Alfaiataria: Serviços de Alfaiate e cerzideira

Temos recebido perguntas sobre o que é alfaiataria, sobre roupas de alfaiataria e consertos de alfaiates.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

O que significa a nobre alfaiataria? 1look-de-alfaiataria-masculino-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br-ternos-alfaiataria-ellegancycosturas-atelierdecostura-8482763

Temos recebido perguntas sobre o que é alfaiataria, sobre roupas de alfaiataria e consertos de alfaiates.  O conceito alfaiate, segundo o Wikipédia, é o seguinte:

Alfaiataria (masculina ou feminina) é uma arte surgida no final da idade media entre os séculos XII e XIV, que atravessou séculos e vem se transformando e evoluindo, ganhando bastante destaque nas mãos de renomados alfaiates como Giorgio Armani e Ermenegildo Zegna.
 

Nos últimos cem anos houve grandes inovações na alfaiataria masculina e feminina, com os aprimoramentos nas maquinas de costura e dos teares, foi possível gerar tecidos cada vez melhores e mais confortáveis, o que possibilitou a produção de peças cm modelagens impecáveis as quais se adaptam ao estilo de vida moderna, sendo ideal para homens e mulheres que buscam conforto e requinte.

Traço marcante da alfaiataria é a busca continua do alfaiate pela perfeição respeitando sempre as particularidades e medidas de cada cliente. Onde cada peça é confeccionada exclusivamente de acordo com as preferências de cada um, assim, a qualidade fica em primeiro lugar para satisfazer as exigências de clientes que fazem questão de peças sob medida.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Agora vamos lá… Se um alfaiate é esse profissional que se esmiúça buscando a perfeição para confeccionar uma peça de roupa única e exclusiva , o que dirá na hora de fazer ajustes e consertos em roupas de alfaiataria?

Dias atrás , ” apanhamos” aqui para afinar uma gravata da Hermès , onde o cliente nos questionou pelo fato do verso da gravata não estar com a costura ” casada”.  E sabe do que mais?  O cliente estava coberto de razão, e coube a nós pedirmos desculpas e reaprendermos a trabalhar melhor.

Independente de já termos ajustado, por cima, mais de 400 gravatas, nunca é demais descobrirmos que temos muiiiiiiiiiiito a aprender.  É aquela velha história da Batalha entre o Ego X Humildade.   Nessa batalha, vence àquele a quem mais alimentarmos, e aqui em nosso Atelier de Costuras preferimos alimentar a humildade.

Uma camisa inglesa para ajustar… já pensou o trabalho que dá para casarmos todas as linhas e detalhes?  Um Paletó fio 120 S, fio 150 S de grandes grifes como Hugo Boss, Ricardo Almeida, Brooks Brothers?

cerzido invisível sp

Alta costura o é por causa dos detalhes, por causa da exclusividade em itens artesanais, geralmente com bordados e pedrarias e pedras preciosas, com preços altos devido à clientela extremamente exigente.  Na Europa, por exemplo, um vestido em alta costura, feito por um Estilista iniciante, pode começar aí a 18 mil Euros. Se for numa grande Maison, o preço pode triplicar, chegando aí a 50 mil Euros facilmente.

O Termo alta costura foi dado ao Charles Frederick Worth, um inglês que produziu o primeiro desfile de Moda em Paris, no ano de 1858.

A França cuida tão bem do termo ” haute Couture” que juridicamente só podem usar esse termos as empresas que atendam aos padrões definidos e super rigorosos.

Em outras grandes capitais da Moda, como Roma, Londres, Nova York e Tóquio também usam esse termo através dos costureiros que produzem peças em alta costura.

UM POUCO MAIS A RESPEITO SOBRE A ALFAIATARIA

looks-de-alfaiataria-masculino-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br-ternos-alfaiataria-ellegancycosturas-atelierdecostura-9347773

E a Alfaiataria começou vigorar com força a cerca de mais ou menos uns cem anos atrás, ainda na época da Primeira Guerra Mundial, e até aquele momento, os trajes mais bem feitos eram reservados para os homens, cheios de bolsos e compartimentos especiais para facilitar o cotidiano de todos.

Além disso, as vestimentas novas para os homens também significava um avanço na tecnologia empregada nos mesmos, nas utilidades, nas matérias primas, e muito mais.

Foi somente com a chegada da guerra e vários dos soldados tento que ir consequentemente para a guerra, que as mulheres passaram a receber o mesmo tratamento tantos nas roupas do dia a dia quanto até os trajes mais elegantes e sofisticados.

Foi a partir desse movimento feminista que o mesmo passou a ganhar cada vez mais força, pois foi nessa época que aos poucos as mulheres conseguiram a autonomia que verdadeiramente e definitivamente mereciam.

Uma pergunta que não quer calar é: o que esse ponto da história em especial tem a ver com a alfaiataria? É muito simples a resposta, pois mais do que apenas abrir as portas para toda uma nova área nas vestimentas, o investimento começou a se refletir totalmente para as mesmas, e uma nova indústria se criou, simplesmente a mais importante de todos os tempos a da moda.

Exatamente isso que você está lendo, pois o que entendemos por moda atualmente, seja nas estruturas de um modo geral, seja em tendências, etc, vieram dessa época, mesmo que já existissem coisas do tipo e do gênero na época.

Os Trajes da Alfaiataria Masculina

Então vamos nos concentrar a matéria na alfaiataria masculina, pois as vestimentas desse tipo são feitas nos tamanhos adequados para seus usuários, com tecidos de primeira linha, além de toda uma forma correta de usá-lo, então vamos citar e explicar o uso de forma correta de alguns deles…

TRAJE ESPORTE FINO NA ALFAIATARIA MASCULINA: e de todos os três que iremos mencionar, é o mais solto em termo de estilo, além ainda de contar com a mesma base do terno, só que sem a obrigação do colete.

O traje esporte fino pode ser mais variado tanto em estilos quanto em cores de um modo geral, porém sem perder de forma alguma a qualidade do tecido nem o restante da etiqueta empregada nessas situações, e dos três estilos, ele é mais comum em eventos que preze pela formalidade, pois é um tipo de vestimenta que o homem mais aprecia usar.

traje-esporte-fino-masculino-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br-ternos-alfaiataria-ellegancycosturas-atelierdecostura-5668169

TERNO NA ALFAIATARIA MASCULINA: e podemos mencionar com precisão que o terno é o vestuário padrão da alfaiataria. E totalmente ao contrário do que possa imaginar é que não se trata somente do paletó, mas sim da combinação do mesmo com o colete e com a calça.

Fazer a troca do forro do Paletó

E não vale o blazer nesse caso especificamente, pois o mesmo cabe em outro estilo. O estilo que estamos explicando é muitíssimo usado tanto em ambientes mais formais quanto em ambientes corporativo, e a gravata pode estar presente também, mas não é obrigatória, tudo irá depender do seu bom gosto e principalmente do seu estilo.

terno-masculino-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br-ternos-alfaiataria-ellegancycosturas-atelierdecostura-7299006

BLACK TIE NA ALFAIATARIA MASCULINA: e também chamado de smoking, segue praticamente a mesmíssima ideia do terno, com a diferença em alguns de seus detalhes, por exemplo, o mesmo sempre conta com uma gravata borboleta, o seu paletó e a sua calça sempre são pretos, e a lapela (que significa mais precisamente aquela aba do paletó) sempre é de cetim, para dar aquele UP poderoso ao look.

E o Black Tie é reservado para ocasiões de gala, em que a roupa já é colocada e especificada no convite, para que todos os homens compareçam vestidos com essa bela vestimenta.

black-tie-masculino-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br-ternos-alfaiataria-ellegancycosturas-atelierdecostura-3600660

Para a etiqueta da alfaiataria todos os estilos seguem algumas regras de etiqueta quanto ao estilo então observe atentamente todas as regras e as sigas para não cometer gafes e muito menos fazer feio no momento de se vestir.

E isso vai além dos pontos que mencionamos em alguns trajes logo a cima não basta só possuir os trajes no seu tamanho certinho, precisa também fazer as combinações certeiras para que caia bem no estilo.

Atualmente é muito fácil um homem e uma mulher sempre estar bem vestidos bastando apenas ficar super antenados no mudo da moda e possuir muito bom gosto para compor visuais incríveis com tudo o que a gama de vestuários oferecem para belíssimas composições.

Então é isso.  Se você tem uma roupa em alta costura e precisa de ajustes, procure uma empresa que seja especialista em detalhes de alta costuras.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts