Mudanças no varejo durante e pós pandemia

O varejo não será mais o mesmo após o covid 19

 

Mudanças no varejo durante e pós pandemia

 

Após 50 dias de quarentena(sic) já temos aí uma boa base sobre as mudanças no hábito de consumo dos Brasileiros durante a pandemia. O comércio online vem ganhando clientes à cada dia e até mesmo as pessoas mais relutantes à tecnologia estão entrando nesse universo de compras via internet.

Restaurantes fazendo deliverys, padarias levando simples pãezinhos até os clientes e uma série de outras alternativas que os comerciantes e as empresas estão fazendo para ocasionar mudanças no varejo durante e pós pandemia.

As empresas que não estavam com uma presença forte na Internet foram as primeiras a baixarem as portas, principalmente aquelas que não tinham suas redes sociais atualizadas, não tinham um cadastro de clientes aperfeiçoado e ou àquelas que ficaram esperando o que ia acontecer para ver o que fazer.

Até a gigante Kopenhagen pela primeira vez abriu mão do padrão de marketing, deixando cada dono de franquia fazer propaganda própria com seus números de Whats app para venderem ovos durante a páscoa.  A Boticário também adotou uma fórmula parecida.

 

Padarias virando ponto de conveniência

Padarias virando ponto de conveniência

 

Hoje mesmo, pleno dia das mães, acordei cedo para comprar uma cesta de café para minha esposa na Padaria Primícia dos Pães  que fica bem perto do nosso Ateliê de Costuras . Chegando na padaria reparei que tinham muitas flores para serem vendidas, outros presentes. Algo nunca visto antes nessa Padaria.

Ontem mesmo fui até a Região do Brás no intuito de comprar tricoline para máscara de proteção  em Sp e me assustei com o que ví.  Inúmeras pessoas em busca de tecidos e elásticos para fazer máscara de proteção.  Entretanto, está faltando tricoline 100% no mercado e as pessoas comprando tecidos mistos sem nenhum critério.

Ao questionar algumas costureiras, elas me olhavam feio e diziam fazer quase 200 máscaras por dia vendendo a 5 reais e as clientes não ” entendem” de tecido e compram as máscaras de tecidos e não reclamam.

Nossos clientes da Ellegancy Costuras sabem sim diferenciar qualidade de qualquer coisa na hora de comprar máscara de proteção  e por isso nós usamos o que há de melhor na hora de fazermos as máscaras contra o covid19.

Quem nos conhece por conta dos Ajustes de roupas em Sp  sabe o quão criteriosos somos em relação à costura. Por quê seríamos diferentes na hora de fazermos máscaras de proteção para que combatamos juntos esse vírus que mudou o mundo ?

Sendo assim, voltei de mãos vazias do Brás pois não encontrei nada de qualidade , e continuarei comprando da Tecelagem em Moema que tem nos fornecido tecidos a um preço alto sim, porém com muita qualidade e um ótimo atendimento.

 

Quanto custa uma máscara de proteção em São Paulo ?

 

Costuras e Reformas em Geral - Mudanças no varejo durante e pós pandemia

Depende… há quem venda 3 máscaras a 10 reais. Há quem venda a 10 reais e há quem venda a 149 reais como a máscara de proteção da osklen, que gerou toda aquela polêmica enorme a ponto da Osklen remover as publicações nas mídias sociais.

Tudo depende do tecido utilizado, da mão de obra empregada, do local da confecção… Aqui em nosso Ateliê de costuras partimos do princípio básico que o mais importante é se proteger contra o Covid19 com máscaras de proteção.  Contudo, se pudermos adotar qualidade e beleza, por quê não fazermos ?

Evidentemente pelo preço que vendemos nós não temos um grande volume de pedidos.  Entretanto, quem compra nossas máscaras ama o resultado. Veja por favor o depoimento dos nossos clientes de máscaras de proteção.

 

Durante toda existência da Ellegancy Costuras nós trabalhamos com paixão dos motociclistas através dos Ajustes em roupas de couro que fazemos para eles,  trabalhamos diariamente com sonhos nos Ajustes de vestidos de noivas  e com a vaidade, que são os clientes que querem ficar ainda mais elegantes com os Consertos e reformas de roupas que fazemos.

Todavia, estamos agora trabalhando com o fator EMERGÊNCIA , que é a obrigatoriedade em usar máscara de proteção em Sp e teoricamente seria muito bom trabalharmos com emergência.

Ocorre porém que a partir do momento que algo se torna obrigatório, muitas pessoas começam a fazer.  E com as máscaras de proteção não poderia ser diferente.  Aquela tia que gostava de artesanato começou a fazer máscaras, aquela avó que há anos não costurava se atreveu a fazer.

Dessa forma, muitas pessoas acabam comparando somente preço ao invés de analisarem a qualidade. E muitas vezes ouvimos frase do tipo :

” Ué, a máscara não serve só para proteger contra o coronavírus? Então máscara é tudo igual”.

Se tudo fosse tão simples, os automóveis deveriam ser todos iguais pois a finalidade principal é nos levar para onde queremos.  Porém, há automóveis que passam de 1 milhão de reais.

Enfim… as máscaras de proteção viraram uma espécie de lingerie para as mulheres e existem lingeries de 2 reais no bacião e existem lingeries que custam uma verdadeira fortuna conforme o post da Zanotti  .

 

O medo de um Lockdown.

 

 

Um lockdown, ou em português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede que pessoas, informações ou carga deixem uma área. O protocolo geralmente só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade. Wikipédia .

Quando o João Traidória decretou o fechamento dos comércios confesso que bateu um desespero em mim e na minha esposa pois não teríamos fôlego financeiro para ficarmos mais de 1 mês parado sem deixar de honrar nossas funcionárias e fornecedores.  Durante 15 dias ficamos sem produzir mas graças a Deus alguns clientes enviavam macacão de motociclista para restauração  e atendemos alguns clientes agendados.

Com isso, conseguimos ” sobreviver” durante os 15 dias parados de produção e logo em seguida começamos a fazer máscaras de proteção e ” voltamos ao jogo”. Mas como é triste vermos a cada dia mais e mais comércios fechando e as imobiliárias colocando placa de aluga-se onde até poucos dias atrás existia empregos e sonhos.

Ateliê de Costuras na Vila Olímpia.

 

Quanto custam os  Ajustes e Consertos de Roupas

Nosso ateliê de costuras na vila olímpia é de onde mais vem os clientes de ajustes de roupas devido ser um bairro nobre e super bem localizado. Mas uma das nossas funcionárias, a mais nova da equipe, se negou a vir trabalhar com medo do coronavírus e o prejuízo que estamos tendo é incalculável já que esses clientes que querem ajustar roupas conosco acabam indo para algum outro Ateliê de Costuras.

Então aos que gostam de reclamar e xingar patrão fica aí a dica para você refletir muito mais do que apenas o seu salário, pois uma atitude sua pode causar um prejuízo muito maior ao seu patrão do que apenas o seu salário.

Infelizmente quem está trabalhando está arriscando a própria vida, mas quem prefere ficar em casa está recebendo o seguro desemprego adiantado em forma de salário, mas arrisca também sua própria vida para ir retirar o dinheiro nos bancos. Sendo assim, muitas vezes a impressão que dá é que só se pega coronavírus trabalhando.

Voltando ao assunto do lockdown.

Eu estou com muito medo do incompetente João Dória decretar de vez o Lockdown, que por enquanto está em forma de rodízio de veículos dia par e dia ímpar pois se tudo parar, quem vai comprar máscaras de proteção para ficar dentro de casa ? O João Dória que se dizia um gestor e não um político nas eleições está demonstrando ser um gestor medíocre e um político nato, que é medíocre por natureza.

Não há um planejamento no Governo de Sp, e a ordem é confinar as pessoas para que ele, o Traidória, importe respiradores superfaturados da China, equipamentos da China a preços absurdos e por aí vai.

Eu estou com muito medo também das fábricas pararem de fabricar os tecidos e aí faltar máscaras no Mercado. E pior, nós aqui também termos de usar tecidos que não tem a mesma qualidade por falta de tecido na praça.

Nossos clientes conhecem e gostam da nossa qualidade e não temos dificuldade alguma em vender máscara de proteção para nossos clientes. Nossa dificuldade é vender para quem ainda não nos conhece pois aí sim nos comparam por preços. Só que quem vê nosso Instagram  , nosso Youtube  e todas as nossas mídias sociais não só vê a qualidade das nossas máscaras como também o depoimento dos nossos clientes.

 

Prestação de Serviços x Venda de Produtos.

