Saiba como o calor pode interferir na durabilidade de alguns tecidos.

O calor pode danificar as roupas

Saiba Como O Calor Pode Interferir Na Durabilidade De Alguns Tecidos.

Comprar roupas é uma das atividades mais divertidas, prazerosas e também necessárias para todos, seja se for de uma forma um tanto consumista ou mais centrada. Mas se quanto a isso não temos dúvidas, sobram questionamentos quando falamos sobre a durabilidade.

Acontece que, ao comprarmos uma peça, quase sempre não percebemos ou nem ao menos entendemos o que significa cada uma de suas composições, e o principal: em que lugares ela deve ser extremamente evitada, como por exemplo, o sol.

Mas você deve estar se perguntando: como uma roupa pode não se adequar bem às exposições solares se precisamos do calor para secá-las, quando elas são lavadas?

abadá customizado

 

Bom, vamos lá. Alguns tipos de roupas realmente não podem ter tanto contato com o sol, especialmente quando ele está forte. Isso acontece porque alguns tipos de tecidos não são favoráveis ao calor, e podem, aos poucos, ir se desfazendo.

Não são todos os tipos de roupas que acabam se desgastando com o sol. Um abadá personalizado masculino, que é feito de um material mais leve, e com mais saídas de ar, é uma boa opção para você deixar descansando no varal por um tempo a mais.

Agora uma jaqueta de couro, por exemplo, é um tipo de roupa que poderá se danificar totalmente se passar muito tempo exposto aos raios solares durante a secagem.

Conserto de Roupas de Couro – Ellegancy Costuras

Os raios do sol podem danificar algumas roupas não apenas destruindo o tecido, mas desbotando a cor, diminuindo o tamanho e até mesmo rasgando as roupas, já que algumas fibras acabam sendo “quebradas” pelo calor

No caso de um kimono judô infantil,  é possível ver que o tecido da vestimenta tem um motivo para ser mais resistente, que no caso é a prática da arte marcial. Essa forma grossa acaba se protegendo mais do sol e das danificações do calor. Aproveitando para lembrar à você que fazemos Ajustes de tamanho de Kimono

Costuras e Reformas em Geral - Saiba como o calor pode interferir na durabilidade de alguns tecidos.

Quais cuidados com a roupa devem ser tomados no calor?

Cada vez mais estamos sujeitos a gastarmos muito com roupas, afinal, o mercado, a cada dia que passa, aumenta ainda mais os preços. Se você for o tipo de pessoa que gosta de investir em peças caras, é importante saber e praticar as melhores formas de cuidados.

Dentre as cautelas estão não apenas formas de prevenção ao secar roupas no sol ou no calor, mas também precauções que envolvem o uso de suas peças no dia a dia. 

Lembre-se que quanto mais sensível e delicada for sua vestimenta, mais ela pode ser danificada pelo sol.

Confira abaixo algumas dicas essenciais para preservar suas peças diante do calor:

ATENÇÃOOOOOO: Quando você quiser comprar roupa de linho por favor leve em consideração comprar a roupa um pouco maior e mais larga pois o linho encolhe na primeira lavagem. Tanto é verdade que alguns clientes quando ligam em nosso Ateliê de Costuras em Sp  querendo fazer ajustes em camisas sociais e perguntamos se a camisa é de linho, quando os clientes dizem que sim nós pedimos para primeiramente o cliente lavar a camisa e depois trazer a camisa para ajustar. E acredite, alguns deles ligam agradecendo e falam que a camisa encolheu o suficiente para não precisar de ajustes.

1 – Na secagem, tenha cuidado com tecidos de malha fria ou lã 

Uma camiseta dry fit atacado feminina, casacos de lã e tecidos grossos são alguns exemplos de peças que devem ter mais cuidados na hora da lavagem e da secagem ao ar livre, geralmente pegando um pouco de sol.

Se estiverem no varal, expostas aos raios solares, é interessante que elas fiquem estendidas na horizontal. 

O que faz a roupa escorrer para as extremidades e ir, de uma certa forma, irrigando toda a roupa. Dependendo do tamanho, o peso pode ser ainda maior.

Ajustes de camisas e afinar gravatas

2 – Não deixe roupas tão expostas

Sabemos que para que as roupas fiquem secas é preciso calor, um tempo um tanto mais seco, para que elas sejam devidamente enxutas e guardadas, afinal, caso contrário, a roupa ficaria com aquele cheiro desagradável de umidade.

No entanto, numa secagem de roupas coloridas, o ideal é colocá-las para que sejam totalmente secas em locais com pouca luminosidade, ou até mesmo sombra em excesso, pois os raios solares podem acabar desbotando as peças.

Sabe aquelas casas ou apartamentos onde o espaço de secagem são pequenos lugares cercados de plotagem para porta de vidro? Se puder, escolha esses locais e deixe suas roupas coloridas por lá, pegando um ventinho natural.

ajustar camisa social masculina

Mas, claro, se você não tiver esse tipo de ambiente na sua residência, a ideia é deixar a roupa do avesso e cronometrar o tempo que elas vão ficar na corda secando. 

Se for possível você pode, ainda, fazer um teste de tinta para provar a coloração depois de um tempo.

Uma dica é: se as peças estiverem já um pouco úmidas, você pode retirá-las de onde estão expostas e guardá-las em uma cruzeta, por exemplo, para deixar o resto da secagem dentro de quarto ou um cômodo coberto.

Se forem roupas brancas, você deve seguir essa mesma indicação. Caso contrário, elas poderiam ficar escurecidas. O mais importante, também, é verificar o tipo de tecido delas.

3 – Estenda blusas no cabide

Essa dica é válida tanto para roupas expostas no sol quanto para outros casos, como em tempos chuvosos ou secos. Esticar a roupa em um cabide é uma solução para além da preservação e conservação do molde da peça, mas também uma economia de luz.

Digamos que você tem algumas camisas com etiquetas adesivas personalizadas que acabou de buscar em um gráfica, e que por razões de higiene, precisam ser devidamente lavadas, passadas e depois dobradas para distribuição.

Colocando no varal, essas roupas, que provavelmente apresentam tecidos menos duradouros e mais fáceis de danificar, você pode utilizar cruzetas, independente do tipo. Você também pode fazer o uso de pregadores para deixá-las “em pé” na corda.

Com isso, os raios solares entram na roupa e as deixam no formato que elas são originalmente, não prejudicando tanto – claro, com pouco tempo de exposição.

Consertos e Reformas de Roupas

Além de secarem e não ficarem com marcas visíveis de que foram estendidas, elas já são retiradas retas, prontas para apenas serem dobradas e devidamente guardadas. Legal né? Além de cuidar do tecido da sua blusa no calor, você também economiza energia.

4 – Tenha atenção ao passar suas roupas

Conforme sugerido no exemplo anterior, não é necessário você passar suas roupas porque, ao colocá-las estendidas em cabides, com pouco tempo no sol, elas já saem praticamente passadas, com o molde certo da roupa.

No entanto, dependendo do tipo de tecido, das demandas e das opiniões pessoais de cada um, às vezes passar a roupa continua sendo uma atividade a ser feita. Mas, quando for passar, é interessante se atentar para algumas questões.

Opte por passar sua roupa com ferro a vapor, afinal, esse modo de passagem tende a não danificar a roupa, nem mesmo passar perto das chances de queimá-la. 

Se você não tiver o equipamento a vapor, procure não passar o ferro tradicional várias vezes em cada lugar da peça.

As roupas sintéticas, como as que tem tag personalizada para laços, são mais sensíveis ao calor, e assim como as peças escuras, devem ser passadas com um pano de algodão por baixo do ferro, também podendo ser substituídas por uma capa de teflon.

Aqui vai uma dica muito boa: evite colocar o ferro que você está usando em cima dos bolsos, tanto de blusas quanto de calças. Isso acaba trazendo marcas à peça, que dificilmente podem sair, uma vez que o calor consegue moldar erros e também acertos.

5 – Conheça os tecidos pelas etiquetas

Em todas as dicas dadas, a intenção foi informar você sobre táticas que podem ser usadas para ter cuidado redobrado com suas roupas no sol.

No entanto, é possível que você tenha roupas em sua casa que nem ao menos possam ser estendidas ao sol, sabia?

Por isso, faça o que todos os profissionais orientam, mas muitas pessoas ignoram: leiam as instruções das etiquetas. Elas funcionam praticamente como um minúsculo banner para vitrine.

É ali que ficam informações essenciais para lavagem, secagem e passagem das peças. Não vai te tomar muito tempo e previne danificações ainda maiores.

Customização de Roupas em Geral

Conheça alguns materiais resistentes ao calor

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre a danificação de roupas pelo sol e algumas formas de atentar para a proteção deles, afinal, ninguém pode viver sem sol, conheça alguns tipos de tecidos mais resistentes.

Saber escolher tecidos de acordo com a sua localidade e o clima, por exemplo, é algo importante para ajudar a preservar suas roupas e garantir mais durabilidade.

São algumas boas opções de resistência ao calor:
  • Lã;
  • Acrílico;
  • Nylon;
  • Poliéster;
  • Aramida.

É importante se atentar que estes são exemplos de tecidos altamente fortes para grandes temperaturas. Porém, tudo depende da composição e da situação de onde estão expostas. Poliéster e acrílico, por exemplo, em sol extremo, podem provocar queimaduras.

É interessante que você não deixe de comprar a roupa que lhe faz bem, mas promover boas escolhas de durabilidade é, sem dúvidas, uma das questões mais inteligentes, e também uma forma de consumo pensante.

Ajuste Seu Terno Com Quem Entende
Ajuste Seu Terno Com Quem Entende

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário