Morre João Gilberto – O Pai da Bossa Nova – Nossa Singela homenagem

João Gilberto morreu aos 88 anos deixando um imenso legado.

 

Hoje dia 06 de julho de 2019 morre o Pai da Bossa Nova . O João Gilberto foi um divisor de águas no meu gosto musical pois desde a primeira vez que eu o ouví em ” Chega de saudade” não conseguí mais parar de ouvir. Isso aconteceu com várias pessoas ao redor do mundo, e João Gilberto influenciou vários grandes músicos como Caetanos Veloso, Gal Costa, Roberto carlos, Jorge benjor, Djavan e vários outros grandes.

O Próprio Tom Jobim disse que mudou sua forma de compor músicas afim de casar com a voz do João Gilberto, tamanho perfeccionismo que ele, João Gilberto, tinha com sua arte. Me lembro de ficar por horas no quarto ouvindo demasiadamente João Gilberto e não sentia a hora passar, aí entrava no carro e ia ouvindo os Cds.

A minha filha que se chama Ana Júlia já ouviu e viu o vídeo do João Gilberto com a Rita Lee na música ” Jou jou balangandans” e eu chamo a minha Jujú de meu balangandan. Através do João Gilberto pude ir à fundo nas músicas do Caetano veloso, do Toquinho, Do tom, Vinícius de moraes entre outros. Graças a Deus temos o Youtube com muitos shows do João.

Quantas vezes não chego em casa e no final da noite vejo e ouço João Gilberto no Youtube,  quantas vezes na esteira da academia eu não ouví e ainda ouço o João Gilberto cantando vários sucessos como Bahia com H, Louco, Doralice, Samba de uma nota só, Desafinado, Izaura, Saudade da Bahia, Corcovado, Isto aqui o que é, Pra que discutir com madame, Coisa Mais Linda, Meditação , Fotografia( Uma das minhas preferidas), Wave, O barquinho, Canta Brasil.

São tantos os clássicos, tantos sucessos na voz e no violão do João, que fica difícil quantificar e qualificar… Saudades do João.

 

Falando mais sobre a parte técnica :

E um dos nomes mais importantes da música brasileira, o cantor João Gilberto morreu deixando o país órfão ontem sábado mais precisamente no dia 6 de julho. O músico, um dos criadores da bossa nova ( chamado de Pai da Bossa Nova), faleceu em sua própria casa, no Rio de Janeiro.

Infelizmente João já enfrentava  problemas de saúde há alguns anos. A informação da sua partida foi confirmada pelo seu filho, João Marcelo Gilberto, que mora nos Estados Unidos nas redes sociais e em inglês escreveu o seguinte: “Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda de sua soberania. Agradeço à minha família (meu lado da família) por estar lá para ele, e Gustavo por ser um amigo de verdade para nós e cuidar dele como um de nós. Por fim, gostaria de agradecer a Maria do Céu por estar ao seu lado até o final. Ela era sua verdadeira amiga e companheira”.

Assim sendo além de Marcelo, o cantor deixa também mais dois filhos chamados de Luisa e de Bebel. Já há muitos anos o cantor estava completamente recluso e acabou sendo no final do ano de 2017 interditado judicialmente pela sua filha, Bebel Gilberto, essa ação acabou ocasionando uma disputa familiar entre os meios irmãos João Marcelo & Bebel. Em nota divulgada na época, a advogada de Bebel disse que a intervenção foi motivada por problemas de saúde e por complicações financeiras do cantor.

UM BREVÍSSIMO RESUMO A RESPEITO DO PAI DA BOSSA NOVA

O nome completo do cantor João Gilberto Prado Pereira de Oliveira que acabou concluindo mais precisamente no ano de 1961 a trilogia de álbuns fundamentais que apresentaram a bossa nova ao mundo como as seguintes: “Chega de saudade” ano de 1959, “O amor, o sorriso e a flor” ano de 1960 e “João Gilberto” um ano depois em1961. E o álbum que definitivamente acabou marcando o início do gênero foi no ano de 1959, “Chega de saudade”, que traz a música de mesmo nome composta pelo cantor Vinicius de Moraes nos anos 1913 e 1980 e do cantor que também deixou saudades Tom Jobim no ano de 1927 e 1994. Com isso a canção já havia sido apresentada em um LP em abril do ano 1958 por Elizeth Cardoso de 1920 e 1990, porém, a versão mais conhecida, com a voz de João, foi lançada mais precisamente em agosto do mesmo ano fazendo um estrondoso sucesso.

João Gilberto nasceu em 10 de junho de 1931 em Juazeiro, na Bahia, depois do falecimento confirmado do cantor governo do estado baiano declarou três dias de luto por sua partida tão triste. E depois de alguns anos morando em Aracaju (SE), onde passou a tocar na banda escolar, voltou à sua cidade-natal e acabou ganhando do pai o seu primeiríssimo de muitos violões que teria isso aconteceu quando o cantor tinha quatorze anos.

E logo após a sua consagração acabou lançando as suas próprias criações seguindo tanto com discos quanto com shows que se tornaram verdadeiras obras de arte, como é o caso de “Amoroso” como foi o caso do álbum sob o selo Warner Music que foi gravado nos Estados. Com isso esse álbum foi relançado no Brasil em formato longo durante as festas dos sessenta anos da Bossa Nova que acabou celebrando o encontro harmonioso do nosso cantor brasileiro com o maestro alemão Claus Ogerman nos anos de 1930 e de 2016, simplesmente fabuloso esse encontro.

No ano de 2018 a produção de João Gilberto foi objeto de uma disputa judicial, porém, a defesa do cantor pedia uma revisão no valor de uma indenização da gravadora EMI Records, que atualmente é controlada pela Universal Music. Anteriormente cerca de três anos atrás do ocorrido o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia proibido a empresa de vender os discos do artista sem seu consentimento, um acontecimento triste na vida desse gênio.

RESUMO SOBRE O COMEÇO DA CARREIRA DO PAI DA BOSSA NOVA

E dois anos depois de ter ganhado o seu primeiro violão do pai acabou abandonando os estudos para se dedicar à música após se mudar para Salvador na Bahia, anos depois acaba se mudando para o Rio de Janeiro, ao ser convidado para fazer parte do grupo Garotos da Lua. Logo acabou deixando o grupo e gravando alguns singles, ainda antes de criar a batida característica da bossa nova, porém, infelizmente naquela ocasião não conseguiu o sucesso tão almejado e desejado.

Com algum tempo depois se dedicando assiduamente ao estudo de harmonia na música, percebeu que ao cantar mais baixo e mantendo a batida poderia simplesmente tanto adiantar quanto atrasar o seu canto. E esse novo modo de cantar foi o responsável por encantar o compositor Roberto Menescal, que acabou o apresentando as pessoas como, por exemplo, o produtor musical Ronaldo Bôscoli. Simplesmente o cantor Tom Jobim acabou percebendo que o novo estilo seria uma forma de modernizar o samba ao simplificar seu ritmo, e resolveu apresentar ao João Gilberto simplesmente uma música que tinha escrito com Vinicius de Moraes, porém na ocasião estava encostada que era nada mais nada menos que “Chega de Saudade” que virou um clássico mundialmente conhecido.

João Gilberto com a sua filha Bebel

A BOSSA NOVA INVADE COM TUDO O EXTERIOR COM JOÃO GILBERTO

E o cantor João foi um dos representantes da bossa nova fora do Brasil, e mais precisamente no ano de 1962, foi um dos destaques de show patrocinado pelo governo brasileiro no Carnegie Hall, uma das principais arenas de Nova York, em uma tentativa na época de simplesmente popularizar o gênero musical nos Estados Unidos e o fez com louvor.

Assim sendo pouco tempo depois acabou gravando um disco chamado de Getz & Gilberto com o saxofonista de jazz americano chamado de Stan Getz, que se tornando um dos grandes clássicos de sua carreira, pois o álbum no ano de 1964 se tornou um dos mais vendidos com aproximadamente dois milhões de cópias, e na sequencia acabou ganhando quatro prêmios Grammy que foi simplesmente o maior da música mundial. E com extremo sucesso, saiu em turnê pela Europa e fez apresentações pelo México e também pelos Estados Unidos.

