Diminuir Tamanho de Camisa Social.

Temo como deixar a camisa social mais Slim ?

Camisa Slim Fit – Super em alta. Os clientes do Atelie aderiram a moda em camisa e em gravata.

  • Tem como deixar uma camisa social mais apertada ?
  • Comprei uma camisa social e preciso diminuir as medidas dela.
  • Apertar uma camisa social dos lados e nas mangas.

Olá Pessoal…

Dúvidas como essas e outras podem ser tiradas aqui em nosso site/blog.  Assim como trazer as camisas sociais para ajustes aqui em nosso atelier.

Venha nos visitar…

Ajustes de camisas e gravatas

Camisa clássica passo a passo: Ajustes possíveis e não possíveis na modelagem

Este post vai  falar um pouco sobre como você pode ajustar a camisa para as particularidades do seu corpo, como postura, formato do ombro, tamanho de busto, entre outros. A camisa “perfeita” não é justa no corpo, e sim tem uma pequena folga que a deixa cair livremente ao redor do tórax. A pala (painel horizontal nas costas) é reta nas costas, e não sobra tecido abaixo dela. A gola envolve o pescoço sem apertar. A costura que une a manga à cava da camisa fica sobre o ombro, e não caída. Os punhos têm uma pequena folga, e cobrem todo o pulso. Veremos cada detalhe e como ajustá-los por partes. Aprendendo a respeitar  o corpo do cliente, que definirá o caimento da peça.

Seguindo esta ordem de trabalho quando se prova uma camisa, o ajuste cairá com mais perfeição.Como ajustar a modelagem de uma camisa

Seja sempre cauteloso com  alterações em camisas, pois é melhor que fique “frouxo” do que apertado. É comum exagerarmos e acabarmos criando um novo problema. Por isso todo cuidado é pouco.

 Ajuste postural

É importantíssimo, durante a prova, manter uma postura natural, pois isso afeta a maneira como a roupa veste. Dependendo da postura da pessoa, e do tamanho do busto (no caso das mulheres), pode ficar sobrando tecido na frente ou nas costas, e se formam dobras horizontais, como ilustrado abaixo.

Na figura A, sobra tecido na região do busto, e na figura D, na região das costas. Essas dobras horizontais não devem ser confundidas com sobra de tecido que forma dobras verticais, que indicariam que a peça está muito larga.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Esse problema, deve ser corrigido na hora em que se tá fazendo o corte ou seja na confecção da mesma, pois exigirá que a estrutura de corte seja refeita e a peça desmontada. Este é um exemplo de ajuste não possível

Ajuste da pala

A pala da camisa serve para reforçar a região das costas, e também para modelar o tecido sobre as escápulas (A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco), que são levemente curvadas. Como tem uma costura reta atravessando as costas, chama muita atenção, e por isso deve ser perfeita. Quando a camisa é listrada, as suas listras devem ficar na horizontal, o que lhe dá um destaque ainda maior.

Como falei antes, a costura das costas deve ficar perfeitamente reta, e para isso, a parte inferior do molde da pala deve ser reta. É bem normal encontrar moldes de pala curvados, pois isso facilita o ajuste no corpo, mas acaba escondendo outros problemas que veremos mais tarde.

O recorte não deve ficar muito alto, se não ele não modela as costas onde é necessário. Também não pode ficar muito baixo para não dificultar o movimento dos braços. Isso vai depender muito do formato das  costas (do cliente), então não há uma medida ideal para o comprimento da pala. O ideal é observar o caimento da pala nas costas para determinar a altura ideal.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Outra alteração importante da pala é a dos ombros. A altura dos ombros varia muito de uma pessoa para outra. Podem ser caídos ou muito retos, e isso influencia muito na aparência da camisa. Se você tem ombros com uma dessas características, provavelmente já percebeu que a maioria das roupas não serve muito bem nos ombros – ou sobra ou falta tecido nessa região. Na figura abaixo, ilustrei esses dois casos. Na figura à esquerda, a camisa serve perfeitamente.

Na figura A, sobra tecido nos ombros, o que faz com que acumule tecido perto da cava. Na figura B,  falta tecido nos ombros, e se formam dobras diagonais apertadas.

Para resolver o problema do caso A, a sugestão é uma pence sobre os ombros. Peça para o cliente que relaxe e marque com alfinete (como na figura abaixo), depois confira se resolveu o problema. Esse é um ajuste possível.

Para resolver o caso B, a solução seria um corte no ombro da camisa , abrindo a pala (como no molde abaixo) e acrescentando um retalho de tecido no recorte para preencher o buraco.

Mas como no caso de conserto não se tem o tecido original de confecção, este “defeito” seria um ajuste não possível.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

 Costas e frente

Quando a pala estiver perfeita, os defeitos da frente e das costas ficam mais evidentes. Começaremos pelas costas. A parte superior do molde das costas, no recorte que se junta à pala, é levemente curvada nas beiradas para formar uma pequena “pence” que modela o tecido nas escápulas.

