O que você aprendeu durante a pandemia ?

A pandemia nos ensinou que o amanhã realmente não existe e que devemos valorizar o que temos hoje.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

E nesses 6 meses de pandemia o que você aprendeu , quanto você evoluiu?

o-que-voce-aprendeu-durante-a-pandemia-1441895
O Que Você Aprendeu Durante A Pandemia

Uau… por aqui trabalhamos tanto, mas tanto, mas tanto que fica difícil fazermos um balanço dos progressos que tivemos.

Certamente tivemos, e muito. Só não saberei mencioná-los e ou mensurá-los.

Do risco de falência à todas as contas em dia !!!

Nos 15 primeiros dias que fomos obrigados a parar de trabalhar dispensamos a equipe não sem antes conversarmos com as meninas e dizermos que no que dependesse de nós( gestores) faríamos o impossível para não falharmos com elas.

Não deu 1 dia e os motociclistas começaram a nos chamar perguntando se estávamos fazendo conserto de jaqueta de couro e macacão de motociclista.

Explicávamos que ” mais ou menos” mas poderíamos atendê-los, e abríamos a loja com horário agendado olhando para os lados como se fôssemos criminosos, trancávamos o cliente dentro da loja conosco, fazíamos o atendimento e voltávamos pra casa… até outro cliente agendar e fazermos tudo de novo.

Nesse intervalo alguns clientes super chegados ( e outros que não imaginávamos o quanto gostavam de nós) ficaram comovidos com um vídeo que a Tati fez e começaram a pedir dados da nossa conta para ficarem com crédito quando voltássemos a trabalhar.

*Acredite numa coisa… Existem pessoas que confiam mais em você e no seu potencial do que você mesmo acredita( ou não acredita ) em sí.

Nisso nós já aprendemos que existem pessoas boas que torcem por nós. Minha amiga e parceira Ana lá de Pernambuco não arredou o pé para nos ajudar. Detalhe: Ela é cadeirante e trabalha muito mais do que pelo menos 90% das pessoas que eu conheço. E tem um notebook super antigo e uma internet bem precária na região.

Nesse período minha irmã liga pra mim e diz que quer comer um churrasco na nossa casa. Eu falei que eu tinha medo por causa da pandemia e ela falou que ia com medo mesmo… Ela se atrasou, fiquei até preocupado até que ela me liga e pergunta se poderia deixar o carro dentro da garagem do prédio ao invés de deixar o carro fora. Achei estranho mas falei que sim, daí quando ela chegou com meu cunhado e meu sobrinho estava com o Porta Malas cheio de compra de mercado para mim. Fiquei sem chão, não era pra tanto, mas aceitei e agradecí muito.

Voltando com tudo no Atelier de Costura

logo-ellegancy-costuras-1-5233940

Pois bem, tão logo deu uma semana nós enviamos mensagens no Grupo da loja perguntando se alguém gostaria de voltar a trabalhar pois estávamos com uns 10 macacões e jaquetas de motociclistas para ajustar.

As respostas foram do tipo:

” Ué, como assim 10 macacões se quando paramos de trabalhar nós zeramos tudo? “

” Ah vcs estão de brincadeira, não tem nada aí porquê a gente ajustu todas as roupas”.

“Opa eu quero sim… É pra amanhã ?”.

Nisso veio a ordem do Ex Ministro da Saúde, o Mandetta, para todos usarem as máscaras de proteção.

Então corremos atrás pra aprendermos a fazer, batemos cabeça, erramos, acertamos, e fizemos muiiiiiiiiiiiiitas máscaras de proteção para vender na Internet e vender para nossos clientes.

Nesse intervalo fizemos contato com a costureira Geane pedindo ajuda para ela pois uma parte da nossa equipe era do grupo de risco e não poderia trabalhar, e a outra parte estava fazendo ajustes em jaquetas de couro e macacão de motociclista.

Aprendendo com os parceiros.

A Geane e o Reginaldo( marido dela) abraçaram a causa e começaram a fazer máscaras para nos ajudar na casa dela, enquanto 2 das nossas costureiras faziam aqui também.

No começo ela cometeu alguns erros, não tinha o mesmo acabamento que nós, mas aceitava todas as vezes que mostrávamos e se aperfeiçoava, até que depois ela viu na internet e fez uma máscara modelo Morcego e ou 3 D.

De qualidade um pouco inferior à alta qualidade.

A Geane se aprimorou tanto que fez as máscaras melhores do que as nossas, e aí foi a hora de humildemente aprendermos com ela e com o Reginaldo.

Eles foram uma gratíssima surpresa que a Pandemia nos trouxe e jamais esqueceremos essa parceria.

Nos primeiros meses deixamos de pagar os Impostos que os Governos autorizaram que poderíamos prorrogar. Negociamos aluguéis , cortamos o supérfluo como Pessoa Jurídica e também como Pessoa física, enxugamos o que era desnecessário e aos poucos fomos pagando uma por uma dos Impostos atrasados.

Eu ( Sérgio) desde o primeiro dia não parei de divulgar, peguei o tempo ocioso que ficava em casa para tomar sol ouvindo música e trabalhando naquelas pequenas coisas super importantes que eu nunca tinha tempo… agora o tempo não me faltava.

Sabe o que eu fiz por exemplo?

Peguei diversos canhotos de pagamento da maquininha Cielo( a rede quase não sai nome nem sobrenome) e tentava achar esses clientes no Instagram e no Linkedin, e achei bastante cliente e alguns aceitaram nossa solicitação e compraram nossas máscaras.

