Como Bordar um Vestido de Noiva de renda com Pedrarias?

9 vários modelos de vestidos de noiva com renda e pedraria ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

BORDANDO VESTIDO DE NOIVA COM RENDA E PEDRARIAS

 

Bordar um vestido de noiva ou festa é um trabalho delicado que exige tranquilidade e paciência, pois é costurada pedrinha por pedrinha.

A pedraria como costumamos dizer nada mais são do que vidrilhos, canutilhos, pérolas, paetês entre outros acessórios.

Usa-se normalmente uma agulha bem fina e própria para esse tipo de artesanato, a gama de materiais no mercado é grande, com vários padrões, cores e qualidade. Para os vestidos de festas usa-se a mesma técnica.

Existem vários tipos de rendas utilizadas para poder bordar o vestido da noiva, as mais conhecidas no mercado são elas:

Soutache: por ser rebordada com o fio soutache, é mais pesada do que as outras e, por isso, tem menos caimento.

Guipure: “é bem tradicional e elegante, O caimento dela também é mais pesado e ideal para vestidos bem estruturados.

Chantilly francesa: leva este primeiro nome porque foi desenvolvida na região de Chantilly, na França, é a mais cara das rendas. Perfeita para usar em modelos que pedem bastante movimento e fluidez.

Tipo italiana: esta renda pode ser a substituta um pouco “mais barata” do que a renda francesa, mas está entre as que podem ser consideradas mais nobres.

Bordada: rendas de qualquer tipo, bordadas com miçangas ou canutilhos, fazem sucesso entre as noivas. “Como são bordadas em bastidor e em uma metragem grande, o custo deste bordado sai mais em conta do que um serviço de uma bordadeira.

Tipo francesa: tenta imitar o modelo mais caro, mas não tem um toque tão macio nem um caimento tão ideal como a original. É uma opção para quem não pode gastar muito, mas também não quer abrir mão de um vestido rendado bem clássico.

 

As pedrarias são costuradas uma a uma com agulha fina para miçanga, alternando entre os desenhos da renda por toda a extensão do vestido.

tecido-tule-bordado-pedraria-barrado-guipir-verde-turquesa

Como bordar com pedrarias?

Um belo vestido de festa é um verdadeiro curinga no closet de uma mulher, pois é importante ter uma bela peça para desfilar em eventos sociais. Uma das tendências desse tipo de peça que tem aparecido com frequência é o bordado em vestidos de festa. O bordado pode ser feito com pedrarias o que ajuda a deixar a peça mais ornamentada e rica.

Os bordados podem ser localizados em diferentes partes do vestido, pode ser no busto, barra, cintura ou na peça inteira.

 

Como Bordar Vestidos de Festa?

Alguns vestidos são bordados através de desenhos: Uma técnica usada nesses desenhos é o computador e impressoras. Através de softwares de edição de imagens onde o desenho pode ser invertido (espelhado) para melhorar a imagem e etc.

Os tipos de pedras: As mais comuns são as regulares, como as miçangas Jablonex, um tipo precioso de pedra, que deixa o trabalho de qualidade, e que você encontra em diversas lojas. Se você mora em São Paulo, nas várias lojas do ramo na Rua 25 de Março, você pode encontrá-las (indicamos algumas).

As cores das pedras poderão ser escolhidas levando em conta o tipo e a cor da roupa, bem como o desenho escolhido e a ocasião em que será usada. Também se deve procurar saber o gosto do cliente e o objetivo do trabalho, qual a finalidade, se é para uma ocasião especial, muito formal ou não.

Em alguns modelos de vestidos o bordado é feito em cima de um desenho transferido na roupa desejada, e as pedras são costuradas uma a uma neste desenho. Assim se tem uma noção do resultado final do bordado.

Deve-se dar atenção ao tipo de tecido em que será trabalhado, pois para cada tecido é usado uma técnica diferente. Se for um tecido mais delicado, utilize o ponto salteado, com vidrilhos no lugar de miçangas. Para bordados mais cheios, contorne com o desenho de ponto reto e preencha com pontos em escama de peixe, assim torna o trabalho mais incrementado.

O que causa a diferença são os tipos de pontos. Se você utilizar um mesmo risco sobre várias peças, mas modificar o ponto na hora de trabalhar, o resultado será um efeito diferente.

DICAS PARA BORDAR PEDRARIA

bordado

TRANSFERINDO O RISCO PARA A PEÇA

Para transferir os riscos para as roupas, é utilizado um papel carbono próprio para trabalhos com costura, que são os que apagam facilmente o borrado na lavagem. O risco também pode ser transferido para um papel de seda, para facilitar. Colocando o papel sobre a roupa e prendendo com alfinetes e alinhavo. Após o risco na roupa com o papel, retire o papel que pode ser rasgando com cuidado, e o que ficará é o contorno do alinhavo. Bordando sobre este contorno.

Estas são apenas algumas das principais formas de bordar com pedrarias.
MATERIAIS PARA BORDAR

Para bordar pedrarias você poder usar vidrilhos, canutilhos, miçangões, miçanguinhas, chatons de todos os formatos, cristais, pérolas redondas, balões e em formato de gota, arroizinhos, paetês (que tem um formato liso), lantejoulas (são abauladas) e tudo que sua imaginação permitir.

Quando for comprar chatons, observe se possui furos dos dois lados para costura, em alguns casos eles tem um único furo no centro o que será necessário o uso de miçangas para prender a costura e travar o chaton. Cuidado! Pois existem chatons sem furos que são para colagem.

 

BORDANDO A PEÇA

Quanto às cores usadas nas peças e o material aí vai da criatividade e do gosto de cada um, tudo que é feito com pedrarias fica muito bonito, mas observe que os vestidos de festa e as roupas de festa em geral são sempre bordados com pedrarias da mesma cor do tecido.

Bordado é a arte de decorar com imagens e figuras, utilizando fio e agulha. O bordado pode ser feito manualmente ou a máquina, hoje em dia existem maquinas bem modernas computadorizadas que bordam todo tipo de imagem. Esses bordados podem ser feitos com linha ou podem variar com materiais mais sofisticados como paetês, vidrilhos, miçangas, pérolas além de pedras preciosas e semipreciosas. Outro tipo de bordado é o bordado bastão no bastidor. É uma peça que parece uma agulha com cabo e o tule é preso no bastidor (uma peça de madeira que pode ser redonda ou quadrada e de tamanhos variados).

bordaddo com bastão

Gostaram meninas?

Sendo assim, cada bordado é único e alguns casos um bordado específico não é possível REPRODUZIR, pois o mesmo é feito em máquinas (conhecido como bordado maquinado) e o desenho é exclusivo do estilista.  Outros são feitos de técnica específica como: Bordado bastão em bastidor.  Para estes trabalhos a ELLEGANCY COSTURAS não disponibiliza de maquinário e profissional. Nosso bordado é realizado para trabalhos e pedrarias manuais. 

Obs: Para todo trabalho em bordados de pedraria solicitamos a cliente que NOS TRAGA AS PEDRARIAS  de sua escolha.

 

Bordados e seu trabalho secreto

bordaddo com bastão.jpg2

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=5-hmnW2YF-g

Pouca gente sabe por que um vestido “custa tanto”. Isso porque pouca gente sabe o trabalho envolvido na confecção. Você sonha com aquele vestido maravilhoso que viu na revista ou na internet e é muito interessante medir as opiniões sobre os valores que vocês dão aos modelos. A verdade é que quanto mais maravilhoso e brilhoso, mais trabalho é investido nele.

E que trabalho todo é esse?

O de bordar um vestido por exemplo.

Se o tempo for hábil  só uma  bordadeira faz todo o trabalho. Agora se o tempo for curto, ou a bordadeira terá que trabalhar o DOBRO ou serão necessárias duas bordadeiras em um único vestido (para cumprir com o prazo). Acontece que cada pedrinha, cada micro aplique, é feito um a um em cada centímetro do tecido. Quanto mais pontos de luz você pedir, mais complexa a coisa fica. Mas, em resumo, o que você deve gravar mentalmente é que seu lindo vestido bordado leva de 15 a 30  para ficar pronto (ou até mais dependendo do bordado).

 

O que você não precisa gravar, mas aprender a valorizar é que, aquele vestido lindo todo bordado, mas que para você está “caro” demandou um trabalho de formiguinha. Fora o trabalho, um ateliê sério, registra seus funcionários e além do salário paga outros benefícios e recolhe tributos sobre esta pessoa. Claro que seu vestido não tem de pagar por tudo isso. O que estou querendo dizer é que manter um local com todos os custos, ter funcionários para fazer seu produto e atendê-la muito bem, sai muito caro no nosso país. Por isso, não adianta tentar comparar o preço do vestido “baratinho” comprado na China – que é feito assim como outros, em larga escala – com o ateliê do seu bairro que vai fazer seu vestido manualmente, exatamente no formato do seu sonho.

Não estou criticando ou não incentivando a compra pela internet. Pelo contrário: Sou uma das grandes defensoras dessa opção. O que eu não suporto é saber que tem pessoas que querem comparar uma coisa com a outra nesse caso. Vestido todo trabalhado feito manualmente PRA VOCÊ, sim, pode sair mais caro. Mas agora você já sabe o motivo.

Roupa sob medida e bordado feito à mão devem ser valorizados!

 

Fonte: Casando sem grana

 

Como escolher pedrarias para vestidos de festa e de noiva?

 

A cada dia, os tapetes vermelhos trazem modelos e artistas que apostam nos vestidos de festa com pedrarias. Essa tendência, que ganha cada vez mais destaque, também é utilizada nos vestidos de noivas. Não é para menos: as pedras dão um toque final e trazem ainda mais sofisticação para as peças, conferindo aos vestidos o status de joias do vestuário.

