Armário cápsula: O que é e dicas para montar o seu!

Você provavelmente já ouviu falar no armário cápsula, que é uma das maiores tendências atuais. Contudo, você sabe exatamente o que é e qual a importância de aderir a esse conceito? É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!

armário cápsula
Conheça o conceito de armário cápsula e sua importância!

O que é armário cápsula ou guarda-roupa cápsula?

O armário cápsula ou guarda-roupa cápsula é um conceito atrelado ao consumo consciente e à moda sustentável. Ele visa priorizar roupas de boa qualidade e durabilidade para montar uma seleção com looks versáteis. O mais importante deste conceito é ter um número reduzido de peças que combinem entre si, aumentando as possibilidades de looks e diminuindo o número de roupas no armário. 

Esse conceito, se seguido à risca, tem algumas regras como não comprar nenhuma peça de roupa por determinado período”, “desfazer-se de peças não usadas dentro de determinado período”, entre outras. 

A importância do armário cápsula

O conceito visa, principalmente, usar muito bem as peças dentro de um armário, evitando acumular roupas que não são usadas no dia a dia e a compra desnecessária. Às vezes, uma roupa fica larga ou apertada e deixamos de utilizar quando, na verdade, deveríamos fazer ajustes de roupas para aproveitarmos ainda mais essa peça.

Isso vale também para roupas danificadas, mas que ainda podem ser consertadas e para roupas que podem ser customizadas, para ganhar uma cara nova. Tudo isso tem uma importância maior, que é evitar compras desnecessárias, priorizar roupas com maior durabilidade, estimular o consumo consciente e evitar o desperdício de roupas.  

Entenda mais sobre esse conceito no vídeo a seguir:

5 dicas para montar um guarda-roupa cápsula

Felizmente esse conceito é bastante fácil de aderir. Mesmo assim, selecionamos 5 dicas para você montar seu armário cápsula. Veja quais são elas: 

1. Considere seu estilo pessoal

O primeiro passo é definir seu próprio estilo. Tudo aquilo que faz parte do seu estilo deve ficar no seu armário. Já as peças que não agregam ao seu estilo, devem ser doadas. 

2. Selecione a partir das estações do ano

Outro ponto importante é a consideração das estações do ano. Um armário cápsula deve ser montado com base nas estações para que você tenha roupas versáteis no inverno, verão, outono e primavera. 

3. Desapegue de roupas e sapatos

Esse é o passo mais difícil, mas é necessário. Desapegar-se das roupas e sapatos que não farão parte do seu guarda-roupa é fundamental para auxiliar na organização e visualização das roupas que você possui. Além de ajudar outras pessoas que precisam mais dessas roupas do que você.

4. Selecione as peças que precisam de ajustes

Se você possui roupas em seu armário que precisam de determinado ajuste, conserto ou customização, é fundamental selecionar essas peças e contar com um serviço de costuras. A Ellegancy Costuras realiza conserto, ajustes e customização de roupas em SP, caso esteja procurando por esse serviço na região. 

5. Use a criatividade para combinar peças

O mais importante neste conceito é explorar todas as possibilidades que você possui com as peças que restaram em seu armário. O ideal é que você reduza seu armário e priorize peças que permitem mais combinações de looks. 

Com todas essas dicas você já será capaz de montar seu armário cápsula facilmente e aderir a esse conceito inovador. 

Deixe seu comentário