Aproveitams para otimizar nosso site, publicar ainda mais nas redes sociais, fazer grupo de transmissão no Whats app falando sobre as máscaras e sobre os Ajustes.

Meu Deus… Quantas mudanças diárias iam ocorrendo.

Eu decidí não ficar vendo noticiário já que toda hora estou conectado à internet e não tem como não ver as notícias. Aliás, quem vê muito noticiário não sai de casa com medo, mas também quem fecha os olhos para tudo fica alienado.

Jamais negligenciei a covid19, só não poderia paralisar minha vida por conta da pandemia pois eu morreria de depressão, avc ou infarto à medida que chegassem as contas e eu não tivesse condições de pagá-las.

Vimos nossas funcionárias que ficaram conosco se aprimorar ainda mais no relacionamento, em entender que agora era um novo momento onde todos deveríamos aprender juntos pois os ” patrões” estavam tão perdidos quanto os funcionários.

Nos juntamos, nos unimos, fomos transparentes com elas em relação à pagamentos, faturamentos, dificuldades, aprendizado e melhorias…

A cada mês que conseguíamos pagar os salários em dia nos sentíamos honrados e elas aliviadas. Não foi nada fácil vivermos somente de vendas de máscaras e ajustes de roupas de motociclista, já que consertos de roupas em Sp estava praticamente parado pois as pessoas estavam dentro de suas casas , de pijama, trabalhando Home office.

Nossa filha sem dar trabalho nenhum, entendendo nossa dedicação ainda mais na loja, nos ajudando, compreendendo… Mais do que nunca descobrimos que Deus nos enviou um anjo em forma de filha para iluminar todos os dias das nossas vidas.

6 meses se passaram e graças a Deus estamos aqui numa luta diária, um cansaço mental e físico fora do comum. O psicológico abalado muitas vezes pois somos humanos ( e atendemos seres humanos), mas estamos em pé.

Então o que a pandemia nos ensinou?

Nos ensinou que sem Deus não somos nada… Que podemos simplesmente nem levantar num determinado dia e acabou.

A pandemia nos ensinou que se somarmos forças poderemos sofrer juntos e vencermos juntos.

Nos ensinou que o amanhã realmente é muito relativo, e que o hoje é de fato o que temos em mãos.

Ensinou também que o hoje é reflexo de ontem, e que se não tivéssemos investido tanto tempo, dinheiro e recursos na Internet não estaríamos vivos.

Mas o principal de tudo…

A pandemia nos ensinou que a forma como atendemos cada cliente nos ajudou na hora em que mais precisamos. Ou melhor, que os clientes nos ajudaram quando mais precisamos.

Nos ensinou que o orgulho quase nunca vale a pena… Que ou aceitávamos a ajuda de quem se prontificou ou ficaríamos para trás. Mas não é fácil depois de mais de 10 anos de empresa você se dar conta de que não tinha uma reserva suficiente para de repente 3 meses.

Mas o que fazer em relação à isso? Se dar conta de que não ” manda bem” e desistir ou aproveitar o cenário caótico e tentar aprender para o futuro?

Conversando com uma pessoa muito próxima ela me disse que do tanto que eu trabalho era pra eu estar muito mais à frente, com muito dinheiro, ao invés de estar passando por dificuldades. E quanto mais próxima a pessoa for de você, mais vai doer certas coisas ditas, por mais que sejam verdades, e eu disse para ela:

” Você está certíssima. Se eu não estou muito mais à frente é por ainda não ter a competência necessária pois você sabe que força de vontade não me falta e eu trabalho de domingo a domingo, e agora mais do que nunca.

Então eu tenho 2 opções, eu disse à ela: OU eu ouço tudo o que você está me falando, absorvo tudo e entro numa depressão profunda e abandono tudo ou eu acordo todos os dias agradecendo a Deus por ter saúde e poder correr atrás.

Eu escolho correr atrás. Disse à ela.

Nesses 6 meses ví muitas pessoas desfazendo amizades por conta de Política, outras pessoas infelizmente chorando a morte de parentes queridos por conta da covid 19.

Eu não me desviava nem pra direita , nem para a esquerda…

Como diz a música do legião urbana;

Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou mas tenho muito tempo.

Sempre em frente…Não temos tempo a perder…

O preço para não ficarmos ” na estrada” da falência era alto e eu me despus a pagar, portanto não poderia perder meu tempo com bobagens e algumas pessoas tive até que deixar de seguir para não perder meu tempo( e paciência). E quanto menos tempo eu perdia nas mídias sociais com bobagem mais vídeos de ensinamentos eu conseguia assistir, mais idéias eu tinha para colocá-las em prática afim de tentar melhorar e como diz um amigo meu:

” Sergínho, se você não está devendo 1 real na praça você é o novo rico e não tá sabendo. A realidade tá cruel meu irmão”.

Ainda não conseguí fazer um balanço disso tudo, não tive tempo…

Entrei no modo ” Sobrevivência” e ainda estou dessa forma, mas talvez agora com um pouco mais de folga.

Então esse foi um pequeno resumo desse período insano em que vivemos.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts

Alfaiate perto de mim

Alfaiate perto de mim

Para você que quer ajustar terno e busca por alfaiate perto de mim conheça nosso Atelier de costuras de alfaiataria em sp.