Por que usar pedrarias nos vestidos de festas e de noivas?

As pedras devem ser utilizadas quando se busca dar destaque às produções. Com as pedras, como a pérola, é possível também deixar um vestido ainda mais delicado e cheio de personalidade.

 

Pedras mais brilhosas, como o strass, conferem volume ao corpo da mulher. Por isso, podem ser aplicadas em pontos estratégicos que realçam a silhueta feminina, como no busto ou em uma faixa na cintura.

As pedrarias podem também ser colocadas nos desenhos das rendas, no barrado do vestido ou pelo corpo todo, preenchendo toda a peça e conferindo brilho a ela.

Conheça as pedrarias mais comuns e saiba como escolher

Existem diferentes pedras em diversos formatos que podem ser aplicados nos vestidos e acessórios. Abaixo, preparamos uma seleção dos tipos de pedras mais comuns e damos dicas de como usá-las. Confira

 

Pérola

pérola

As pérolas são muito versáteis, podendo ser utilizadas em festas durante o dia ou à noite.

Essas pedras se destacam por serem muito aplicadas nos vestidos de noiva. A tendência de mesclar pedras com a renda foi trazida de inspirações barrocas, ganhando destaque no mundo fashion.

 

vestido bordado em perola

Mas não são apenas as noivinhas que utilizam as pérolas. Esse tipo de pedraria também pode ser aplicado em mangas, cintos e busto de vestidos de festas.

 

vestido de festa bordado em perola

 

 

Strass

strass

O strass confere muito brilho aos vestidos e são mais indicados para serem utilizados à noite.

Os cristais são aplicados à mão com cola especial e esse é um trabalho bem artesanal. Essas aplicações sobre tules e rendas dão um toque único, fazendo com que os vestidos sejam realmente exclusivos.

 

vestido bordado em strass

 

 

Balão cristal

balão de cristal

Essas pedras conferem um brilho delicado às peças. Dependendo da quantidade aplicada, podem também ser utilizadas para eventos durante o dia.

Devem ser bordadas no tecido, uma tarefa minuciosa que exige paciência. Uma bordadeira pode passar até duas semanas bordando uma única peça. O resultado é um vestido lindo e sofisticado. 

 

Chatons

chaton

Os brilhosos chatons são arrematados no tecido, um a um com linha. Essa tarefa é ainda mais trabalhosa, se comparando com todos os outros tipos de pedrarias. Vestidos bordados inteiros chegam a dar mais de 50 horas de trabalho.

Por conferirem muito brilho, são indicados para ocasiões noturnas e podem ser aplicados em peças com diferentes cores.

vestido de festa bordado em chatton

Fonte: Maximus tecidos

 

 

E agora alguns vestidos de noivas lindíssimos de renda com pedrarias…

 

vestido de noiva com renda e pedraria ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

2vestido de noiva com renda e pedraria ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

3vestido de noiva com renda e pedraria ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

5vestido de noiva com renda e pedraria ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

6vestido de noiva com renda e pedraria ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

noiva-karina-bordados-em-vestidos-de-noivas

Noiva Linda Karina vestido de noiva BORDADO na Ellegancy Costuras

 

Enfim, e você noivinha que desejar o nosso cuidado com seu vestido de noiva conte conosco, pois somos especializados em ajustes em vestido de noiva importado ou nacional, e com a qualidade, responsabilidade e credibilidade de uma empresa que está no mercado por mais nove anos, e que se dedica a cada dia mais fazer o melhor. Deixaremos linkados alguns dos nossos trabalhos e vídeos explicativos para que conheçam um pouco mais sobre o nosso trabalho com as noivas, com o ajuste no vestido de festa das madrinhas, com o ajuste no vestido de festa das daminhas, com o ajuste no terno do noivo e muito mais, desejamos imensamente que você que está do outro lado do monitor lendo essa matéria possa também fazer parte da família Ellegancy.

Venha pessoalmente nos conhecer, estaremos de braços abertos e será um prazer imensurável conhecer a cada um pessoalmente, traga sua vestimenta que faremos pode ter certeza o melhor pela sua peça e principalmente o melhor por você, esperamos que tenha gostado do post de hoje, qualquer dúvida, sugestão, e muito mais, nos escreva que teremos o maior prazer do mundo em responder a cada um com muito amor e carinho, um fortíssimo abraço e até breve.

Com carinho,

Ellegancy Costuras.

 

VEJAM OS NOSSOS ÚLTIMOS TRABALHOS 

Vestido de Festa bordado lindamente com cristais Swarovski, assista ao vídeo super explicativo com a nossa querida Tati, IMPERDÍVEL…

Vestido de noiva é possível fazer uma reforma no meu vestido de noiva?

 

Ajustes e bordados em pedrarias nos vestidos de festas aqui na Ellegancy Costuras

 

 

Siga nosso Instagram @ellegancycosturas

 

instagram ellegancy costuras

Leave a comment