FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

CONHECENDO MAIS SOBRE O FISICULTURISMO

O fisiculturismo é também conhecido no Brasil como bodybuilding (significado em inglês) e é um esporte que por bastante tempo foi muitíssimo discriminado, porém nos últimos anos teve uma grande ascensão não apenas na exposição, como também no interesse tanto das pessoas quanto de patrocinadores, e por conta disso fez com que o mesmo se tornasse um esporte tão popular, e, além disso, todos lutam para que se torne olímpico.

FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

A HISTÓRIA DO FISICULTURISMO OU BODYBUILDING

E a utilização de exercícios de força como competição é milenar, pois tanto na antiga Grécia quanto no Egito existem registros de competições de comparação de simetria e de beleza dos corpos, porém foi no século XX que o fisiculturismo realmente ganhou as formas pelas quais conhecemos atualmente.

Quem de fato conhece a estrutura do fisiculturismo nos dias de hoje, pode se quer imaginar o esporte sem as grandes competições, e é até difícil, porém isso é o resultado de décadas de evolução. E assim sendo as primeiras competições de fisiculturismo da era moderna foram realizadas somente no início do século passado.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

E a primeiríssima grande competição foi realizada por um atleta completo chamado de Eugen Sandow, que é considerado o pai do fisiculturismo e da musculação moderna. Eugen foi campeão de provas de atletismo e de strongman, porém acabou se destacando grandemente por conta do seu físico simétrico e extremamente bem definido.

Assim sendo a primeira competição de fisiculturismo não seguia exatamente os moldes de hoje em dia, mas aos poucos acabou começando a desenhar o perfil do esporte atual e a ganhar o modelo que existe na atualidade, além de se popularizar.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

OS PRIMEIROS GRANDES MESTRES FISICULTURISTAS OU BODYBUILDER

E na década de trinta tivemos alguns bodybuilder que começaram a se destacar, assim sendo além de serem atletas, os mesmos auxiliaram a propagar métodos de treino, de todo o contexto do esporte e das dietas. Com isso o atleta Earle Liederman foi o autor dos livros mais antigos relacionados à musculação, e o atleta chamado Finn Hateral foi um dos pioneiros na arte de posa, algo extremamente marcante em nossos dias.

Décadas depois, o fisiculturismo ganhou ainda mais força e na década de setenta e de oitenta que o esporte teve um grande salto, com alguns dos principais nomes do fisiculturismo, ganhando muito espaço. Assim esta acabou sendo considerada uma época de ouro por conta de nomes como os seguintes: Sergio Oliva, Larry Scott, Arnold Schwarzenegger, Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Frank Zane, Adan Taylor, Dorian Yates (simplesmente seis vezes campeão do Mr Olympia) e Ronnie Coleman nada mais nada menos que oito vezes campeão do Mr. Olympia, alias, o maior campeão juntamente com Lee Haney.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

Arnold- Até hoje é considerado por muitos como o melhor fisiculturista que o mundo já viu

E esses atletas citados são sem sombra de dúvidas alguns dos fisiculturistas mais venerados da “old school” do fisiculturismo mundial, impulsionando o esporte a ganhar enorme notoriedade em todo o mundo, além disso, muitos deles fizeram participações tanto no cinema quanto na televisão, ganhando enorme fama e contribuindo também para impulsionar o esporte na mídia trazendo consequentemente vários adeptos e fãs.

Assim a federação internacional de fisiculturismo cuja sigla é IFBB foi fundada na década de quarenta, porém foi nesta época que ganhou muitíssimo espaço. E o primeiro Mr Olympia aconteceu na década de sessenta, e quem venceu foi o atleta chamado de Larry Scott, com isso essa competição foi responsável por impulsionar ainda mais o fisiculturismo no mundo.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

E atualmente o fisiculturismo conta com grandes nomes masculinos, como os seguintes: Phil Heath campeão dos últimos sete anos( perdeu em 2018 a chance de se igual à lenda Ronnie collemann).  Kay Greene e Jay Cutler quatro vezes campeão. Enquanto que nacionalmente, o grande expoente é Eduardo Correa, que já competiu inúmeras vezes no Mr Olympia de sua categoria, a 212 libras (que significa até 96 kg), a segunda principal categoria do Mr Olympia, representando muito bem o nosso país.

