Fazer mais vendas durante o coronavírus

Fazer mais vendas durante o coronavírus

 

Fazer mais vendas durante o coronavírus

Com a pandemia que estamos enfrentando  a pergunta que os Empresários e autônomos mais se fazem é: ”  Como fazer vendas durante o coronavírus ” ?

Já falamos aqui nesse blog sobre a queda nas vendas de um modo geral e se vamos sair dessa crise juntos, Entretanto, alguns setores estão com as vendas muito altas nesses tempos difíceis, como por exemplo materiais simples de academia( anilhas, elásticos, acessórios para pilates).

O setor de alimentos, em especial os chocolates por conta da páscoa, também venderam muito( online). E todas as empresas que se propuseram a transformar seu negócio e ou adaptá-lo ao universo online está conseguindo driblar a crise e até aumentar as vendas.

Usando lista de transmissão do Whats App para fechar vendas.

Se você atende o varejo agora é a hora de salvar todos os contatos( provavelmente você já o tenha feito) e criar Lista de transmissões no Whats app para aumentar as vendas.

ATENÇÃO: Por favor não confunda Lista de Transmissão do Whats app com Grupo de Transmissão do Whats app. A lista de transmissão você envia mensagens individuais para todos os contatos de uma vez, ao passo que o Grupo você manda para todos e não tem privacidade alguma.

Sendo assim, na lista de transmissão, seu cliente não será incomodado com possíveis respostas de outras pessoas.

Como criar uma lista de transmissão do Whats app para fechar vendas ?

 

Vale a pena atender bem no Whats app ?

Adiante explicaremos como criar Lista de Transmissão( a parte técnica). Por hora falaremos da parte prática.

Um e exemplo  em nosso ramo de atividade que é de Consertos e Reformas de roupas de qualidade, nós atendemos um nicho muito grande como por exemplo Ajuste de Vestido de Noiva  ,  Ajustes em roupas de couro  ,  Restauração de macacão e jaqueta de motociclista, Customização de Ternos e muitos outros.

Sendo assim, quando uma pessoa entra em contato através desse ícone do Whats app que está em sua tela, temos como primícia que é uma pessoa interessada em adquirir nossos serviços de Ajustes de Roupas.  Então damos toda a atenção e avaliamos o nível de interesse da pessoa e outros fatores.

Todavia, fazemos uma seleção prévia e adicionamos algumas dessas pessoas interessadas em nosso celular.  Depois disso, algumas dessas pessoas acabam indo em nosso Atelie de costuras da vila olímpia ou no Ateliê de Costuras da vila mascote. Ou seja, algumas das pessoas interessadas agora tornaram-se clientes de fato!.

Separando clientes por nichos e categorias.

Quando a pessoa se tornou cliente, algumas delas mantemos uma conversa via whats app para tirarmos as dúvidas, passarmos formas de pagamento( principalmente motociclistas que enviam os macacões de couro via correios), clientes que querem saber mais de suas roupas etc.

Se o cliente foi ajustar roupas na vila olímpia nós salvamos o contato dele no telefone corporativo que temos no Ateliê da vila olímpia.  Já se o cliente foi até o Ateliê de costuras no jardim prudência, salvamos o contato dele lá.

IMPORTANTE:  Nesse momento já salvamos o telefone do cliente no primeiro telefone nosso de contato( esse do site) e também no Ateliê onde o cliente optou ir para os ajustes de roupas.

No atendimento à noivas, elas lidam diretamente com a tati e atender as mulheres para Ajustar Vestido de Noiva requer toda a atenção do mundo e elas chamam a Tati no Whats app várias vezes durante o processo.

Dessa forma, a tati também salva os contatos das noivas no celular dela. Além disso, temos o atendimento domiciliar de costuras que chamamos de ” Costureira em Casa” e aí os telefones também ficam em contato da tati.

 

Funil de vendas.

 

Costuras e Reformas em Geral - Fazer mais vendas durante o coronavírus

Resumidamente… Temos aí um processo de funil de vendas interno, que é quando a pessoa se tornou cliente e algumas que ainda não se tornaram.

Agora entenda como podemos filtrar o processo entre clientes e não clientes.

Eventualmente eu vejo se os telefones que eu salvei em minha lista de contatos de pessoas possivelmente interessadas estão ou não nos telefones de contato dos Ateliês das 2 unidades que temos.

Constatando alguns números eu já sei que se tornaram clientes,  ao passo que outros não.

Criando listas de transmissão.

Eu crio lista de homens que se tornaram clientes , mulheres que se tornaram clientes, e tento separar por exemplo clientes de couro, clientes de vestido de festa, noivas etc para enviar posts com dicas de moda e também ajustes de roupas de acordo com o nicho.

Cuidado na hora de montar a lista de transmissão.

Imagine só se enviássemos um artigo sobre Biquínis para o verão 2020  numa lista de transmissão com vários homens ? Ou pior, se enviássemos um tema do tipo ” Deixe seu biquíni menor com os nossos ajustes” para uma lista com homens ?

Portanto separe por categorias… dá muito trabalho mas o retorno e o bom senso compensam.

 

Quem não é visto não é lembrado.

 

Muito se fala sobre funil de vendas no Google Adwords, no SEO para sites ,  nas campanhas de facebook e instagram mas pouco se fala sobre o funil de vendas interno. Evidentemente é importantíssimo trazer o maior número de pessoas interessadas para o seu negócio através da internet, mas não despreze quem se tornou cliente.

Aumento de vendas durante a pandemia usando o Whats app.

Pois bem… com a ordem da Quarentena tivemos que parar com os ajustes de roupas e tivemos a idéia de fazermos Máscaras de proteção contra o covid 19 e por tratar-se de algo necessário e praticamente obrigatório a procura foi muito grande.

Nessa situação, por ser algo onde todas as pessoas estão usando, fizemos uma ação de comunicação e vendas em nossas listas de transmissão e o retorno foi muito bom, muito bom mesmo.

Incluímos a categoria ” máscaras de proteção” em nosso site, fizemos alguns posts e enviamos para as listas de transmissão e aí vários clientes nossos começaram a pedir nossas máscaras de tecido por confiarem plenamente em nossos serviços de costuras.

Comprar máscara de proteção

Ou seja, todo o processo de filtrar possíveis clientes, depois o processo de adicionar quem se tornou cliente, criar as listas de transmissão e eventualmente fazer divulgações deu muito certo.

Os clientes entram em contato, escolhem as máscaras , fazem o pagamento e retiram aqui no Ateliê e ou enviamos via aplicativo de táxi e motoboy.

 

EVITE EXAGEROS NA COMUNICAÇÃO COM OS CLIENTES

Essas listas de transmissões que temos , nós fazemos ação de divulgação a cada 15 dias para não incomodarmos nossos clientes. Por favor não vá ficar enviando quase todo o dia pois isso cansa.

 

Adquirindo clientes por conta de uma crise

Com a quase obrigatoriedade de uso de máscaras de proteção em Sp   estamos tendo a oportunidade de vendermos para pessoas que nunca tinham ouvido falar de nós pelos serviços de Ajustes de roupas em Sp .  Consequentemente estamos separando em nossos celulares essas pessoas com a extensão ” Máscara de proteção”.

Assim que a pessoa faz a compra de máscara de proteção nós aproveitamos para dar à ela um voucher de 10% de desconto na primeira visita que ela nos fizer para os Ajustes de roupas.  E claro, reforçamos nosso trabalho e enviamos as nossas mídias sociais para reforçarmos a  propaganda.

Consequentemente daqui um tempo nós criaremos uma Lista de transmissão só de clientes de máscaras de proteção e aí faremos um vídeo agradecendo mais uma vez o fato dessas pessoas terem se tornado clientes, e reforçaremos nosso trabalho de Ajustes de roupas e também o desconto de fidelização  que ela terá quando vier em nossos Ateliês de costuras.

 

Fazendo Stories no Whats app para aumentar as vendas.

 

Costuras e Reformas em Geral - Fazer mais vendas durante o coronavírus

Use os stories do seu celular ( de preferência o Whats app Business) para divulgação.  Use-o bastante pois há uma diferença gigantesca entre os Stories do seu whats app e as listas de transmissões do Whats App.

Na lista de transmissão do seu Whats app é bom você enviar a cada 15 dias sua propaganda e informativos para não incomodar os clientes, já em seus Stories as pessoas só irão ver suas fotos se elas clicarem em seu perfil. Ou seja, privacidade total para seu cliente.

 

Tenha métricas para aumentar as vendas.

 

o que vende mais google ou midias sociais

Antes de enviarmos um Post nas listas de transmissões nós colocamos em nossos Status de Whats app( 4 celulares) e medimos o retorno, que é relativamente baixo.

Depois de medirmos o retorno com os stories /status dos nossos telefones aí eventualmente enviamos o mesmo Post para as Listas de transmissão e aí aumenta muito o número de cliques no site através das listas de transmissão.

Lembre-se: confie em Deus, e depois de Deus tenha números para se basear. Nunca acredite somente em palavras.

 

Qual maquininha de cartão de crédito é melhor para vender ?

 

Qual maquininha de cartão de crédito é melhor para vender

Essa pergunta parece fugir ao tema do Post mas explicaremos…

Falando das 2 maiores empresas de administração de máquinas de cartão de crédito e débito( Cielo x redecard).

As 2 duelam em taxas e condições para os clientes mas se você atende o varejo eu o aconselho a utilizar a maquininha da Cielo pois ela mostra o nome e sobrenome dos seus clientes… E qual a diferença disso ?

Voltando a falar de funil de vendas, a cada venda realizada e você tendo o nome e sobrenome do seu cliente você pode encontrá-lo no Instagram, Facebook, Linkedin e convidá-lo a seguir seu perfil.

MUITO CUIDADO… Seu cliente não é seu amigo e muitos deles não irão aceitar seu convite para que você tenha acesso à privacidade dele nas Redes sociais.  Entretanto, muitos outros aceitarão e você terá aí a oportunidade de saber quando é o aniversário do seu cliente e mandar os parabéns, dar um possível desconto etc.

Atençãoooooooooooooo: Não fique comentando nos Posts dos seus clientes pois eles não são seus amigos.  Seu cliente já honrou você escolhendo sua empresa para comprar,  já foi generoso em te aceitar nas redes sociais, então não seja o chatão que fica aparecendo em tudo.

 

Fazendo a triagem para vendas.

 

Costuras e Reformas em Geral - Fazer mais vendas durante o coronavírus

Se você tem um trabalho bem elaborado para atrair interessados ao seu site e mídias sociais, tem um ótimo atendimento , consegue conduzir a pessoa interessada até seu negócio você tem aí um belo funil de vendas.

O próprio Google ads dispara propagandas para quem visitou um site e não concluiu uma compra, correto ?

Internamente falando, se você separou os clientes por nichos e eventualmente faz propaganda via grupos de transmissão no whats app, faz propaganda em suas redes sociais onde bastante cliente seu está lá, você manterá o contato com eles e tem maiores chances de aumentar suas vendas.

 

Vendendo produtos e serviços durante a crise.

Quem não digitalizou a empresa está quebrando agora por conta do isolamento social. Infelizmente essa é a realidade.

Muitas pessoas estão fazendo vouchers com desconto para os clientes afim de levantarem um dinheiro para pagar as contas. Essa estratégia é ótima de imediato, mas pegar dinheiro na hora para sanar as dívidas e depois ter de executar os serviços para os clientes pode ser muito arriscado, por exemplo:

Digamos que uma dona de estética faz vouchers onde as clientes depositam o valor de uma escova californiana com alisamento, relaxamento etc por 400 reais, e a dona da estética oferece de brinde a pintura das unhas…

Ok, dinheiro em caixa, excelente. Porém, daqui 1 mês por exemplo essas clientes voltarão à estética para requerer o combinado, e a dona da estética terá de pagar as funcionárias para fazer a escova californiana, a manicure para fazer pé e mão, os materiais ( de qualidade) para executar os serviços de estética.

Percebe como isso pode ser uma bola de neve ?

O ideal, nesse caso, é se as profissionais puderem atender as clientes em domicílio, tomando todos os cuidados evidentemente.

 

Falando sobre a Ellegancy Costuras.

 

Por quê escolher o Atelier de Costuras Ellegancy

Desde a fundação do nosso Ateliê de costuras em 2008 nós já utilizávamos o bom e velho ” Orkut” e fazíamos anúncios gratuitos na Olx, permuta livre, entre vários outros classificados.

Nós sempre tivemos a visão de estarmos bem vistos na Internet.  E agora estamos colhendo os frutos disso.

Se não estivéssemos fazendo as máscaras de proteção para vender  nós estaríamos ferrados, para não escrevermos coisa ainda pior.

 

A crise separa o joio do trigo.

