Guarajuba- Bahia -Praia do Forte, Projeto Tamar e Mergulho Livre na Bahia

salvador, bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Nossa viagem á Bahia através da  J3 Viagens ( clique no nome)

 

www.j3viagens.com.br

 

Fomos para Guarajuba, que fica próxima à cidade de Salvador, Camaçari e Imbassahy.

 

A cidade de Salvador foi a primeira capital do Brasil Colônia, e tem tudo para chamar a atenção. Foi fundada no ano de 1549 é um dos encantos do nosso País, e essa linda cidade possui uma mistura de credo, de raças, de paisagens incríveis e estonteantes, além de ser um pacote cheio de símbolos, cheio de saber, cheio de emoções, cheio de informações e tem muito a acrescentar.

 

E a orla de Salvador, é um belíssimo cartão postal, localizados em várias praias, Portos que recebem navios de cargas e Transatlânticos vindos de vários lugares, e também vários faróis colorindo ainda mais a cidade. E as praias da orla de Salvador são rodeadas de arrecifes de corais que faz com que as praias não recebam ondas tão fortes, e mudem a paisagem a cada maré, pois quando a mesma fica baixa, se forma inúmeras piscinas naturais de águas bem monas e cristalinas.

 

E para que visitar a cidade maravilhosa existem diversos e inúmeros passeios a serem feitos e escrevemos um pouco sobre os principais de nossa viagem…

 

linda praia do forte ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

Imagem linda da Praia do Forte, Bahia

 

A Praia do Forte está localizada no município de Mata de São João

 

Um dos lindos locais de descanso e diversão é a Praia do Forte, situada no município de Mata de São João, na chamada Costa dos Coqueiros, a cerca de apenas setenta quilômetros de Salvador, a Praia do Forte é a mais famosa e conhecida do litoral Norte de Salvador e o acesso é fácil, pela chamada estrada do Coco. Essa maravilhosa praia reúne belas paisagens, história e uma ótima infraestrutura.

 

E sua rica e preservada natureza concentra rios, mata nativa, lagoas, coqueirais e mais de doze quilômetros de praias cercadas de águas cristalinas e de areias bem claras. E próximo ao vilarejo de pescadores está à Praia do Porto, onde fica a pitoresca Capela de São Francisco de Assis, as barracas de praia e também onde se concentra o maior movimento de turistas.

 

E já a denominada praia do Eco Resort é mais isolada e possui ondas pequenas. E na praia cujo nome é Papa Gente a atração são as piscinas naturais com águas cristalinas formadas na maré baixa, perfeitas para um mergulho com snorkel para observar a grande e rica variedade de peixes.

 

A Praia do Forte oferece aos turistas atrações históricas e uma completa infraestrutura. E é onde fica a sede nacional do Projeto Tamar e do Instituto Baleia Jubarte. O projeto Tamar foi fundado nos anos oitenta e tem como objetivo monitorar as tartarugas marinhas e para entrar na área do Projeto é preciso pagar, mas vale ver de perto esse projeto tão fantástico e enriquecedor de preservação das espécies.

 

E como atração histórica a Praia do Forte guarda até os dias atuais a mais antiga construção portuguesa e também a primeira edificação de arquitetura residencial militar no Brasil, o Castelo Garcia D’Ávila, que fica cerca de três quilômetros da Vila, o castelo agora está em ruínas, mas retrata parte da história do Brasil e foi construído entre os anos de 1551 e 1624, homenageando o feitor e almoxarife da Cidade de Salvador e da Alfândega, Garcia D’Ávila, que faz parte da história cultural do Brasil.

 

Porém, não é são somente atrações históricas e belezas naturais que fazem parte da Praia do Forte, o lugar conta também com uma ótima estrutura de hotéis para todos os gostos e também para todos os bolsos, desde pousadas pequenas e charmosas até resorts sofisticadíssimos.

 

E a movimentação à noite está na vila, onde fica a rua principal, a Alameda do Sol que é também fechada ao tráfego de carros e conta com diversos barzinhos com músicas ao vivo restaurantes e lojas a disposição dos turistas. E também existem vários restaurantes com pratos da gastronomia internacional, comida caseira e culinária típica baiana.

 

UM BREVE RESUMO SOBRE O PROJETO TAMAR

 

Entre as tantas atrações turísticas e belezas naturais, a Praia do Forte possui um importantíssimo motivo para ser visitada: o Projeto Tamar, que foi criado em 1980 pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) e tem como objetivo proteger cinco espécies de tartarugas marinhas pertencentes à costa brasileira. A Praia do Forte é a Sede nacional do Projeto Tamar e para visitar o local que está instalado em frente à praia, o turista tem acesso à base e pode ver tanques e aquários que guardam exemplares da fauna marinha da região e de espécies de tartarugas marinhas, tudo muito incrível e sensacional de se ver de pertinho.

 

E a temporada de desova das tartarugas marinhas acontece entre setembro e março e neste período os biólogos e os monitores do Projeto Tamar vigiam cerca de trinta quilômetros de praias, trechos entre as barras dos rios Jacuípe e Imbassaí. E quem desejar pode fazer visitas orientadas ao Projeto Tamar sendo que cada atividade tem seu dia e horário programado, e para ter acesso ao projeto é cobrado um ingresso.

 

O Projeto Tamar, além de oferecer um centro de visitação, também organiza eventos culturais com o objetivo de trazer cultura para os hospedes das pousadas, clientes dos hotéis e visitantes da Praia do Forte.

 

A base do Projeto Tamar é responsável pelo monitoramento de quase toda a linha verde, de Guarajuba até Costa do Sauipe. Assim, o projeto Tamar está protegendo ninhos de diferentes espécies de tartarugas marinhas. O Projeto Tamar Praia do Forte possui o mais bem equipado centro de visitantes de todo o Brasil para estudar as tartarugas marinhas, o parque temático que é composto por um museu a céu aberto, e onde são mostradas apresentações multimídias com vídeos, além de tanques, aquários, e uma exposição permanente com painéis fotográficos sobre as tartarugas. E além de tudo isso também possui dois restaurantes e uma loja de produtos do Projeto Tamar.

 

O Projeto Tamar conseguiu que as tartarugas marinhas se tornassem o principal símbolo da conservação dos mares e das praias do nordeste do Brasil, quando se descobriu que essas espécies corriam o risco de desaparecer após habitar os nossos oceanos por muitos milhões de anos. E as tartarugas marinhas tornaram-se o centro do interesse de ambientalistas e cientistas, e o Projeto Tamar era essencial para a conscientização da população nativa e dos políticos.

 

A ideia de levantar o número das espécies de tartarugas marinhas surgiu no século passado por iniciativa do antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) que hoje é o atual Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA).

 

E foi instalado em quase dez estados brasileiros um total de mais de vinte bases do projeto Tamar muitas nas praias do nordeste, e são responsáveis pelo monitoramento de cerca de mais de mil quilômetros de praias costeiras brasileiras e ilhas oceânicas. E nas bases do projeto também há exposições e explicações e atividades que chegam ao conhecimento de quase um milhão de visitantes por ano, número que impressiona.

 

Incrivelmente as tartarugas marinhas são contemporâneas dos dinossauros. Os índios já tinham o hábito de coletar os ovos e praticar a caça no litoral brasileiro, mas as tartarugas passaram a correr maior risco de extinção só com a chegada dos Europeus à América do Sul. Esses colonizadores mantiveram as tartarugas marinhas vivas nas suas viagens à Europa para preparar pratos requintados, além de usarem as couraças das tartarugas marinhas para fabricarem ornamentos e joias, e outros fatores levaram a terrível possibilidade de extinção desses animais incríveis.

 

E as estatísticas de sobrevida das tartarugas marinhas são surpreendentes, de acordo com os pesquisadores do projeto Tamar: de cerca de cada mil filhotes (aproximadamente) de tartarugas marinhas nascidas, somente um ou dois atingem a maturidade, porém, existe uma diferença importante entre as ameaças, os obstáculos naturais e as ameaças da civilização. A natureza manteve um equilibro delicado entre a fertilidade desses animais e o ataque de predadores como tubarões, raposas entre outros, mas o pior de todos os predadores é o homem que colocou as tartarugas marinhas (e muitas outras espécies em possível extinção, como já aconteceu com inúmeros animais que hoje não existem mais, infelizmente) em situação de risco de extinção eminente, por isso que é tão importante o projeto tanto no sentido de conscientização quanto no de preservação da espécie.

 

Algumas de nossas lindas fotos no Projeto Tamar…

 

16ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

20ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

9projeto tamar ellegancy cosruras www.elcosturas.com.br

10projeto tamar ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

12ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

11ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

17ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

UM POUCO SOBRE O MERGULHO LIVRE

 

mergulho livre praia do forte bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

1tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

2tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br3tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

4tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

55tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

5tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

6tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

8tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

9tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

10tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

11tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

13tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

14tamar bahia ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

E na Praia do Forte o mergulho livre é feito nas piscinas naturais, que se formam quando a maré está baixa, e a água do mar é cristalina, de temperatura morna e calma. E no lado norte da praia, você vai encontrar nativos com stands alugando os equipamentos que são: os calçados especiais para não machucar a sola dos pés nos corais e a máscara snorkel para que seja possível admirar nitidamente a fauna marinha, se você já tem experiência de nadar é só alugar o equipamento, mas se porventura você não tem pode optar em fazer um tour acompanhado pelos nativos que além de te dar todas as instruções pra fazer a atividade com segurança, irão fazer imagens submersas que vão fazer você, sua família ou amigos relembrar com alegria dessa aventura marinha, simplesmente divina. ( não deixem de tomar o suco de  “Mangaba” pois é uma delícia, e também de passar no restaurante ” Donana” para almoçar.  Além da sorveteria que tem 60 sabores das frutas tipicas do Nordeste)

 

E entre a antiga “Pousada Praia do Forte” e a Pousada “Porto da Lua” existe um imenso aquário natural, e é o melhor lugar para praticar o mergulho com máscara de mergulho e para explorar o lindíssimo universo aquático em Praia do Forte. Existem diversas piscinas naturais, entre elas a da Praia do Lord, ao lado do projeto Tamar, e da Praia do Papa Gente, que é uma imensa piscina natural de águas cristalinas onde os peixes podem ser avistados da beira da piscina em até três metros de profundidade, surreal de tão lindo.

 

As águas cristalinas e limpas são as que abastecem os tanques de pesquisa da vida marítima das tartarugas do Projeto Tamar. E foi neste local que o professor e empresário Alfredo Carvalho Filho encontrou e descobriu três novos tipos de peixes, até agora não cadastrados em nenhum outro lugar do mundo, e as suas descobertas estão descritas em seu livro “Peixes, Costa Brasileira”, um belo livro para quem aprecia os animais.

 

E agora algumas de nossas incríveis fotos no Mergulho Livre na Praia do Forte…

 

Procurem pelo Bruno no whats app 71 9 9937-0531 para o mergulho. Ele é extremamente profissional, atencioso e consegue obter a atenção das crianças para que elas relaxem e tirem as melhores fotos.

 

1ellegancy costuras no mergulho livre na praia do forte bahia www.elcosturas.com.br

 

2ellegancy costuras no mergulho livre na praia do forte bahia www.elcosturas.com.br

 

3ellegancy costuras no mergulho livre na praia do forte bahia www.elcosturas.com.br

 

4ellegancy costuras no mergulho livre na praia do forte bahia www.elcosturas.com.br

 

5ellegancy costuras no mergulho livre na praia do forte bahia www.elcosturas.com.br

 

6ellegancy costuras no mergulho livre na praia do forte bahia www.elcosturas.com.br

 

1mergulho na praia do forte ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

2mergulho na praia do forte ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

5mergulho na praia do forte ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

6mergulho na praia do forte ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

33ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

555ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

777ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

3mergulho na praia do forte ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

4mergulho na praia do forte ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

 

 

Agora um breve relato sobre nossa viagem.

 

Pedimos ajuda ao Jeferson da J3 Viagens e ele perguntou o que pretendíamos em relação a quantidade de dias, de preços, de passeios etc.  Desde o começo ele foi extremamente atencioso, fora o fato dele ser dono da agência, o que faz com que a atenção dele seja ainda maior do que quando ele era agente de viagens.

 

Ele nos orientou a ficarmos em Resort , para que nossa filha tivesse recreação e contato com outras crianças, coisa que num hotel normal já provamos e comprovamos que isso não ocorre.   Também nos falou do Vila Galé Mares Resort, pois ele já se hospedou lá e gostou muito.

 

Nós curtimos demais o local, sendo que de fato a estrutura é fantástica.  Infelizmente 2 dos 3 restaurantes estavam fechados, o que não deveria acontecer, mas daí conversamos com o Jeferson, que ligou no Resort e conseguiu uma reserva para nós no restaurante Cravo e Canela na quarta feira.

 

Vale muito a pena ficar no Resort e fechar o pacote com alguém que de fato se preocupa com o cliente.  No último dia deveríamos entregar o quarto ao meio dia, almoçarmos e ficarmos aguardando o Traslado até as 15 horas. Porém, o Jeferson voluntariamente ligou no resort e pediu de cortesia que pudéssemos ficar na piscina até as 13:30 horas, depois almoçarmos e tomarmos um banho no Spa de cortesia, aproveitando assim mais horas do dia.   Isso fez toda a diferença pois curtimos muito o último dia… até o último minuto rsrs.

 

É a diferença entre fechar com uma empresa e ou aplicativo como o Booking e ou trivago e fechar com um consultor de viagens que tenha contatos nos lugares sugeridos. Já viajamos com o Booking e trivado e quando tivemos pequenos infortúnios tínhamos que nos virar, pagar à parte, passar um certo nervoso.   Então tudo que é personalizado e bem supervisionado tem muito valor…e um certo custo.

 

Caminhamos muito pela praia, no final da tarde chegamos a ver 2 tartarugas enormes que estavam vindo à margem para desovar, entre várias outras experiências.

 

Viajamos tanto na ida quanto na volta pelo Aeroporto de Congonhas, o que pra nós é excelente já que moramos praticamente ao lado do aeroporto.

 

UM POUCO SOBRE A J3 VIAGENS E TURISMO LTDA

 

1viagens J3 ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

A Agência J3 viagens se diferencia de todas do mercado por prestar um atendimento ao cliente mais do que personalizado.

Quando o cliente entra em contato com a agência de viagem J3, o mesmo passa a ser atendido por profissionais que verdadeiramente conhecem do assunto e sobre os melhores destinos de viagem pensando em todos os detalhes desde os preços mais acessíveis aos melhores hotéis, aos locais onde o entretenimento e a diversão sejam garantidos. E principalmente um atendimento mais que personalizado visando o que está ao seu alcance e o que mais deseja.

A equipe da J3 Viagens e Turismo Ltda é formada por profissionais altamente competentes e especializados na área de turismo e viagem, possuindo uma estrutura altamente organizada e capaz de satisfazer plenamente as necessidades dos nossos clientes a missão da J3 é: “trabalhar para que o cliente desfrute da satisfação de viajar em sua plenitude”.

 

Segue o site da J3 Viagens- falar com Jeferson

 

www.j3viagens.com.br

 

j3 viagens

 

Algumas fotos nossas no Vila Galé Mares Resort – E o Vila Galé tem em outros Estados também

 

06:30 da manhã e eu resolví ir à Beira Mar …

 

Ouvindo João Gilberto à beira mar na Bahia é luxo só rsrs.

” Eu sou amante da gostosa Bahia porém, pra saber seus segredos serei baiano também.

 

22382471_1708096219241878_4314132705597792880_o

 

22424573_1708096612575172_3072597759100666267_o

9Hotel Vila Galé Marés Resort & Spa ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

 

2Hotel Vila Galé Marés Resort & Spa ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

 

3Hotel Vila Galé Marés Resort & Spa ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

 

1Hotel Vila Galé Marés Resort & Spa ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

 

10Hotel Vila Galé Marés Resort & Spa ellegancy costuras www.elcosturas.com.br

 

 

22365483_361562300933793_1131335806369592972_n

 

 

22405700_361562857600404_4305720468344292291_n

 

Nossos vídeos durante a viagem :

 

 

 

Um grande abraço 

 

 

Leave a comment