O que é Pea Coat? E aprenda como usá-lo corretamente.

3look pea coat masculino ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

O que é Pea Coat? E aprenda como usá-lo corretamente.

 

Tudo sobre essa peça clássica masculina Pea Coat que muitos podem não saber o significado mais que certamente tem um no seu armário, nesse post escreveremos sobre essa roupa muito elegante.

 

E o pea coat ou peacoat (as duas formas estão corretas de escrita) é um dos casacos mais tradicionais e populares do mundo, entretanto no Brasil muitos homens desconhecem como de fato ele é chamado, mas de forma alguma isso é um problema, vamos detalhar tudo sobre essa peça do vestuário masculino e tirar qualquer dúvida a respeito.

 

Uma boa parte do brasileiro desconhece a moda de inverno e acaba erroneamente classificando qualquer vestimenta que coloque por cima de uma blusa ou camisa em um dia de frio apenas como casaco. Porém, com o advento e a popularização maciça das compras on line fica necessário conhecer melhor a nomenclatura de determinadas peças para não comprar errado ou ao menos entender o que você está comprando, e assim realizar uma compra corretamente sem receio nenhum é de suma importância, pois a cada dia estamos aprendemos algo diferente e o homem moderno precisa estar totalmente antenado no mundo da moda.

 

1looks pea coat masculino ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

ENTÃO O QUE SIGNIFICA O NOME PEA COAT?

 

O significado desse termo é: casaco bico de âncora essa é a tradução ao pé da letra para o nosso português. E em inglês, a palavra “coat” quer dizer casaco e a palavra “pea”, além de significar ervilha, também pode ser claramente traduzida como as palavras já mencionadas bico de âncora, e mesmo o nome soando bem estranho a origem dele nos ajudará a entender melhor o seu significado, vamos conferir?

 

E até o final do século XIX os marinheiros europeus eram conhecidos e facilmente identificados pelo bom gosto com relação ao lindíssimo uniforme que vestiam tudo por conta dos pea coats que eram na época casacos com golas bem amplas, com os bolsos verticais embutidos e dez exageradíssimos botões frontais, e na versão original da peça, o casaco era na cor azul-marinho e tinha a imprescindível função de manter os marinheiros aquecidos contra o vento e principalmente contra as baixas temperaturas em alto mar, por isso eram confeccionados em uma lã bastante grossa. E o charme todo especial ficava por conta do detalhe nos botões, pois eram dourados e com o simbolismo navy, um traje extremamente elegante e bonito. Esse uniforme fez tanto sucesso na época que depois o casaco também acabou sendo figurado como peça-símbolo de outros uniformes, como o da guarda civil europeia, por exemplo.

 

E com o passar do tempo o pea coat foi ganhando novas leituras e a lã acabou dando lugar a outros tipos de tecidos como: o moletom, a sarja, o jeans, o tricoline, etc, e o seu comprimento também mudou, dando origem a uma versão mais longa chamada bridge coat (que significa casaco de ponte), além de outras cada vez mais modernas, e até mesmo os clássicos botões mudaram em número variando entre outras quantidades dependendo do modelo, do material que são feitos e nos casos mais radicais também até de posição. E por se tratar de uma peça de inverno democrática o pea coat permite diversas combinações com os mais variados tipos de roupas, tanto no perfil social como no perfil casual, formando composições que agradam desde os mais velhos até os mais jovens modernos e antenados no mundo da moda.

 

E COMO USAR CORRETAMENTE O PEA COAT?

 

Em nosso atelier Ellegancy Costuras esse tipo peça aparece frequentemente sendo trazida pelos nossos clientes para poder ajustar e foi por conta de questionamento por outros clientes de como usar de forma certa o pea coat que resolvemos escrever esse breve post e no final deixaremos linkado fotos de um dos vários pea coat que ajustamos, e agora então vamos para à resposta dessa pergunta.

 

E o pea coat é uma peça super versátil podendo ser usado tanto em looks formais e elegantes, quanto em looks informais também extremamente modernos. E assim as peças que você irá escolher é o que determinará o seu estilo e em quais ocasiões se deve utilizá-la.

 

E durante o dia ou em ocasiões com trajes casuais, às calças no modelo chino (que é um modelo mais leve que o Jeans, por exemplo, indicado para os dias mais quentes, pois é confeccionado em algodão) de preferência em tons escuros, também pode fazer a opção por calças jeans, calças de veludo cotelê, etc. E o calçado não precisa necessariamente ser um sapato social pode usar: um dockside, um loafer, botas, um mocassim, e até o tênis é totalmente permitido desde que faça o seu estilo. E para a parte superior do look pode se usar suéteres, camisas jeans, xadrez, e muito mais, já as camisetas não são recomendadas, porque quebra o objetivo de usar no inverno ou em dias com temperaturas mais amenas, a única exceção nesse caso é usar a camiseta por baixo de um suéter, pois ficará escondida e assim não tem problema algum usá-la, fique extremamente a vontade se desejar adicioná-la na montagem do seu visual.

 

E para as ocasiões mais formais, pode-se usar com: um terno, um costume, etc, pois entram perfeitamente nessa combinação de look, e nos pés para finalizar o visual dê preferência para os sapatos sociais. E assim o pea coat é uma excelente vestimenta tanto para os dias de inverno quanto para os dias que o friozinho fora de época surge de repente.

 

E as cores que normalmente os pea coats estão à disposição para a compra são: na cor azul marinho, na cor cinza, na cor preta, etc, cores essas extremamente fáceis de combinar e não se esquecendo dos tons militares. E como não é um item do vestuário masculino barato para se comprar uma boa dica é que seria extremamente conveniente escolher uma cor super coringa para poder adquirir, e com isso você acabará utilizando em todas as ocasiões e na maioria dos looks sem necessitar obrigatoriamente possuir várias peças em seu guarda-roupa.

 

Algumas inspirações…

1look pea coat masculino ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

6looks pea coat masculino ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

2look pea coat masculino ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

look pea coat masculino ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

look pea coat masculino ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

E agora fotos de um Pea Coat sendo ajustado no atelier da Ellegancy…

 

1pea coat sendo ajustado na ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

2pea coat sendo ajustado na ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

3pea coat sendo ajustado na ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

pea coat sendo ajustado na ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

 

 

POR GENTILEZA ASSISTA AOS  NOSSOS VÍDEOS NO CANAL QUE TEMOS NO YOUTUBE E NÃO DEIXE DE SE INSCREVER:

 

Trench Coat, dicas de como usar esse belo casaco e o que é possível ajustar no mesmo, a nossa querida Tati explica absolutamente tudo a respeito, não deixe de conferir…

Terno de alfaiataria é possível ajustá-lo? A nossa querida Tati em um vídeo extremamente explicativo conta todos os detalhes e responde a essa pergunta, imperdível…

Ellegancy Costuras ateliê, é especializado em ajustes e reformas de:

Vestidos de noivas, Vestidos de festas, Ternos, Costumes e Paletós, Jeans, Camisas, Polos, Peças e Jaquetas de couro, macacões de motociclistas e KART.

Fazemos também, Bordados em vestidos de noiva e vestidos de festas, Higienização e Pintura em couro.

Temos serviços diferenciados como: Ajuste em biquíni, afinar gravatas, ajuste em Kimono, forração de sapato /bolsa e customização.

www.elcosturas.com.br

contato@elcosturas.com.br

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1494 – SP

  • Costureira em Interlagos
  • Costureira na vila mascote

Leave a comment