Como não atender um cliente e Como atender um cliente

Como não atender um cliente e Como atender um cliente.

 

Costuras e Reformas em Geral - Como não atender um cliente e Como atender um cliente

Ontem eu viví uma dupla experiência em poucos minutos entre como não atender um cliente e como atender um cliente .

 

Primeiramente eu estava respondendo uma possível cliente de Belo Horizonte que estava vindo à São Paulo no dia seguinte e precisa de uma costureira urgente para ajustar o vestido de festa.

Eram 06:15 da manhã quando eu a respondí. Detalhe: Era aniversário da minha filha…

 

costureira urgente para ajustar vestido de festa

A cliente precisava customizar a barra do vestido de festa para o mesmo dia. Ou seja, chegaria em nosso Ateliê de Costuras às 14 horas e após fazermos os ajustes ela iria(irá) retirá-lo às 18 horas.

Porém, durante nossa conversa eu pedí alguns minutos para que eu pudesse ver com nossa Modelista a possibilidade dela alinhar a barra e a costureira fazer os ajustes,  estava acordando a minha filha para beijá-la e lhe dar feliz aniversário etc.

Dessa forma tudo acertado, negócio fechado e a cliente confirmando a visita e nos agradecendo conforme prints de tela das nossas conversas via Whats App.

 

atendimento ao cliente

 

Como não atender um cliente.

Em contrapartida, por volta das 9 horas da manhã eu entrei em contato via Whats App com uma empresa que vende uniforme no Brás , pois eu estou interessado em comprar uniformes para nossa equipe atender os clientes.

Todavia, conversei com a atendente que me disse não poder receber áudios no Whats app por ser norma da Empresa, e eu compreendí o pedido dela pois a Empresa quis assim.

Contudo, devido a uma tendinite de tanto digitar, perguntei à ela então se eu poderia ligar dentro de uns 20 minutos( porquê eu estava fazendo um Post nesse blog e iria finalizá-lo).  Eu imaginei que a vendedora fosse me pedir pra ela mesmo ligar para mim naquela mesma hora afim de não perder a venda.

Ou então, que ela iria perguntar se ela mesma poderia ligar em 20 minutos…

Mas não foi isso que ocorreu.

 

O CLIENTE QUE ESPERE EU TOMAR O MEU CAFÉ !!!

Acreditem… a vendedora escreveu que eu poderia ligar sim em 20 minutos. Entretanto, as 9 horas ela iria ” tomar o café” dela. E deu risada( rs).

Diante disso, minha reação foi agradecê-la e falar que tudo bem.

Vejam aí o Print da nossa conversa via whats app.

 

como não atender um cliente

Como sou muito generoso, eu a deixei tomar café,  deixei-a almoçar, tomar o café da tarde, jantar e assim por diante.

Estou pensando em aguardar até a ceia de natal dela( e olha que ainda estamos em Março) para depois incomodá-la…rs

 

O cliente pode esperar ?

Sim, pode… mas há maneiras mais elegantes de tratar com o cliente.

Primeiramente ela é vendedora, e vendedora tem flexibilidade da Empresa. Eu não consigo imaginar que ela tenha que tomar o café dela pontualmente as 9 horas senão perderá o café.

Já trabalhei em Produção e aí sim os horários são super regrados. Mas para vendedores e área comercial se não houver uma mínima flexibilidade é porquê a empresa parou no tempo e muito me admira ainda não ter falido.

Vendedores não perdem oportunidade de vender .

Se fosse eu no lugar dela, teria perguntado se eu poderia ligar naquela mesma hora para o cliente. Se o cliente dissesse que não, eu gentilmente falaria para ele se ao invés de ligar umas 09:15 ou 09:20 se ele poderia ligar as 09:30 pois eu estaria num compromisso entre 09:00 e 09:20 ( o cliente não precisa saber que meu café é as 09 horas).

Depois, eu anotaria o telefone do cliente e se até as 10 horas da manhã o cliente não me retornasse, eu retornaria o telefonema e diria:

” Olha Sr XXXX , podemos nos falar agora?  O Sr pode falar nesse momento”?

Até mais do que isso, quando eu pedí para ela se eu poderia ligar em 20 minutos, ela poderia ter me sondado melhor para ver se de fato eu seria um potencial cliente ou somente um ” curioso”. Vendedores de verdade sabem distinguir verdadeiros interessados e curiosos.

Dono é dono, vendedor mediano é vendedor mediano.

