Qual o pneu ideal para cada moto?

Como escolher o pneu certo para a  moto?

 

pneu estourando

 

Hoje postamos uma foto no facebook onde gerou bastante repercussão. Trata-se de um motociclista que, segundo boatos, pilotava com uma moto super potente, em altíssima velocidade, com um pneu inapropriado.

pneu michelin estourado

 

Evidentemente que

 

Porém, parece que a verdadeira história diz que o pneu da foto é montagem, e que o motociclista usava o pneu correto para a cilindrada da sua moto.  Daí levantou-se a estatística de que a fabricante de Pneus Michelin anda pisando na bola pois na Moto1000GP também anda acontecendo muito disso.

 

Sendo assim, fomos atrás do assunto e postaremos essa matéria para vocês.

 

Os pneus são fundamentais para a segurança da pilotagem. São eles que farão o contato entre moto e solo ( Pista, rodovia, barro). Portanto, se você quer pilotar com total segurança é mais do que necessário que conheça muito bem esse equipamento fundamental.

 

Qual o seu estilo de pilotagem?

 

Se você é do estilo ” big trail”, o ideal é você escolher os pneus mais duros. Já se o seu estilo de pilotagem for de speed, os pneus macios são os mais indicados pois você fará curvas deitado e a moto terá de obedecer imediatamente o seu comando.

Qual ” terreno” você irá pilotar sua moto?

 

Cada pneu é testado para um tipo de moto, portanto há uma diferença gritante entre Pista, Rodovia, Estilo Cross, etc.

 

Os pneus de competição ( pneus de pista) são pneus lisos , feitos de borrachas super macias e próprios para aguentarem altas temperaturas, garantindo ao piloto uma adaptação à cada tipo de prova, tanto para freadas bruscas quanto para aceleração rápida.

 

Os pneus de pistas são:

Hard( rídigos),
Intermediária( médium)
Macia( soft)

 

***O tempo útil de vida de vida do Pneu de pista é super curto, durando aí somente uma corrida. E se passar disso, além do risco de estourar, certamente o motociclista irá perder performance durante o torneio.

Em todo pneu existe a especificação técnica

 

indice de velocidade dos pneus

 

 

Na lateral dos pneus estão discriminados os códigos para que os motociclistas identifiquem qual é apropriado para sua condução, bem como sua capacidade de carga

 

capacidade de carga dos pneus

As condições climáticas influenciam na escolha dos pneus?

 

Sim… e muito.

 

Existem pneus que foram desenhados e testados por exemplo para tempo seco, afim de garantirem um rendimento maior, bem como pneus que foram projetados para o tempo molhado e mais eficaz em condições de clima desfavoráveis
Um pneu deve durar até 15 mil kilômetros de rodagem. Isso, claro, se for para motos de passeios. Se for em Pista, muda muito esses números. O que também varia é a condição de asfalto onde a moto roda, a temperatura do mesmo, se tem buracos, ondulações.

 

Chinelos Valentino Rossi e Chinelos Marc Marquez 93 , acesse:

http://elcosturas.com.br/chinelos-de-motociclistas/  (copie e cole em seu navegador )

 

Acesse também:

 

Acidente em Track Day cria uma grande polêmica:

 

http://elcosturas.com.br/acidente-em-interlagos-durante…/

 

 

Abaixo está a postagem original que fizemos nos grupos, bem como as diversas opiniões de Motociclistas a respeito, o que foi muito enriquecedor.

 

Você sabe qual o pneu ideal para usar em sua moto evitar que ele estoure ou se desintegre?

 

Motos como Zx10, S1000, 1198, R1, Hayabusa entre outras precisam de pneus com índice (W ou Y) com W ou Yentre parênteses.. (W)… Aí sim pode dar 299… Caso contrário não importa a marca, vai decapar…

Muitas vezes pode acontecer do Motociclista comprar uma moto usada e não fazer idéia do pneu de repente não ser o apropriado, talvez nem o motociclista anterior sabia.

Segurança é algo muito sério – Não vale a pena economizar nos Ajustes de macacão ( que fazemos aqui em nossa loja) , na escolha do Capacete , Escolha das Luvas, Freios, etc

O intuito dessa postagem não é de julgar ninguém, e sim passar uma informação que consideramos ser super relevante afim de agregar ainda mais conhecimento aos Pilotos.

