Fisiculturismo Feminino

Fique por dentro de tudo sobre fisiculturismo feminino.

 

Agora entenda como surgiu o fisiculturismo feminino

 

fisiculturismo feminino

Foto da nossa belíssima cliente Carla tirada dentro da sala das nossas costureiras

Quando se trata de fisiculturismo feminino, estamos nos referindo às mulheres que malham com o objetivo de ganhar massa muscular, o chamado processo de hipertrofia, e isso só é possível a partir de um programa de emagrecimento e também orientada, bem como de uma total e restrita rotina regular de exercícios físicos diários.

Com isso,  a prática para as beldades surgiu depois do fisiculturismo masculino, por volta da década de setenta, quando as mulheres ganharam espaço no esporte e passaram a figurar em algumas categorias que conhecemos atualmente.

Esse movimento aconteceu inicialmente pela vontade de ter uma vida mais saudável com uma alimentação balanceada, atividades físicas e o culto ao corpo, logo na sequência vieram às diretrizes, as orientações de como e do quanto crescer para as mulheres interessadas em transformar o seu belo corpo a partir da musculação.

Costuras e Reformas em Geral - Fisiculturismo Feminino

Fotos da nossa linda cliente fisiculturista Carla

UM BREVE RESUMO SOBRE A HISTÓRIA DO FISICULTURISMO

E a primeira história que se tem informação relacionada ao fisiculturismo vem da Grécia, conta que havia um homem muito forte chamado Milon de Crótona que era um atleta olímpico invejado pela sua força e pelos seus músculos. O treino era baseado em um bezerro, pois colocava o animal nas costas e andava.

Com isso à medida que este animal ia crescendo, o seu corpo ia acompanhando naturalmente as adaptações necessárias para continuar andando com o bezerro nas costas.

Assim sendo, esse homem acabou aplicando uma lei da musculação conhecida como a seguinte: o princípio da sobrecarga, onde o praticante aumenta os pesos aos poucos de forma a promover a evolução fisiológica e a alcançar os objetivos propostos.

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E mais precisamente no ano de 1940 ocorreu o primeiro campeonato de fisiculturismo propriamente dito, sem utilizar a força como meio de avaliação, e o campeão acabou sendo John Grimek, um homem que exibia para a época os seguintes fatores: volume, simetria, definição e proporção acima da média.

Anos depois mais especificamente em 1965, Joe Weider criou o Mister Olympia, e o primeiro campeão foi Larry Scott, porém o primeiríssimo a se destacar foi, no entanto, o ex-governador da Califórnia conhecido mundialmente como Arnold Schwarzenneger.

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E Arnold o ator de Hollywood venceu o campeonato por sete vezes se tornando o maior ícone do fisiculturismo, porém os atletas que mais venceram foram os seguintes: Lee Haney e Ronnie Coleman com oito conquistas no total. O atual campeão é o Phil Heath, vencedor dos seguintes anos: de 2011, de 2012 e de 2013, e atualmente é praticado no mundo todo tanto por mulheres quanto por homens.

COMO FUNCIONA O FISICULTURISMO FEMININO?  Se porventura você está começando a mergulhar nesse universo e quer transformar o seu corpo, vamos detalhar alguns passos nesse post, porém antes de tudo é fundamental que saiba o quanto de tempo e de esforço você está disposta a se dedicar, pois sem sombra de dúvida o fisiculturismo é paixão, paciência, dedicação, tempo, e muito mais.

E a atividade envolve uma mudança radical de hábitos de vida para que o resultado seja satisfatório, assim sendo a primeira coisa que você deve fazer é definir seu objetivo para traçar metas e começar o trabalho pesado.

Com isso a partir do tipo de corpo desejado, você deve organizar uma dieta com um nutricionista especializado, fazer uma suplementação adequada, organizar seus treinos tendo em mente os seus objetivos, treinar muito e também descansar que é de fundamental importância.

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É DE SUMA IMPORTÂNCIA O AUXÍLIO DE UM PROFISSIONAL – e se deseja um corpo quase profissional ou mesmo de um atleta você precisa recorrer a um professor de educação física ou um personal trainer para que o mesmo possa avaliar, entender os seus objetivos e montar o seu plano de treino.

Lembrado sempre de segui-lo à risca, respeitando as séries, os pesos e as variações de ângulos para que seu músculo cresça adequadamente, e em caso de competição, ensinar a possuir as posturas que serão executadas no decorrer da prova.

BUSQUE AVALIAÇÃO MÉDICA – e antes de exibir um corpo perfeito pelo lado de fora, é preciso avaliá-lo pelo lado de dentro, assim sendo consulte um médico para checar as suas taxas, a sua composição física e dizer se está tudo bem com você.