Nesse momento de crise estamos dia a dia vendo todo o nosso excelente relacionamento com nossos fornecedores, onde a Nilde do Armarinhos 25 de março por exemplo se desdobrou para conseguir elástico para máscara de proteção mais barato para nós, para conseguir contatos de quem vendesse malha em algodão de qualidade para forrarmos as máscaras.

Também mantivemos contato com os fornecedores de zíperes e outros aviamentos, com o pessoal do couro. Um conhecido está se demonstrando um super amigo e disponibilizou para nós um Blog de empreendedorismo muito top para escrevermos lá e ajudar nosso site a melhorar o posicionamento no Google.

Mais do que nunca agora é a hora das empresas demitirem aqueles funcionários encostados que empurravam tudo com a barriga, é a hora dos fornecedores cortarem empresas que viviam devendo , viviam causando problemas.  É a hora do balanço definitivo.

Então em nosso caso não foi simplesmente ” virar a chavinha” e começarmos a fazer as máscaras de proteção.  Definitivamente não.

Primeiramente avaliamos as máscaras de algumas pessoas que vendiam para vermos a qualidade. Antes disso fomos buscar informações sobre quais tecidos poderiam usar nas máscaras de proteção.

Depois levantamos os materiais necessários e quais materiais tínhamos aqui em nossos ateliês.  Então alguns parceiros nos ajudaram vendendo material, nos dando dicas.

Vocês clientes maravilhosos compraram máscaras, nos indicaram aos amigos, compartilharam nossos Posts nas redes sociais, nos marcaram nos grupos de facebook.

 

 

Não há planejamento bom o suficiente se você não tiver um ótimo relacionamento com as pessoas.

 

Qual o perfil do cliente ideal

Portanto estamos aí dia a dia na labuta, aprimorando o processo, aprendendo a vender produtos quando sempre vendíamos serviços.  Está tudo muito corrido pois são várias pessoas fazendo pedidos pequenos porém personalizados de máscara por máscara.

E como foi dito acima, cada pessoa nós temos o cuidado de atendê-la super bem, resolver o problema dela, e depois a adicionarmos em nossas listas de transmissão para não perdermos o contato.

Nos conte mais sobre como você e sua família tem enfrentando esse momento tão difícil.

Esperamos que tenha gostado do nosso Post e que você esteja conseguindo contornar boa parte de tudo isso que está acontecendo.

Um grande abraço e veja mais sobre nós através dos links e vídeos abaixo.

 

Onde encontrar máscara de tecido em São Paulo?

 

Costureira em casa

 

IMPORTANTE ENFATIZAR: 

 

Aqui na Ellegancy Costuras temos uma equipe de costureiras caprichosas sempre supervisionadas pela Proprietária Tatiana e nossa supervisora, para que todo o atendimento e toda sua experiência sejam as melhores possíveis.

Entretanto, esse ícone do Whats App que está em sua tela é do Proprietário Sérgio.

Dessa forma, quando você se tornar cliente, por favor, nos chame aqui para nos dizer como foi sua experiência conosco.

Contudo, estaremos sempre à disposição para os Consertos e Reformas de roupas  como, por exemplo, Ajustes em Ternos e Paletós, Customização de Jaqueta de CouroReforma de Vestido de festa e muitos outros serviços.

Nossa equipe de costureiras caprichosas é setorizada. Sendo assim,  ajuste em roupas de alfaiataria é com uma equipe,  Reforma de roupas em couro é com outraCustomização em vestido de festa é outra e assim vai.

Já para fazermos os Ajustes em Vestidos de Noivas solicitamos o agendamento para que possamos atender com total exclusividade, mostrarmos os vestidos de noivas bordados e em Vestidos de festas.

Definitivamente nosso intuito é entregarmos a melhor experiência para você. Não é somente alfinetarmos as roupas e marcarmos uma data de entrega. Jamais!!!

Queremos que você entenda que ao chegar aqui você estará cuidando da pessoa mais IMPORTANTE do Mundo pra você:  Você mesmo (a)!!!.

Então você corre daqui, resolve mil problemas de lá e na hora de cuidar de si mesmo (a) tem que fazer às pressas?  Não é justo.

Veja por gentileza as Avaliações dos nossos clientes através do Google Meu negócio

Deixaremos aqui alguns links e vídeos do nosso trabalho e queremos muito atender você.

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