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Fernando Basei Pelo desenho, esse é um Michelin PR4, é índice de velocidade W!
Agora, ter acontecido isso, com esse pneu, é preocupante…

 

Alvaros Detail Sim este pneu e indicado para naked e Sport Turing e a moto na foto parece ser uma Speedy

 

Fernando RL Esse pneu pelo que vi aqui e para 270 km de velocidade

 

Rafael Marra Qual é a letra do pilot road 4 por valor ???   Tem um cara discutindo comigo dizendo q o nome road significa a letra do pneu mas eu já usei o pilot road 3 e a letra ers w

 

Sergiano Alves E o tal do Barato que sai caro…

 

Rodrigo Manzan Se esse for road 3/ou 4 pior que é. w…deve ser calibragem baixa pneu ressecado só o dono da moto pra falar..

 

Pon Tro TP MASSA! Essa muita gente não sabe. Eu até sabia. Mas confesso que nunca usei é tão pouco não lembrava mais.

 

Gustavo Henrique essa eu num sabia , interessante.

 

Matheus Machado Ribeiro Isso aconteceu com um amigo meu, em Xanxerê /SC. Pneus eram novos. Concessionária da Kawasaki que colocou, pois os que vieram com a moto deram defeito de fabricação. Ele ganhou esses pneus na garantia e aconteceu isso.

 

Andre Moura Johnny Caldeira, essa matéria e boa pra vc que anda no limite da moto.

 

Milton Carlos Sendo que até na MotoGP ocorreu algo assim em um dos treinos no começo da temporada de 2016. Todo cuidado é pouco,…sorte que o acontecido foi na reta e não numa curva.

Me desculpe mas os pneus Michelin fizeram o inicio da MotoGP ficar em alerta devido um pneu esfarelar em um dos treinos,…favor pesquisar. Se aconteceu isso por lá, imagina fora?!!! Pode ter ocorrido alguma falha no processo produtivo.

 

Leandro Sperb Mas os pilot road são T?? Alguém que tenha em sua moto poder responder eu agradeço, eu não lembro

 

Lucas S. Santos Por garantia, como nao ando na chuva, uso power Cup ou o super corsa

 

Carlos José Vieira Eu uso pneu Michelin a muito tempo. Usei em esportiva que algumas vezes atingia 280km e nunca tive problema. Hoje com a BMW f800r continuo com Michelin

 

Marcelo Assuncao Peixoto Parabéns por levantar esse tema . Além disso tudo que você mencionou ainda existem outros problemas mais complexos , o primeiro é o fato de muitos que tiveram os pneus furados , acharem que aquele reparo emergencial feito com aquela “minhoca” é algo eterno. A regra e clara e os fabricantes tanto de pneus quanto de motocicletas mencionam que, uma vez perfurada a estrutura, o pneu deve ser substituído, sob o risco de acontecer o descolamento da banda de rodagem.

O outro ponto é a inversão do sentido de rotação do pneu. Isso é muito polêmico e a minha breve opnião sobre isso é que, se fosse adequado inverter, o fabricante não iria estampar a seta na borda. Abs

 

Luiz Amaral Pelo relato do proprietário, ele comprou em 2016 uma moto 0km de fabricação 2012… Teve problemas com o pneu dianteiro e a cc trocou em garantia, não mencionou a troca do pneu traseiro.. Provavelmente esta moto ficou com as rodas no chão de 2012 a 2016, isto deve deformar o pneu sem contar o ressecamento que possater sofrido. Conheço muita gente que usa Michelin, inclusive eu e não tenho um relato que desabone este fabricante….

 

Ricardo Luis  Representante Comercial na empresa Ótris Consórcios , 38 anos de experiência em motociclismo

 

Bom dia

Deixo aqui minha opinião sobre fotos postadas no Facebook sobre um pneu que se desfez causando acidente e ferindo Motociclista.

Vi que o pneu é da marca Michellin e deixo aqui meu relato.

Quando usava uma Kawasaki 636 tinha nela pneus Michellin Power One que aconteceu a mesma coisa.

Comecei a buscar informações e descobri que na época do fato havia acontecido também com um Motociclista de uma Yamaha R1.

Enviei o pneu a garantia atraves da Toninho Pneus Campinas e o laudo foi que eu dava zerinhos com a Moto e não tinha direito a nada.

Ando de Moto ha 43 anos desde 8 anos de idade e pela minha experiencia, conhecimento e amor as motos

coisa que nunca fiz foi cortar giro do motor e muito menos zerinhos.

A verdade é que os pneus Michellin não atendem as normas de segurança e não são bons, a prova esta no resultado deles na MotoGP.

Amor ao Motociclismo sempre !!!

RICARDO LUIS
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Agora vem a parte ótima da história:

 

Essa postagem foi tão divulgada pelos motociclistas que chegou até o dono da Moto, o  Kacio Lunardi de Santa Catarina.

 

Ele gentilmente nos explicou tudo e mandou as fotos do pneu dele após a avaria.

 

Segue a conversa que tivemos com o Kácio:

 

Certo, vou te contar a história completa…

Em fevereiro deste ano comprei essa moto 2012 0km ela estava parada na fábrica, e eu comprei ela
Aí quando a moto chegou a 2300km
O pneu dianteiro, começou a aparecer as arrames, e fui novamente a concessionária
E eles me deram de garantia esse jogo de pneu
Que são Michelin pilot road 4 com a letra ( W) pois a Michelin não tem Y

Então era pra aguentar pelo menos aí 250, 270 por hora.

E a moto está agora com 3500km.

E ontem a tarde, fui até uma cidade vizinha
Que da 34 km daqui no total 68 entre ida e volta.

Fui até lá verificar uma loja que eu e minha família temos
Como era feriado, fiquei preocupado
Na volta eu estava mais ou menos a 150, 170km/h

Quando finalizei uma curva
O pneu soltou a borracha.
E começou a arrebentar a rabeta e pegar nas minhas costas
Levei uns 300m para parar a moto
Pois não podia frear

Foi isso ai
A própria concessionária que me cedeu esses pneus
A moto é a Zx10r
Com ABS

Os pneus foram fabricados na 33 semana de 2014
E como faz pouco mais de 1 mês que pus os pneus
Novos
Sai 3 a 4 vezes com a moto
Mas aguentou 1300km
Pneu novo
Não escapa
Ar nem nada

 

Olha as fotos dele aí

 

pneu kacio 3

pneu kacio 4 Modelo W

pneu kacio 1

pneu kacio 2

 

 

O vídeo feito pelo Piloto envolvido no Incidente:

 

 

 

E continuamos a receber comentários no facebook :

 

Cleydson Villar Eu uso o pilot Roud 4, já cheguei a 300 km com ele, mais depois deste vídeo quero saber: Michelin o que vc diz??

 

José Macedo Podia até estar a 150 km/h no momento do ocorrido. Mas se passou de 270 km/h com esse mesmo pneu em alguma outra ocasião, pode já ter causado algum dano que só veio se agravar depois. E essa moto é conhecida. Passa facilmente dos 270.

 

Dinho Cipra De acordo com o meu distribuidor, esse fato ocorreu em janeiro, ele teve todo respaldo da Michelin e continua usando um road 4,e segundo informações do distribuidor Michelin, esse pneu super aqueceu devido ao uso intenso nas curvas, o que ocasionou isso, como eu disse, informação passada pelo distribuidor Michelin a qual é o mesmo distribuidor da loja onde esse cidadão comprou o pneu.

O que falaram é que ele estava usando o pneu pra curva sendo que o road não é pra essa finalidade, então o pneu deu super aquecimento e infelizmente ocorreu. Foi pago tudo, e a Michelin respaldou em tudo que foi necessário e ainda roda com um road 4. Essas informações, foram passadas pelo meu distribuidor Michelin e quem quiser falar com eles, peço autorização e passo o telefone.

 

Eliton Sergio Krachinski Amigo nunca vi estrada sem curvas

 

Camila Fábio Galera não estou discordando do defeito no pneu, mas uma coisa que faz soltar a lona do pneu é rodar com ele murcho até esquentar e depois calibrar! Já vi soltar a lona do pneu de um Diplomata! Então cuidar a calibragem antes de rodar!

 

Miguel Leite Mandou colocar o melhor… Ok, mas o melhor para qual tipo de uso? Abrir a carteira não significa adquirir o que é adequado. Isso demanda um pouco de conhecimento técnico que, pela resposta rasa, você não demonstra ter. Só pode ser considerado defeito se a velocidade desenvolvida estiver de acordo com a especificação do pneu e seu grau de dureza. Ou o condutor foi sorteado, ou quis correr mais do que deveria com o pneu que comprou. Na próxima, cheque as tabelas de dureza e velocidade limite. E entenda que, quanto maior a fricção, maior é o calor e nem todo pneu possui a mesma construção e materiais envolvidos. Descolam mesmo. Aliás, sorte que não explodiu. Pneu de GP é pneu de GP…

 

Ah, a matéria do link diz o que eu comentei e dá as tabelas. Me baseei mais na frase “mandei colocar o melhor pneu”. Pra mim, se a atitude foi só essa, foi de extrema falta de bom senso, já que coloca nas mãos da concessionária uma decisão que depende de mais informações do que pedir “o melhor”. Tudo é relativo e o melhor deles, que não vão correr riscos de morrer na pista são muito diferentes do seu melhor, que quer chegar inteiro. Com moto não se brinca. Raras são as segundas chances.

 

Miguel Leite Kacio, isso continua não querendo dizer nada. Pra qualquer moto há pelo menos dois pneus adequados pra cada marca de pneu. Os classe S e H, soft e hard, por exemplo, que funcionam melhor pra cada tipo de pista e de velocidade praticada. Se você não sabe disso, recomendo que leia a matéria do link que tem as tabelas e que aprenda a ler os códigos da lateral dos pneus, porque eles não estão lá só pra enfeite. Aquilo tem significado e importância, inclusive pra preservar sua vida em cima de uma moto de qualquer potência.

 

Juka Macedo Michelixo

 

Fernando Toledo Cada Pneu tem sua velocidade Limite !!!

 

Bruno Lombardi Outro que não soube comprar o pneu certo pra moto… ai ai ai…

 

Paulo Abud Filho Na boa? Uma ZX-10 não é pra levar PR4… Uma moto que da 300km/h com um pneu de velocidade máxima 270km/h!
Eu tive o PR4 na minha ER6N, bati 180, 190 km/h varias vezes e não deu nada, adorei o pneu!
Não é por tar a 150km/h, ele tem uma moto superesportiva de 1000cc e que passa dos 300km/h, o torque é monstruoso, não pode ter um pneu desses… Minha opinião.

 

Paulo Henrique Albuquerque Henrique Boa noite amigos tudo …sou mecânico de moto ah dez anos nunca vi acontecer isso com pneu Michelin isso é pneu recauchutado ..pneu Michelin e top dos pneus

 

Claudinei Ribeiro Muito estranho uma Zx10 zero gastar primeiro pneu dianteiro a ponto de aparecer os arames e a concessionária trocar o S pneus colocando pneus que NÃO SÃO peças originais da ZX10 se o dono da moto estiver sendo honesto na história a concessionária está omitindo informações importantes quanto ao estado geral da moto ! Porque colocar o Michelin pr4 ao invés dos pneus originais Brigestone Batlax ??? Porque está moto era 2012 e não havia sido vendida ainda? Seria ponta de estoque ou uma moto recuperada de acidente , ou uma moto onde antes de ativar constataram problemas mecânicos !?? Esta história está cada vez mais estranha!!!!!!!!

 

Alexandre Ribeiro Pode ser o tempo de vida útil do pneu. Quando passa muito tempo ele começa a esfarelar. Mas.São só 3 anos. Portanto… realmente história esquisita. Eu não sou mais homem que NINGUÉM mas c a loja por minha vida em risco… melhor que eu morra. C não meto fogo loja.

 

 

Fonte:

http://motoclube.com/artigos/como-escolher-melhores-pneus-para-sua-moto

 

Consulta técnica :

 

TGP Escola de Pilotos- Marcos tubarão

 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100008260309497&fref=ts

 

Brooklin Race- Tudo para sua moto – Cláudio

 

https://www.facebook.com/brooklinracemotos/?fref=ts

 

Novidades para os motociclistas com macacão dainese :

 

De tanto atendermos questionamentos do tipo:

 

Onde encontro os protetores de ombro Dainese
Encontre Dainese Protetores Ombro Titanium
PROTETOR DE OMBRO DAINESE – PARA SER TROCADO EM CASO DE MACACAO COM OMBREIRA QUEBRADA

 

Corremos atrás e conseguimos as proteções para macacão Dainese

 

Segue matéria falando sobre os Dainese Protetor de Ombro

 

http://elcosturas.com.br/comprar-protecao-de-ombro-da…/ (copie e cole em seu navegador)

 

 

Veja o vídeo com maiores explicações da Venda de Dainese Protetor de Ombro

 

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