Dúvidas sobre Empreendedorismo

 

Dúvidas sobre Empreendedorismo

 

Eu participo da Comunidade chamada Resumo Cast e achei interessante a indagação do Gabriel Oliveira.

 

Fala pessoal, li O Mito do Empreendedor faz um mês, e as ideias do livro estão até agora na minha cabeça.
O livro fala sobre montar um negócio, mas sistematizar todas as operações como uma franquia (ele usa como maior exemplo o McDonald’s), no ResumoCast tem a melhor resenha que eu vi até agora, quem não assistiu, eu recomendo muito… https://www.youtube.com/watch?v=nbXgoQE3G0U
 
O grande problema é que o livro não ensina o passo a passo, então quem nunca empreendeu fica perdido, sem saber como começar.
Estive pensando em comprar uma franquia, recuperar o dinheiro e comprar mais uma e assim por diante, tipo o Marcus Lemonis do programa O Sócio, o cara da foto, kk, e ser um empreendedor em série.
Mas as franquias são muito caras, um restaurante self service que é o que eu quero, está na faixa de 250k, apenas de franquia, marketing (que sinceramente eu nem conhecia esses restaurantes) e treinamento de pessoal. O aluguel do ponto, reforma para padronização do restaurante, equipamento e fluxo de caixa seriam a parte, e ainda se deve pagar royalties sobre o lucro mensal.
Mas além do preço enorme da franquia, o que me deixou indignado, é que as franquias não estão “alugando” a sua marca, mas sim procurando gerentes para abrir novas filiais e ainda serem pagos por isso, todas as franquias que eu procurei proibiam a contratação de um administrador, e exigiam que o “proprietário” tome conta do estabelecimento. Se eu quiser ficar preso no negócio, eu abro uma padaria, eu quero um negócio exatamente para expandir, como faz a Coca-Cola, Ford, Microsoft, etc, (em menor escala, é claro, mas vocês me entenderam) que não dependem do dono para operar.
Eu e mais dois sócios fizemos uma estimativa do valor total para criar um restaurante do zero, e chegamos ao número de 80k com renda líquida mensal entre 10k e 30k, o problema é que nenhum de nós empreendeu ainda, eu trabalho com RH, e meus sócios, um é engenheiro e o outro médico, kkk.
Por isso meu pedido ao pessoal do grupo, é se conhecem algum livro, ou blog sei lá, que fale sobre sistematizar uma empresa passo a passo (o google entende sistematizar por software para empresas, kk), eu não posso errar nesse empreendimento porque é a economia de 15 anos de trabalho, e o meu sonho é ser um homem de negócios, um empreendedor em série, tipo o Marcus Lemonis, só que mais low profile, kkk.
Agradeço desde já quem puder me dar uma luz, ou alguma ideia de como começar um negócio sistematizado. E me desculpem por esse texto enorme, kk.
Fiquem com Deus e sucesso a todos nós.
Muito obrigado.

Minha opinião:

