Ser costureira ou faxineira?

Costureiras em Sp para ajustes de roupas

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

Ser costureira ou faxineira?

ser-costureira-ou-faxineira-8429779

Sou costureira Free lancer e queria saber se vocês tem vaga aí no Atelier de Costuras de vocês…

Pode parecer estranho o título  ” Ser costureira ou faxineira ”  mas de uns tempos pra cá temos visto e ouvido essa frase com uma certa frequência.  É grande o número de costureiras que ligam para nós, enviam mensagens, chamam no whats app perguntando se temos vaga para costureira de ajuste de roupas free lancer.  São costureiras que não querem vínculo empregatício, elas preferem trabalhar por dia, ficando no máximo 2 dias na semana em cada Atelier de Costuras.

Elas entram em contato e dão o preço sem nenhuma inibição, e os preços variam de 150 a 180 reais ( por dia),  e numa dessas vezes a costureira que falou que cobrava 180 reais por dia ao ser indagada por eu ter achado o valor um pouco alto( falei com toda educação do mundo), ela me disse que produzia pelo menos 500 reais por dia onde ela vai ,  e que se for pra ganhar menos que 180 por dia ela preferia trabalhar de faxineira pois estão pagando isso para algumas amigas dela.

E como o número de costureiras de ajustes de roupas que procuram emprego só cresce,  resolvemos pesquisar um pouco mais a fundo e tentarmos entender essa dinâmica de mercado de Ajuste de Roupas X  Costureiras.

Se a costureira trabalha bem, por quê está procurando vagas ?

A Ellegancy Costuras existe desde novembro de 2008  e já fizemos testes aqui com pelo menos umas 30 costureiras que se diziam ótimas… e eram razoáveis. Algumas nem isso eram.  Pois bem, se uma costureira garante que faz pelo menos 500 reais em ajustes de roupas por dia e está procurando emprego, será que precisamos pagar para ver ou já dá para imaginar que ela não é tão boa assim ?

O que tem de loja de conserto de roupas não está escrito. Ou melhor, está escrito, está no google, está nas mídias sociais…  E digamos que uma costureira free lancer trabalhasse 2 dias em cada Atelier de Costuras em São Paulo.  Ela é tão boa e não consegue se firmar em 3 Ateliês de costuras?  3 Ateliês X 2 vezes por semana em cada= 6 dias na semama, que seria de segunda a sábado.

Não vou generalizar e dizer que todas não são boas, pois seria leviano de minha parte. Mas já pagamos para ver ( e vimos) que uma grande parte delas não quer vínculo empregatício porquê se algum Atelier ligar de urgência e oferecer 10, 20 reais a mais, ela inventa uma desculpa naqueles dias que combinou de vir trabalhar aqui e vai para outro, e assim sucessivamente. Porém, muitos clientes querem fazer o conserto de roupas na hora e é complicado falar não por conta de excesso de serviços, daí muitos ateliês querem ganhar o cliente e fazem um trabalho rápido, muitas vezes mal feito.

Da mesma maneira, se ela fez alguns serviços mal feitos e tiver que corrigir, ela corrige ” de boa” pois no final do dia o Atelier terá de pagar o valor combinado.   Ficar fora do horário para corrigir o próprio erro ?  2 delas que fizeram isso não quiseram mais voltar na Ellegancy Costuras e saiu dizendo que éramos muito ” enjoados e exigentes’ com os nossos consertos, e que nem nos Jardins onde já prestaram serviços exigiam tanta qualidade. Ser costureira ou faxineira?

As melhores costureiras de sp

A busca pelo menor preço trava todo o Mercado de Ajustes de Roupas.

Alguns clientes insistem em pedir descontos quando vem até nosso Atelier, e alguns não querem o desconto que damos de 5 % para pagamento em dinheiro ou transferência bancária.  Eles querem dar o preço deles… E digamos que os ajustes deram aí 700 reais e com o desconto de 5 % dá 665. O cliente vira e fala assim:

” 650 reais e fechamos negócio agora …

Veja bem, nós não negociamos salário de costureiras uma vez acertado, nós não conseguimos negociar com a maioria dos fornecedores de aviamentos( de qualidade), pois muitos fornecedores quebraram e os que ficaram monopolizam o Mercado… Então não achamos errado perguntar por desconto, mas querer dar preço e se sentir ofendido por uma negativa( com toda educação e carinho), é demais.

Trabalhamos com serviços e não com produtos.  Portanto pode haver sim diferença entre o mesmo tipo de ajuste de uma peça para outra.  Vamos dar um exemplo de ajuste de punho ou ajuste de manga de jaqueta de couro.  O preço varia muito do tipo de couro( mais fino, mais grosso), se tem botão, se tem zíper, se teremos que subir o zíper ou se poderemos cortá-lo e ele ficará menor( o trabalho para subirmos o zíper, fazermos a casa etc é muiiiiiiiiiiiito maior do que se pudermos cortar o zíper).

