(11) 5677-2429

O Bordado e a sua História

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Olá! Hoje vou mergulhar na fascinante história do bordado, uma arte que data da pré-história e continua a ser uma forma valiosa de expressão cultural e artística.

Bordados em roupas- O Bordado e a sua História

aviamentos-de-festas-e-noivas-1-9191275

O Bordado e a sua História – alguns aviamentos que temos em nossos Ateliês

Geralmente quando ouvimos alguém falar de bordado em vestido , logo essa palavra nos remete a época dos filmes antigos, pois nas décadas passadas aprender a bordar fazia parte das tarefas das mulheres que preparavam com suas próprias mãos o enxoval do seu casamento, que ficavam belíssimos uma obra prima. Atualmente temos peças maravilhosas feitas por bordadeiras, mas agora não só apenas nos enxovais e sim no vestuário como um todo.

fizemos ajustes no vestido e bordado

O bordado é a arte preciosa de decorar com figuras e imagens, utilizando a agulha um item indispensável. Atualmente essa arte pode ser executada tanto manualmente como em máquinas extremamente modernas e computadorizadas que bordam qualquer imagem que a pessoa desejar. Os bordados originais são feitos com linha, mas agora se pode utilizar uma vasta variedade de materiais sofisticadíssimos como: perdas semipreciosas e preciosas (pérolas), vidrilhos, miçangas e paetês.

Vamos então conhecer a História de Bordado

Vários relatos indicam que o bordado seja tão antigo quanto à humanidade e tudo começou com o primeiro ponto cruz, originando a pré-história, as vestes naquela época eram feitas com peles de animais e consequentemente utilizavam agulhas feitas de ossos que costuravam com tripas de animais ou com fibras vegetais.  De acordo com as pesquisas e a história o bordado não era só utilizado como adorno para vestes, mas também era usado para embelezar os utensílios das casas em geral. Foi encontrado um fóssil na Rússia que de acordo com os pesquisadores era da data de aproximadamente 30 mil a.C., o mesmo estava ainda vestido com aplicações em grânulos de marfim, simplesmente INCRÍVEL.

A referência dessa arte milenar está até na Bíblia onde as civilizações antigas que residiam às margens do rio Eufrates expandiram o bordado. Se formos observar os monumentos da Grécia antiga, 200 a.C., à 300 a.C., percebemos nitidamente que as túnicas eram bordadas e em determinados documentários sobre a Guerra de Tróia, Homero se refere aos bordados de Andrômaca e de Helena, interessantíssimo.

vestido com bordados e pedrarias

Na época do Império Romano, o bordado era utilizado para embelezar as vestes e utensílios, essa arte foi considerada um símbolo de riqueza algo lindo e maravilhoso.  E além dos Romanos podemos encontrar em outras civilizações essa obra de arte como na: Inglaterra, Pérsia, China, Antigo Egito e Índia, todos valorizavam essa arte tão preciosa e delicada que faz toda a diferença onde é aplicada.

Por volta do século VII, a prática de bordar se expandiu no Ocidente tornando algo muito comum, e nos séculos seguintes os mosteiros e as abadias começaram a incentivar ainda mais o bordado cedendo os seus espaços para a prática sublime da arte, tanto as damas da corte como as rainhas se renderam aos encantos do bordado e começaram a aprender e se dedicar cada dia mais nesse encanto que é o bordar, tudo utilizando essa maravilhosa arte fica mais belo e extremamente chique. Bordados em pedrarias em vestido de noiva é sofisticação .

Foi a partir do século mencionado acima que surgiu a prática de bordar em motivos militares que identificavam regiões, países, armas em diversas cores, impérios, brasões, escudos, etc, e até nos dias atuais verificamos a presença do bordado em fardas, símbolos, bandeira, flâmulas, entre outros.

Nos séculos XII e XV na idade média também existem referências sobre os bordados. E a Itália teve grande colaboração para difundir a propagação dessa arte pela Europa inteirinha, e que ao longo do tempo foram se aperfeiçoando e criando novas técnicas, acabaram recortando quando se faziam um bordado e aplicando em todos os locais que desejavam  surgindo assim as rendas e em um século depois o bordado passou a ser um artesanato decorativo extremamente valorizado.

A arte sublime do bordado com o tempo foi se espalhando nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia, se transformando em uma arte popular, criando e executando cada vez mais novas formas de se utilizar o bordado como: bordando figuras de borboletas, flores, letras do alfabeto dentre muitos outros símbolos e inspirações, todos se renderam a essa arte encantadora.

A LINDA ARTE DE BORDAR

bordado-arte-antiga-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-8090345

O Bordado e a sua História

O alemão Josué Heilmann no ano de 1834 revolucionou o mundo do bordado, criando uma máquina de bordar, facilitando assim a vida de muitas mulheres e homens que amam essa arte, e esse gênio ganhou Medalha de Ouro por essa invenção além de ser condecorado com a Legião de Honra título mais que merecido.

maquina-de-bordar-antiga-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-2798612

Foi a partir do século XX que o bordado feito a máquina e o bordado manual passaram a caminhar juntos. O bordado passou a ser ensinado nas escolas como matéria para as meninas, para depois aplicarem suas técnicas nos seus enxovais, na época era muito apreciado além de ser moda possuir todas as peças do enxoval feito à mão, era puro glamour. Já na década de oitenta devido à evolução da informática foram surgindo às máquinas de bordar integradas com profissionais, industriais e softwares facilitando e crescendo sua produtividade vertiginosamente, pois ter algo bordado era de grande status na época então investiram pesado nessa área tão lucrativa e procurada.