Franquia é algo muito complicado, pois a pessoa tem limitações impostas pelo franqueador e tudo tem de pedir autorização para fazer. Como por exemplo ações de marketing, reformas internas, aquisição de maquinário etc.  No mais, eu particularmente acho( é apenas a minha opinião) que franquia funciona muito como uma espécie de ” pirâmide” haja visto que na crise os franqueadores não conseguem dar a devida atenção aos franqueados pois novos franqueados não estão entrando no sistema, e isso ocasiona perda de visibilidade.   Tenho conhecidos que já empreenderam em franquias de açaí, de sorveteria, de bijouterias e outros.
Quanto ao novo negócio… O papel aceita tudo!!! Sem planejamento é melhor nem começar, mas mesmo planejando, não há ” cursos” no Sebrae, não há cursos de coaching, e nenhuma outra Palestra que diga que se a pessoa contratar funcionários ela estará contratando indiretamente os problemas dele, dos familiares, etc.    falo isso por experiência própria, onde toda semana enfrentamos problemas de doenças de familiares de funcionários, problemas particulares,  e várias outras coisas que não deveriam ser problemas nossos, mas acabam sendo pois afeta diretamente nossa  produção, o andamento das coisas  aqui.   E lembre-se de uma coisa; SEU CLIENTE NÃO ENTENDERÁ OS SEUS PROBLEMAS E PROBLEMAS DOS SEUS FUNCIONÁRIOS.  Portanto muitas vezes você será visto como um FRIO, um  ” Sem sentimento”, um ” desumano” pois você toca a empresa do jeito que der.   Mas vá por mim…  se algum colaborador sair falando mal de você, colocando você quase que como um MONSTRO, esse alguém não terá coragem de abrir o próprio negócio pra tentar ser melhor do que você.
Lembre-se que qualquer garoto na infância que soltou pipa e fez cerol( que hoje entendo que devia ser proibido) quebrava vidros, moía até virar pó, misturava com cola etc e fazia o cortante).  Então quebrar vidro é muito fácil, já  construir vidro, cortá-lo sob medida e instalá-lo é muito mais difícil.
O que eu quero dizer com isso é que falar mal do EMPREGADOR no Brasil é quase que uma Cultura, mas ser Empresário no Brasil ( e não quebrar) é para poucos.
À você que está lendo esse post eu desejo tudo de melhor se você tem o desejo de empreender, mas lembre-se que só sua garra , sua determinação não será suficiente.   Você terá que ter uma grande dose de LOUCURA.
Mas vale muito à pena pois você trabalhará no que ama, terá liberdade para criar, para se reciclar, para focar no que tá dando certo, para modificar o que está dando errado.   É muito prazeroso !!!
Muito obrigado.

LEIA TAMBÉM…

Empreendedorismo – Você o faz ?

É uma honra ter você aqui em nosso site e esperamos que tenha gostado do conteúdo do mesmo.

E para chegarmos e alcançarmos esses números foi (e é a cada dia) necessário um atendimento personalizado a cada cliente, e nosso empenho tem sido diário para melhorarmos sempre constantemente.

O número de pessoas que entram em contato conosco por conta dessas avaliações é bem expressivo, mas mesmo com todas essas avaliações muitas vezes as pessoas querem saber apenas o preço cobrado e por PRESTARMOS SERVIÇOS e NÃO por VENDERMOS produtos não há como darmos um preço fechado nos ajustes mais complexos, e algumas vezes somos até mau tratados por isso.

Queremos agradecer a cada cliente que enviou sua avaliação, e tantos outros que preferiram não enviar, mas que nos deram a oportunidade de executarmos os nossos serviços.

Clientes esses que preferiram em primeiro lugar a qualidade que dizemos ter (e nos esforçamos para ter cada dia mais), e não somente o preço.

Com toda sinceridade (sem sermos arrogantes NUNCA pense isso de nós), se formos comparados apenas por PREÇO certamente não seremos a melhor escolha.

Não somos perfeitos, mas somos motivados a melhorarmos a cada dia, pensando em você cliente.

Será um prazer atender você se nos der a oportunidade.

Seguem os links :

Google meu negócio :

https://www.google.com/search?ei=SQs2XOzDO4ulwATq16-wCA…,,,

Fan page (facebook) :

https://www.facebook.com/www.elcosturas.com.br/

Lembrando que são opiniões de diversos seguimentos como as seguintes: de Noivas (ajustar vestido de noiva), de homens sobre os Ajustes de Ternos, Ajustes em Jaquetas de couro e toda uma gama de serviços de costuras que realizamos em nosso ateliê (não confeccionamos – fazemos ajustes, restaurações, modificações, transformações, reparos etc).

Estamos localizados na Rua Santa Justina,75 Vila Olimpia e na Av cupece,1483 bairro Jd prudência

 

Veja nosso Youtube :

Leave a comment