Durante esses 12 anos de Ellegancy Costuras sempre vendemos serviços, então evidentemente fazemos a prestação de serviços e não a venda de produtos. E quando se presta serviços evidentemente você precisa também dos melhores produtos para executar a mão de obra especializada em costuras. Entretanto, acredito que seja uma proporção de 30% qualidade dos produtos utilizados e 70% qualidade da mão de obra especializada.

Já na venda de Produtos, acredito que seja aí 50% a 50% .  Pois necessitamos de tecidos de qualidade para a confecção de máscaras e qualidade da costura nas máscaras.  E se os tecidos caírem de qualidade não teremos mais tanto diferencial como atualmente temos.

 

Oportunistas ou visionários ?

 

oportunistas ou visionários

 

Um pouco antes do Ex Ministro Mandetta determinar que as máscaras de proteção eram úteis contra o covid19 eu já queria confeccioná-las mas a Tati( minha esposa) estava relutante. Tão logo o ex ministro se pronunciou a respeito da eficácia da máscara de proteção começou a corrida contra o tempo.

A Nilde  da Armarinhos 25 de março  que há anos nos atende disse que de uma hora para outra várias pessoas começaram a comprar elásticos a rodo , levando em grandes caminhonetes, e segundo ela, muitas dessas pessoas sequer entendiam de costuras.

Então por quê essas pessoas começaram a comprar elásticos e tecidos ?

Pura especulação!!!!

Elas apostaram na falta de tecido e elástico e compraram na baixa e venderem na alta.  Sendo assim, compraram 100 metros de elástico por 10 reais e agora vendem a 40,50,60 reais e alguns bazares de aviamentos estão vendendo elástico de máscara por 1 real o metro.  Portanto estão ganhando aí de 400 a mil por cento.

Esperteza ? Ganãncia? Especulação ?  Sim… tudo isso. Porém, se tivesse dado algo errado, essas pessoas amargariam um baita prejuízo.

Percebem como tudo na vida é aposta e risco ? Poderiam ter se dado muito mal mas se deram muito bem.

Pensei em comprar muito material e a tati me freou, agora estamos a cada semana tendo de pagar mais caro nos materiais.  Tecidos de caveiras que não encontramos quando aparece no mercado já está custando 35 reais o metro, antes era 15 reais e olhe lá.

 

Até quando durará a quarentena em São Paulo ?

 

Por enquanto durará até dia 30 de maio, mas como o ilustre governador não tem um planejamento, capaz de adotar até o final de junho e por aí vai. A impressão que temos é que o ilustríssimo governador está fazendo conosco o que diz essa música abaixo do Titãs, juntamente com os chineses.

 

A solução pro nosso povo eu vou dá
Negócio bom assim ninguém nunca viu
‘Tá tudo pronto aqui é só vim pegar
A solução é alugar o Brasil
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá pra alugar ah ah ah ah
Os estrangeiros eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico tem vista pro mar
A Amazônia é o jardim do quintal
E o dólar dele paga o nosso mingau
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free
‘Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Pois esse imóvel está pra alugar, alugar 

O preço dos veículos irá subir devido à Pandemia.

O fechamento de todas as fábricas de automóveis no Brasil e a instabilidade cambial devem causar aumentos nos preços dos automóveis. É o que afirma o presidente da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes.
Segundo O Luiz carlos Moraes ontem na Rádio jovem pan, nos próximos 15 dias pelo menos 30% de empresas ligadas ao setor de automóveis irá quebrar definitivamente… Imaginem o índice de desemprego.
E ele reclamava da briga política entre o Governo Federal e o Governo Estadual e Municipal e realmente é o que vemos no Brasil.  Para quem é de Sp estamos sob o comando de um Presidente que parece debochar do coronavírus, ao passo que o Governador parece adorar as mortes( e aumentá-las) para adotar seu plano de governo que é quebrar as pernas e depois vender muletas.

Como será o varejo daqui pra frente ?

Como será o varejo daqui pra frente

Ninguém sabe… mas certamente as pessoas não ostentarão tanto, o consumo desenfreado tende a diminuir, provavelmente o setor de turismo nacional tende a crescer frente ao turismo internacional enquanto esse vírus não for totalmente erradicado, a não ser que o custo Brasil se eleve ainda mais a ponto de ” valer a pena” correr o risco de viajar ao Exterior.
Graças a Deus sempre tivemos uma grande presença na Internet e atendíamos clientes aos sábados e domingos para esclarecimentos de nossos serviços de costuras e ajustes de roupas, e agora com as máscaras de proteção em mãos não só atendemos os clientes como também vendemos aos finais de semana e enviamos as máscaras de tecido via aplicativo da 99 táxi e Uber para as pessoas receberem em seus apartamentos e casas.

Site Otimizado em SEO e Redes Sociais atualizadas.

Visitantes do Google Ads são mais decididos
Pelo fato de investirmos em muitos conteúdos em nosso Blog com dicas de modas e ajustes de roupas  temos uma boa quantidade de tráfego . Sendo assim, quando incluímos o ítem ” Máscaras de proteção” em nosso site , começamos a ter boas visitas e consequentemente compra de máscaras de proteção online em Sp  pelos clientes .
Se durante muitos anos não tivéssemos investido tempo, dinheiro e amor em nosso site e em tudo o que fazemos, não conseguiríamos sobreviver a essa crise que infelizmente veio para afundar boa parte dos empresários no Mundo.
Como dói no coração vermos famílias sendo dilaceradas pela crise, assim como dói ainda mais quando ficamos sabendo de pessoas que perderam algum familiar devido ao coronavírus.  Estamos entre a cruz e a espada.
O problema maior parece ser dos idosos por conta do desgaste natural da idade, principalmente entre aqueles que fumam, que não se cuidam.  Parece que a conta chegou para todo mundo.
No âmbito financeiro também é a mesma situação. Àqueles que não tem um bom fluxo de caixa e teve que parar de trabalhar quebrou de vez.  Os que não conseguem vender online também.
Graças a Deus tivemos a opção das máscaras de proteção para vender, e também de alguns clientes fiéis motociclistas que enviam seus equipamentos para restauração , pintura e ajustes em couro, e também vários outros clientes que nos ajudaram muito comprando nossas máscaras para sí e indicando amigos e familiares.

Guest Post e Link Building . O que é isso ?

Há 1 mês antes do coronavírus chegar ao Brasil eu descobrí um ” universo” de troca de links na internet chamado de Guest Post e ou Link Building onde as pessoas se conhecem, verificam a reputação de um site e fazem posts intercalando os blogs.  Dessa forma o google faz a leitura dos sites e quanto mais um site tem menções em outros mais bem avaliado ele é pelo google.
Conversando com a Marília que tem um ecommerce de artigos para bebês e crianças  ela já dizia poucos dias antes da pandemia que previa um aumento de vendas online para quem tivesse um ecommerce bem estruturado, com um bom mix de produtos.
Durante os 15 dias que ficamos sem produzir em nossos Ateliês de costuras eu mergulhei ainda mais no mundo online estudando muito, tentando aprender, colocando em prática, mudando algumas coisas do site com a ajuda do amigo Diogo da Blogeral  que me deu altos toques, configurou um pop up com um aviso da venda de máscaras de proteção etc.
Agora estamos colhendo frutos razoáveis de tudo o que plantamos há anos. E só não estamos melhor por não termos feito ainda mais do que fizemos pois conhecimento nunca é demais.  E para quem quer números concretos sobre o aumento das vendas online durante a pandemia vejam abaixo :

Notícias

Com pandemia, e-commerce cresce 81% em abril e fatura R$ 9,4 bilhões
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-cresce-abril-fatura-compreconfie-coronavirus/

Em meio à crise, banco Carrefour lança plataforma para divulgar pequenos negócios
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/banco-carrefour-plataforma-pequenos-negocios-coronavirus/

E-commerce prevê crescimento de 18% no Dia das Mães, afirma ABComm
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-crescimento-dia-das-maes-abcomm/

Próximos Eventos

FÓRUM E-COMMERCE BRASIL 2020
https://eventos.ecommercebrasil.com.br/forum/

THE FUTURE OF E-COMMERCE
https://eventos.ecommercebrasil.com.br/future-ecommerce-tech/

 

E você… o que tem feito durante a pandemia para melhorar suas qualificações ?  Sua participação é muito importante para nós.

 

Veja também ;

 

Fazer mais vendas durante o coronavírus

 

O desespero transformado em vendas

 

Página de fãs (facebook):

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Instagram:

https://www.instagram.com/ellegancycosturas/?hl=pt-br

Canal no YouTube:

https://www.youtube.com/user/ellegancy2014

Pinterest: 

https://br.pinterest.com/ecosturas/

 

Tema do post :  Mudanças no varejo durante e pós pandemia

 

Deixe seu comentário