Logo em seguida vá para um nutricionista, pois esse profissional irá receitar a dieta ideal para cada fase do seu treino e orientar quanto à suplementação necessária para alcançar os seus objetivos.

SEJA FIRME NA SUA DIETA ALIMENTAR – em hipótese alguma não saia da dieta, pois as pessoas interessadas em fisiculturismo não podem se dar ao luxo de comer um docinho ou ter dia do lixo.

E a alimentação é extremamente importante para alcançar o seu objetivo de hipertrofia, por exemplo, a ingestão de um simples doce representa carboidrato pobre que você terá que queimar, ou o mesmo se transformará em gordura corpora,l então evite completamente esse tipo de guloseima.

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INICIE O SEU TREINAMENTO – no início de tudo você deverá treinar em torno de três vezes por semana para que o seu corpo se acostume e desenvolva a hipertrofia nos dias de descanso, é necessário e fundamental acostumar os músculos e o corpo à nova rotina mais pesada de treinos.

E também é super importante investir em uma academia que seja referência em fisiculturismo para que, além de equipamentos mais adequados, a mesma ofereça ainda estrutura e suporte para o seu tipo de frequentador que é um BODYBUILDER.

MERGULHE FUNDO NA SUPLEMENTAÇÃO – chegar a grandes níveis de massa muscular só é possível com os seguintes requisitos: suplementação, treino, alimentação adequada, etc, pois o seu corpo precisará de quantidades extras de proteínas e de aminoácidos para alimentar os seus novos músculos.

Na suplementação, você só vai ingerir aquilo de que realmente necessita, assim sendo quem deseja aperfeiçoar o ganho de massa muscular utiliza normalmente o seguinte: whey protein, BCAA, creatina, leucina, e considere ainda o uso do colágeno, que ajuda no ganho de músculo, trabalha a regeneração muscular após o treino, além de aumentar o rendimento energético e o rendimento metabolismo.

CONHECENDO AS CATEGORIAS DO FISICULTURISMO FEMININO

As categorias do fisiculturismo feminino funcionam como um guia para o tipo de corpo que você quer exibir, ou ainda um estímulo que seja capaz de fazer você realmente virar mesmo uma atleta e começar a competir.

Existem competições em que as atletas exibem os seus corpos para que aqueles que forem considerados mais bem esculpidos, tanto com maior definição quanto com maior simetria, sejam premiados. Então conheça agora as categorias e as suas exigências…

BIKINI FITNESS – e para quem está iniciando no mundo do fisiculturismo feminino ou quer um corpo menos musculoso, esse seria o nível I, a primeira categoria da competição, a mesma foi reconhecida como disciplina do esporte pela Federação Internacional de Musculação e Fitness (IFBB) em 2010, e é caracterizada por mulheres que exibem um corpo sarado, porém magro e com leve definição muscular.

E em termos de competição, é avaliado se a atleta tem curvas femininas, se preserva uma magreza natural, se mantém braços e ombros levemente destacados, se conserva a linha da cintura, glúteos firmes e bem arredondados redondos.

Além disso, o percentual de gordura deve ser baixo, porém sem aspectos de desidratação, também nessa competição são avaliadas ainda por sua beleza facial, por sua simpatia durante a apresentação, por seus cabelos, e até mesmo a maquiagem em relação ao conjunto da obra.

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E como o nome indica o desfile dessa categoria deve ser feito com um biquíni, que deve cobrir dois terços do bumbum. O óleo corporal é liberado para realçar os músculos, e uma coreografia deve ser executada durante os 30 segundos de exibição da atleta.

A modalidade é dividida ainda em subcategorias, organizadas a partir da altura das competidoras que são as seguintes: até 1,60 m; até 1,63 m; até 1,66 m; até 1,69 m; até 1,72 m, e acima de 1,72 m.

WELLNESS – essa é a categoria ideal para quem quer um corpo um pouco mais sarado, pois só existe em competições realizadas no Brasil, porém anda atraindo tanta gente que algumas federações internacionais já estão de olho nela, e sabe por que essa categoria surgiu por aqui?

Pelo fato de englobar as saradas que têm muita coxa e também muito bumbum, o que em outras categorias, pode ser visto como desproporção, porém em nosso país acaba sendo um padrão de beleza brasileiro.

E na Wellness, são avaliadas as atletas que têm coxas e glúteos volumosos, conservam o corpo feminino e exibem pouco percentual de gordura, além disso, também é subdividida em categorias que englobam alturas diferentes que são as seguintes: até 1,58 m; até 1,63 m; até 1,67 m, e acima de 1,67 m.

