Como reviver peças antigas de roupa?

Como reviver peças antigas de roupa e deixá-las ainda mais modernas.

Todo mundo quer ter peças de roupa da moda. No entanto, renovar o guarda roupa com roupas novas pode ser muito dispendioso, algo que não é viável para todo mundo. Fora que tem sempre aquela blusinha ou saia que você não quer se desfazer por nada.

8 itens essenciais na hora de renovar as roupas

Mas você pode sim adotar um visual moderno com suas roupas antigas. Para isso, basta renová-las e ter à sua disposição uma moda contemporânea, sem gastar muito. Basta você trazer as roupas para ajustar em Sp em um dos nossos Ateliês de costuras que vamos dar um Upcycling nas peças. 

 

Inclusive, dá até para aproveitar aquela calça do  colégio particular ensino médio que seu filho estuda e colocar joelheira na calça da escola afim de fazer com que a calça dure muito mais tempo, pois sabemos que a criançada corre muito, esfola os joelhos no chão etc. 

 

Então, acompanhe o artigo de hoje e saiba como reviver peças antigas de roupas com algumas dicas simples. Continue a leitura!

Como Reviver Peças Antigas De Roupa
Como Reviver Peças Antigas De Roupa

Primeiro passo: saiba como conservar suas roupas

O primeiro passo é saber como conservar bem as suas roupas, para que elas sempre tenham um visual novo e possam ser usadas em diversas ocasiões.

É importante saber que cada peça, dependendo da cor e do tecido, possui um tipo de conservação. Por isso, separamos algumas dicas a seguir para você manter suas roupas sempre novinhas.

Conservação de roupas pretas

As roupas pretas, sejam blusinhas, camisetas, vestidos ou saias, são “coringas” na moda. Elas precisam estar em todo guarda-roupa e combinam com diversas ocasiões, além de fazerem parte de todos os estilos.

Por esse motivo, é inevitável ter pelo menos uma peça preta na composição do seu look.

O único problema é que com o passar do tempo, a cor preta tende a perder a força e desbotar, dando aquele aspecto de roupa usada e velha. Isso é normal, especialmente com as lavagens frequentes. Inclusive você poderá usar sabão em pó para roupa preta e amaciante para roupa preta, caso não leve suas roupas em alguma lavanderia especializada. 

Vale dizer que muitos negócios que utilizam o preto como parte do uniforme também tendem a sofrer com o desbotamento. Por isso, a dica de conservação pode ser aplicada para peças que você usa para sair ou para trabalhar em empresas de motoboy.

Para recuperar rupas pretas , é necessário:

  • Lavar e secar bem a peça de roupa;
  • Fazer um café bem forte;
  • Despejar o pó de café em um panela e ferver;
  • Colocar a peça na panela com pó de café;
  • Mexer por até 5 minutos e deixar agir por 1 hora;
  • Lavar a peça normalmente na máquina de lavar.

Pronto! Você terá uma roupa totalmente nova, com uma tonalidade preta forte e vibrante.

Conservação de roupas coloridas

Além das roupas pretas, as peças coloridas também são muito queridas dos nossos guarda-roupas. Afinal de contas, podemos combiná-las com semijoias alianças, entre outras composições da moda.

Mas elas também acabam desbotando e perdendo aquela cor vivaz, tão característica de quando a peça é nova.

Porém, dá sim para reviver o vestuário e completar o seu look vibrante. Para isso, há algumas técnicas bem simples, mas que fazem toda a diferença.

A primeira delas é colocar uma xícara de sal na máquina no momento da lavagem. Isso evita que os corantes das roupas saiam durante a limpeza, conservando a tonalidade.

Além disso, você também pode acrescentar uma xícara de vinagre, principalmente para as roupas que estão muito sujas e suadas, como um kimono judô infantil. Mais do que conservar a cor, é uma maneira de matar os microrganismos que causam mau cheiro.

Vamos ajustar o Kimono

Por fim, é importante destacar que a lavagem das roupas coloridas nunca deve ser feita em conjunto com roupas brancas ou pretas. Por isso, lembre-se de separar as peças antes de colocá-las para lavar.

Também é recomendado guardar as suas roupas coloridas em embalagens a vácuo, especialmente as que estão “fora de estação”, como as peças de frio. Isso ajuda a evitar a ação do tempo contra os itens, mantendo-os sempre novos.

5 dicas de moda com peças antigas de roupas

Agora que já sabemos como conservar nossas peças de roupa, está na hora de aprender como combiná-las, para ter looks arrasadores e que fazem toda a diferença em nosso estilo (e também no bolso).

Vale dizer que a moda se atualiza sempre. Uma peça que anteriormente foi considerada “fora de moda” pode voltar com tudo, ainda mais se você é um(a) adepto(a) do estilo retrô ou vintage.

Assim, até mesmo aquela peça que você usou há tempos, quando fazia aula de jazz para iniciantes, pode ser aproveitada da melhor maneira possível. Abaixo, confira algumas dicas.

1 – Saia midi

Só de olhar para a saia midi já podemos perceber o quanto ela é uma peça retrô e que provavelmente faz parte do guarda-roupa de muitas pessoas. Com um estilo romântico, feminino e bastante delicado, hoje em dia ela é vista como um artigo moderno e confortável.

Saia midi: modelos e como usar

Tanto que ela pode ser usada para muitas ocasiões, como no trabalho, em festas, ou até mesmo para um brunch despojado com amigos e conhecidos. 

Além do mais, ela pode ser encontrada em vários modelos: justa, rodada, plissada, entre outros. Assim, você pode compor o seu look com o tipo de saia midi que mais valoriza o seu corpo e compõe o seu estilo.

O que muitos não sabem é que a saia midi foi criada pouco depois da Segunda Guerra Mundial, por Christian Dior, com a intenção de deixar as mulheres mais elegantes. Até hoje, o efeito é o mesmo!

2 – Decote ombro a ombro

O decote ombro a ombro, também conhecido como “decote ciganinha”, foi uma tendência muito marcante nos anos de 1970 e, hoje em dia, voltou com tudo para compor diferentes tipos de estilos, desde os mais despojados até os adeptos ao indie.

Decote de ombro a ombro é sucesso

A grande vantagem desse tipo de corte é sua elegância, em conjunto com o aspecto sexy que sobressalta todos que usam peças com essa modelagem.

Existem muitas lojas online que vendem roupas com decote de ombro a ombro, por isso dá para encontrar várias peças com entregas rápidas, mas para quem deseja economizar, o decote ombro a ombro também pode ser feito no bom e velho DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”), com roupas customizadas e reaproveitadas. Aliás, durante a pandemia, várias pessoas se arriscaram a fazer algum tipo de customização em roupas, costuras . E agora então com a volta do Lockdown em São paulo, no retorno à fase vermelha do isolamento decretado pelo Governador João Dória em janeiro de 2021, muitas pessoas voltarão a fazer muitas coisas por conta própria. 

Aliás, é comum combinar o corte com estampas tie  dye, que podem ser feitas em casa mesmo, com corantes.

3 – Jaqueta jeans

A jaqueta jeans também é considerada uma peça coringa. Além de compor o visual de vários estilos, inclusive pode ser usada como parte de uniforme de uma creche infantil, a jaqueta também dá um toque de ousadia e modernidade.

Jaqueta Jeans Que Foi Customizada E Depois Transformada Em Colete Também Customizado Fotos Da Nossa Filhota Juju

Apesar de ter sido criada como uniforme para fazendeiros, a jaqueta jeans se tornou um símbolo de jovialidade, sendo parte do look de jovens contemporâneos.

Para quem tem uma jaqueta parada lá no guarda-roupa, uma dica para reviver a peça é fazer customizações diferenciadas, como bordados e pinturas. Assim, você terá um item único e totalmente personalizado.

Customização em jaqueta jeans

4 – Calças “boca de sino”

Você já deve ter ouvido falar das calças “boca de sino”. Elas foram muito populares também na década de 1970 e voltaram para compor o visual contemporâneo, sendo parte de muitos looks ousados e diferentes.

Mais confortáveis e estilosas que as calças skinny, elas podem ser combinadas com várias peças, como croppeds, camisetas, até mesmo com as blusas com decote ombro a ombro.

Não é incomum ver essas calças até mesmo em festas formais. Se você fizer a locação de espaço comercial para um evento, pode ter certeza que muitas pessoas irão usar essa peça de roupa, já que o visual fica elegante e despojado.

5 – Macacão

Arrisco dizer que o macacão é uma peça que nunca sai de moda, mas sim se renova com o passar do tempo. 

No começo, o item era frequentemente associado com roupas infantis ou com peças usadas por jardineiros (não é à toa que muitos macacões são chamados de “jardineiras”, principalmente quando feitos com saias).

Mas aos poucos esse tipo de roupa foi ganhando cortes mais modernos e estilosos, fazendo parte do estilo de muitas pessoas.

A grande vantagem dos macacões é o seu extremo conforto. Fora que, em muitos casos, não é preciso usar nenhuma outra combinação. Ou seja, você tem uma peça extremamente versátil e que te deixa confortável para várias ocasiões. Ótimo, não?

Claro que você pode optar por um macacão mais chique, se for o caso de um evento especial. Mas se você já tem um no seu guarda-roupa, pode aproveitá-lo novamente, revivendo a peça com algumas customizações.

Conclusão

Todo mundo quer ter um guarda-roupa renovado e cheio de peças estilosas. Mas o que muita gente não sabe é que dá para aproveitar praticamente tudo que você já tem.

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas para você compor o seu estilo e conservar suas roupas da melhor maneira possível. Assim, as suas peças sempre estarão na moda e com um visual renovado!

Jaqueta Jeans Customizada Com Patches
Jaqueta Jeans Customizada Com Patches

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário