A importância das provas do Vestido de Noiva

Por quê fazer as provas do vestido de noiva?

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

provas-do-vestido-de-noiva-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-3486746

Por quê fazer as provas do vestido de noiva?

O primeiro passo em direção ao look dos seus sonhos para subir ao altar é a escolha do vestido de noiva, da primeira prova até a última e definitiva prova, existem uma série de etapas que precisam ser cumpridas até que o seu vestido esteja adequado e ajustado corretamente ao seu corpo. Por conta disso é que as provas são tão importantes, pois garantirão o ajuste total de uma forma tão precisa que a peça vai parecer como se fosse a sua segunda pele, tanto no conforto quanto na silhueta.

Uma dica preciosa  que daremos é que a escolha do modelo do vestido de noiva seja feita em torno de seis a oito meses mais ou menos antes de ocorrer à cerimônia, pois assim dará tempo o suficiente para a execução das possíveis alterações que surgirão ao longo do processo de ajuste. A seguir indicaremos fatos que comprovam a importância das provas do seu traje para que o mesmo fique perfeito em seu corpo…

É totalmente diferente a prova feita para uma peça alugada e a realizada num atelier especializado e de alta costura.

Diferente dos vestidos de noiva ajustados sob medida, ou os confeccionados com exclusividade para a noiva, os trajes alugados só podem ser ajustados até um determinado limite, pois precisa ser alugado para outras noivas e assim o ajuste que se faz em uma é diferente para a outra e assim sucessivamente limitando muito a noiva, as suas vontades, o seu corpo.

Muito embora as peças alugadas possam ser ajustadas pelo Atelier de Costuras, por exemplo, acinturar o vestido, encurtar a barra ou refazer as aplicações de bordado se necessário for à noiva,  fica limitada a permanecer com o corte original do traje alugado até o fim (mantendo excessos de tecidos que não podem ser cortados).

Pode acontecer da loja até permitir que no vestido se possam fazer mudanças mais profundas como encurtar as mangas, entre outros, mas posso assegurar que isso é muito raro de ocorrer, pois as lojas impõem seus limites ao mexer no vestido de noiva alugado. E se possível for, o aluguel ficará bem mais caro.

Poderão ocorrer mudanças drásticas dependendo da fase de construção do ajuste do seu vestido

Um dos casos é: se a noiva havia imaginado seu vestido com saia godê armada, mas porventura no meio do caminho desistiu da ideia e apresentou o desejo de entrar na igreja com um vestido mais sequinho e menos rodado, se por acaso o processo de execução da peça esteja no início é possível essa mudança tão radical, por conta da noiva estar em um atelier de alta costura, o que não aconteceria se no caso o vestido fosse alugado, pois as alterações seriam muito profundas a ponto de inutilizar a peça para outras cerimônias e para outros aluguéis.

A quantidade de provas vai depender muito da complexidade do vestido escolhido

Por se tratar de algo único e que demanda um número de prova específico dependendo da complexidade, geralmente são feitas cerca de três a  quatro provas, mas para um vestido bem simples podem ser menos provas ou ainda muito mais provas para um vestido mais complexo. Na grande maioria das vezes a quantidade de experimentações vai depender diretamente do alcance da satisfação e perfeição que noiva deseja e de quem está responsável pelos ajustes.

Para um excelente atelier as provas devem ser feitas quantas vezes forem necessárias para chegar no modelo ideal e também de acordo com a demanda das alterações que for aparecendo no meio do processo dos ajustes. Acontece também e é muito comum a otimização da quantia de provas caso a noiva more em uma cidade distante de onde o traje foi alugado, para que o deslocamento não encareça mais os custos final do aluguel.

Não existem dúvidas que em um atelier de alta costura é feito um número muito maior de provas do que em um lugar onde ocorre a locação, no atelier se tem a autonomia para alterar o que desejar (até onde a estrutura do vestido de noiva permitir) além de não se sentir pressionada pelas poucas quantidades que eles definem para os ajustes, tudo isso tem que ser levado em consideração, para que a noiva se sinta a vontade com o profissional que irá atender e não sufocada com prazos e muito mais que a loja estipula para que o vestido volte intacto.

Em caso de modificações de corte, quantas provas são necessárias? 

Para modificações de corte, customização ou troca de corpo do vestido, precisa-se de provas detalhadas e específicas onde talvez seja necessária a principio de 3 a 4 provas (iniciais) para modelagem e depois demais provas (podendo chegar até oito) para finalizações e acabamentos. Lembrando que nesses casos de alterações de cortes e modificações, pode-se surgir alteração de valor, devido à aceitação ou rejeição do novo corte.

O importante nesses casos é que a noiva DIGA  logo  no inicio o que a incomoda, desta forma fica mais fácil do atelier avaliar com calma o que precisa ser feito para deixar o vestido adequado ao corpo da noiva. Sempre é mais fácil quando a noiva consegue se comunicar com clareza com a equipe que está com o seu vestido em mãos, assim evita-se futuros desprazeres e surpresas como: Falta de prazo para modificar algo em cima da hora ou até mesmo a não aceitação da peça para o ajuste desejado.

A modificação de um vestido (seja no corte ou na troca de corpo) é algo muito criterioso. Quando a equipe de costuras está executando o serviço, elas tem em mente o prazo que precisa para terminar com tranquilidade o vestido da noiva (mediante as solicitações feitas) e quando a noiva NÃO DIZ o que a incomoda a equipe deduz que está tudo ok.

Em alguns e raríssimos casos se a noiva deixa para dizer o que a incomoda na penúltima ou ÚLTIMA prova, fica “difícil” para a equipe corrigir algo, pois o vestido está quase pronto e em alguns casos para fazer a correção deve-se retroceder ao INICIO.

Então lindas noivas, diga com clareza o que a incomoda no vestido (desde o principio). Avalie bem e com calma  suas provas e se comunique com a COSTUREIRA DO SEU VESTIDO DE NOIVA. Isso facilita muito o trabalho e a felicidade geral de TODOS no final.

O peso e suas variações podem influenciar os números de provas também

Do momento da contratação para os ajustes no vestido de noiva para o casamento o corpo da noiva vai mudando, por isso que se iniciam os ajustes bem cedo para que esse tempo permita realizar mudanças em alguns detalhes do traje ou mudanças de medidas mesmo, como: intensificar um bordado, acentuar um decote, acrescentar tule etc. Engordar devido a ansiedade ou emagrecer em decorrência da correria dos preparativos é muito natural, são as situações bem frequentes de quem trabalha lindamente com a noiva e com o seu sonho de um vestido perfeito.

Absolutamente todas as provas são imprescindíveis

Não se deve faltar a nenhuma prova do seu tão sonhado e aguardado vestido de noiva, pois todos os processos que o mesmo passa é de suma importância e a noiva tem que ter isso em mente para não se perder no meio do caminho acreditando que a sua presença todas as vezes no atelier não faz falta, faz sim e como faz, nesse processo além do vestido você é peça fundamental e permanecer firme com a equipe que está ajustando seu vestido faz com que além de criar um vinculo afetivo, pois todos estão envolvidos em algo mais que primordial em sua vida, e crie também uma relação de responsabilidade frente a algo tão importante que é o dia seu casamento. Por isso não falte as provas a não ser por motivos que vão além da sua vontade, se dedique e deixe o profissional que está com você nesse momento executar o melhor sempre unidos com você noiva querida.

Se desejar pode levar um acompanhante às provas do vestido

Muito embora as provas sejam um momento único reservado apenas para a noiva, a presença de uma pessoa querida ou a mãe pode ser de muita valia, pois a mesma pode dar sugestões construtivas, verificar se existem aspectos que possam ser melhorados ou reparados, além de dar um apoio frente às incertezas que toda a noiva possui em vários momentos e ajuda-la a ter convicção em suas decisões.

Uma coisa é trazer uma pessoa, outra completamente diferente é trazer um batalhão que só irá atrapalhar causando dúvidas com opiniões divergentes além de comprometer a qualidade do atendimento muitas vezes tumultuando o ambiente. E lembre-se…. traga alguém que vá acrescentar algo construtivo em sua vida, e que respeite o fato de você ser a noiva que irá casar, portanto a sua vontade é que deve ser levada em conta.

O sapato e a lingerie devem ser bem escolhidos e pensados no momento que usará o vestido

É imprescindível que a noiva na hora da prova traga o sapato que irá usar na cerimônia, para que o comprimento da barra fique no tamanho perfeito. E quanto à lingerie ela pode de certa forma influenciar negativamente a beleza do seu vestido de noiva, pois caso o modelo escolhido seja muito justo ele pode marcar muito o corpo e assim acabará comprometendo o caimento e a perfeição da peça, tudo isso deve ser meticulosamente pensado para que TUDO saia perfeito no seu grande dia e você noiva amada seja o centro das atenções atraindo os olhares para a sua exuberância e lindeza, além da sua elegância e da escolha de um lindo e maravilhoso vestido de noiva.

A Ellegancy Costuras possui todos esses cuidados acima relatados e muito mais, e por isso temos a alegria, a honra e a satisfação de executarmos um trabalho com primazia. Os ajustes feitos nos vestidos de noiva ficam perfeitos a ponto de todas as vezes tirarmos lágrimas de emoção das nossas princesas noivas (e da equipe também rs todas as vezes choramos de alegria por termos participado de um sonho realizado), vamos disponibilizar agora alguns dos vestidos de noiva que foram ajustados por nossa equipe, observem bem a sutileza, a precisão, o caimento, a riqueza de detalhes, etc, além da felicidade de nossas queridas noivas Ellegancy…

fotos-juliana-campos-fuchs-ellegancy-costura-3-1691748
noiva-simone-carvalli-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-1-8159658
noivas-maravilhosas-ajustadas-pela-ellegancy-costuras-1-2861323
vestido-de-noiva-ajustado-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-7732113
vestido-de-noiva-ajustado-na-ellegancy-costuras-www-elcosturas-com_-br_-3-9238113

Costureira na Vila Olímpia – RUA SANTA JUSTINA N°75 clique aqui

O trabalho do Ateliê de Costuras Ellegancy é satisfazer os anseios, as vontades, os desejos, etc, da noiva em ver o seu vestido simplesmente perfeito para o seu tão marcante dia. Por isso não pense duas vezes em nos procurar, pois além de cuidar do seu precioso vestido também cuidamos de você com todo o amor e carinho do mundo.

Fazemos todos os ajustes possíveis e inimagináveis em sua peça, desde um ajuste na cintura do vestido de noiva, um ajuste nas mangas do vestido de noiva, um ajuste na barra do vestido de noiva, a colocação de bordados, de tules, de pedrarias, de rendas etc.

Agende um horário em nossos Ateliês de Costuras noiva que será um enorme prazer fazer o melhor por você e pelo seu vestido de noiva.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts