Matheus Barbosa morre em acidente durante etapa do Superbike Brasil em Interlagos
Infelizmente mais uma morte ocorre no Autódromo de Interlagos durante o Superbike Brasil e dessa vez foi o jovem piloto Goiano Matheus Barbosa que perdeu o controle da moto na Junção e bateu violentamente no muro, sendo a prova interrompida na mesma hora, o Piloto socorrido imediatamente e as demais provas posteriores canceladas. Porém, infelizmente o Piloto não resistiu aos ferimentos e morreu.
O Piloto Matheus Barbosa era muito experiente e já havia conquistado títulos nos anos anteriores quando foi campeão em 2019 na SuperSport 600 e tinha ainda conquistas competindo na Yamalube R3 Cup Pro, no Paulista Yamalube e na Copa Kawasaki Ninja 300. Entretanto, muito se fala sobre o desenho da Pista de Interlagos não ser favorável para corridas de motos e infelizmente já ocorreram mortes como a do Piloto Danilo Berto no dia 26 de maio de 2019, que era extremamente querido pelos amigos e fãs de moto, sendo que um mês antes O piloto de motovelocidade Maurício Paludete morreu após sofrer um acidente no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Ele disputava o SuperBike Brasil 2019.
Piloto morre em Interlagos em 2024
Infelizmente estamos atualizando esse Post por conta do falecimento do Piloto de Moto da Júnior cup que sofreu um sério acidente no autódromo de interlagos no último domingo, dia 16 de junho, vindo a falecer no dia seguinte, em 17 de junho de 2024, no Hospital Albert Einstein. O Piloto de apenas 9 anos, Lorenzo Somaschini , não resistiu aos ferimentos.
Acidentes de moto na Pista de Interlagos
Os acidentes são muito mais frequentes do que os óbitos( menos mal) mas mesmo assim causam muita preocupação haja vista que um esporte que deveria ser completamente recreativo vem causando mortes e acidentes diversos.
O que o Superbike brasil tem feito para melhorar a segurança dos Pilotos de Moto ?
Após as mortes dos Pilotos Danilo Berto e do Maurício Paludete o Superbike Brasil adotou testes psicológicos super rigorosos afim de capacitar ainda mais a parte técnica dos Pilotos liderado pelo psicólogo Gabriel Okawa Belizário, formado em Psicologia e Neurociências pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara, doutorando e pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Junto à isso, aumentou muito a exigência da Direção do evento quanto à mecânica das motos e várias outras exigências.
Porém, muitos Pilotos, amigos e conhecedores de Motos( e palpiteiros), muitos dizem que toda essa melhoria psíquica e neuropsíquica somados com as melhorias nas motos fazem com que tanto Pilotos quanto motos tenham um desempenho ainda maior mediante um Autódromo que não é nada adequado para corrida de moto, talvez aumentando ainda mais os riscos de acidentes e infelizmente óbitos.
Chega de Morte em Interlagos !!!
Lembro que logo após a morte do Mineiro Sérgio Santos na Pista de Interlagos houve uma comoção geral, e outras mortes se sucederam e até mesmo o Piloto Leandro Mello fez uma live no Instagram logo em seguida da morte do Piloto Leandro mello onde mencionou que talvez fosse melhor não ter mais corrida de moto de 1000 cc( mil cilindradas) uma vez que esses ” foguetes” não podem ser controlados no Autódromo de Interlagos, e vários assuntos foram levantados mas as potências das motos não foram banidas da Pista.
Pilotar Moto na Rodovia ou na Pista ?
Essa discussão é antiga e cada um defende o seu lado. Os proprietários de escolas de Track Days defendem Pilotar na Pista somente, alegando que andar de moto em track days as chances de óbito são quase nulas, ao passo que pilotar moto em rodovias é perigoso. Contudo, são milhares de motociclistas que vão para as rodovias do Brasil todos os finais de semana.
Se analisarmos os track days em Capuava, em Tuiutí e algumas outras Pistas de moto o óbito beira a zero. Então entre Pilotar em track day e Pilotar em rodovia sem dúvida alguma Pilotar em track day é muito mais seguro. Já entre Pilotar em Autódromo( principalmente o Autódromo de Interlagos) e pilotar em rodovia acredito que pelas estatísticas Interlagos chega a ter mais óbitos do que nas rodovias( dada as estatísticas de milhares de motos nas rodovias aos finais de semana).
Quem Pilota em Interlagos sabe o risco que corre.
Essa justificativa é dada por muitos pilotos e muitos admiradores de moto e sim, é uma verdade. Mas parece que o Autódromo de Interlagos virou uma Roleta Russa e infelizmente os acidentes fatais estão ocorrendo com muita frequência por isso resolvemos escrever esse post Piloto Matheus barbosa morre em acidente no autódromo de interlagos no Superbike Brasil .
Num domingo onde só se falava da eleição do Presidente Americano Joe Biden e a negação da vitória do adversário Donald Trump infelizmente essa fatídica notícia da morte do Piloto Matheus Barbosa, e outras etapas do Superbike Brasil estão agendadas para Interlagos . Outro autódromo que as vezes ocorrem óbitos de motociclistas é o Autódromo de Goiânia onde já morreu o Piloto Joãozinho treze, a Piloto Indy Munhoz e outros.
O mais triste de tudo é que não parece haver nada que possa ser feito afim de melhorar alguns pontos cruciais da Pista de Interlagos uma vez que a Pista é projetada para corridas de carros, inclusive recebendo a Fórmula 1. Talvez( possibilidade remota) se realmente for construído um Autódromo de fórmula 1 no Rio de Janeiro quem sabe a Prefeitura de São Paulo permita melhorias no traçado da pista e ou a iniciativa privada compre o autódromo de interlagos e invista melhor na segurança.
Nós da Ellegancy Costuras desejamos que não ocorram mais mortes pois temos o maior prazer em atender vocês quando precisam fazer ajustes e restaurações em macacões de motociclistas e jaquetas, quer seja você Piloto de Pista, quer seja você Piloto de rodovia aos finais de semana.
Um grande abraço aos familiares do Piloto Matheus Barbosa que infelizmente faleceu hoje no Autódromo de Interlagos.
A Ellegancy Costuras é um Atelier de Costuras em São Paulo SP especializada em conserto e ajustes de roupas, para você que procura costureira em SP!