A importância de fazer a prova do vestido de noiva afim de que os ajustes no vestido de noiva fiquem alinhados

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

Prova de vestido de noiva-Saiba o que esperar deste momento!

 

Você já escolheu o modelo certo para o grande dia e agora chegou o momento esperado em que você finalmente poderá realizar a prova de vestido de noiva. Ver-se vestida de noiva pela primeira vez é, na maioria das vezes, super emocionante!

Mas neste momento crucial em que o grande sonho está tomando forma, é preciso ficar atenta a vários detalhes para que o modelo escolhido esteja impecável no grande dia.

Veja o que esperar das provas de vestido de noiva e o que fazer em cada fase:

Quantas provas de vestido de noiva devo realizar?

O número de provas do vestido de noiva pode variar de acordo com vários fatores:

– Tipo de modelo escolhido;
– Se a noiva emagreceu/engordou;
– Da forma como o vestido foi ajustado e os lugares;
– Se a noiva mora na mesma cidade do atelier escolhido;
– Das possíveis alterações solicitadas ao longo de todo o processo.

Se for um modelo prêt-à-porter

Quando se trata de um modelo prêt-à-porter (isto é, um modelo já pronto para uso),  o número de provas pode variar entre duas e três vezes. Tudo depende do modelo e dos tipos de ajustes realizados

O que define a quantidade de provas?

Se for um vestido onde se fará modificações além de ajustes, em média, de 4 a 5 provas antes da final.

Os ajustes começam a ser feitos no vestido de 40 a 50 dias antes do casamento. Desta forma se tem um tempo hábil, para analisar caimento e possíveis reajustes

luisa-bonequinha-jpg3_-9568877

vestido David’s Bridal

No caso de modificações podem ser mais. Não temos número fechado, pois cada caso é um caso. Mesmo trabalhando com os vestidos ‘prontos’, temos que levar em consideração também que a mulher brasileira não tem um corpo ‘padrão’ – há mulheres com busto pequeno e quadril largo, assim como o contrário também acontece. Às vezes a gente brinca que, dependendo da quantidade de ajustes, às vezes seria até mais fácil fazer um modelo do zero, justifica.

Quando fazer a última prova de vestido de noiva?

Depois desta maratona, quando o vestido fica finalmente pronto? Cada atelier tem sua forma de trabalhar e cada vestido tem seu próprio ritmo de “produção”, mas de forma geral, o período pode variar entre 20 dias ou até 15 dias antes da cerimônia para entrega.

vanessa-nessa-riviera-jpg4_-1202860

Vestido Divina Sposa

Um vestido prêt-à-porter, tem  os seus cuidados antes da entrega. Deve-se avaliar minuciosamente  os últimos reparos e acabamentos, para que nenhuma parte seja esquecida.

ellegancy-bordado-noiva-1872426

A última prova e entrega é feita neste prazo para  que tenhamos certeza de que estará tudo bem e caso seja necessário algo de ultima hora temos um folga para não enlouquecer a noiva. Raramente há grandes alterações de medida nesse curto espaço de tempo”, pontua.

O que esperar das provas do vestido de noiva ?

Algumas noivas ficam um pouco frustradas ao fazer a primeira prova do vestido de noiva – nessa fase, geralmente, elas provam o vestido “desmontado”. E isso é necessário para se fazer uma ajuste em etapas.

“Na primeira prova de vestido de noiva prêt-à-porter  vemos somente uma primeira referência de como ficará no corpo da noiva. Neste primeiro momento verificamos o caimento do vestido no corpo dela, nas seguintes provas vamos definindo juntas todos os detalhes de acabamentos do vestido”.

Por mais que seja bastante relativo, as provas são muito mais da nossa equipe de costura do que da noiva em si. Pois precisamos do corpo da noiva presente para vermos os mínimos detalhes do caimento. Então a primeira e segunda prova são bem técnicas, da terceira em diante quando o vestido já está ficando mais adequado é que a noiva vai curtir mais”.

Quando o vestido é prêt-à-porter,  as medidas são tiradas antes da primeira prova. “Na primeira prova da noiva, o vestido já estará bem próximo do seu corpo. Na segunda prova de vestido de noiva, é mais para medir barra e verificar acabamentos. isso em casos de sóa ajustes e não modificações.

Diferenças das provas prêt-à-porter x modelos sob medida

Está em dúvida se vai usar um modelo pronto de vestido ou mandar fazer do zero? Isso certamente deverá impactar no número de provas e nas possibilidades de alterações.