Nessa foto mostra o sucesso internacional da bossa nova aproximou João de músicos como o saxofonista americano Stan Getz, com quem desenvolveu uma longa parceria 

Foto recente do cantor João Gilberto já bastante debilitado pela doença

 

O VELÓRIO DE JOÃO GILBERTO

E o velório do ícone da bossa nova João Gilberto será realizado na manhã desta segunda-feira dia 8 de julho, e está marcado para iniciar às 9h desta no foyer do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, porém, ainda não foi confirmado se a cerimônia, que terminará às 14h, será aberta ao público, ou somente restrita aos amigos e aos familiares, e se tivermos essa informação definida será também colocado no post.

Sim, o velório do saudoso cantor e compositor João Gilberto será aberto ao público. Adeus Pai da Bossa Nova você fará muitíssima falta.

ASSISTA POR GENTILEZA OS VÍDEOS DO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ELLEGANCY COSTURAS ATELIER E SE POSSÍVEL SE INSCREVA. DEIXE O SEU LIKE, COMPARTILHE OS VÍDEOS QUE ISSO NOS AJUDA MUITO EM NOSSO TRABALHO, NÃO DEIXE DE CONFERIR…

Assista ao vídeo:

Esse vídeo abaixo é de chorar, pois agora não temos nenhum dos 3.

 

” Tom, e se você fizesse agora uma canção que possa nos dizer, contar o que é o amor…”  

“Olha Joãozinho( Tom falando) eu não saberia, sem o Vinícius pra fazer a poesia”.

” Para essa canção realizar( Vinícius falando In Memorian), quem dera o João ( João Gilberto) para cantar.

” Ah mas quem sou eu ( João Gilberto falando) eu sou mais vocês. Que bom se nós cantássemos os 3″

Veja também :

O filme “Rocketman” simplesmente emociona Cannes

É uma honra ter você aqui em nosso site e esperamos que tenha gostado do conteúdo do mesmo.

E para chegarmos e alcançarmos esses números foi (e é a cada dia) necessário um atendimento personalizado a cada cliente, e nosso empenho tem sido diário para melhorarmos sempre constantemente.

O número de pessoas que entram em contato conosco por conta dessas avaliações é bem expressivo, mas mesmo com todas essas avaliações muitas vezes as pessoas querem saber apenas o preço cobrado e por PRESTARMOS SERVIÇOS e NÃO por VENDERMOS produtos não há como darmos um preço fechado nos ajustes mais complexos, e algumas vezes somos até mau tratados por isso.

Queremos agradecer a cada cliente que enviou sua avaliação, e tantos outros que preferiram não enviar, mas que nos deram a oportunidade de executarmos os nossos serviços.

Clientes esses que preferiram em primeiro lugar a qualidade que dizemos ter (e nos esforçamos para ter cada dia mais), e não somente o preço.

Com toda sinceridade (sem sermos arrogantes NUNCA pense isso de nós), se formos comparados apenas por PREÇO certamente não seremos a melhor escolha.

Não somos perfeitos, mas somos motivados a melhorarmos a cada dia, pensando em você cliente.

Será um prazer atender você se nos der a oportunidade.

Seguem os links :

Google meu negócio :

https://www.google.com/search?ei=SQs2XOzDO4ulwATq16-wCA…,,,

Fan page (facebook) :

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Lembrando que são opiniões de diversos seguimentos como as seguintes: de Noivas (ajustar vestido de noiva), de homens sobre os Ajustes de Ternos, Ajustes em Jaquetas de couro e toda uma gama de serviços de costuras que realizamos em nosso ateliê (não confeccionamos – fazemos ajustes, restaurações, modificações, transformações, reparos etc).

Temos 2 Ateliês de costuras  localizados na Rua Santa Justina,75 Vila Olimpia e na Av cupece,1483 bairro Jd prudência

 

O filme “Rocketman” simplesmente emociona Cannes

2 Comments

  • Lucio Trindade
    Posted 12/07/2019 23:00 0Likes

    bem interessante, gostei!

    • Sérgio
      Posted 13/07/2019 06:53 0Likes

      Obrigado, Lúcio.

      Caso ainda não conheça os livros Noites Tropicais do Nélson Motta e Vou te contar do Walter Silva, vale cada página lida.

      No mais, qual música do João gilberto você mais gosta ?

      Abraços.

Leave a comment