Onde consertar o velcro do meu macacão de couro?

Mundial de MotoGP – Vestuário e proteção: a dupla função do macacão de MotoGP…

A Alpinestars é a marca em que Marc Márquez e Dani Pedrosa exibem as cores da Repsol Honda no Campeonato do Mundo de MotoGP. A segurança é uma das prioridades na concepção dos macacões, luvas e botas. Mas quantas peças os pilotos usam por GP? E como a equipe trabalha para garantir que eles tenham tudo o que precisam em cada GP?

Em cada Grande Prêmio, Marc Márquez e Dani Pedrosa precisam de algo mais do que a moto para sair para a pista. Estamos nos referindo, é claro, ao macacão, às luvas e às botasAlém da simples função de adequá-los nas cores da equipe, a Alpinestars assegura que todos os materiais dos pilotos cumprem as normas de segurança exigidas no Campeonato do Mundo.

Você sabe quantos macacões podem ser usados ​​pelos pilotos da Repsol Team em uma temporada?


Equipamento para cada GP

Os pilotos da Repsol Honda Team recebem, pelo menos, quatro macacões para cada corrida, incluindo o sistema de airbag Tech-Air, além de três pares de botas e um mínimo de três pares de luvas GP Pro. Da mesma forma, Dani e Marc recebem um protetor de tórax e um protetor de coluna para cada GP. São peças especialmente desenvolvidas para as preferências de cada um dos nossos pilotos.

Eles também têm quatro conjuntos de segunda pele (underlayers ) para completar seu equipamento. Com tudo isso, eles estão prontos para correr um Grande Prêmio!

Joelhos e cotovelos, especialmente sensíveis

Em qualquer caso, a soma final de macacões luvas e botas usadas ao longo do ano não é definitiva. Devemos ter em mente que todos os pilotos, antes ou depois, podem sofrer um acidente durante os treinos ou nas corridas, o que significa que algumas peças terão de ser substituídas imediatamente. As mesmas coisas acontecem com as proteções de ombro e as de joelho, material muito sensível dependendo do estilo de condução de cada piloto. Em alguns casos, existem pilotos que podem usar até três conjuntos por dia para proteger essas partes do corpo!

Material reutilizável

Na verdade, os trajes de corrida são desenvolvidos e projetados para ser especialmente resistentePortanto, eles podem ser geralmente utilizados de uma corrida para outra. Para reutilizar material, logicamente, o registro de atividades é atualizado e são limpos tanto dentro como fora, além de revisões exaustivas do sistema de airbags.

Se Dani ou Marc tiver um acidente na corrida, os ternos são devolvidos ao Alpinestars Racing Development Center, no norte da Itália, para uma inspeção rigorosa dos danos e, se possível, uma reparação. Se um reparo é possível, o registro de atividade é atualizado e o terno está preparado para ser enviado e usado no próximo Grande Prêmio.

Meticulosidade  no desenvolvimento e no calendário

A precisão em cada passo é uma das regras básicas ao projetar essas peças. Primeiro, porque a margem de diferença entre cada macacão, luva ou bota deve ser inexistente. É o que é conhecido como uma escrupulamente reduzida faixa de enfrentamento. Todo o equipamento deve ser idêntico.

Com as exigências que os pilotos de MotoGP aguentam, tanto o seu conforto e segurança deve ser absolutamente ideal. Além disso, os pilotos são muito sensíveis à menor mudança, assim que os protocolos de produção são tão rigorosos quanto possível para garantir que tudo seja feito seguindo seus pedidos.

O outro aspecto a ter em mente é a logística. Todos os equipamentos necessários para cada GP são entregues, sempre que possível, com três dias de antecedência. Além disso, tudo é diretamente entregue no circuito, o que garante a chegada perfeita do material, sem erros causados por embarques descontrolados.

Fonte: Mundo da moto- GLOBO ESPORTE

Fica a dica!

Velcro é o nome dado para um sistema de fixadores e fechos feitos a partir de duas partes independentes de tecidos que se unem, sendo uma composta por  garras minúsculas e a outra por um tipo de tecido felpudo, que garantem o encaixe.

Os velcros são materiais que se encaixam. São peças que servem para “colar”, fixar partes com a possibilidade  de se soltar depois.

Existem vários lugares que o velcro pode ser encontrado no MACACÃO DE COURO e na JAQUETA DE MOTOCICLISTA.

  • Na gola do macacão
  • Nos punhos
  • No final do zíper
  • E o maior de todos… No joelho, para fixar os slider.

Por se tratar de um  lugar do macacão que sofre atrito frequente, este VELCRO se rasga com  facilidade, podendo ter  a possibilidade de troca em casos de danos.

O VELCRO dos sliders ou da “JOELHEIRA” é mais largo e resistente, assim a outra parte que vai no slider fixa melhor, não se soltando com facilidade

VELCRO DA JOELHEIRA DANIFICADO – ANTES

VELCRO DA JOELHEIRA DANIFICADO – DEPOIS

VELCRO DA JOELHEIRA (ALPINESTAR)

DANIFICADO – ANTES

 

VELCRO DA JOELHEIRA (ALPINESTAR)

DANIFICADO – DEPOIS

 

 

APROVEITANDO… Em alguns casos o atrito com o chão é tão forte na pista ou rodovia que o couro não escapa e rala junto, danificando o macacão. Neste caso a restauração do couro é feita no couro usado no macacão.

 

PARTE DE COURO DA JOELHEIRA  DANIFICADO  ANTES

PARTE DE COURO DA JOELHEIRA  DANIFICADO  DURANTE

 

PARTE DE COURO DA JOELHEIRA  DANIFICADO  DEPOIS

 

 

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