Ao fazer uma confecção sob medida, a noiva vai escolher tudo do jeito que ela quer. Se faz um decote mais fechado, ela pode abrir. Se ela quiser uma cauda menor, a gente pode cortar. Quando o vestido já está pronto, a gente não consegue colocar uma a cauda. Quem fizer um modelo sob medida, pode ir alterando durante as provas. No caso  do vestido prêt-à-porter,você tem uma limitação quanto a modificações e alterações no corte. Pois se trata de uma peças pronta e que não tem material de reposição idêntico.

Quem opta por fazer um vestido do zero, pode escolher absolutamente todo tipo de alteração, desde modelagem, a tipos de tecidos/rendas e aviamentos. A liberdade para criação é total. Nos outros casos, há somente como fazer ajustes para que o caimento fique perfeito no corpo da noiva”.

A principal diferença é que em um vestido pronto, 50% já está encaminhado. “De modo geral, não há restrições para modificações, a menos que não tenha sido discutido na assinatura do contrato, e também seja inviável tecnicamente.

O que levar na prova de vestido de noiva?

A lingerie deve ser levada desde a primeira prova de vestido de noiva. “Ela é essencial em todas as provas, principalmente quando a noiva opta por uma cinta que altere seu tamanho.

ellegancy-barra-noiva-4914635

O sapato é  um item indispensável para se medir a barra e fazer as provas. Assim a medição fica exata e confortável.

Os acessórios são bem vindos, assim a noiva consegue conferir antes do grande dia, se os mesmos conversam com o vestido.

Eu emagreci ou engordei durante o processo – como fazer?

Muitas noivas aproveitam os preparativos do casamento para perder uns quilinhos. Há também algumas que, por conta de toda a ansiedade do momento, acabam engordando. De forma geral, os ateliês estão preparados para lidar com essa questão.

ellegancy-noiva-jpg1_-1910092

Se a sua meta for emagrecer, vale mencionar isto para o profissional antes e passar uma espécie de previsão para isto.

Quando a noiva avisa que está emagrecendo e que tem a meta de perder uma quantidade de quilos até determinada data, marcamos as provas mais perto do evento. Senão faremos os ajustes e será um trabalho perdido, já que a noiva está emagrecendo muito. Nestes casos, deixamos para fazer as provas mais perto do casamento.

A variação de peso é natural . O importante é o alinhamento entre noiva e profissional.

No entanto, caso a variação de peso seja muito grande, pode ser necessário escolher outro modelo. Procuramos alinhar com a noiva antes se ela pretende emagrecer  e organizamos de acordo com a meta dela. Nestes casos, isso pode inviabilizar os ajustes do vestido tecnicamente. Aí o caminho é trocar de modelo, ou se tiver prazo, encomendar outro maior ou menor.

Dá para fazer alterações no vestido ao longo do processo?

Ficou insegura e já não sabe mais se o modelo escolhido é o vestido certo? Calma, quase tudo tem jeito. Se a alteração for de modelagem, isso é mais complexo em caso de modelo pronto.

Agora se a alteração for nos acabamentos, é possível fazer no decorrer das provas, que é quando estes detalhes são definidos.

samara-9519047

Vestido de noiva  Justin Alexander

O período ideal para  pedir mudanças no vestido é a primeira prova do vestido de noiva. Em vestidos já prontos, fica um pouco mais restrito –precisamos ver se é possível atender à solicitação.

O que verificar durante a prova do vestido?

Certamente você se verá super emocionada ao se vestir de noiva, mas vale a pena verificar alguns pontos importantes durante as provas. Confira as dicas das estilistas:

costureira-1-8299256

  • Veja se o vestido está confortável ou se está pinicando em algum lugar;
  • Faça o “teste da cadeira” – se for um vestido sereia, por exemplo, verifique se é possível sentar ou se ajoelhar com o modelo escolhido;
  • Fique atenta à barra e à cauda, se estão nos comprimentos desejados ou se é preciso cortar;
  • Confira todo o contrato, se há informações sobre o número de provas ou se há algum tipo de limitação, quanto custa se houver algum tipo de solicitação não prevista, data de entrega, etc;
  • Cuidados com as oscilações de peso – elas podem acabar atrasando o processo de confecção do vestido;
  • Se pretende emagrecer, por exemplo, comunique ao estilista para que o processo possa ser otimizado e seja alinhado com suas datas;
  • A cumplicidade entre noiva e estilista é fundamental para atingir o resultado almejado.

O Vestido de noiva da Luisa

Quando as fotos da nossa noiva parece um editorial da revista Marie Claire.
 
Nossa linda noiva Luisa, que carinhosamente chamávamos de “Bonequinha de luxo” devido a delicadeza e semelhança com a atriz Audrey Hepburn em seu estilo meigo.
 
Um vestido David’s Bridal modelo clássico com bolso. Um arraso!!!
 
#ajusteemvestido #DavidsBridal #noivanaInglaterra #bonequinhadeluxo
Ajustes realizados:
  • Bojo colocação
  • Barra de lenço com forro
  • Prender calda
  • Gancho roletê nas costas
  • Ajustar  alça
luisa-bonequinha-jpg0_-2915721
luisa-bonequinha-jpg6_-2802787
luisa-bonequinha-jpg4_-9254843

O vestido de noiva da Ana

Que ano maravilhoso, estamos começando…
E não poderia deixar de compartilhar nossa linda noiva Ana e seu vestido O Amor é Simples. Que nunca nos falte o amor❤️
 
#noiva #wedding #oamoresimples #ajustedevestidodenoiva #casamentodedia
Ajustes realizados no vestido de noiva:
  • Bojo colocação
  • Ajustar  Cava (frente e costas)
ana-paula-amor-jpg5_-2347886
ana-paula-amor-jpg3_-4452864
ana-paula-amor-3637675

O vestido de noiva da Vanessa

Quando a noiva nos procura, pois o vestido foi AJUSTADO ERRADO na loja em que comprou no exterior😱
 
Essa foi a história do vestido de noiva da Vanessa. Um lindo vestido Divina Sposa que foi salvo e a deixou linda. Nossa noiva “bela adormecida” kkkkk
 
#DivinaSposa #vestidodenoiva #ajuste #noiva #vestidoderendabridal #ellegancycosturas

Ajustes realizados:

  • Restaurar manga de tule e renda cortada
  • Ajustar lateral e acinturar
  • Barra com renda sobreposta
  • Ajustar pinça do busto com renda
vanessa-nessa-riviera-1-jpg4_-1-4504103
vanessa-nessa-riviera-jpg3_-4491836
vanessa-nessa-riviera-jpg2_-3985502
vanessa-nessa-riviera-jpg0_-8773499
vanessa-nessa-riviera-3644087

O vestido de noiva da Thalyta

Algumas fotos do casamento de NOVELA na CAPELA da nossa noiva Thalyta.
Muito grata pelo carinho e confiança dessa noiva😍.

Vestido de noiva St Patrick
Música tema:

” Se a gente se casar domingo
Na praia, no sol, no mar
Ou num navio a navegar
Num avião a decolar
Indo sem data pra voltar
Toda de branco no altar
Quem vai sorrir?
Quem vai chorar?
Ave Maria, sei que há
Uma história pra sonhar
Pra sonhar”

#bride #weddingnapraia #StPatrick #vestidodenoivaajustado#ellegancycosturas

Ajustes realizados:

  • Colocação de bojo
  • Ajustar pinça central com barbatana
  • Soltar zíper costas
  • Barra de renda (VOLTA TODA). Deixando forro na calda mais curto
  • Confecção manga de tule
thalyta-fortaleza-jpg1_-7234055
thalyta-fortaleza-8612243
thalyta-fortaleza-jpg2_-3608554
thalyta-fortaleza-jpg5_-9794640
thalyta-fortaleza-jpg3_-6445914

NOIVAS DE SÃO PAULO…

Comprou seu vestido no exterior ou na internet e precisa de um lugar de confiança para ajustá-lo?

Venha nos conhecer clicando aqui 

SERÁ UM PRAZER #AJUSTARSEUVESTIDODENOIVA.

Fazemos ajustes, bordados em pedrarias em seu vestido de noiva e festa importado.

Prezado Visitante :
É uma honra ter você aqui em nosso site e esperamos que tenha gostado do conteúdo do nosso post.

Confira mais sobre nosso tralho de Ajustes de Roupas em São Paulo através das nossas Mídias Sociais :

Página de fãs (facebook):

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Instagram:

https://www.instagram.com/ellegancycosturas/?hl=pt-br

Pinterest: 

https://br.pinterest.com/ecosturas/

YouTube:

https://www.youtube.com/user/ellegancy2014

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts

Usar ou não usar véu de noiva?

Os tipos de Véus de Noiva

Modelos de véu de noiva para você escolher o seu e combinar com o vestido . Ajustar vestido de noiva em São Paulo na Ellegancy Costuras Atelier.