A História e a Origem do Boné

Indubitavelmente o boné é um dos acessórios do vestuário tanto masculino quanto feminino mais democrático, acessível e super famoso da história de um modo geral.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

A história e a origem do boné

Como combinar o boné com outros looks.

Indubitavelmente o boné é um dos acessórios do vestuário tanto masculino quanto feminino mais democrático, acessível e super famoso da história de um modo geral, pois além de proteger dos raios solares, o boné enfeita os rostos, e em alguns casos virou até marca de organizações, de tribos, e muito mais.

E atualmente no nosso cotidiano, tem se tornado cada vez mais comum ver homens acrescentando aos mais diversos looks esse acessório, pois usar um boné acaba deixando o indivíduo com um ar mais jovem, mais casual, mais despojado, etc.

Se por ventura você se interessou e quer começar a apostar no boné com mais frequência , a dica e a sugestão é usar de preferência as cores neutras como: o cinza, o azul marinho, o branco, o preto, etc.

E os looks para acompanhar com os vários modelos de bonés variam muito, pois pode ser desde um mais casual como uma regata e uma bermuda, ao mais elegante usando uma calça e um casaco. Frisando que existe diferença entre os bonés esportivos e os bonés casuais, que é a seguinte: os bonés esportivos são aqueles que possuem a aba curvada e são mais utilizados para praticar o esporte e os casuais são os com aba reta.

Transformar calça jeans em calça destroyed– Venha nos visitar.

E a palavra boné tem origem francesa que significava o nome da profissão dos trabalhadores que faziam as coberturas para a cabeça feita na época em malha, denominadas de casquetes, e para os colecionadores existe um exemplar a mais de dois mil e quinhentos anos exposto em um museu da França.

O boné atualmente é uma espécie de chapéu em um formato circular com a aba voltada para os olhos. Por ser um objeto extremamente versátil o boné facilmente alcançou o status de acessório de moda ganhando consequentemente o mundo, ocupando a cabeça de crianças, de adultos e de jovens, no Brasil é uma verdadeira mania, caracterizando-se pela imagem do esporte, do estilo, das atividades saudáveis, da atitude, do trabalho, entre outros.

Então vamos agora conhecer um pouco sobre a história do boné, um acessório indispensável para a maioria dos indivíduos, além de ser um artigo presente na grande maioria das marcas conceituadas das grifes de renome.

UM BREVE RESUMO SOBRE A HISTÓRIA DO BONÉ

De acordo com a história, os primeiros acessórios de proteção para a cabeça surgiram por volta do ano quatro mil a.C., na Grécia, na Babilônia e no antigo Egito, quando se utilizava as faixas na cabeça para proteger o cabelo e prender. Nos dias de hoje a faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus chamada de “bandana” ou de fita é um excedente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça das pessoas.

Um pouco mais tarde surgiram os seguintes acessórios: as coroas, os turbantes, as tiaras, etc, usadas consequentemente por guerreiros, por nobres e por sacerdotes como símbolo de status, profissional e como sinal de distinção social, que permanecem até hoje os chapéus destinados especificamente às pessoas que ocupam determinadas atividades como: eclesiásticos, soldados, marinheiros, e muito mais.

Ajustar calça jeans sp

E o primeiro chapéu que foi usado se chamava Pétaso e isso aconteceu por volta do ano dois mil a.C., a característica do chapéu era a seguinte: possuía as abas largas e a copa baixa que os gregos faziam uso em suas viagens como uma forma de proteção. E era um tipo de chapéu ajustável e super prático, podendo ser retirado com total facilidade, e o seu uso perdurou na Europa por toda a Idade Média que foi entre os anos de 476 a 1453 um artigo realmente de muita importância e utilidade na época.

E por volta do ano mil na Antiga Roma, os escravos eram terrivelmente proibidos de usar chapéus. Porém quando eram libertados passavam a usar uma espécie de chapéu semelhante ao barrete um tipo de boné com a forma de cone e com a ponta caída para um lado, simbolizando a sua liberdade. O mesmo modelo mencionado foi revivido durante a Revolução Francesa que aconteceu no final do século XVIII, que foi chamado de bonnet rouge e acabou se tornando em um símbolo do partido republicano durante a República.

E assim muito próximo à modelagem atual o boné em gomos ou partes costuradas começou a ser usado por um açougueiro inglês por volta do ano de 1.800, e desse período em diante o boné ganhou totalmente o mundo esportivo.

Com isso a popularização do acessório só aconteceu mesmo por volta século dezenove quando os bonés foram adotados pelos jogadores de beisebol em diversas partes dos Estados Unidos. E nessa época eram bem diferentes do modelo que identificamos nos dias atuais, pois o material que era utilizado na fabricação era a palha e depois com a evolução passou a ser confeccionado com uma lã mais maleável.