Existe ainda uma categoria denominada master, para atletas acima de trinta anos e nessa categoria quem reina são as beldades que possuem um bumbum avantajado, assim o biquíni da apresentação é bem menor quase que um fio dental para que possam demonstrar a sua beleza física.

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BODYFITNESS – essa é a categoria destinada a que gosta de treinar um pouco mais pesado, e foi implementada no ano de 2002 na IFBB, a mesma aceita mulheres com físico desenvolvido, porém que desejam se apresentar fazendo coreografia, pois existem determinados movimentos que devem ser executados para que os jurados possam avaliar melhor o desenvolvimento dos grupos musculares.

Já na  Bodyfitness, a competidora tem que exibir ombros mais largos, os braços extremamente malhados, pernas fortes e alto volume muscular, além disso, o tônus muscular deve ser desenvolvido simetricamente. E o corpo dessas atletas se assemelha normalmente ao formato da letra Y, assim o percentual de gordura corporal deve ser próximo do zero, são avaliados também tanto a beleza facial quanto os cabelos.

WOMEN’S PHYSIQUE – e na quarta categoria de fisiculturismo feminino, o nível é extremamente profissional, pois foi reconhecida pela federação internacional no ano de 2012, e avalia as mulheres que querem levar seu desenvolvimento muscular ao máximo de definição com a dieta e com o treino.

Nessa categoria deve respeitar a anatomia, a silhueta e o volume, ou seja, o que vemos em uma competição é um corpo atlético, porém que ainda conserva sua feminilidade.

E são quatro os critérios avaliados durante a competição que são os seguintes: simetria, proporção, definição e volume com análise rigorosa para saber se a atleta manteve a proporção entre os membros inferiores e os membros superiores. A categoria tem duas modalidades: até 1,63 m e acima de 1,63 m.

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CULTURISMO – e seria a quinta categoria do fisiculturismo feminino se não tivesse sido banida do esporte no ano de 2012, pois era a modalidade que concentrava as mulheres mais fortes, sendo que algumas recorriam indevidamente ao uso de anabolizantes para conseguirem os efeitos desejados.

Por conta disso a IFBB extinguiu a categoria e acabou substituindo pela Women’s Physique para as beldades que desejam um corpo menos forte. Quando existia, o culturismo feminino era o que provocava a maior transformação no corpo da mulher, pois a atleta ficava muito forte, exibia músculos grandes e bem definidos, além de um corpo com pouquíssimo percentual de gordura, ou seja, ficando com uma estrutura masculinizada ao extremo.

FOQUE NO SEU OBJETIVO E ESTABELEÇA METAS – e se você deseja realmente trabalhar os seus músculos, tem que aprender tudo sobre os mesmos como os seguintes: as funções, os seus nomes, as localizações, e muito mais, com isso a partir desses conceitos básicos de fisiologia, você vai aprender a trabalhar melhor a musculatura, chegar no porte físico dos seus sonhos, além de evitar contraturas.

Estabeleça metas em curto, em médio e em longo prazo, para que você veja conquistas no seu cotidiano não desanimar em hipótese alguma para que você consiga chegar ao objetivo final de um corpo perfeito e dos seus sonhos.

SIGA CORRETAMENTE AS ORIENTAÇÕES DO SEU NUTRICIONISTA – e não basta apenas ir ao nutricionista é necessário cumprir todos os encaminhamentos dados pelo mesmo para que você atinja os seus objetivos. Se porventura for mesmo competir, o profissional que te auxilia vai prescrever uma rotina alimentar para a fase distante da competição em que o foco é o ganho de massa muscular.

Uma sugestão para você que deseja fugir da tentação do doce e está com frutas liberadas na dieta é bater uma banana congelada com whey protein vale super a pena conhecer tanto as versões hidrolisadas quanto as versões isoladas do produto com um pouco de aveia, e o resultado é uma espécie de sorvete saudável, que mata a vontade de doce sem sair de maneira nenhuma da dieta o que é muitíssimo importante.

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais a respeito do universo do fisiculturismo feminino, além disso resolvemos escrever esse post como uma forma de homenagem a nossa linda cliente Carla que nos pediu para que fizéssemos uma customização em seus shorts, observe as fotos de quando ela veio até o atelier da Ellegancy e outra foto usando os shorts já customizados…

Costuras e Reformas em Geral - Fisiculturismo Feminino

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Obrigada querida Carla pela oportunidade de ajustarmos os seus shorts ficamos muito felizes tenha a plena certeza disso, e quem desejar conhecer mais sobre o trabalho da Carla o   Instagram  é o : @carlainhaia

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