O que é upcycling em peças de couro

VOCÊ SABE O QUE É UPCYCLING?

Upcycling é o processo de transformar objetos, roupas usadas e já desgastadas em novos materiais, dando um novo uso e qualidade. É fazer reuso daquilo que você achava que não tinha mais utilidade. É aproveitar algo que seria descartado e transformá-lo em algo diferente, com funções diferentes. Todas as formas acimas podem ser chamadas de Upcycling.

É uma das melhores formas de consumo consciente no mundo da moda.

Parece estranho, mas o conceito vem ganhando prestígio no mundo e está se tornando uma nova tendência mundial em diversos setores, da moda ao design.

Mas não seria o mesmo que reciclagem?

Não vão parar de ficar criando novos termos para tudo?

Mais uma nome novo para algo velho, pra gente decorar?

E aqui vai a resposta: Upcycling não é a mesma coisa que reciclagem, na verdade é algo como uma evolução (que surgiu em 1990, se tornando mais conhecido em 2002) em cima do conceito de reaproveitamento, da continuidade do ciclo de vida do produto. Um não invalida o outro e ambos tem como objetivo tornar o planeta mais sustentável.

No processo de reciclagem, existe sim, claro e óbvio, uma maneira de seguir o ciclo do material, prolongando o mesmo, maaas (sempre esse mas) o processo em si envolve produtos químicos.

No Upcycling não, como dito na introdução deste texto, quando falamos de reuso, de ressignificação (novo significado a algo ) de algo que aparentemente não tem mais uso,  é a reutilização de um material que se tornaria lixo, aproveitando suas propriedades originais, sem a necessidade de intervenções químicas, além de representar uma alternativa com custo mais baixo.

Resumão: Upcycling é aproveitar algo sem valor comercial que seria descartado e transformá-­lo em algo diferente, com novo uso e propósito, sem passar pelos processos transformadores químicos e físicos da reciclagem.

UPCYCLING NA MODA

Em sua explicação resumida é o processo que dá uma nova vida para aquelas peças que você deixou no fundo da gaveta. Mas esse movimento que tem mexido com o mundo da moda é um pouco mais do que isso.

O termo up + cycling tem seu significado em conceder um novo status e melhor para algo que acabaria de uma forma ou de outra no lixo.

O objetivo maior do upcycling é evitar o desperdício de materiais que ainda possuem alguma utilidade, sem ter que produzir mais materiais para desenvolver algo e assim a energia e poluição é poupada. O mais interessante é que o produto acaba se transformando em algo mais prático, interessante, bonito e algumas vezes mais caro do que já foi antes.

Pode ser usado para dar uma cara nova as peças. Como por exemplo:

  • Uma pintura nova em uma bolsa -mudando a cor
  • Transformar uma camisa masculina em vestido
  • Forrar um sapato ou cinto com a sobra da barra de um vestido
  • Transformando uma calça de couro em saia
  • Transformar uma jaqueta em colete
  • Ou escolher uma peça de qualidade no Brechó e dar outras varias caras novas para ela, deixando-a estilosa e única.

Upcycling na alta-costura? Temos! A Viktor & Rolf usou materiais descartados das coleções anteriores em seu desfile Outono/Inverno 2016/17. O mais legal é que a marca fez questão de tornar explícita a reutilização em cortes e recortes onde fica claro o reaproveitamento, até mesmo com remendos.

Outras marcas que estão aderindo também este novo ESTILO CONSCIENTE DE MODA são:

COMAS: https://comas.com.br

INSECTA SHOES: https://www.insectashoes.com/

E mesmo que a Moda não seja a responsável direta pelas mudanças, a sua influência para que isso se torne mais efetivamente praticado é inegável, visto que a moda é sim um retrato de uma sociedade contemporânea, e que por isso, reflete e o seu comportamento, às vezes sendo o ponto de partida de uma tendência, mas também se mantendo atenta com o que está acontecendo nas ruas, principalmente nos tempos atuais, onde o ciclo passou a ser iniciado pelo consumidor e não mais pelo produto (e isso é muito bom!).

Experiência com o UPCYCLING

Vivendo e aprendendo. Geralmente falamos muito de customização. Sempre praticamos o conceito do upcycling no ateliê mesmo não sabendo que existia. Descobrimos essa nova tendência através  da nossa cliente Fulvia, que é Consultora de Moda e Persona Stylist  ( clique no nome ao lado )    Fúlvia Caropreso Consultoria de Imagem & Personal Stylist  .

Upcycling pode ser uma palavra nova para nós meros mortais , mas para os amantes da moda esse conceito já é pra lá de conhecido e colocado em prática!!

Sabe aquela peça esquecida no seu armário que por mais que você a olhe quando está montando seu look ou até a experimente, não adianta que você não consegue fazer ela dar umas voltas pela cidade.  Então foi dessa forma que a nossa cliente Fulvia nos encontrou.

Upcycling uma nova forma de reutilização muito  comum em nosso ateliê e que teve um pedido especial da Fulvia que queria dar um UP na sua calça de couro “perdida” no armário. Ela nos trouxe a ideia de fazer uma saia, já que a mesma havia enjoado do estilo calça de couro. Porém por se tratar de uma peça DE COURO não dá para simplesmente jogar fora ou sair costurando. O couro é um material de origem animal e tem a forma correta de manusear.