Se estiver sobrando tecido abaixo da pala, como na figura A, corrija aumentando a curvatura da parte superior das costas, como na figura abaixo. Ajuste não possível em caso de conserto,pois não se tem tecido para aumento

Se estiver sobrando tecido abaixo da pala no meio das costas, como na figura B, a curvatura das costas está muito acentuada. Corrija diminuindo a “pence” na parte superior das costas, como na figura abaixo. Ajuste possível.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Na frente da camisa, pode ser necessária a mesma alteração, desta vez nos ombros. Se os seus ombros são curvados para a frente, a camisa pode parecer apertada na região dos ombros da frente, logo abaixo da pala. Para resolver esse problema, aumente os ombros na frente, como na figura A. Como no caso acima, ajuste não possível em caso de conserto,pois não se tem tecido para aumento

Se os seus ombros são bem abertos, pode sobrar tecido na frente, abaixo da pala. Diminua o ombro, como na figura abaixo (B), para corrigir o problema. Ajuste possível.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Pences

O primeiro ajuste que você deve fazer na pence frontal é relativo à  altura e comprimento (do cliente). A pence deve apontar para o ápice do busto, que é a parte mais saliente. Se estiver acima ou abaixo do ápice, meça a distância e tente corrigi-la como na figura abaixo.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

A pence não alcança o ápice, e normalmente termina a 3cm dele. Para a camisa, que é um pouco folgada, pode terminar um pouco mais longe para não ficar com uma ponta muito aparente. Aumente ou diminua seu comprimento conforme necessário.

Dependendo do tamanho do busto proporcionalmente ao tamanho das costas, a pence pode estar muito rasa ou muito profunda. Se você tiver costas largas e busto pequeno, a pence pode estar muito profunda, o que faz com que sobre tecido no busto (figura A). Para corrigir esse defeito, diminua a pence conforme a figura abaixo.

Se você tiver costas pequenas e busto grande, provavelmente terá que aumentar a profundidade da pence, como na figura B.

Essas alterações vão aumentar ou diminuir o comprimento da lateral, então você deve medir a lateral das costas e diminuir ou aumentar a frente para que tenha a mesma medida.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Se você quiser uma pence nas costas, para diminuir a quantidade de tecido na cintura, pode alfinetá-la na altura da cintura finalizando em direção a pala.

Caso a camisa tenha uma prega nas costas a pence deve ser feita alinhada a prega, com a sobra virada ao contrário da prega e finalizando antes da pala.

Ombro/cava

O comprimento do ombro também é muito importante. Geralmente, as camisas que compramos prontas, principalmente as masculinas, têm o ombro muito comprido, o que faz com que a costura que junta a cava e a manga fique caída. Isso é muito comum. Na  hora de corrigir esta sobra deve-se atentar ao punho,para que o mesmo não fique curto ao se alinhar o ombro.

A parte da frente da cava, na altura em que o braço se junta com o tronco, deve ser cortada exatamente nessa junção.

A parte das costas da cava não deve ser cortada assim tão justa. A partir da dobra do braço. Isso evita que a camisa fique apertada nas costas. Se você costuma se incomodar com a falta de movimento quando tenta levar os braços à frente, pode ser uma indicação que sua camisa está menor ou muito cavada (nas costas). Ajuste não possível em caso de conserto,pois não se tem tecido para aumento.

Por último, confira a altura da cava. Em camisas, não pode ser muito apertada. O ideal é que tenha uns 2 dedos de folga a partir das axilas. (figura C)

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Comprimento e largura

Confira agora o comprimento da camisa. Pode ser que a frente e as costas não tenham o mesmo comprimento. Em caso de estar maior  diminua o molde conforme necessário. Em caso de curta o ajuste não é possível, pois não se tem tecido para aumento

Colarinho/Pescoço

O colarinho é composto por gola e pé de gola.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

A gola é um lugar que não pode ser modificado após a camisa estar pronta. Como é uma peça que  tem entretela na estrutura uma vez feita, não há reparos, pois a sua circunferência é definida no corte de fabricação alinhado a estrutura da mesma. Ajuste não possível em caso de perda de medidas.

Recomendamos que ao provar, note se a gola  envolve bem o pescoço na frente ou se fica meio afastado. O ideal é que a gola seja 1cm a mais (somente) que a volta  ao pescoço. Assim a mesma não ficará larga demais ou apertada ao ponto de criar desconforto.

Observe a maneira como o pescoço da camisa envolve o seu. Não deve “afogar” o seu pescoço na frente, mas também não deve se abrir muito além dele. Escolha uma altura confortável. Nas costas, para que a gola fique perfeita, o pescoço não deve descer muito. Uma boa medida (para ter referencia) é a vértebra mais proeminente do pescoço.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Manga/punho

Para ajustar a manga, é bom deixar uma folga em caso do cliente ter uma frequência em academia.

