Por quê estilizar roupas novas ?

Por que estilizar roupas novas?

Por Que Estilizar Roupas Novas

Uma das melhores sensações de prazer está relacionada à aquisição de roupas novas. Embora seja uma atividade divertida e muitas vezes necessária, precisamos estar cientes que nem sempre vamos achar peças perfeitas, a não ser que passemos a estilizar roupas. OU como muitas pessoas preferem chamar, customizar roupas

À primeira vista pode parecer um pouco complicado pensar em comprar uma roupa para depois adequá-la às formas do seu próprio corpo, não é verdade? Mas saiba que não somente é possível como deixará seus looks totalmente personalizados ao seu estilo. 

Estilizar roupas e ou customizar roupas  é tão necessário como ajustar um anel de noivado de diamante, por exemplo, moldando às dimensões e tamanhos exatos para que sirva no dedo de uma pessoa. Após esse processo no Ateliê de Costuras sua roupa ficará sob medida, e podendo ser modificada com tecidos, bordados em pedrarias, e outras idéias que você mesma pode ver no Pinterest, Instagram e outras Redes Sociais. 

Customizar Vestido Para Festas De Fim De Ano Na Ellegancy Costuras

As roupas que geralmente compramos, geralmente são feitas em marcas que preferem uma produção a larga escala. Ou seja, ao invés de serem produzidas peças uma a uma, são feitas inúmeras roupas em moldes iguais, que são processadas por máquinas. Entretanto, quando a pessoa gosta de se vestir com elegância, ela procura algo muito mais exclusivo. 

Por conta dessa produção de tantas roupas em grande escala, é preciso estar atento em números e tamanhos variados, ou até mesmo moldes que caibam em pessoas de alturas, pesos e larguras diferentes. É aí que está o motivo pelo qual as roupas que compramos em grandes lojas nem sempre estão prontas para uso. Por serem pensadas para pessoas diferentes, elas mantêm um padrão mediano, mas longe da perfeição. Nessa hora nada melhor do que você ter à sua disposição uma costureira caprichosa nos ajustes de roupas 

Costuras e Reformas em Geral - Por quê estilizar roupas novas ?

Por exemplo, um colégio particular ensino médio produz camisetas e calças para vários alunos, com formas corpóreas totalmente diferentes. É possível que várias meninas dessa escola utilizem um mesmo número de roupa, embora tenham medidas distintas. Isso acontece por conta de um pensamento de produção de roupa padrão, o que facilita o caimento, mas ainda sim pode ser melhorado.

Para implementar o uso certo de uma roupa você pode, por exemplo, tirar mais tecido em alguns cantos, colocar mais em outros, alterar tamanhos, apertar, afrouxar ou, se for sua vontade, estilizar com itens de ornamento ou pintar com tintas para tecidos.

Além de transformar suas peças em itens mais adaptados ao seu corpo, você também faz com que aquela peça passe a ser muito mais usada, afinal, temos sempre preferências por roupas que caem bem em nosso corpo, nos deixando confortáveis e felizes.

Costureira em SP ajuste de roupas

Mas calma aí. Antes de sair modificando todas as suas roupas, é preciso estar atento para algumas questões, que podem te ajudar a conseguir os melhores resultados para suas peças, sem estresses ou prejuízos. Continue a leitura deste artigo para saber mais!

Cuidados ao estilizar suas roupas

Aqui vão algumas dicas e conselhos que você deve saber antes de consertar ou modificar suas roupas. 

Ter cuidado com essas questões é algo essencial para o caso de você não ser um profissional da área. Puxe seu bloco personalizado 10×15 e anote essas dicas!

1 – Saiba se você pode fazer uma modificação na roupa

Já encontrou o que é preciso ser ajeitado na sua roupa para que ela fique mais confortável no seu corpo? Então essa é a hora de entender se você conseguirá fazer essa modificação sozinho, ou precisará da ajuda de uma costureira profissional

Muitas vezes nós achamos, pessoalmente, que alguns ajustes são fáceis de fazer, que de fato são, quando você realmente tem prática nisso. Principalmente hoje em dia que temos à disposição centenas de vídeos no Youtube onde tudo parece super fácil de se fazer mas a realidade é bem diferente. 

Esse é o caso de pessoas que rapidamente constroem uma fantasia de carnaval infantil para filhos, apertam roupas próprias e de familiares, fazem pequenas costuras ou até mesmo trabalham com isso.

Agora se você não sabe nada sobre costura ou modificação de roupa no geral, não tente fazer sozinho, porque é bem possível que você acabe estragando sua peça.

Não pense apenas na economia ou na praticidade de fazer um conserto e reforma de roupa  sozinha. Além de poder resultar em uma situação de danificação da roupa, você pode até acabar se machucando. A melhor saída, então, é passar esse serviço para um(a) costureiro(a).

2 – Escolha um bom profissional

Não pense que essa será uma tarefa fácil, afinal, muitas pessoas sofrem ao procurar profissionais que consertem roupas. Não por ser uma quantidade pouca, mas sim, por nem todos terem uma conectividade pessoal com o cliente.

Esse pessoal não está apenas relacionado à proximidade de amigos ou conhecidos, mas de entendimento do corpo e dos desejos do cliente diante de suas roupas, bem como o desenvolvimento de uma confiança mútua.

