Filtrar contatos para se tornarem clientes fiéis

Filtrar contatos para se tornarem clientes fiéis

 

Filtrar contatos para se tornarem clientes fiéis

O termo ” funil de vendas” tanto utilizado hoje em dia no marketing digital é como um filtro cuja função é filtrar contatos para se tornarem clientes fiéis.

Primeiramente deve-se divulgar bastante o produto e ou serviço afim de ter o maior número de pessoas interessadas, que chamam de visitantes.

Após essa etapa inicia-se a etapa de Lead, que é qualificação das pessoas que ficaram interessadas.

Em seguida a empresa deve mostrar as oportunidades para que os interessados adquiram aquele produto ou serviço.

Por último vem o fechamento da venda .

 

Na teoria tudo é muito fácil, já na prática…

Com um trabalho sério e a longo prazo é perfeitamente possível adquirir bastante visitantes no site e também nas mídias sociais.  Se o número de visitantes for bem expressivo, o número de interessados será razoável.

Entretanto, interessados em quê?  Não podemos desprezar a grande maioria que, apesar de demonstrar interesse, tem como fator PREÇO o principal atrativo para fechar ou não negócio com a sua empresa.

Todavia, o que pode ajudar no funil de vendas, no processo de Filtrar contatos para se tornarem clientes fiéis são os DEPOIMENTOS dos próprios clientes através do Google Meu Negócio , Facebook Ads pois são depoimentos espontâneos e se houverem críticas não poderão ser apagadas.

Claro que isso não impede alguns casos de familiares e amigos fazerem Avaliações para dar ” uma força” , portanto a métrica Quantidade X Qualidade  deve ser levada muito em conta.

 

Pontualidade no Atendimento ao cliente

Pontualidade no atendimento ao cliente

O visitante se demonstrou interessado, viu seu site e enviou um Whats App .  Será que o pronto atendimento é um diferencial para o cliente?

SIM… É

Temos vários casos onde os clientes nos elogiaram e vieram até nós para os Ajustes de roupas , quer seja Ajuste em vestido de noivaCustomização de vestido de festa  ,   Reforma em roupas de couro entre outros.

Contudo, esses clientes também passaram pelo funil de vendas, e nesse funil passaram também pessoas que faltam com educação quando são prontamente respondidas, mas devido ao preço que você deu não lhe responde ( existem aos montes).

Passaram também pessoas educadas que agradeceram o atendimento e ficaram de pensar, outras nitidamente percebe-se que não virão por conta do preço, mas valorizaram o atendimento.

 

Tem de tudo, é um sucesso( Jorge benjor).

 

O fato é que a empresa trabalha em prol dos clientes , e pessoas sem noção fazem parte do processo.

Para você ter uma idéia, quando fazemos o agendamento para  Customizar vestido de noiva  nós mostramos a seriedade no site, falamos ao telefone com as noivas que aos Sábados nossos horários são preenchidos com antecedência portanto se a noiva tiver imprevistos por favor nos avisar.

Porém, existem noivas irresponsáveis que mesmo nós ligando 2 dias antes para confirmarmos as visitas, confirmam e no dia não aparecem.

Ou seja, não adiantou a seriedade do site, a seriedade na ligação ou no whats app. Elas simplesmente ” esquecem”.  Graças a Deus é uma grande minoria, mas temos dó dos futuros maridos.  Enfim… cada um escolhe quem quer.

Se para atrairmos clientes é necessário fazermos esse funil de vendas,  é necessário também que os Gestores das Empresas tenham seus próprios funis em relação a quem vai se tornar cliente ou não.

Como criar um funil de vendas para clientes e não clientes ?

Se a primeira pergunta da pessoa for :

Quanto custa?

Qual o Preço?

Quanto sai?

Quanto vocês cobram ?

Pode ter certeza que o PREÇO é fundamental para ela , e por mais educado(a) que você seja, essa pessoa não se tornará cliente da sua empresa.

Não adianta cursos, não adianta gurus que cobram caro para te ensinar a reverter porém eles mesmos gastam fortunas impulsionando Instagram, Youtube e facebook e se fossem tão excelentes as pessoas correriam atrás.

Quero deixar claro que não estou generalizando, mas todo mundo quer vender seu peixe( inclusive nós queremos vender nossos Ajustes de roupas).

Uma vez conversamos com uma Coach que em 2017 queria ensinar técnicas para a Tati durante 10 sessões a 4500 reais. Ou seja, 450 reais por cada sessão.

Segundo ela, a Tati seria levada a outro patamar e naturalmente iria conseguir persuadir mais e mais clientes a fecharem serviços conosco, sendo que poderíamos até aumentar o preço dos consertos e reformas de roupas.

Não fechamos o negócio e depois de um tempo a pessoa precisou ajustar algumas roupas, e quando demos nosso PREÇO ela achou um ” absurdo”.

Ou seja, segundo ela após seus fantásticos ensinamentos a Tati iria não só convencer a quase todos os clientes como também poderia aumentar o preço dos consertos de roupas , mas na hora que demos o preço para ela,  ela não fechou.

 

E diante desse funil de vendas controle seu ego com pessoas sem educação conforme já foi dito nesse Post. Aquela que você atendeu fora de horário( porquê você quis), foi cortês, deu o melhor atendimento mas quando deu o preço a pessoa não respondeu.

Nesses casos existem 2 certezas:

A certeza da pessoa de que sua empresa não merece ser contratada por ela por conta do preço, e a certeza que você tem que essa pessoa mal educada não se tornará sua cliente.

 

Entretanto, quando uma pessoa chega até seu estabelecimento e agradece o atendimento imediato, o carinho, a forma como você atendeu, faz com que você esqueça as pessoas indelicadas.  É o próprio funil de comportamento.

Atenda bem, dê o seu melhor e naturalmente os clientes virão até você.

Hoje em dia não tem cliente bobo não, tem os espertos que querem o melhor resultado pelo menor preço e acabam caindo em ciladas.

Se você tem um trabalho sério, seus próprios clientes te credenciam, não deixe que algumas pessoas atrapalham seu excelente atendimento.

Evidentemente toda empresa precisa de um certo volume de vendas de produtos ou serviços , mas nunca perca a qualidade.

Lembre que em último caso perca o cliente mas nunca perca a qualidade 

 

Em último caso perca o cliente mas nunca perca a qualidade

 

Para você que está lendo esse Post e tem por hábito não agradecer quando alguém te atende bem e você não concorda com o orçamento, lembre-se que pessoas como você fazem com que os atendentes comecem a se aborrecer e atender sem vontade outras pessoas.

Portanto se você é assim, pense em ser um pouco mais humano e menos egoísta.  É uma ótima dica e ajudará muito as pessoas pois um dia você poderá ser dono de algum comércio e também sofrerá com isso.

Conheça um pouco mais do nosso trabalho nos links e vídeos abaixo:

Preço, prazo e fica bom?

 

Google meu negócio: A opinião de quem se tornou nosso cliente

https://www.google.com/search?ei=SQs2XOzDO4ulwATq16-wCA…,,,

https://www.google.com/maps/place/Ellegancy+Costuras+-+Costureira+na+Vila+Ol%C3%ADmpia/@-23.5946398,-46.6759411,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94ce5aa1077e77a9:0x96a1f784bcd4f452!8m2!3d-23.5946398!4d-46.6737524

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