O começo de ajuste de manga, começa a ser marcado pelo comprimento da cava. Medindo a cava da camisa comparamos com a medida da “cabeça” da manga. A manga deve ser igual à cava, ou seja se ajustar a manga em 2cm a cava deverá ser ajustada por igual e nesse caso a lateral na altura do peito altera. Muitas vezes quando a lateral da camisa está boa é necessário reduzir o ajuste da manga para não causar danos na peça e desconforto.

O Punho de camisa como o colarinho é um ajuste não possível. Depois de pronta a peça não pode ser modificada pois foi baseado na estrutura de corte na sua circunferência entretelada. A Largura do punho não pode ser alterada

Por último, o ajuste do comprimento da manga. Para este ajuste, medimos a camisa na altura do ossinho do pulso, de forma que ao dobrar o braço  a camisa fique no mesmo lugar.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Últimos detalhes

Antes de terminar os ajustes da camisa, conferimos se as costuras se encaixam e se estão iguais as medidas comparando um lado com outro.Se alguma coisa não encaixar, avaliamos o porquê e onde. Após esta avaliação voltamos  e corrigimos os detalhes para que tudo se encaixe, e a costura, seja perfeita. Depois da correção refazemos o acabamento original (costura simples ou inglesa/pespontada) e finalizamos o acabamento.

Margens de costura

Em caso de costura simples é possível deixar até 2cm de reserva , porém em caso de costura inglesa/pespontada essa reserva não é possível pois o acabamento da peça é todo embutido. Já o punho, quando diminuímos o comprimento deixamos até 2cm de reserva por dentro do punho entretelado (reserva de segurança). Mas esse é o máximo de reserva. Por isso é importante que o cliente tenha calma e paciência na hora das medições  e marcações, pois cada caso é um caso e mesmo sendo camisas da mesma marca e do mesmo dono, podem sim ter diferença de caimento uma da outra (por corte ou por tecido). Por isso é muito importante que se prove uma a uma  e não se use modelo como referência.

Esse processo todo é bem trabalhoso, mas vale muito a pena para quem faz costura em peças de alfaiataria.

 Uma camisa ajustada ao seu corpo fica muito mais bonita, e você certamente perceberá a diferença!

Fonte: http://www.renataperito.com/?p=942

Ajustes de camisas

  • Ajustes de camisas sociais masculinas;
  • Ajustes de camisas sociais femininas;
  • Ajustes de camisas polo;
  • Ajustes de camisas Dudalina;
  • Ajustes em camisas pólos( inclusive quando a lateral é acrescida de tecido de outra cor)
  • Acabamento original de cada peça, mantendo a mesma costura
  • Não confeccionamos- Fazemos ajustes e reformas

Camisa social diminuindo seu tamanho, passo a passo.

Aproveite para ver as combinações de roupas masculinas em :

ASSISTAM VÍDEO MAIS QUE EXPLICATIVO SOBRE AJUSTES EM GERAL EM CAMISA SOCIAL

Ellegancy Costuras ateliê, é especializado em ajustes e reformas de:

Vestidos de noivas, Vestidos de festas, Ternos, Costumes e Paletós, Jeans, Camisas, Polos, Peças e Jaquetas de couro, macacões de motociclistas e KART.

Fazemos também, Bordados em vestidos de noiva e vestidos de festas, Higienização e Pintura em couro.

Temos serviços diferenciados como: Ajuste em biquíni, afinar gravatas, ajuste em Kimono, forração de sapato /bolsa e customização.

(11) 5021-2506 / (11) 5677-2429

Ficamos localizados:

Av. Cupecê,1483 – SP

Google meu negócio: A opinião de quem se tornou nosso cliente

https://www.google.com/search?ei=SQs2XOzDO4ulwATq16-wCA…,,,

https://www.google.com/maps/place/Ellegancy+Costuras+-+Costureira+na+Vila+Ol%C3%ADmpia/@-23.5946398,-46.6759411,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94ce5aa1077e77a9:0x96a1f784bcd4f452!8m2!3d-23.5946398!4d-46.6737524

Página de fãs (facebook):

Instagram:

https://www.instagram.com/ellegancycosturas/?hl=pt-br

Canal no YouTube:

https://www.youtube.com/user/ellegancy2014

2 Comments

  • Estevan Martins
    Posted 23/11/2019 03:39 0Likes

    Parabéns e obrigado pelo conteúdo! A partir de hoje ganhou um leitor. Este é o tipo de material que realmente ajuda as pessoas 😉

    • Sérgio
      Posted 23/11/2019 09:56 0Likes

      Como vai Estevan?

      Nós que agradecemos e demos uma olhada em seu trabalho que é muito bacana.

      Valeu !!!

Deixe seu comentário