Customização de Roupas em Geral

Se você precisar fazer uma grande modificação em uma peça, acrescentar, por exemplo, mais tecido e transformar uma saia em uma calça, é essencial que você saiba se aquele profissional saberá deixar do seu jeito, ou até mesmo terá tempo de fazer o serviço.

Dependendo da roupa que você quiser estilizar, é interessante que você confie naquele profissional e pelo menos conheça de perto o trabalho dele, e não apenas olhe em um banner para vitrine para saber se ali é realizado o serviço que você deseja.

Outra questão, ao conhecer melhor o profissional que você irá trabalhar, é saber quais os prazos em que ele pode te oferecer o produto com o resultado final.

customizar vestido de festa no ateliê

Devido às grandes demandas em salões de costura, por exemplo, alguns costureiros podem não poder dar atenção devida à sua peça naquele momento, e se você não for um cliente conhecido, talvez seja difícil marcar uma consultoria.

3 – Se puder, busque por especialistas em modificação de roupas

Para que você consiga deixar sua peça com todas as modificações necessárias, é preciso saber onde procurar o serviço. 

Por exemplo, se você deseja fazer uma camiseta personalizada com logo, focando em uma nova vestimenta de trabalho, é interessante que você vá em uma estamparia ou em uma empresa de comunicação visual.

No caso de querer uma coloração diferente para uma roupa mais antiga, o mais correto é encontrar um colorista, ou um designer de estampas, por exemplo

Agora se a solução para sua peça é um conserto grande no tamanho de uma calça, é importante que você saiba qual a melhor costureira que pode fazer este tipo de serviço, para que saia exatamente como você pediu.

Antes de tudo, você precisa saber exatamente o que você quer modificar. Se isso ainda for uma dúvida você pode, também, procurar um profissional especializado em roupas para lhe ajudar a decidir e quem sabe te encaminhar a melhor empresa.

4 – O resultado nem sempre fica como original

Se puder, desapegue em querer uma peça exatamente igual ao modelo que ela estava quando você a comprou, especialmente se a mudança a ser feita for visivelmente grande.

Temos sempre um sentimento com nossas roupas, especialmente se elas nos fazem bem, independente do motivo. Mas ao modificar, justamente para servir melhor, sua função é agregar valor para você, e ela pode não ficar mais da forma como era antes.

customizar vestido de noiva

Saiba que isso é normal, afinal, é preciso que pedaços de tecido saiam ou entrem, estruturas sejam acrescentadas ou diminuídas, que detalhes sejam trocados. Além de tudo, pode acontecer da roupa não ficar exatamente como você imaginou.

Claro que ao seguir algumas sugestões é possível chegar perto do que você imaginava, mas tente não idealizar caimentos e vestimentas de corpos que não são seus, pois cada corpo é único, e assim deve ser com a roupa que veste.

Por isso, antes de fazer qualquer tipo de modificação, faça algumas reflexões referentes ao que você realmente deseja modificar e se aquilo vai te fazer utilizar mais aquela roupa. Caso contrário, não perca tempo, e pense em formas de não deixar a peça parada.

5 – Se não puder mudar, passe para frente

Embora estilizar uma roupa seja essencial para trazer de volta, ou quem sabe, iniciar um bom uso dela, nem sempre as mudanças vão fazer grandes efeitos, isso se for possível mudá-las, num quesito estrutural da criação da peça. Tente se perguntar:

  • Uma mudança me fará usá-la?
  • A estilização será complicada?
  • Tenho disposição para fazer acompanhar a mudança?
  • Comprar uma outra peça é mais vantajoso?

Dependendo de suas respostas, o esforço material e o esforço gasto em procurar uma estilização não valerá a pena. No entanto, ao invés de deixar a peça parada ou até mesmo pensar em descartá-la incorretamente, opte por passá-la para frente.

Aplicação de Bordados e Pedrarias em Vestidos

Você pode escolher doá-la para instituições, igrejas e ou diretamente à promotores para eventos sociais, dispostos a organizar grandes doações para pessoas que moram na rua, ou estão em situação de negligência do estado.

Mas caso você precise levantar um dinheiro para questões pessoais, uma boa opção é tentar vender suas roupas para brechós e bazares especializados em roupas usadas. Recentemente, essa tem sido uma das principais tendências no mercado de moda.

Você pode, ainda, dependendo dos valores e raridades das peças, alugar para outras pessoas. 

Alguns sites e aplicativos têm oferecido esse recurso, mas você também pode fazer isso em casa, basta investir em um painel em ps e colocar a logo da sua nova loja.

Por fim, independente do que você escolher fazer, verifique se a roupa está em boas condições para ser passada para frente. Pense que, se você estiver insatisfeito com algum detalhe nela, outras pessoas podem também ficar!

Com essas dicas, fica claro que estilizar uma roupa nova pode ser importante para que ela se adéque ao seu vestir, com a ajuda de um bom profissional, e quando isso não for possível, desfazer-se da peça, doando-a ou vendendo para outra pessoa, é uma opção.

Conserto de Roupas de Couro – Ellegancy Costuras

Esse texto cujo tema é  Por quê estilizar roupas novas ?  foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Deixe seu comentário