Falta de costureira especializada em ajustes

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Por quê está havendo tanta Falta de costureira especializada em ajustes de roupas em sp ?

Há tempos estamos para fazer uma postagem sobre esse tema já que a mão de obra de costureira está muito escassa há anos. As ótimas costureiras estão trabalhando e muitas costureiras boas não querem se tornarem ótimas costureiras.

Estamos escrevendo esse post em novembro de 2024 e recentemente tivemos mais 2 casos de costureiras muito boas, mas que não quiseram se aperfeiçoar para fazeremos ajustes de roupas finas, roupas diferenciadas, e se desligarem do nosso Ateliê.

Costureira Clt ou costureira free lancer ?

Muitas costureiras, mas muitas mesmo, ligam e ou nos chamam whats app e perguntam se aceitamos costureira free lancer nos ajustes de roupas pois não querem ser Clt e quando perguntamos os motivos de não quererem ser Clt , as explicações são diversas:

” Quero fazer o meu horário na costura,

Não quero trabalhar em véspera de feriado e nem aos sábados.

Quero fazer o meu horário etc ,

Entre outros.

Qual a especialização da costureira nos ajustes de roupas?

Aplicação de pedrarias em vestido de festa (Antes & Depois)

Quando conversamos com as costureiras e perguntamos qual a especialidade dela, tem muitas costureiras que não entendem a pergunta, e aí temos que reformular e perguntar se a costureira faz ajustes em jeans, ou se ela é uma costureira especializada em vestido de festa , etc.

A maior parte das costureiras nos dizem que fazem ajustes em roupas ” comuns”, e quando perguntamos o que é comum elas dizem que fazem reforma em calça jeans, reforma em roupas simples e quando perguntamos se faz ajustes em terno , ajustes em couro, ajustes em vestidos de festa de alta costura a grande maioria não faz.

Por quê não se capacitar na costura e ser uma costureira especializada em ajustes ?

Infelizmente já perdemos muitas costureiras que eram excelentes em ajustes de calça jeans e roupas do dia a dia, mas aí o movimento caia e ao invés da costureira se especializar em ajustes de roupas diferenciadas a costureira preferiu buscar outro trabalho por ser ” free lancer” e poder sair do dia pra noiva apenas dizendo ” tchau” ( e muitas vezes mal agradecer).

Por ser free lancer ( Mei) a pessoa vê um trabalho de costura diferenciado como perda de tempo e dinheiro, ao invés de investir o tempo e se especializar. Por exemplo:

Trocar forro de paletó,

Restaurar jaqueta térmica The North face

Afinar gravata

Ajustar biquíni

Reformar roupa de couro

corrigir-barra-de-vestido-de-festa-danificado-pela-costureira

conserto de barra de vestido danificado em novembro de 2024

Por quê a Ellegancy Costuras é um Ateliê diferenciado em Sp ?

Aqui na Ellegancy Costuras não escolhemos serviços de ajustes de roupas. Nós encaramos diversos serviços diferenciados de costuras onde as pessoas não encontram no Mercado de ajustes quem faça, e quando encontram, muitas vezes fazem um péssimo serviço e danificam a roupa do cliente.

Temos costureiras aqui no Ateliê que também começou fazendo ajustes em jeans e roupas mais comuns, mas ao longo do tempo perceberam que quanto mais se tornassem uma costureira especializada em ajustes , mais precisaríamos dela e jamais iríamos demití-la. Sendo assim, temos costureiras conosco há mais de 10, 12 anos, ao passo que muitas outras ficaram menos de 1 ano, ou 1 ano e pouco.

Tempo é dinheiro na costura e em qualquer outra área da vida profissional.

Qualquer pessoa que esteja trabalhando pode se especializar em algum curso ou faculdade afim de se aprimorar e buscar um aumento de ganho, ou ao menos manter o seu trabalho à medida que a empresa evolui e ou começa a demitir colaboradores. Acho que não é segredo que numa crise a empresa começa a demitir os funcionários que não são tão indispensáveis. Então se uma costureira se especializada em diversos ajustes de roupas, costura super bem, faz um fino acabamento, como perder uma costureira dessas?

Todavia, se uma pessoa costura há anos mas não sai daquele básico, é natural que na hora de pouco serviço de costura um Ateliê dispense as costureiras que façam os ajustes mais básicos, e mantenha as costureiras que façam serviços diferenciados.

Ajuste de vestido de noiva em outubro de 2024

Posso sair de onde estou trabalhando pra ficar aí com vocês? Você se garante que terá serviço sempre?

Por pagarmos melhor do que a grande média dos Ateliês somos muito procurados por costureiras que querem trabalhar conosco e essa pergunta é feita com muita frequência : “Posso sair de onde estou trabalhando pra ficar aí com vocês? Você se garante que terá serviço sempre “?

Já dissemos ” sim” para essa pergunta ao fazermos um teste com costureiras e depois viramos reféns dessa afirmação quando ficou fraco de serviço e tivemos que revezar dias com a costureira. Entretanto, tratava-se de costureiras que não queriam fazer nenhum serviço diferenciado, ficando apenas no básico bem feito. E aí, quando entra serviço diferenciado, sobrecarrega as poucas costureiras excelentes e falta serviço para ajustes mais comuns.

Por quê algumas costureiras se tornam especialistas e a grande maioria não quer progredir no trabalho?

Isso ocorre porquê são costureiras com anos de experiência , mas por serem prestadoras de serviços e não Clt( por exigência delas), vêem serviços diferenciados como ” perda de tempo e dinheiro”, sendo que cobramos os ajustes de roupas mais caros quando é serviço diferenciado, e uma vez que a pessoa aprenda, ela terá mais e mais serviço e nunca será dispensada.

A velha história do ” patrão malvadão” e opressor x a costureira explorada

Sim, gostem ou não mas essa é a realidade de diversas costureiras. É mais fácil ter esse pensamento e muitas vezes usar frases que corroboram essa afirmação do que olharem para sí, reconhecerem que estão defasadas e que podem melhorar, e progredir. Enfim… Todos somos livres para fazermos nossas escolhas mas somos escravos das consequências.

E você.. É uma costureira especializada em ajustes de roupas de qualquer seguimento ou somente em roupas mais comuns?

Não há problema algum se você até então faz ajustes em roupas mais simples. E se você não quiser se graduar e aprender a fazer diversos serviços de ajustes de roupas em vários tecidos e modelos, também não há problema pois é um direito seu. Mas reclamar porquê de repente ficou fraco em roupas comuns sendo que de roupa diferenciada está bombando de serviços e você foi dispensada e ou pedimos que viesse menos vezes, aí é a consequência das suas escolhas.

O patrão tem a liberdade de fazer o que ele quer na empresa

Esse tipo de pensamento ultrapassado ainda persiste em muitas pessoas que pensam que ser Patrão é a coisa mais fácil do mundo. Não podemos esquecer que todo Patrão já foi Clt um dia a não ser em raríssimos casos onde a pessoa herda algo do Pai ou da mãe, e geralmente se herdou sem trabalhar, levará à falência.

O patrão é aquele(a) que trabalha na escala 7×0 pois a mente não descansa e se for de pequena e média empresa então, geralmente o patrão que responde emails, verifica as avaliações no google , e responde até os whats apps. O patrão é aquele equilibrador de pratos onde gira todos e quando algum está fraco, talvez até a ponto de cair, ele vai lá e gira novamente, e gira outro, e outro afim de fazer com que a Falta de costureira especializada em ajustes se torne menos pior.

Vale a pena contratar prestador de serviços Mei / Costureira Mei ?

Alguns clientes mais chegados já nos fizeram essa pergunta, se valia à pena contratar costureira mei e ou free lancer e na hora não soubemos responder com muita clareza, mas dissemos algo do tipo :

” Na teoria sim, mas na prática nem sempre. Sabe o que acontece muito? Acontece da pessoa ser Mei(micro empresária) mas a mentalidade ainda ser Clt, e a “liberdade” que a pessoa tem em ser Mei pode se virar contra ela mesma principalmente quando os Pais dessa pessoa, já idosos, precisam ir ao médico, fazer tratamentos etc, pois os irmãos dessa pessoa que é Mei podem ser Clt e aí eles não podem se ausentar para levar os Pais à uma consulta, e aí falam com a pessoa que é Mei de uma forma que parece que é uma ingratidão dela se ela não ajudar os Pais faltando no serviço.

Nesses casos, a pessoa avisa a empresa que contava com ela, que separou serviços e pedidos pensando nela, e ela falta , causando uma tremenda dor de cabeça para a empresa que se não conseguir executar os serviços da costureira mei que faltou, terá que reagendar com os clientes e aí muitos clientes não aceitam, algumas vezes são grossos etc.

Então não é algo simples ser Mei, não será nada simples se a escala de trabalho mudar de 6x 1 para 5×2 e por aí vai. Somente na prática é que vamos aprendendo à duras penas o que vale e o que não vale. Se a pessoa for Mei e tiver bastante disciplina acaba sendo válido tanto para ela quanto para a empresa que ela seja Mei. Se a pessoa tiver muito envolvimento com familiares acabará não valendo a pena pois a pessoa se ausentará com uma certa frequência, consequentemente a remuneração dela será baixa e o lucro que ela trará para a empresa também será baixo.

” Eu sou atendente, não sou telemarketing, não sou vendedora”.

Já ouvimos esse tipo de resposta quando pedimos para uma atendente , quando estava tranquilo de serviços, colocar os nomes dos clientes no whats app para depois enviar as boas vindas, agradecer por ter se tornado cliente etc. Nós víamos a pessoa tranquila, de braços cruzados, mexendo no próprio celular e quando pedimos isso tivemos essa resposta.

Em contrapartida, muitas vezes não ouvimos esse tipo de resposta mas temos que ficar cobrando empenho para fazer o básico, sempre explicando que se não tivermos clientes não teremos empregos, não teremos ateliês, não teremos ” empresário”. Não é fácil contratar funcionários com perfil de vendedor, mesmo que haja gratificações etc.

Então fica a dica : OU a costureira se especializada mais e mais ou sempre terá que ficar migrando de ateliê para ateliê como vemos em muitos casos de costureiras que a cada 3 meses vão para outro lugar e ou que chegam a trabalhar em 3 ateliês todas as semanas. Portanto é grave a Falta de costureira especializada em ajustes de roupas em Sp e nas grandes metrópoles.

Um grande abraço e ficamos à inteira disposição.

Clique e saiba mais +

Compartilhe agora:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Veja mais posts