AS PRINCIPAIS FEDERAÇÕES DE FISICULTURISMO

E todas as competições oficiais de fisiculturismo são feitas por federações, então possuímos em âmbito mais geral, a IFBB como a mais conhecida, e é exatamente ela que promove o Mr Olympia e as principais competições de fisiculturismo pelo mundo a fora.

Nas competições profissionais, a IFBB é a mais importante federação, enquanto que no fisiculturismo amador possuímos também a NABBA, que realiza competições e têm milhares de atletas registrados, tudo isso independentemente se o atleta é amador ou profissional, para que o mesmo possa competir necessita estar afiliado consequentemente a uma federação.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

FOTOS DA NOSSA CLIENTE LINDA FISICULTURISTA GABRIELLA MONISE @gamonise

AS PRINCIPAIS CATEGORIAS DO FISICULTURISMO

Com relação às categorias é algo bastante amplo, pois as federações possuem nomes diferentes para cada uma delas, além disso, existem as categorias mais específicas, que acontecem apenas em alguns locais. Assim as categorias são separadas por sexo (feminino e masculino), em alguns casos também por idade e por altura. Isso para que as competições sejam mais justas.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

AS CATEGORIAS MASCULINAS DO FISICULTURISMO OU BODYBUILDING

E as categorias masculinas de fisiculturismo podem ser divididas da seguinte maneira, segundo dados da IFBB Brasil que são: Categoria Sênior; Categoria Máster I (40-49 anos) – até 70 Kg; até 80 Kg; até 90 Kg e acima de 90 Kg; Categoria Master II (50-59 anos) até 80 Kg e acima de 80 kg e a Categoria Máster III (Acima de 60 anos) – Categoria Aberta & Única.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

FISICULTURISMO CLÁSSICO – A divisão se dá por altura e não por peso que são as seguintes: até 168 cm; até 171 cm; até 175 cm; até 180 cm e mais de 180 cm.

MEN’S PHYSIQUE – As categorias se dividem tanto por altura quanto por idade que são as seguintes: Men’s Physique Juvenil (até 23 anos) – até 175 cm e acima de 175 cm; Men’s Physique Sênior (entre 24 e 39 anos) – até 178 cm e acima de 178 cm e Men’s Physique Master (acima de 40 anos) – Sem limite de altura.

E além dessas categorias mencionadas, ainda temos as abertas, onde não existe limitação de peso, de idade ou muito menos de altura.

AS CATEGORIAS FEMININAS DE FISICULTURISMO SÃO AS SEGUINTES – Biquíni fitness: até 160 cm; até 163 cm; até 166 cm e até 169 cm; Women’s Physique: até 163 cm e acima de 163 cm, Wellness: até 158 cm; até 163 cm; até 1.67cm e acima de 1.67cm e Bodyfitness: até 163 cm e acima de 163 cm.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

E essas são as categorias tradicionais, porém temos ainda as coreográficas, que diferem um pouco dessas em termos de avaliação. Assim existem possibilidades de diferenciação nestas categorias, de acordo com alguns elementos mais regionais, porém oficialmente para competições internacionais, são estas as principais categorias.

Algumas curiosidades do fisiculturismo feminino…

EVITAR O EXCESSO DE SAL – tenha muitíssimo cuidado com o sal, pois quando consumido em excesso, o sódio contido no tempero provoca o inchaço das células e a retenção de líquido, porém, no entanto, o sódio é fundamental para fazer o transporte ativo das células do corpo, a chamada bomba de potássio e de sódio.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

Fotos da nossa cliente fisiculturista Gabriella

O DESCANSO – porventura você sabia que a hipertrofia acontece mesmo quando o músculo está descansando e não quando necessariamente você está malhando? Pois quando você está na academia, os músculos estão sendo (rasgados) estimulados. E durante o descanso, após a ingestão correta de proteínas e carboidratos balanceados, é que o seu músculo vai se regenerar e consequentemente crescer até atingir o tamanho que desejar.

A COLOCAÇÃO DE SILICONE PELA MAIORIA DAS ATLETAS – e sabe por que a grande maioria das fisiculturistas possui silicone? É por conta de boa parte da constituição dessa parte do corpo ser feita de gordura e com o treino pesado, os seios tendem a diminuir e a secar bastante. Com isso as competidoras optam pelas próteses para deixarem o corpo mais harmônico e não abrirem mão de sua feminilidade de forma nenhuma com os treinos.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

O USO DOS ACESSÓRIOS NAS COMPETIÇÕES – e nas competições de fisiculturismo feminino, as atletas podem usar brincos, pulseiras, anéis, etc, porém têm que limitar o tamanho do salto alto em cerca de doze cm, e também não podem usar modelos com amarrações nas pernas que dificultem a visualização dos músculos, tudo isso tem que ser levado em conta.

A PRESENÇA MARCANTE DO BRONZEADO – e sabe por que o corpo das atletas precisa estar bronzeado? Isso é uma exigência nas apresentações, já que esse aspecto ajuda a destacar e a visualizar melhor os grupos musculares, porém se não conseguir pegar sol não tem problema a mulher pode usar dois tipos de tintas, autorizadas pela federação brasileira e pode ser aplicadas com pincel ou mesmo com esponja, e demoram em média três horas para secar, auxiliando assim a mulher que não conseguiu ficar exposta ao sol a tempo de competir.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

OS JOGOS PAN-AMERICANOS – e sabia que o fisiculturismo conseguiu ser um esporte pan-americano? No ano de 2016, a modalidade foi aprovada para entrar nos jogos e fará sua estreia nos Jogos Pan-Americanos de Lima esse ano de 2019.

ALGUNS FATORES IMPRESCINDÍVEIS NA AVALIAÇÃO DO FISICULTURISMO

E no geral, cada categoria possui elementos que são importantes para serem avaliados, assim ao contrário do que grande parte da população acredita, no Bodybuilding não ganha o atleta maior. Cada categoria tem um físico a ser buscado, que é tomado como referência, porém em todas as categorias alguns elementos são fundamentais como as seguintes: a separação entre as fibras, a definição muscular, a simetria e a densidade muscular.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

E de maneira geral, os elementos a serem observados em cada categoria são as seguintes:

MEN’S PHYSIQUE (categoria masculina) – o alvo dessa categoria é um corpo mais atlético, com menos músculos que as categorias tradicionais, mais definição e a busca principal por um formato de V nos membros superiores, porém o fundamental é a harmonia é fundamental para o físico.

O FISICULTURISMO CLÁSSICO (categoria masculina) – essa é a modalidade que tem como objetivo buscar novamente aqueles físicos que fizeram o fisiculturismo se tornar famoso com as seguintes características: muitíssima definição muscular e volume, linhas bem definidas, ombros largos e cintura fina.

O FISICULTURISMO FEMININO – na bodyfitness é uma categoria especificamente feminina, o que se busca é um corpo hipertrofiado e bem definido, porém sem que aconteça a perda da feminilidade. Assim sendo não basta à atleta ser grande precisa da feminilidade aflorada e da total definição.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

A belíssima Gabriella em seus treinamentos

A CATEGORIA BIQUÍNI FITNESS – nessa categoria, altos níveis de desenvolvimento muscular são abominados, pois o mais importante é que as mulheres sejam magras, com baixo percentual de gordura, leves contornos musculares e a beleza é sem sombra de dúvidas outro fator determinante.

A CATEGORIA FEMININA CHAMADA DE WOMEN’S PHYSIQUE – é a categoria onde mais as mulheres desenvolvem seus músculos, porém assim é preciso um porte atlético e sem perder as características femininas.

A CATEGORIA FEMININA CHAMADA DE WELLNESS – necessita existir um volume muscular acentuado em membros inferiores, porém sem grande volume na parte superior. É uma categoria criada no Brasil, que acaba beneficiando mulheres de cintura fina e de quadril largo. E essas são as principais categorias do fisiculturismo, mas existem outras subcategorias, que se enquadra em diferentes aspectos.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

COMO FAZER PARA SER UM FISICULTURISTA? Todas as dicas são tanto para o público masculino quanto para o feminino. Com o crescimento e a popularização do esporte, muitas pessoas têm como objetivo competir, subir no palco e se tornarem fisiculturistas. E se porventura você deseja ser um fisiculturista necessita combinar uma boa genética, um programa de emagrecimento, dieta equilibrada e muito treino. E como em qualquer outro esporte, o alto rendimento é para poucos, porém a criação de novas categorias, campeonatos mais acessíveis, enormes possibilidades de treinos e a vasta variedade de suplementações auxiliaram muito.

Atualmente dependendo da cidade onde você mora, pode competir em inúmeros campeonatos, pois a IFBB organiza inclusive, um campeonato só de pessoas que estão subindo ao palco pela primeira vez na vida, porém isso de maneira nenhuma quer dizer que o caminho será fácil precisa além de tudo ter muita garra e determinação. Agora algumas dicas para que você possa se tornar um grande fisiculturista…

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

PROCURAR PRIMEIRAMENTE AJUDA PROFISSIONAL – o universo do Bodybuilding possui inúmeros detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado em cima do palco, por conta disso procure a ajuda de um excelente profissional, um treinador que tenha experiência neste sentido e um também sem sombra de dúvida bom nutricionista. Lembre-se que sem o auxilio desses dois profissionais, em algum momento você terá dificuldades, e mesmo se porventura você esteja começando e pense em competir apenas por algum tempo é super interessante obter essa ajuda desde o primeiro momento. Na verdade o fisiculturismo é um esporte fascinante, pois é um desafio enorme do atleta contra as limitações do seu próprio corpo e na busca pela sua perfeição.

ROTINA TOTALMENTE MODIFICADA – a vida de um fisiculturista não é nada fácil e se porventura a sua rotina é corrida, tem as suas obrigações como: estudar, trabalhar, etc, pense que terá que encaixar tudo isso de forma que não prejudique seu desempenho em nenhuma área. Assim sendo treinar é muitas vezes, a parte mais fácil, também montar as suas refeições, descansar, se preparar leva tempo e exige muito do atleta, porém isso não significa que é impossível, JAMAIS, porém você precisará ajustar a sua rotina para obter os resultados desejados.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

A evolução do corpo da nossa cliente depois da mudança na alimentação e em seus treinos tudo contado em seu Instagram @gamonise

COMECE UMA DIETA RIGOROSA – e a dieta sem sombra de dúvida é o ponto chave que separa um (a) grande fisiculturista, daquele que não se destaca. E diferentemente de uma pessoa que não compete, não pode se dar ao luxo de sair da dieta principalmente nas fases pré-competição, é fundamental que o atleta se mantenha focado e busque manter cem porcento do que foi planejado. E por isso, se você quer ser um ou uma grande fisiculturista, se adaptar as dietas, pois as mesmas farão parte tanto da sua vida quanto da sua rotina.

COMECE A TREINAR – mesmo antes de pensar em subir no palco, você precisa de aproximadamente de dois a cerca de três anos de treino certo para ter um corpo apresentável, obviamente algumas pessoas possuem uma genética melhor e conseguem em menos tempo. É claro que cada categoria tem as suas especificidades, por exemplo, a categoria biquíni consegue se preparar muito mais rápido do que um fisiculturista clássico, porém de toda a maneira você necessita de bagagem de treino e um mínimo de maturidade muscular possível. E por conta disso se o seu objetivo é vir a se tornar um fisiculturista, o nosso conselho é começar sempre pelo básico, ir treinando forte e buscar a longo prazo uma preparação com auxílio de médico para que tudo corra bem em todos os sentidos.

PLANEJAR CADA ETAPA – vamos imaginar que você já treina, porém não para fins competitivos e deseja competir em um ou dois anos é de fundamental importância que você faça um planejamento como o seguinte: auxilio para resolver os seus problemas físicos, de aumento de massa muscular, de definição, e muito mais, pois essa fase de preparação é a base para que você tenha verdadeiramente melhores resultados no futuro, e muito boa sorte é o que deseja todos da Ellegancy Costuras.

Resolvemos escrever esse artigo por conta de ser um tema super em alta e por causa da nossa cliente Gabriella que é uma bodybuilding, e a quem se interessar mais sobre esse assunto incrível segue ela no Instagram que é o que colocaremos logo a seguir.

Costuras e Reformas em Geral - FISICULTURISMO MASCULINO & FEMININO

 

 

Prezado Visitante :
É uma honra ter você aqui em nosso site e esperamos que tenha gostado do conteúdo do mesmo.

Acompanhe os nossos trabalhos nas mídias sociais clicando nos links que estarão a sua disposição logo abaixo, desde já agradecemos de coração pela oportunidade…

Página de fãs (facebook):

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Instagram:

https://www.instagram.com/ellegancycosturas/?hl=pt-br

Pinterest: 

https://br.pinterest.com/ecosturas/

YouTube:

https://www.youtube.com/user/ellegancy2014

Deixe seu comentário