Roupas que podem ser customizadas em sp
aplique de bordado para fechar rasgo na manga

O bordado manual é algo único e de grande valor, muito utilizados pelos estilistas na confecção de lindas peças exclusivas, aplicando além da convencional linha pedrarias também deixando as peças ricas em detalhes, muito mais lindas, sofisticadas e valorizadas. Essa arte é sublime e usando a imaginação e a criatividade pode ser criada inúmeras peças extraordinárias, autênticas e muitas vezes exclusivas.

A história do bordado, quais foram os primeiros bordados e como as bordadeiras trabalhavam antigamente.

O bordado é uma técnica antiga que consiste em decorar tecidos com fios e agulhas. A história do bordado remonta aos tempos pré-históricos, quando as primeiras bordadeiras usavam fios de plantas e animais para adornar tecidos e roupas.

Os primeiros bordados conhecidos são de cerca de 5000 a.C. e foram encontrados em tecidos egípcios. Desde então, o bordado evoluiu e se espalhou por todo o mundo, tornando-se uma forma importante de arte e decorção.

Antigamente, as bordadeiras trabalhavam manualmente, usando agulhas de osso ou madeira e fios de linho, lã ou outros materiais naturais. O trabalho era longo e detalhado, pois os desenhos eram criados manualmente, um ponto de cada vez. As bordadeiras eram muito valorizadas por suas habilidades e eram responsáveis por criar peças elaboradas para casamentos, festas e outros eventos importantes.

Com o passar do tempo, as máquinas de costura surgiram, tornando o processo de bordado mais rápido e eficiente. Hoje em dia, o bordado ainda é uma técnica valorizada e muito utilizada em artesanato, moda e decoração. Algumas pessoas ainda bordam manualmente, mantendo viva a tradição e a arte do bordado.

Como eram chamados os bordados antigamente ?

Os bordados antigos eram conhecidos por muitos nomes diferentes, dependendo da cultura, época e região em que foram criados. Alguns exemplos incluem:

  • Embroidery (bordado em inglês)
  • Broderie (bordado em francês)
  • Punto a mano (bordado a mão em italiano)
  • Stickerei (bordado em alemão)
  • Bordado (bordado em espanhol)
  • 绣花 (xiùhuā em chinês, que significa “bordado com flores”)

Esses são apenas alguns exemplos, e é importante lembrar que muitos outros termos também eram utilizados para se referir ao bordado ao longo da história. Independentemente do nome, o bordado é uma arte antiga e valorizada que tem sido transmitida de geração em geração em muitas culturas ao redor do mundo.

AS MÁQUINAS DE BORDAR MAIS MODERNAS ATUALMENTE

maquina-moderna-de-bordar-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-2501089

O Bordado e a sua História

Vejamos alguns artigos lindamente bordados…

sapato-bordado-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-9605550

Bordar vestidos de festas e noiva

A Ellegancy faz um trabalho super carinhoso nos bordados em vestidos de noivas, vestidos de festas e muito mais, estamos a anos no mercado e somos especializados em tudo que executamos, o resultado do nosso trabalho nessas peças é surreal de lindas, usamos pedrarias, tules e rendas, etc, tudo de acordo com o que a cliente determinar e desejar, além disso, fazemos ajuste em vestido de noiva, ajuste em vestido de festa e ajuste em geral, venham e não hesitem em nos procurar estamos a inteira e total disposição para realizar em sua peça o melhor deixando-a extremamente linda e maravilhosa. Agora vamos disponibilizar fotos de alguns dos nossos infinitos trabalho, esperamos que apreciem…

bordado-em-vestido-feitos-na-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-9612495
vestido-de-noiva-bordado-pela-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-8524927

Gostaríamos de enfatizar a informação que agora temos uma segunda unidade para todos na Rua Santa Justina n°75, localizado na Vila Olímpia (próximo ao Itaim Bibi, a Vila Nova Conceição, ao Ibirapuera, etc) pertinho da Faculdade FMU da Avenida Santo Amaro, em São Paulo e disponibilizamos os mesmos serviços que fazemos em nossa primeira UNIDADE, precisando de um ajuste, uma reforma, uma customização, etc, em sua vestimenta conte conosco.

Costureira na Vila Olímpia – RUA SANTA JUSTINA N°75 clique aqui

Enfim, terminamos por aqui essa matéria desejando de coração que tenham aprendido um pouco dessa arte milenar e sublime, um fortíssimo abraço e até breve.

Com carinho, Ellegancy Costuras.

Conheça o nosso Instagram

 Eu exploro a história do bordado, destacando como começou com técnicas simples e evoluiu para o uso de máquinas modernas e sofisticadas, mantendo-se uma forma de arte preciosa e culturalmente significativa.

O que é bordado? É a arte de decorar tecidos usando agulhas para aplicar fios ou outros materiais.

Como o bordado evoluiu ao longo do tempo? Evoluiu de técnicas manuais simples para incluir métodos automatizados e designs complexos.

O bordado tem importância cultural? Sim, tem sido uma forma significativa de expressão artística e cultural em muitas sociedades.

Quais materiais são usados no bordado moderno? Além dos fios tradicionais, materiais modernos incluem pérolas semipreciosas, vidrilhos, miçangas e paetês.

Existem técnicas específicas no bordado? Sim, incluem ponto cruz, bordado livre, e aplicações em máquinas computadorizadas.

Onde o bordado é comumente utilizado? Em vestuário, decoração de interiores, e acessórios como bolsas e sapatos.

Clique e saiba mais +

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Veja mais posts