Arte da costura: como um trabalho profissional pode trazer estilo

A costura é uma arte dominada por poucas costureiras. Atelier de costuras e ajuste de roupas

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

Arte da costura: como um trabalho profissional pode trazer estilo

arte-da-costura-como-um-trabalho-profissional-pode-trazer-estilo-3010250

Se você tiver um mínimo de apreço por moda, já deve ter parado muitas vezes para observar os belíssimos vestidos das celebridades feitos em alta costura.

Muitas pessoas dizem que roupas de marca são apenas mais caras, mas isso não é verdade.

As peças elaboradas em alta costura possuem um melhor caimento, além de serem mais autênticas e charmosas.

Um trabalho profissional sem dúvidas confere muito mais glamour e estilo às suas peças em qualquer ocasião.

Mas se você pensa que qualquer peça pode receber o título de alta costura, você se engana. Essas peças são feitas somente na cidade de Paris, obedecendo a regras específicas.

Se você quer saber mais sobre a moda e a importância da alta costura, acompanhe este artigo.

Alta costura só existe em Paris

costuras e ajustes de roupas sp

Poucas pessoas sabem que o termo “alta costura” é protegido e por lei e por isso não pode ser usado por qualquer empresa.

Para receberem esses nomes, as grifes mais famosas do mundo como Christian Dior ou Channel, por exemplo, devem se adequar aos critérios estabelecidos. São eles:

  • O primeiro e mais importante é que todo o trabalho deve ser realizado manualmente na oficina da própria empresa.
  • A equipe de costura deve possuir pelo menos 20 colaboradores;
  • As coleções devem ser compostas por no mínimo 25 peças.

Viu só, não é à toa que as peças feitas em alta costura possuem uma qualidade elevadíssima.

A costura desde a origem até os dias de hoje

Roupas não são uma novidade entre os seres humanos. Milhares de anos atrás o homem já usava alguns recursos da natureza para criar peças para cobrir seu corpo e também construir abrigos.

À princípio os materiais disponíveis eram o couro de animais caçados para a alimentação. As agulhas para costurar eram feitas de ossos, tendões e até mesmo marfim.

Se você olhar para a cultura indígena de maneira geral, verá que em locais mais frios as tribos costuravam não apenas roupas, mas também sapatos de couro, conhecidos como mocassins.

Por outro lado, em locais mais quentes como algumas regiões da África muitas folhas de plantas eram costuradas para fazer roupas e objetos.

Entretanto, a utilização de fibras para a confecção de roupas como conhecemos hoje demorou mais de 4 mil anos.

E foi na Idade Média que a costura começou a ganhar algum espaço, pois a nobreza devia demonstrar sua riqueza por meio de suas vestes sofisticadas.

Posteriormente, no ano de 1830 o primeiro tear foi inventado por Barthélémy Timonnier e pouco depois é inventada também uma máquina e bordado.

Entretanto, foi somente anos mais tarde que o americano Walter Hunt deu mais um passo em direção à costura mais sofisticada, inventando a máquina de duas linhas que é utilizada nos dias atuais.

Fechar rasgo em calça de couro
Calça danificada por uma costureira e conseguimos salvar em nosso Atelier de couro

Uma costureira usa apenas linha e agulha?

Se você acha que a caixa de costura de um profissional dessa área tem apenas agulha e linha, está muito enganado.

Os acessórios são tantos que fica até difícil citar, mas alguns deles são: tesoura, máquina de costura, máquina de tricotar, overlock, porta-pinos, dedal, alfinetes entre outros.

Isso sem falar nos componentes das peças, que incluem: tecidos, botões, bordados, zíper, linha, velcro, fitas e etc.

Ficou surpreso em ver quantas coisas uma costureira profissional necessita? Para elaborar uma peça de qualidade e bom caimento como a calça Thai, por exemplo, é necessário muito conhecimento, prática e materiais diferentes.

Os desfiles de moda são a maior demonstração da alta costura

Lugares em sp para fazer ajuste de vestido com urgência
Aplicar bordados em pedrarias aqui na Ellegancy

Você já deve ter ouvido falar em grandes desfiles nos quais os estilistas mais famosos do mundo expõem suas novas coleções.

Os desfiles de alta costura reúnem diversos elementos que fazem parte do mundo da moda, como os estilistas, as melhores costureiras, modelistas e também as mais belas modelos.

Nesses eventos os nomes mais famosos da alta costura competem para ver quem é capaz de criar os modelos mais belos e mais elegante da estação.

Apesar de todo o glamour envolvido na alta costura, esse não é um ramo necessariamente lucrativo, visto que o real objetivo das casas de alta costura é melhorar cada vez mais a sua exposição e imagem.

Costureiras Sp

Roupas de alta costura são verdadeiras obras de arte que podem levar até 100 horas para serem elaboradas, envolvendo uma equipe que trabalha desde o desenho até a criação da peça propriamente dita.

Em todo o planeta existem aproximadamente dois mil compradores de peças de alta costura e isso se deve sobretudo ao valor delas.

E não tem jeito, se você quiser usar uma dessas peças preciosas, terá que pagar o preço original, pois não existe liquidação delas. Após algum tempo elas vão para os cemitérios das roupas de luxo.

O que você acha sobre a alta costura? Estaria disposto a pagar o preço para usar uma peça valiosa feita sob medida para você usar em uma ocasião especial?

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts

Nova coleção tommy hilfiger- ajustar camisa tommy hilfiger

Lewis Hamilton – Recorde do mito

Neste último domingo em Nürburgring dia 11 de outubro de 2020 o piloto da Fórmula 1 Lewis Hamilton bateu o recorde e se igual a outra lenda do esporte Michael Schumacher.