E como muitos clientes querem dar preço, é muito comum os Ateliês de costuras que fazem ajustes em roupas quebrarem pois não conseguem pagar direito os fornecedores e principalmente a mão de obra…. As costureiras.

E aí muitas costureiras estão preferindo trabalhar de Faxineira , pois segundo elas, cobram de 150 a 170 por dia e tranquilamente conseguem trabalhar 3 vezes na semana ( pelo menos) e a exigência é infinitamente menor do que a nossa em reformas de roupas …  E aí percebemos que as pessoas valorizam muito mais as suas casas limpas do que de repente suas roupas super bem ajustadas…  Mas se a pessoa pensar, ela conseguiria limpar sua casa, seu apartamento, mesmo que perdesse o dia.  Mas será que essa mesma pessoa conseguiria ajustar suas próprias roupas ao invés de pagar por isso ? Ser costureira ou faxineira?

E tem também toda uma relação Custo X benefício da pessoa dizer que pagou X na roupa e para Ajustar custa ” quase o mesmo preço.”.  Quando ouvimos isso, dá vontade de ver a marca e falar pra pessoa o óbvio como se ela não soubesse:

” Então, essa marca da sua roupa já tomou diversos processos por usar mão de obra ESCRAVA nas confecções”, onde costureiras(os) moram no local de trabalho comendo arroz azedo, com fiações descascadas por todo lugar,  com costureiras trabalhando 16 horas por dia( ou mais) pra ganhar 500 reais por mês…”

Divulgação em Redes Sociais para alavancar vendas

A velha máxima de que a propaganda é a ” Alma do Negócio” acho que nunca vai sair de moda, e nunca deixará de ser verdade… Mas há que se tomar muito cuidado da forma que é feita a divulgação, e o que ela acarretará à sua empresa.

Digamos que a Ellegancy Costuras invista em Google Adwords( sim, investimos).  Digamos que a Ellegancy Costuras invista na Promoção de Posts no Instagram para o Público Alvo certo( sim , investimos).   Digamos que a Ellegancy Costuras faça de vez em quando o marketing off line com a confecção de panfletos, flyers etc( sim, também fazemos)…  Será que o nosso custo de partida será o mesmo que uma costureira que trabalha em casa ?

Nem vamos entrar no mérito de aluguel, empresa aberta, costureiras registradas,  Das, Contribuiçaõ sindical, Gps, Contribuição confederativa, TFE, TFA e vários outros tributos que só quem é ou já foi dono sabe ( e quem trabalha em Departamento Fiscal e Contábil).

Os inocentes que parecem não entender

Como consumidor, quando eu pesquiso por algo no google e vejo alguns sites, eu só de bater o olho  no site, nas fotos, na apresentação eu já arrisco dizer onde é mais barato e onde é mais caro.   Aí eu pesquiso no Google Meu negócio e no facebook as opiniões dos clientes.  Vejo também se há reclamações no site  Reclame Aqui    

Após essa pesquisa eu creio que terei pelo menos 80% de assertividade na escolha.  Agora, se eu definir que certo estabelecimento provavelmente seja o melhor e ir primeiro no inferior e pegar um orçamento( total direito meu pegar um orçamento e não fechar), e ir no outro local que eu já tinha considerado melhor de acordo com a minha pesquisa e ter um orçamento maior que o primeiro, eu tenho total direito de voltar no primeiro estabelecimento e fechar o negócio. Certo ?  Claro que sim.

Agora eu acredito que eu não tenha DIREITO ALGUM de querer, e principalmente EXIGIR, que o segundo estabelecimento me faça o preço do primeiro… Se eu quiser somente o preço eu que volte pro mais barato e feche o serviço.  O problema está quando a pessoa quer o Serviço de Um com o Preço de Outro…

Nós aqui na Ellegancy costuras vamos semanalmente à Padaria Rosas de Maio – clique aqui para conhecer    para comprarmos lanche para as nossas costureiras que trabalham aos sábados.  Nós conhecemos todo mundo lá , brincamos com algumas atendentes que são super simpáticas e tal,  mas nunca tivemos 5 centavos de desconto.

Também vamos umas 3 vezes por semana pelo menos na Padaria Primícia dos Paes – clique aqui para conhecer  e também nunca tivemos desconto. Mas verdade seja dita, na Primícia dos Pães na hora de pedir pão de queijo eles dão um para comermos na hora, e quando pedimos frios, eles dão uma fatia de cada frios que pedirmos para degustarmos também na hora rsrsrs.    Ah, e no final do ano eles dão um micro panettone para os clientes mais fiéis e um calendário.   Mas dar desconto?   Nem pensar !!!

As melhores costureiras e os melhores atelies de costuras em Sp

Então chega uma hora que temos que nos valorizarmos…  Se o cliente quer muito o nosso serviço, se viu em nós um diferencial, se pesquisou pela opinião dos nossos clientes  ( clique aqui para ver as avaliações )  , se foi no seu facebook e acompanhou o que os clientes falam sobre sua empresa e gostou… Se de repente viu que você nuncia no google e paga caro por isso e mesmo assim quer um super desconto você vai quebrar se fizer tudo o que o cliente quer.

Busque sempre se capacitar, sempre se aperfeiçoar em seu ramo, pois isso fará com que você faça o melhor pelo seu cliente.  No nosso caso, temos que entender sobre Moda, sobre as tendências nos looks, até mesmo ficarmos antenados nos figurinos de novelas pois influencia muito nos novos estilos. E tudo isso para levar o melhor para os nossos clientes.  E para levarmos o nosso melhor, temos que investir em conhecimento, capacitação profissional das costureiras( e liderança), bem como os melhores materiais e isso encarece todo o processo.

Clientes exigentes…

clientes-exigentes-5942085

Há alguns clientes que são extremamente exigentes nos ajustes de roupas, e querem tudo milimetricamente perfeito.  E não somos perfeitos, e trabalhamos com roupas prontas, que quando as abrimos muitas vezes encontramos coisas tenebrosas que fica impossível corrigir.  E nunca vendemos perfeição, mas alguns clientes exigem isso e  causam situações que muitas vezes pensamos seriamente em abandonarmos tudo.

É uma questão de psicologia, onde ficamos com dó de quem mora com uma pessoa dessas, mas não vamos entrar muito nesse mérito porque não cabe a nós, e esse post não é nenhuma ” vingancinha” com qualquer pessoa, mas é que as vezes a pessoa exige absurdos e quer pagar o mínimo.  E vamos ser muito francos ?   Os ajustes de roupas não foram inventados por nós aqui na Ellegancy Costuras , e se a pessoa fazia os seus ajustes de roupas em um Atelier de Costuras e veio nos procurar, provavelmente viu em nós algo especial ou não estava nada satisfeito(a) com os ateliês que levava antes…

Ajustes de roupas com horário Marcado. Oi ???

Após abrimos outra unidade do Ateliê de Costuras na Vila Olímpia começamos a nos deparar com um nível de cliente ainda mais sofisticado do que já atendíamos aqui na Cupecê,  embora boa parte dos nossos clientes já morassem mais próximo à Vila Olímpia.   E muitos desses clientes querem o atendimento exclusivo da ” Tati”  , sendo que a nossa atendente da Vila Olímpia é super amorosa e atenciosa, e ta mandando super bem.

Mas segundo as(os) clientes, a Tati entende muito mais de Moda, dos tecidos, do acabamento, do efeito da roupa no manequim… E esses clientes estão querendo agendar com a Tati lá no Atelier de Costuras.

Nós temos o agendamento em domicílio e o agendamento a noivas. Mas para os ajustes em roupas normais nós temos as supervisoras, temos a atendente da Vila Olímpia, mas alguns clientes exigem que seja a tati.

Horário Marco requer toda uma programação.

Esses dias eu ( Sérgio) quis marcar algumas noivas na agenda e ví que a Tati tinha agendado um cliente para Medir os Ternos, outro cliente para Medir camisas,  e não tinha mais horário para as noivas… Aí eu que cuido do administrativo e financeiro chamei a Tati e falei:

” Amor, não tínhamos horário para Noivas pois você agendou homens para fazer Ajustes nos ternos e Camisas, para ajuste em jaqueta de couro”  E quando ela me disse sobre alguns casos que esses clientes queriam grande desconto, ficaram ofendidos com o orçamento etc eu pedí para ela dar um basta pois o cliente EXIGE EXCLUSIVIDADE,  Exige que seja a tati a atendê-lo, fica um tempo grande para cuidar de cada detalhe, e ainda quer desconto ?   Francamente não dá…

Sei que esse Post pode até assustar você que de repente estiver lendo, podendo imaginar que cobramos um absurdo nos ajustes de roupas mas pode ter certeza que não.   É que fazemos tudo com tanto carinho, tanto amor, buscamos tanto melhorarmos como profissionais e como pessoas, que chega uma hora que se torna ofensivo o que alguns clientes fazem conosco.

Então mais do que nunca acho que é hora de buscarmos mais e mais a melhoria,  a ponto dos clientes quererem que somente nós façamos os Ajustes em suas roupas, e se não formos capazes de causarmos esse impacto no cliente, é justo que ele não faça as reformas de roupas conosco e busque quem mais lhe agradar. Nós não vamos deixar de melhorar para que possamos baixar preço, pois nossos clientes NUNCA BAIXAM A EXPECTATIVA NA QUALIDADE DOS NOSSOS SERVIÇOS.

Por favor conheça um pouco mais dos nossos serviços de atendimento em domicílio ou escritório onde tem uma taxa pela comodidade.

https://elcosturas.com.br/costureira-em-casa/

Ajuste de roupas?  Clique aqui :

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts