A história do Kimono nas Artes Marciais

O kimono é uma tradicional vestimenta usada por todos: homens, crianças, mulheres, etc, e é um dos símbolos do Japão desde os seus antepassados.

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

O que o Kimono representa para o lutador

kimono-de-jiu-jitsu-4258964

Quando nos preparamos para escrever uma matéria, buscamos ao máximo extrairmos o melhor dela e hoje estaremos escrevendo a respeito do Kimono (que também pode ser escrito com Q), pois é uma peça que fazemos ajustes no tamanho para que o lutador adversário tenha dificuldade em aplicar o golpe devido ao punho e manga estarem com menos folga.

Essa roupa surgiu no século VIII, mas foi no século XVI que ela virou uma vestimenta diária e também uma roupa de baixo.  E hoje em dia é mais usada em ocasiões especiais como festas, eventos, etc. Os kimonos, geralmente são confeccionados e feitos de seda, cujas estampas, desenhos, cores variam de acordo com o estado civil da pessoa. E é muito lindo de se ver as mulheres usando esse traje tão colorido de uma elegância e singeleza que encanta a todos.

Artes Marciais e o Kimono

O nome original do kimono das lutas, dos tatames etc,  e que creio que muitos não sabiam é que ele tem o nome de “keikogi”, algo grandioso e de uma cultura milenar. Todos que tem a honra de exercer esse esporte saibam que por trás de todo um ritual de até amarrar o kimono na cintura, que tudo isso vem de uma tradição milenar do outro lado do mundo.

Para artes marciais os kimonos são determinantemente compostos pelas seguintes peças, uma faixa (que determina a graduação do lutador), uma calça e uma blusa.

E sempre e indiscutivelmente antes de pisar em um tatame tenha o seu sob medida do seu tamanho fazendo os ajustes necessários como a diminuição da largura das mangas e punhos para dificultar a pegada e o golpe do oponente e também pode acrescentar a costura dos patches para personalizar seu uniforme.

A escolha deve ser sempre baseada em qual estilo de luta quer praticar e evoluir nessa arte tão fascinante.

Para cada arte marcial existe um nome o que difere além desse quesito é a estrutura fortalecida da peça e para cada prática o kimono tem um nome exemplos: no judô é “Judogi”, no caratê é “Karategi”, no aikidô é “Aikidogi” e assim sucessivamente.

ajuste em kimono jiu jitsu

Como conservar o Kimono por mais tempo?

Para evitar a compra em demasia dos quimonos muitas empresas fazem uma lavagem específica para que evite o encolhimento da peça na sua primeira lavagem. Mas para os que não possuem essa tecnologia indicamos que os lave do avesso e se caso tenha alguma mancha use detergente ou alvejante e o lave com água fria.

Prefira secá-lo sem a ajuda de uma máquina de secar, e evite o máximo deixar o kimono dentro de mochilas, pois o suor pode proliferar bactérias que são muitas vezes maléficas a saúde. E se precisa treinar mais de uma vez por dia tenha ao menos outro de reserva, para não correr o risco de usá-lo sujo e logo desgastá-lo com tanto uso.

Uma dica aos pais que porventura desejam (ou quiserem) que seus filhos ainda pequenos desenvolvam um auto-controle, as artes marciais é algo bem válido.

Normalmente as crianças são um pouco impulsivas quando não gostam de algo e as artes ajudam muito que o caráter seja moldado com mais fluidez e disciplina, seguindo da garra, da determinação, da perseverança, da concentração e por ai vai, e assim certamente os pais ficarão muito agradecidos.

Enfim, a arte marcial seja qual for o nome que se designe a ela, traz a quem pratica muito mais do que um exercício físico e sim um mental, pois ajuda a disciplinar aquele ser humano muitas vezes já desenganado pela sociedade e auxilia a organiza a mente do praticante para agir de forma coerentemente ética e cumpra seu papel de um cidadão com seus direitos e deveres.

lutas-marciais-elegancy-costuras-1439219

LUTAS MARCIAIS

Artes Marciais contra a Ansiedade

Não são poucos os campeões de Jiu jitsu  e Judô que começaram nas Artes Marciais por indicação dos professores aos Pais afim de tratar a ansiedade e hiperatividade da criança.

E muitos desses casos havia a desconfiança por parte dos próprios Pais, que abriram mão dos seus conceitos e até preconceitos e deram um voto de confiança aos professores, e em pouquíssimo tempo começaram a notar que os filhos estavam mais concentrados, focados e até mesmo mais calmos e obedientes.

As artes marciais requerem concentração pois é como um jogo de xadrez onde o lutador tem que estudar cada passo do seu oponente afim de evitar o golpe, e aí sim aplicar uma chave de braço, um mata leão, um armlock e várias outras técnicas das lutas.

Portanto se o seu filho é hiperativo e precisa extravasar , gastar energia e se concentrar em algo fica a dica pra você matricular o meninão… e por quê não a princesa se ela quiser?

Ajustar tamanho do Kimono confira tudo no vídeo do canal no YouTube da Ellegancy Costuras…

É com muita satisfação que finalizamos mais uma matéria que tivemos o prazer de escrever e aprender sobre os costumes milenares de um povo que admiramos muito, e que me encanta por natureza.

Em suma, esperamos que tenha gostado do post e o nosso Ateliê de Costuras realiza alguns dos seguintes serviços: mulheres noivas (ajustar vestido de noiva), ajustes em vestido de festa, etc, para os homens Ajustes de Ternos, Ajustes em Jaquetas de couro e toda uma gama de serviços de costuras que realizamos em nossos Ateliês (não confeccionamos).

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts