Cliente querido tem favorecimento
Essa foto diz tudo… É inegável que um cliente querido tem favorecimento onde vai.
Por mais que uma Empresa e ou Comércio viva de vendas e obviamente tem que vender , não podemos nos esquecer que nos relacionamos com Pessoas e não com CNPJ’s.
Sendo assim, todas as nossas felicidades e dissabores são com as pessoas. E quando lidamos com pessoas educadas, simpáticas, generosas não há como negar que todo o processo, seja qual for o segmento do trabalho, melhora e muito. Necessariamente não precisamos dar desconto para um cliente bacana. Entretanto, uma cortesia, um prazo menor para entrega, um gole a mais no café como no caso dessa foto.
Planejamento Comercial para os melhores clientes.
Comercialmente falando, há planilhas com os nomes dos melhores clientes e também algumas observações( internas) em relação à eles. Entre essas observações, temos a de ” Clientes queridos” , Clientes Vips , entre outros. E dentro do planejamento financeiro muitas vezes sabemos que esses clientes não nos abandonarão.
Lei de Pareto
Se não me falha a memória , a Lei de Pareto ou princípio de Pareto diz que 20% dos clientes trazem 80% de resultados na Empresa. Ou seja, clientes Vips fazem a diferença.
Contudo, se o cliente for Vip pelo valor que ele compra da Empresa e ainda for super simpático(a), terá tudo e mais um pouco. Nesses casos, são clientes que de tão agradáveis no tratar as pessoas torna-se IMPOSSÍVEL DIZERMOS NÃO. Como trabalhamos com Ajustes de roupas , são clientes que as vezes chegam e querem um Conserto e reforma de roupa ” pra ontem” . E como podemos dizer não para um cliente que vem com frequência e cada vez mais atencioso(a) conosco ?
Portanto na hora de planejar / organizar a programação é sempre bom deixar aí um tempo ocioso para ter ” lastro” afim de atender a esses clientes que precisam de urgência. Tratamento Vip para clientes diferenciados na costura
Um sorriso sincero, um Bom dia ou Boa tarde de coração, abre portas, abre oportunidades.
Tratamento Vip para clientes diferenciados na costura
Muitas vezes nossas costureiras habilidosas atendem os clientes na ausência da Tati e da nossa Supervisora, e não são poucas as vezes que elas melhor até do que nós proprietários sabem que não dá para pegar uma roupa para ajustar com urgência. Ocorre no entanto que elas sabem quem são os clientes, e esses clientes quando as tratam super bem fazem com que elas automaticamente fiquem fazendo hora extra para atendê-los, com a maior boa vontade.
Entretanto, quando é um cliente de difícil relacionamento, elas com toda educação falam que não dá para fazer com urgência e pede que eles nos chamem no Whats app para nós darmos o Aval. Não podemos exigir das nossas costureiras que peguem serviços que teoricamente não damos conta sem nos comunicar. Da mesma maneira, não podemos exigir delas que digam NÃO para um cliente muito bacana. Pelo contrário.
Somos proprietários na Ellegancy Costuras mas também somos clientes de vários outros lugares , e por sabermos da importância de tratarmos bem os Prestadores de Serviços nós sempre damos um sorriso, perguntamos se está tudo bem, e não são poucas as vezes que somos beneficiados com isso.
Quem conhece a Tati sabe da espontaneidade e carisma dela, e volta e meia ela volta do açougue com um brinde, volta da padaria com um pedacinho de chocolate que deram para ela trazer para a nossa filha. O mundo precisa de pessoas atenciosas e simpáticas. Isso não quer dizer que tenhamos que ser fingidos, sorrir a todo momento. Todavia, quem o é espontaneamente, vê os benefícios de ser assim. Tratamento Vip para clientes diferenciados na costura
Esperamos que tenha gostado desse Post e que ele sirva de reflexão para você.
Um grande abraço
A Ellegancy Costuras é um Atelier de Costuras em São Paulo SP. Especializada em conserto e ajustes de roupas, para você que procura costureira em SP!