Qual a definição correta- Costume ou Terno?

1terno ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Costume ou Terno?

O terno normalmente por definição , quer dizer três peças que originalmente era composta por: paletó, calça e colete, mas com o consequente desuso do colete pela grande maioria dos homens adotou-se então a denominação de COSTUME, mas que normalmente chamamos de terno, pois na verdade é um terno só que com um item a menos.

Certo ou errado (dependendo do conceito de que se tem), a força da palavra terno permaneceu para a dupla calça e paletó até hoje em dia,  normalmente como qualquer outra vestimenta muito conceituada e usada pela ala masculina.

O terno pode ser vendido ou comprado com colete ou não;  depende apenas do gosto e estilo do cliente, apesar de achar o colete um item muito elegante para os homens é extremamente difícil encontrar um colete para vender nas lojas dedicadas e especializadas aos trajes masculinos.

Se formos considerar que o colete não é obrigatório nos trajes sociais, mas que a gravata é indispensável , então está  formado com louvor o novo trio para por fim a tantas dúvidas e polêmicas que giram em torno desse tema.

Na grande verdade para os raros homens que possuem um colete guardado o mesmo é mais indicado para os dias de temperaturas baixas,  conferindo ao homem  uma maior elegância ao vestuário formal . É uma pena que esse item não é tão explorado e nem tão aceito como deveria pelos homens.

Os antigos coletes eram feitos em tecidos de brocados, bordados lindamente e até brilhosos, e foram adotados por volta do ano de 1660 na Inglaterra.

Depois de muito tempo os costumes tornaram-se mais discretos quando com o decorrer dos anos evoluíram para o mesmo tipo de tecido confeccionado para os paletós criando assim o conceito de terno. De acordo com a história os coletes surgiram na Roma Antiga quando eram feitos de ferro para proteger os soldados nas grandes batalhas a que eram submetidos a participar.

Uma curiosidade –  a palavra Costume adveio dos costumes de mulheres que confeccionavam essa roupa e significa alfaiataria e comercialização de trajes feitos à mão, sob medida, uma encomenda personalizada ou “customizada”, então como já nos referimos acima se acostumou a chamar de Costume até mesmo os ternos industrializados, finalizando assim um período majestoso e glorioso.

Vale ressaltar para os homens exigentes que prezam pela sofisticação e fazem questão de esbanjar um look mais clássico e alinhado, exaltando formalidade e requinte ao mesmo tempo, deve lembrar que antes de comprar e investir no terno se deve refletir com coerência em quais ocasiões o mesmo será utilizado já que não é um item tão em conta principalmente em se tratando de marca de grife.

O terno serve para várias situações e lugares como: para uma ocasião especial, para trabalho que necessite de um traje mais formal, e muitos outros ambientes que se pode utilizar tranquilamente mais esse lindo item do vestuário feminino.

Dicas que devem ser observadas para não errar no uso desta peça elegante e “classuda”:

1- A utilização de costumes sempre causa boa impressão em uma entrevista de emprego , sendo a cor preta  inadequado para entrevistas, por ser uma cor séria demais pode passar uma imagem inacessível e opressora, mas o terno não deve ser muito claro de preferência, pois pode causar um efeito de que a pessoa não necessita tanto daquela vaga como as outras pessoas que estão com ternos alinhados, mas sem ostentar nada é claro que isso pode não será algo que determine ou não a obtenção da vaga mais por vias das dúvidas é bom ficar atento a esse detalhe.

2- No caso da lapela pode ser estreita ou larga, geralmente a estreita deixa a silhueta longilínea e a larga conferem características mais clássicas ao vestuário, então o melhor a ser feito é o meio termo que daí não tem como errar.

3- Mesmo com o inverno terminando aproveite-o para formar seu terno, usando e utilizando o colete como uma peça diferenciada e bem elegante, não precisa ser do mesmo tom do costume, use a sua criatividade que é infinita para valorizar ainda mais o seu look.

4- Muitas vezes os homens não se atem a esse pequeno detalhe que iremos mencionar que ao se sentar desabotoe o terno, isso proporciona maior conforto e evita que o tecido amasse e quando for levantar abotoe-o novamente para manter-se bem vestido.

5- A gravata é item quase obrigatório para a grande maioria das ocasiões formais, mas nas não formais o homem pode utilizar o terno sem gravata e ficar maravilhoso da mesma forma.

6- Com relação ao calçado uma das cores que adiciona uma valorização maior do look é a cor café pois cai  bem com qualquer cor de costume, juntamente com os tons marrons e os tons em cinzas, menos a cor preta que deve ser evitada.

7- Para os eventos diurnos e no trabalho ,  as melhores cores para ser usadas são: os tons marrons claros, o cinza médio ou claro, o castor, o bege, etc. E para eventos noturnos o preto e cores escuras são totalmente liberadas e apropriadas para estar belo e moderno arrasando com o visual.

8- Já quando o assunto se refere aos bolsos, os externos devem sempre ficar livres de quaisquer objetos para não criar volume e ficar deselegante, para isso utilize os internos que o que necessitar guardar ficará bem escondido e sem fazer nenhum volume.

9- Com relação aos botões, o modelo tradicional possui três, mas nas versões mais modernas eles podem vir com dois ou mesmo apenas um botão, e uma dica mais que fundamental é manter sempre o último botão aberto ficando ainda mais charmoso.

10- E para um caimento perfeito do seu terno,  as ombreiras da peça devem ser ajustadas conforme seu corpo, pois é nos ombros que está o apoio de todo paletó, tanto nesse quesito como em todos conte com a Ellegancy Costuras que deixará o seu terno simplesmente IMPECÁVEL.

COSTUME (terno com colete)

costume terno looks ellegacy costuras www.elcosturas.com.br
costume terno impecável ellegancy costuras www.elcosturas.com.br
costume terno famoso ellegancy costuras www.elcosturas.com.br
TERNO TRADICIONAL
terno, costume ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

E agora observe algumas fotos do trabalho minucioso de afinar as gravatas que desenvolvemos em nossos Ateliês…

afinando perfeitamente as gravatas ellegancy costuras www.elcosturas.com.br
gravata prontinha afinada ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Costureira na Vila Olímpia – RUA SANTA JUSTINA N°75 clique aqui

Enfim, estamos finalizando mais uma matéria não esquecendo que a Ellegancy Costuras faz ajuste em terno, faz ajuste em camisa, ajuste em gravata deixando ela mais slim se preferirem, entre outros tanto ajustes que a nossa empresa é especializada, conheça o nosso trabalho, se puder venha até nós pessoalmente nos fazer uma visita você leitor que mora em São Paulo e regiões temos um diferencial como poucas as empresas, que é fazer um trabalho de primazia visando a total satisfação do nosso cliente.

Nossos Ajustes de Ternos e Costumes

Deixe seu comentário