Já falamos em outras postagens que o couro não aceita erros. Uma vez perfurado já era, não tem recuo. Ele fica marcado, furado e não tem jeito de consertar. Pensando nisso um Upcycling em uma peça de couro se torna muito criterioso já que temos um material limitado.

Como foi o processo foi?

  1. Desmontar a calça de couro. Separando pernas de cintura e abrindo as costuras centrais e laterais, respeitando gancho existente no corte de calça que não tem em saia.
  2. Separamos as peças de couro que sobraram para remontá-las de forma diferente depois e colocamos uma simulação em neoprene para termos a dimensão no corpo da cliente do que deveria fazermos a seguir.
  3. Nesta prova vimos aonde deveríamos ajustar nas medidas do corpo e onde encaixaríamos a peça.
  4. Como base na primeira prova modelamos a sobra de couro em recortes (nesgas) alinhando e modelando uma saia estilo lápis.
  5. Como o couro costurado em seus lugares, fizemos a penúltima prova a para avaliarmos caimento com o material correteo e vermos os próximos passos.
  6. Para a entrega e final os ajustes já foram alinhados e acertamos a altura da barra que agora conseguimos ver com precisão. lembrando que cada detalhe em couro teve a sua reposição de forro para acompanhar o acabamento interno da peça.

A cliente gostava de usar a calça um pouco justa (como deve ser a calça de couro), porém ela quis deixar a saia um pouco mais folgada.   Então usamos a sobra de couro da parte debaixo da calça para fazermos um ligeiro aumento na cintura e lateral inteira da saia (o que chamamos de nesga).

Como a calça tem o “cavalo” que é aquele gancho, tivemos que fazer um detalhe transpassado nessa região e embaixo acrescentarmos couro para encaixarmos a barra para não ficar o efeito funil .

Foi necessário fazermos 2 provas, mas como o couro não permite furos, usamos o neoprene para a cliente vir provar e acertarmos milimetricamente as medidas até chegarmos ao resultado que a cliente queria.

calça de couro para transformar em saia - upcycling

Frente e costas da calça (parecem 2 mas é de uma única calça)

calça de couro sendo customizada em saia - upcycling

Fenda embaixo para evitar o efeito funil

saia de couro em transformação - upcycling em couro

Pequeno aumento nas laterais acrescentando couro (nesga) para ficar levemente mais folgada

saia de couro que era calça - upcycling

Peça de couro nova e com nova forma. O que acharam desta transformação SUSTENTÁVEL E DA MODA?

Saiba mais sobre A Fúlvia 

fulvia caropreso consultoria de moda

A missão de Fúvia

Aumentar o grau de satisfação, auto estima e confiança de Homens e Mulheres através da sua imagem. Potencializando o uso da sua melhor e mais potente ferramenta de comunicação que é a própria imagem.Porque TODO mundo pode e deve se “comunicar” melhor. #semprenasuamelhorversao

FÚLVIA CAROPRESO CONSULTORIA DE IMAGEM & PERSONAL STYLIST·DOMINGO, 17 DE DEZEMBRO DE 2017

Sou Fúlvia Caropreso, membro da Association of Image Consultants International (AICI) e Relações Públicas.

Bem-vindos, esta sou eu. Trabalho a imagem como um todo: comunicação, comportamento e aparência, a forma de você se apresentar ao mundo, sem mudar o que você é.

Começamos descobrindo a sua essência: quem você é, o que sente, gosta, admira, respeita, o que faz você se sentir bem, o que mais combina com você. Depois identificamos seus objetivos, definimos como você quer se projetar e o por quê. Só então, vamos encontrar a melhor imagem, para essa sua essência.

Não é uma fantasia vestida conforme a conveniência de momento. Não é a escolha momentânea de um guarda-roupas, adereços, acessórios, maquiagens e penteados. É o seu reflexo, uma imagem só sua. Com uma abordagem objetiva, lógica, funcional e personalizada.

Com indicadores, mensuramos a evolução e os resultados, seja na consultoria completa ou nas assessorias pontuais, #semprenasuamelhorversao. Está em dúvida ou curiosa (o) para saber se consultoria de imagem é para você? Escreva para mim, você pode se surpreender com o que podemos, você e eu, fazer.

CALÇA DE COURO TRANSFORMADA EM SAIA ASSISTA AO VÍDEO LOGO ABAIXO…

Para quem procura UMA COSTUREIRA com serviço profissional de ajuste e reforma em: Roupas em geral e finas (jeans e ternos e camisas), Vestidos de Noiva / Festa e Peças de Couro.

Serviço diferenciado de: Ajuste em biquíni, maiô, gravata e kimono.

www.elcosturas.com.br

[email protected]

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Instagram:                      

https://www.instagram.com/ellegancycosturas/?hl=pt-br

Pinterest: 

https://br.pinterest.com/ecosturas/

YouTube:

https://www.youtube.com/user/ellegancy2014

Deixe seu comentário