Couro ou cordura? Qual é melhor para o motociclista?

Alguns motociclistas preferem usar jaqueta de cordura, já os motociclistas profissionais preferem usar macacão de couro. E pra você, é melhor couro ou cordura?

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Sumário

Diferenças entre couro e cordura 

Colete harley davidson em sp- ajustes

São materiais ou peles nobres (tecidos) utilizados na fabricação de roupas para os motociclistas e também para todos os que apreciam vestuários confeccionados com esses materiais, assim sendo normalmente as peças como as seguintes: as calças, as jaquetas, os macacões de motociclistas, e muito mais, são feitas com a cordura ou com o couro.

Com isso procuraremos tiras dúvidas a cerca de qual o tipo de material que se deve escolher no momento em que for comprar uma das peças mencionadas ou mesmo por pura curiosidade em saber as vantagens e as desvantagens de cada material que são confeccionadas esses vestuários.

Pilotar usando jaqueta de couro ou jaqueta de cordura

É de extrema importância que absolutamente todos os motociclistas se preocupem e cuidem da sua segurança, por conta do risco de cair ser grande todos os dias tanto nas pistas quanto nas estradas e o corpo do motociclista fica literalmente exposto, portanto possuir as roupas adequadas de proteção de excelente qualidade é prioridade, e isso acaba garantindo que em caso de algum acidente o motociclista grave ou não as sequelas sejam amenas, é o que se espera de um bom equipamento de segurança por isso sempre enfatizamos em nosso post a importância do mesmo.

Além das lindas histórias relatadas pelos nossos clientes e amigos que amam as duas rodas não têm como negar que é algo fascinante e por conta disso muitos respiram AS DUAS RODAS, mas a queda faz parte da vida de todos os motociclistas e absolutamente nenhum está imune de maneira nenhuma a isso. Só que essa experiência de forma alguma precisa ser traumática e é por conta disso que os vestuários de proteção cumprem bem o seu papel em garantir a integridade física dos nossos motociclistas e também de quem pega carona com o mesmo.

Assim sendo os motociclistas que são craques nesse assunto e que já se locomovem de moto por longos anos conhece extremamente bem quais são os melhores modelos de peça de roupa a ser usada, mas ainda existe a turma que entrou nesse “mundo” recentemente e não sabe escolher no momento que vão comprar as roupas e os equipamentos de segurança de maneira correta. Assim sendo a variedade tanto de acessórios quanto de roupas para esse público são vastas basta apenas escolher o que melhor atender as suas necessidades. Com isso no mercado existe dois tipos primordiais de materiais para a confecção de roupas de motociclistas como: as calças, as jaquetas, as luvas, os macacões, e muito mais, e os nomes dos materiais são os seguintes: cordura ou couro (pelica).

APRENDENDO UM POUCO COM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS DA CORDURA

Roupas de motociclista – cordura ou couro?

Assim sendo a cordura é o nome comercial de um tecido que foi desenvolvido desde o ano de 1929 pela DuPont e é feito de um fio parecido com nylon, porém é bem mais maleável e mais resistente possuindo assim características que tornam esse material muito apropriado para o desenvolvimento de acessórios e principalmente de peças de roupas para uso dos motociclistas e de modo geral. E entre as principais características positivas podemos citar são as seguintes: a capacidade de não reter água, o bom isolamento térmico, o baixo peso, a ampla facilidade de produção, a boa resistência à abrasão, etc.

É sem sombra de dúvida um material amplamente utilizado para fazer todos os tipos de acessórios e também de vestuários como os seguintes: roupas militares, revestimentos para pneus, malas de viagem, coletes balísticos, e muito mais. No caso das jaquetas confeccionadas com esse material geralmente são mais em conta financeiramente falando que as jaquetas de couro, e podem ou não possuir em seus revestimentos internos uma membrana impermeável, que acaba impedindo que a água da chuva molhe a pessoa, assim sendo as camadas externas da jaqueta acaba ficando molhadas se o motociclista tomar chuva durante o trajeto, porém seca rápido por conta do material não reter de forma nenhuma a água, o que é particularmente excelente.

Em suma a cordura é um material mais flexível e mais maleável, o que acaba possibilitando mais liberdade de movimentos para o motociclista e isso é de fundamental importância principalmente para quem utiliza a moto cotidianamente.

APRENDENDO UM POUCO COM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS DA CORDURA

E o couro é o material mais conhecido e mais tradicional na confecção de vestuários e artigos para os motociclistas, assim sendo o couro mais utilizado é o de gado, porém ao longo do tempo foi evoluindo para a utilização de diversos tipos de couros de animais como os seguintes: o de canguru, o de coelho, o de porco, o de cabra, o de cobra, o de canguru, e muito mais.

Com isso as roupas de couro possuem a vantagem de ser muito mais resistente a abrasão do que as confeccionadas de cordura, porque simplesmente garantem uma proteção maior contra impactos diretos e deformam bem menos. Agora com relação às desvantagens que podemos mencionar é o peso um tanto quanto mais elevado, além da característica da roupa encharcar com maior facilidade fazendo com que o macacão de motociclista fique molhado e consequentemente fique menos maleável e um pouco mais pesado, se puder evitar usar roupa de couro durante a chuva, porém nem sempre  é possível devido à mudança de clima e as chuvas repentinas que tomam conta de muitas cidades de todo o país.

Assim sendo as roupas de couro são mais indicadas quando a proteção necessitar ser grande, quando porventura o motociclista usa para andar em altíssima velocidade o que geralmente acontece em competições de pistas, enquanto que as vestimentas feitas de cordura são indicadas para o dia a (obviamente que se você pode ter um macacão de couro para o seu uso diário melhor), onde normalmente o motociclista está mais sujeito as variações climáticas correndo o risco de em uma eventualidade se molhar.

Sem sombra de duvida o material usado na confecção da roupa de modo geral é profundamente e estritamente importantíssimo, e no que se tratando de vestuários e artigos para motociclistas ainda mais, por isso NUNCA economize quando o assunto é a sua segurança, pois a vida é o dom mais precioso que se possa existir na terra então busque SEMPRE o melhor para você e para quem te acompanha na garupa.

No momento em que for adquirir qualquer peça para pilotar se atenha as seguintes características da roupa depois da escolha do material que foi confeccionada: os protetores de cotovelos, de joelhos, de ombros, entre outros; o fecho da cintura, dos pulsos e da gola, além da qualidade da forração interna se é impermeável ou não, e outros fatores que precisam ser muito bem avaliados para se obter uma roupa adequada totalmente as suas necessidades, se for um macacão de motociclista excelente, se for uma jaqueta de cordura juntamente com uma calça fazendo um conjunto ótimo, o importante é a sua proteção.

Precisando fazer Ajustes em roupas de motociclistas? É só vir nos visitar. Conheça nosso Instagram @ellegancycosturas

Compartilhe agora:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Veja mais posts