Moda anos 80: conheça as peças mais usadas nessa época

Looks sucesso na moda dos anos 80

Extravagância e cores vibrantes são algumas características do período. Veja as principais tendências e entenda como esses elementos ainda influenciam a moda contemporânea.

Todos os anos, novas coleções são apresentadas. O processo de criação da moda envolve diversos fatores, incluindo tendências comportamentais, contexto político e histórico, além das inspirações advindas de décadas anteriores.

Não à toa, muitos dizem que a moda “vai e vem”, por isso, sempre vale a pena manter algumas peças no armário, pois mais cedo ou mais tarde elas serão usadas novamente. Cintura alta, roupas com muito brilho e visual all black são alguns exemplos disso.

Moda e contexto histórico

Moda Anos 80 Conheça As Peças Mais Usadas Nessa época

A moda está diretamente relacionada com o momento político e social. Nos anos 80, o Brasil estava migrando do regime ditatorial para o democrático. Como consequência, o novo período estimulava a expressão criativa, abrindo novos caminhos na arte.

Na época, dois estilos destacavam-se. Por um lado, tons vibrantes e cores neons eram um sucesso, sendo comum encontrar pessoas usando um shorts rosa e uma camiseta verde. Por outro, existia uma vertente minimalista e básica, caracterizada por composições formadas apenas por roupas pretas.

Muitos aspectos da moda dos anos 80 estão de volta e compõem o visual contemporâneo. Por isso, é importante conhecer quais eram as tendências do período para entender como elas aparecem de maneira repaginada no cenário atual.

Tendências dos anos 80

Como foi dito anteriormente, existiam dois estilos que faziam sucesso nos anos 80. A seguir, confira as principais tendências da época e veja como elas continuam atuais.

All black

Tendências Dos Anos 80 All Black

Os looks compostos apenas por peças pretas foram um grande sucesso nos anos 80, uma tendência que teve o rock nacional e internacional como influência. Hoje em dia, esse tipo de visual ainda é comum, mas apresenta-se de maneira repaginada.

Usar roupas pretas ou apenas tons neutros não é considerado um visual exclusivo dos roqueiros. Isso porque essa é a paleta de cores daqueles que seguem um estilo minimalista. Nesse sentido, as composições podem variar do visual descontraído até looks elegantes para compromissos formais.

Jeans

Década após década, o jeans continua fazendo sucesso. A diferença é justamente a maneira como as peças apresentam-se. Nos anos 80, a modelagem com cintura alta virou febre entre homens e mulheres — ninguém usava peças com cós baixo.

Customizar Calça Jeans Vila Nova Conceição

Além disso, o jeans escuro entrou em desuso, dando espaço para lavagens claras. Outra característica das calças era a aparência de tecido gasto e rasgado, o que hoje é chamado de destroyed (customizar a calça jeans deixa a peça ainda mais moderna e bonita). Vale lembrar que o jeans não aparecia apenas em calças, mas também era usado na confecção de jaquetas, bermudas e jardineiras.

Neon

Os anos 80 também ficaram conhecidos pela extravagância. Naquela época, as pessoas não tinham medo de errar nas combinações e ousar nas cores — os tons neons são um grande exemplo disso.

Blusas e bermudas neons eram comuns e, muitas vezes, combinadas entre si. Afinal, ser exagerado estava em alta. Atualmente, peças e acessórios que seguem esses tons fazem sucesso novamente. Entretanto, a grande novidade é o tie dye.

A técnica tie dye consiste no tingimento de roupas, usando as cores de sua preferência. Isso pode ser feito em casa, utilizando camisetas básicas como base para a criação da estampa, mas também é possível encontrar peças prontas. Elas são vibrantes e ideais para o verão.

Estampa floral

As camisetas de manga curta eram consideradas parte do visual dos caminhoneiros. Entretanto, grandes marcas trouxeram a modelagem para as passarelas, enquanto se inspiravam em um visual cubano.

O resultado foram as camisas florais de manga curta, amplamente utilizadas nos dias de hoje. Elas têm a extravagância dos anos 80 em suas estampas e tons neons. Inclusive, vale lembrar que o floral aparece em diversas peças, como pantalonas e blazers.

Camiseta de basquete

Quem gosta de assistir a séries antigas já deve ter reparado como alguns figurinos evidenciam as camisetas de basquete. Isso acontece porque o esporte ganhou evidência nos anos 80, principalmente, por causa da ascensão do atleta Magic Johnson.

Atualmente, camisetas com modelagem mais larga também são muito utilizadas pelos homens nas academias. Além disso, pessoas que seguem um estilo mais despojado, gostam de rap e hip hop também costumam adotar um visual composto por camisetas e bermudas compridas.

Se gostou do post nos escreva contando um pouco a respeito de como os anos 80 influenciou ou influencia na atualidade a composição dos seus looks, sua opinião é super importante.

Se desejar conhecer a respeito do nosso Atelier Ellegancy Costuras, por gentileza nos siga no Facebook, no Instagram, etc, além de verificar mais a respeito dos nossos vastos serviços no canal do YouTube.

Enfim, aguardamos você em uma das nossas lojas para realizarmos as reformas e os ajustes necessários em suas peças de roupas (além dos trabalhos que executamos em acessórios) para ficarem impecáveis no corpo, abraços!!

Deixe seu comentário