Fazer um comparativo entre eu atendendo a cliente 06:29 da manhã e a vendedora, seria injusto da minha parte já que como dono eu sou o responsável pelas finanças da Empresa.

Contudo, a partir do momento que a vendedora começa em seu horário de ofício a exercer a profissão, ela deve ter um desejo ardente de vender.

 

Avaliações de pessoas e clientes no Google Meu negócio :

 

Talvez a vendedora não saiba ou não fique preocupada com uma possível avaliação negativa nas mídias sociais de pessoas impacientes. Eu jamais avaliaria mal uma empresa por conta da vendedora.

NO meu caso, se eu fosse fazer algo, seria no Fale Conosco afim dos donos tentarem solucionar esse mal atendimento com treinamento e conversa.

As avaliações dos nossos clientes são super positivas. Confira aqui 

Debate via mídias sociais :

Eu postei a foto e a situação em nosso Facebook e Instagram e alguns clientes e pessoas deram suas opiniões.

 

como não atender um cliente

 

O texto que coloquei foi :

Café ou Cliente?

Aconteceu agora cedo comigo.

Sendo assim, um empreendedor e um ótimo vendedor não perde a chance de atender bem um cliente por causa da rotina de um café.

Acredito que o café pode esperar, um cliente interessado nem sempre.

Eu estava super interessado em comprar uniforme para nossa equipe e a vendedora preocupada em tomar o café dela.

Qual a sua opinião por favor?

 

Gislaine Ribeiro Sérgio Tati Da Ellegancy gente que absurdo.
Depois as pessoas não sabem pq perdem clientes.

 

Lucas Botelho Se ainda precisar de uniformes posso te atender =}
Chama no WhatsApp da confecção entrelinhas
98158-1140 ( O Lucas não perdeu a oportunidade de vender o peixe. Vendedores de verdade não perdem oportunidade)

 

Bruno Milani Hahahahahahahahha. Piada, né? Depois as pessoas falam que não tem emprego, que foram demitidas sem razão, que o país é uma merda. Desculpa amiga do café, a merda é você!

 

Eco Massa O grande problema é o comprometimento, sou Micro Empreendedor e trabalho só, justamente por essas atitudes, tento ao máximo otimizar meu tempo e agenda, tive duas experiências e foram péssimas.

 

Já no Instagram as respostas foram essas :

 

É impressionante como é difícil comprar as coisas. Eu sofro com isso todo dia. vendedor q não está nem aí pro cliente, vende coisas erradas, vc tem que fazer um baita esforço pra conseguir COMPRAR! não sei como tem empresas que sobrevivem assim

 

Já começou que quem tinha que propor de ligar seria o vendedor (na minha opinião)🤔 e ainda completa com “vou tomar café”????!!! 

 

Já aconteceu isso cmgo. Lamentável !

 

Não sei o que se passa com o ser do outro lado, talvez a barra esteja tão pesada que a pausa do café seja sagrada, prefiro ser tolerante, EU sou mais importante que qualquer coisa a meu redor e você tbm é, então cuide bem de você e você poderá cuidar bem do seu cliente, fornecedor, amigos, família…

Cuide de vc e seja tolerante com os demais, vc não sabe o que ele está passando. Não entregue ele ao chefe ,vc pode piorar o que já está ruim, se puder ajudar ótimo, se não puder… Silêncio.

 

Minha resposta para a Martha.

@martha.diniz obrigado pelo comentário.

Não pensei em entregá-la ao chefe. Entretanto, minha omissão pode custar caro para a empresa que provavelmente esteja perdendo vendas por conta de um atendimento, digamos, light.

O pior cliente é aquele que não fala nada e não volta nunca mais.

No meu caso, nem cheguei a me tornar cliente.

Att.

 

@ellegancycosturas como empreendedora entendo sua posição, mas a empresa se recupera mais fácil que a funcionária se for demitida por isso… Claro que ela pode ser apenas uma péssima funcionária mesmo🤭 e não esteja passando por nada, na dúvida prefiro escolher outro fornecedor.

 

Provavelmente é uma funcionária da empresa… nesse caso, o proprietário deveria ser avisado, para que ele tome as medidas cabíveis

 

E você; o que achou desse comportamento da vendedora?

 

Veja também :

 

Bordados, Pedrarias e Renda em Vestidos

 

Forração de sapatos, bolsas e cintos

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Tema do Post : Como não atender um cliente e Como atender um cliente

 

 

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