CRINOL na barra de vestido – volume na medida certa

O Crinol é um tecido muito utilizado para dar acabamento em barras de vestidos feitos em tules e outros tecidos leves. Por ser encorpado e firme, é possível dar volume único às formas.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

CRINOL – Acabamento em saia godê

O Crinol é um tecido muito utilizado para dar acabamento em barras de vestidos feitos em tules e outros tecidos leves. Por ser encorpado e firme, é possível dar volume único às formas.

Encontrei esta matéria falando um pouco deste acabamento elegante e tive que compartilhar com vcs.

Fonte: Maximus tecidos

Onde tudo começou…

 

Não tem como evitar! A gente olha para fotos de época e pensa: como é que essas mulheres conseguiam viver com vestidos deste jeito? Qualquer simples atividade do dia a dia exigia uma baita logística! Pensa só: sentar, andar, usar qualquer tipo de transporte usando uma roupa tão volumosa… Só para vestir era preciso uma equipe: sozinha não dava para lidar com tanta “armação”. Mas isso era consequência da imagem que se queria passar: imponência! E a estrela dessa vestimenta toda é a tal da crinolina.

crinolina-1546655

 

Uma verdadeira “estrutura” por debaixo da saia, que lembra bastante uma gaiola!

E o nome é esse, porque SIM: o material vem da crina de cavalo mesmo! Por ser resistente, firme, mas flexível, o crinol é que revestia e interligava a estrutura que geralmente era de aço.  Na época, não existiam nossos famosos “memes”, mas claro que a crinolina acabava virando piada. Até porque, imagina só que desastre não deveria ser passar pelas portas, andar, enfim…

charge-1-3904964

 

Charge que ilustra o quanto era difícil “alcançar” as mulheres da época.

O fato é que a crinolina marcou história: foi tida como um dos primeiros “modismos universais” porque conseguia abranger várias classes sociais. É um “patrimônio” e tanto da história da moda! Se quiser conhecer um pouco mais, fica a dica: a escritora Laura Ingalls Wilder (1867-1957), pioneira americana, escreveu uma série de livros em que cita bastante os vestidos de crinolina.

A versão moderna

crinol-branco-10-cm-de-largura-n-1-2-4864709

 

Crinol sintético: mais acessível, mas com a mesma função do original.

Apesar de já não ser mais usada assim, a crinolina é nossa companheira no mundo da costura até hoje. Com versões mais atualizadas, mais confortáveis, mas com essa mesma essência: dar volume, armar e deixar o vestido com o ar de princesa. Aliás, o próprio material se modernizou: surgiu o crinol sintético, com baixo custo comparado ao crinol cavalinha. Mas vamos entender melhor do que se trata esse material e como ele pode ser utilizado?! 😉

Os benefícios do crinol

Ele é super versátil, com muitas utilidades. Um verdadeiro coringa para as costureiras, não é? Principalmente para quem trabalha com moda festa, é imprescindível saber usar o crinol. Mas por que ele é tão amado assim, hein?! Vamos enumerar os benefícios do crinol.

1 – Ele é encorpado, firme, mas flexível! Isso faz com que cada peça possa ser moldada da forma como quiser e com ótimo acabamento;

vera-wang-wedding-dresses-red-crinol-6558485

Vestido de noiva Vera Wang – red com  crinol. Repare no volume e no acabamento impecável que o crinol proporcionou nesta peça.

2 – Além de ser ideal para dar volume aos vestidos de festa, também é ótimo para confecção de chapéus, fascinators, casquetes, mini véus, cintos e laços;

crinol chapéu

 

Este arranjo de cabelo foi feito em crinol e fotografado durante o editorial de moda noiva de 2011 da Maximus Atelier, em Paris.

3 – Também é muito útil para dar acabamento em barras de vestidos feitos em tules e tecidos leves.

vestido-de-noiva-com-crinol-7708167

 

Vestido de noiva Vera Wasng com crinol.

E sabe o que é melhor? VOLUME ESTÁ SUPER EM ALTA! As saias encorpadas, volumosas estão com tudo na moda festa e moda noiva. Para quem gosta de um bom caimento e um volume moderado e elegante O CRINOL é uma boa opção. Volume e sofisticação na medida certa.

Dica:

A barra de crinol pode ser costurada /colocada embutida (por dentro do tecido – entre forro e tecido principal) em caso de tecido mais encorpado ou costurada/colocada  dupla (costura dobrada duas vezes)  no caso de tule ou tecido fino.

Qual é o valor da barra de vestido de festa?

Qual o preço pra ajustar roupas em sp?

Ao se fazer a barra do vestido com crinol o mesmo deve ser retirado fio a fio com muito CUIDADO para não danificar. Quando o crinol está costurado no tule ou com pedraria o CUIDADO deve ser REDOBRADO. Após a remoção deve-se fazer uma prova já que o crinol empina a barra. Após as medidas confirmadas deve-se alinhavar novamente o crinol no tecido costurando a volta toda do vestido. Para finalização da barra com crinol , NADA de passar ferro elétrico sobre ele, nem pensar!

barra-de-crinol-1-8044308

Barra  de crinol com PEDRARIA sendo diminuída na Ellegancy Costuras

Para cada efeito uma largura diferente de crinol pode ser usada. Desde o mais largo ao mais fino. São peças bem diversificadas.

crinol-branco-10-cm-4568619

Crinol branco vai de 10cm até o menor 2,5cm

Importante!

Comprou seu vestido  e precisa de um lugar de confiança para ajustá-lo ou fazer a barra?

Venha nos conhecer!

SERÁ UM PRAZER #AJUSTARSEUVESTIDO

Fazemos ajustes, barras de vestidos de festa  (mantendo a sua originalidade) e outras coisas mais…

[email protected]

(11) 5677-2429 ou (11) 5021-2506

Será um prazer atendê-las…

Acesse o nosso site para maiores informações:

www.elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Bordados e Pedrarias na Ellegancy Costuras

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts

Blazer feminino – do clássico ao moderno

Blazer feminino – Do clássico ao moderno

Hoje vamos falar de uma das peças mais versáteis e essenciais no guarda roupa feminino, ela vem lá do século 20 e desde então nunca mais saiu de moda! Hoje vamos falar do blazer feminino.