o significado dessas faixas para o garoto é que a partir daquele exato momento já é considerado como um adulto e que possui a plena coerência entre: o que pensa, o que sente e o que realiza, muito especial para a vida desse jovem.

 

bar mitzva o que é ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

E uma indumentária usada pelo jovem adolescente durante a cerimônia é o talit que é um manto todo branco contendo quatro pontas e com franjas significando e representando a sua transparência, as suas boas ações, a sua beleza interior, o seu compromisso e a sua responsabilidade do novo adulto que se torna, e com o bem como um todo e para todos.

 

E como é realizada a cerimônia do bar-mitzvá?

 

3cerimînia do bar-mitzvá ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A cerimônia do bar-mitzvá tem uma duração em média de cerca de uma hora e meia e começa com o menino colocando pela primeira vez o tefilin e o talit. E logo depois de rezar e de cantar o jovem recebe o Torá da maneira bem tradicional na forma de um pergaminho ou na forma de um grande rolo.

 

bar-mitzvá o jovem recebe um pergaminho ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

E na sequência o garoto sai com muita reverência carregando o livro sagrado por toda a sinagoga, esse ato (simboliza) é a reprodução e a representação da viagem de Moisés de acordo com as escrituras que conduziu as Tábuas da Lei com os Dez Mandamentos até a Terra Prometida. E esse rito significa e representa que a mensagem necessita circular, viajar, etc. E de forma alguma poderá ficar estática como morta dentro de uma gaveta guardada. “As mensagens têm de ser lidas, discutidas, reinterpretadas e divulgadas. Quando entregamos a Torá nas mãos do jovem, dizemos: agora inicie a sua viagem”, afirma o rabino.

 

E depois que o adolescente leu trechos do livro sagrado é chegado o momento do mesmo escutar uma mensagem escrita pelo próprio rabino especialmente e exclusivamente voltado para a cerimônia. E ocorrido esse processo é a vez da benção final, e logo após da cerimônia de bar-mitzvá normalmente ocorre uma grande festa em comemoração a essa nova fase tão especial e importante na vida desse jovem.

 

2cerimînia do bar-mitzvá ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

bar mitzvah o rabino com a palavra ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

1cerimînia do bar-mitzvá ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

Em suma, o BAR MITZVÁ consiste na concessão da maioridade religiosa aos jovens judeus, sendo considerada a mais importante cerimônia na vida de um judeu. E de acordo com as leis do judaísmo, todos os adolescentes já são responsáveis pelos seus atos e pelas suas escolhas dentro da religião judaica a partir do momento que celebram o bar-mitzvá.

 

E depois de celebrar o bar-mitzvá o jovem tem o pleno direito de participar ativamente da vida na sinagoga, além de poder ler publicamente o Torá (algo de extrema e suprema importância dentro do judaísmo) que é considerado o livro sagrado do povo judeu.

 

O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história e tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. E segundo a fé dos judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. É só uma breve explicação a respeito do judaísmo, pois se fossemos entrar a fundo em sua história completa teríamos certamente que redigir outro post que ficará para o futuro, nossa pequena homenagem aos nossos clientes que são judeus e muito queridos por todos da equipe Ellegancy.

 

 

Enfim, tivemos a honra e o privilégio de aprendermos sobre essa cerimônia de tamanha importância para o jovem judeu, com os nossos clientes depois que escrevemos esse breve post. E o judaísmo afirma que possui uma continuidade histórica que abrange mais de três mil anos, além de ser uma das mais antigas religiões monoteístas, que sobrevive até os dias atuais, e a mais antiga das três grandes religiões abraâmicas. Esperamos que cada leitor também tenha aprendido um pouco a respeito desse aspecto da religião judaica que muitos desconheciam e que por meio desse post passaram certamente a conhecer e a entender, além de admirar todo o ritual que é feito.

 

Deixaremos linkados alguns dos nossos vídeos para que conheçam um pouco mais sobre o nosso trabalho de ajuste, de reparo, de restauração, de customização e muito mais de roupas em geral, desejamos que além de assistir você por gentileza se inscreva em nosso canal, pois ficaremos extremamente gratos e felizes de termos cada um de vocês fazendo parte da família Ellegancy Costuras, um fortíssimo abraço a todos e até breve.

 

 

ASSISTA AO VÍDEO:

Explicação dos nossos serviços de Bordados em pedrarias e ajustes em vestidos de festas

 

Para ajustar ou modificar seu AJUSTAR, APERTAR, DIMINUIR, CUSTOMIZAR, ETC EM ROUPAS EM GERAL…

Agende já seu horário

contato@elcosturas.com.br
(11) 5677-2429 ou (11) 5021-2506

Será um prazer atendê-las…

Acesse o nosso site para maiores informações:

 www.elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/ 

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

 

Leave a comment