SEO e Adwords em tempos de crise. Qual escolher ?

SEO e Google Adwords Ads em tempos de crise.Qual escolher ?

 

Costuras e Reformas em Geral - SEO e Adwords em tempos de crise. Qual escolher ?

 

Esse Post está sendo escrito numa semana paralisada por conta do coronavírus e mais do que nunca quem teve um planejamento estratégico de SEO e adwords levará vantagem frente aos demais. Contudo, há algumas diferenças sentidas entre as 2 estratégias.

SEO como estratégia durante a crise:

SEO todos sabem que é o resultado da busca orgânica do google, e que leva um bom tempo para dar resultado, e uma série de medidas e métricas tem de ser seguidas para que o google dê relevância a um determinado site.

Google Ads e ou google adwords :

Pagou, apareceu !!! Simples assim.

Entretanto, em algumas comunidades do facebook como a Link builiding brasil do  Rafael Camargo dono da Link Premium existem debates muito interessantes a respeito desses 2 mecanismos em meio ao coronavírus.

 

Em tempos de crise vale a pena investir em anúncio pago como o Google Ads ?

Ainda é cedo para falarmos com propriedade mas num momento onde menos pessoas saem às ruas por conta da pandemia, os cliques do Google Adwords parecem não diminuir muito. Porém, cai drasticamente o fechamento de vendas num comércio local como por exemplo um Ateliê de Costuras e Ajuste de roupas .

Sendo assim, o investimento continua a ser alto e o ROI que é o retorno sobre o investimento cai drasticamente.  O número de conversões pode até permanecer alto, mas o fechamento de vendas despenca.

Então fica a dúvida se vale a pena continuar investindo em Google ads, fazer o remarketing para que essas pessoas que entraram no site e não compraram continuem a receber propagandas ou parar de anunciar afim de economizar verba e deixar que os concorrentes venham a ganhar espaço?

Ja na estratégia de SEO as visitas no site tendem a aumentar nos primeiros dias ( durante uma pandemia ), uma vez que as pessoas estão em suas casas e mesmo que trabalhando Home Office ficam mais ociosas e costumam   pesquisar mais. Claro que isso varia muito de seguimento para seguimento.  Como o SEO não requer tanto investimento em dinheiro( tempo é dinheiro), quanto mais visitas o SEO gerar, melhor para sua empresa.

Investimento em SEO x Investimento em Adwords

Importante lembrar : Quando falamos que SEO não requer tanto investimento financeiro , estamos falando do SEO em blogs, páginas etc. Já se formos nos aprofundar em SEO há sim investimentos inclusive muito altos que darão um excelente retorno.

Conversando com especialistas do Setor de SEO , Adwords , Link building etc eles mencionaram que com toda essa bagunça do coronavírus os sites estão sim perdendo visitas diariamente, exceto sites que lidam com produtos de higiene e alimentação.

Juntamente com SEO, Ads e outras estratégias, uma empresa tende a receber visitas super qualificadas mesmo que as pessoas estejam de certa forma impedidas de adquirirem seus serviços por evitarem sair às ruas.

Por outro lado, se a empresa não investir em tráfego para o seu site, ela ficará à mercê da sorte e das mídias sociais que sem dúvida desempenham um papel crucial de fortalecimento de marca( branding) e marketing, mas para fechamento de vendas o ideal é uma ação conjunta entre todos os meios.

Quem não investiu em SEO não colherá os frutos agora nesse tempo de coronavírus, mas nunca é tarde para começar e daqui um tempo galgar posições no google.

Com o SEO você tem longevidade, com adwords você tem urgência em vendas

Por outro lado, ficar dependente somente do google ads é perigoso pois se um dia vier a faltar verba para sua empresa continuar anunciando nos links patrocinados e você não tiver um bom posicionamento de SEO , sua empresa simplesmente desaparecerá do mapa ” virtual”.

Nesse ínterim, o SEO é como se fosse a base, os ” pés no chão”, enquanto o Google adwords (ads) é a Asa delta para decolar.  Sem o impulso do SEO não existe vôo.

Em síntese, trabalhe no SEO diariamente e invista um pouco( ou muito) em Google Ads.  Da mesma forma que o Google pontua um site para dar ou não credibilidade, o Google cobrará seus cliques mais caros se você não tiver um site bem ranqueado , função do SEO.

Pense nisso e mãos à obra.

 

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Tema do post : SEO e Adwords em tempos de crise

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