OS MODELOS DOS BONÉS NA ATUALIDADE

O boné teve a função inicial de servir como um acessório esportivo protegendo o rosto do sol e retendo o suor excessivo, principalmente no caso de esportes como o beisebol americano (como mencionamos anteriormente), que ajudaram a impulsionar o boné entre os jovens, e depois atletas de outras modalidades também passaram a usar de forma frequente o boné como: os golfistas, os maratonistas, os ciclistas, e muito mais.

E assim para quem trabalhava em locais abertos o boné era e é um dos melhores amigos e muito útil tanto para evitar queimaduras quanto algum tipo de doença de pele. A relação dos bonés com o mundo da moda chegou a partir do momento que começaram a incluir no processo de confecção outros tipos de materiais, de tecidos, de modelos, de estampas, etc.

A partir desse momento o sucesso do boné foi grandioso especialmente e principalmente entre o público mais jovem, adulto e adolescente, pois os bonés trazem um estilo de inúmeras tribos e esportes, fazendo a cabeça tanto de homens quanto de mulheres estilosos e super antenados no que existe de novidade no mundo da moda. Agora vamos mencionar os diversos modelos de bonés e assim escolha o que mais se enquadra ao seu estilo…

MODELO DE BONÉ SNAPBACK: esse estilo de boné é uma tendência recente e o detalhe do mesmo é o que faz total diferença. E assim no momento de ajustar o seu tamanho, a parte de trás conta com aquela famosa parte de plástico que permite que o boné fique fixado perfeitamente e adequadamente ao tamanho da cabeça, esse é o seu diferencial e a sua característica marcante, pois essa possibilidade faz com que o acessório se adeque perfeitamente a qualquer pessoa. E esse modelo de boné é muitíssimo utilizado no universo do skate por conta da sua funcionalidade e do seu estilo.

MODELO DE BONÉ STRAPBACK: e diferentemente do estilo de boné mencionado anteriormente, o strapback possui outra forma de ajustar o tamanho do acessório na cabeça, pois ao invés da peça de plástico o mesmo tem uma fivela que normalmente é feita de metal permitindo assim um ajuste ainda mais preciso além de possuir um estilo totalmente sem igual. E este belo acessório tem sido tendência recente justamente pelo formato da parte frontal e é um acessório preferido dos jovens, dos surfistas americanos, etc. Você pode combinar perfeitamente esse modelo de boné com looks estampados.

MODELO DE BONÉ DE ABA RETA: este é um modelo super reconhecido principalmente por estar na cabeça de inúmeras celebridades e famosos pelo mundo a fora como é o caso de: jogadores de futebol, de cantores, de skatistas, entre outros. É um boné que agrada tanto as mulheres quanto os homens e o seu grande destaque fica por conta das marcas e de suas maravilhosas estampas, além é claro do charme modelo que é usado somente na parte superior da cabeça, se aprecia esse estilo se joga sem medo de ser feliz.

MODELO DE BONÉ TRUKER: é um dos bonés que são tendência, o modelo estiloso Trucker é um dos mais mencionados na atualidade e a sua característica principal é a tela na parte de trás que é para lá de perfeita para a ventilação total do couro cabeludo. É um clássico retornando com uma roupagem ainda mais moderna e está extremamente bem divulgado por conta principalmente do estilo de algumas celebridades como as seguintes: o craque Neymar, a Miley Cyrus (cantora, atriz, compositora e empresária norte-americana), o cantor Justin Bieber, entre outros inúmeros famosos. O boné no estilo Truker provém do mundo do rock roll.

E ai o que achou das nossas dicas e sugestões a respeito desse acessório super estiloso? Qual é o seu modelo favorito de boné dentre todos os que foram mencionados? Conte um pouco nos comentários sobre o seu fascínio por esse lindo acessório, pode ter certeza que iremos adorar saber!!!

Desejamos de coração que tenha apreciado a matéria que fizemos com toda dedicação e muitíssimo carinho, se possível nos deixe sugestões de outros temas, desde já agradecemos, até breve e forte abraço…

Essa matéria foi inspirada num Post do Instagram do @talissonpc

talissonpc-2399658

Ternos de alfaiataria, é possível os ajustes em determinadas partes da vestimenta? A Tati em um vídeo super explicativo responde a todas as dúvidas a esse respeito, IMPERDÍVEL…

Dicas de Moda e Looks

http://elcosturas.com.br/blog/

Conheça nosso Instagram @ellegancycosturas

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts